Conteúdo : Dicas de Donoussa, o que fazer em Donoussa na Grécia, hotéis em Donoussa, restaurantes em Donoussa.
Em setembro/17 fizemos uma viagem de duas semanas pelas Ilhas Cíclades na Grécia. Foi a nossa quinta vez no país e, como de costume, aproveitei para conhecer algumas ilhas que estão fora da rota turística, dentre elas Koufonisia e Donoussa. Em julho/18 voltamos a Grécia por mais 30 dias e passamos por 8 ilhas incríveis : Creta, Karpathos, Rhodes, Symi, Halki, Tilos, Skopelos e Skiathos.
Donoussa quase não é conhecida pelos brasileiros e tudo ainda é beeeeem simples e rústico por lá, a ilha é mais procurada pelos europeus, especialmente italianos, espanhóis, ingleses e alemães adeptos do naturismo.
Por lá, nada de hotéis de luxo nem restaurantes estrelados, mas há algumas pousadas confortáveis e simpáticas.
Além disso, em Donoussa há várias opções de praias com mar azulzinho e a ilha é uma ótima pedida para quem quer fazer trilhas e curtir a natureza em uma ilha grega bem genuína.
LEIA TAMBÉM :
- Como montar um roteiro pela Grécia
- Guia Grécia : tudo que você precisa saber
- Post Índice com todas as matérias da Grécia
- As praias mais bonitas da Grécia
- As ilhas mais bonitas da Grécia
Onde fica
Donoussa faz parte do arquipélago das ilhas Cíclades na Grécia.
Juntamente com Koufonisia, Keros, Schinousa e Iraklia, Koufonisia integra o grupo de ilhas chamado “Pequenas Ilhas Cíclades”.
A ilha está localizada a 1 hora de ferry de Koufonisia e a 1h de Naxos.
Como a ilha aos pouquinhos vem tomando mais notoriedade internacional, acredito que em poucos anos (talvez uns 5) tenha mais estrutura do que atualmente.
Visitamos Donoussa em setembro/17. Estávamos em Koufonisia – uma ilha rústica mas que já tem bem mais estrutura do que Donoussa.
Como chegar
Donoussa não possui aeroporto. A única forma de se chegar na ilha é de ferryboat.
Para verificar os itinerários dos ferries e comprar os tickets online clique aqui. Lembre-se de que é preciso apresentar o email com a confirmação da compra na loja do porto para retirar o ticket (o email por si só não vale como ticket!)
Nós chegamos em Donoussa vindo de Koufonisia. O ferry levou apenas 1h para fazer esse trajeto e também transporta carros.
Os ferries na Grécia atrasam com uma certa frequência.
Como se locomover
Existem três formas de se explorar a ilha :
- De barco – Há uma opção de passeio de barco que sai do porto da ilha. Verifique no painel que fica no porto qual será o itinerário do barco no dia seguinte, já que depende das condições climáticas.
- A pé – Há várias trilhas demarcadas, mas leve em conta que Donoussa não é uma ilha plana – tem bastante sobe e desce, já que a ilha é montanhosa.
- De ônibus – há um único ônibus (pequeno e velhusco) ligando o porto de Donoussa a Kalotaritissa, fazendo três paradas no caminho. O bus custa 2,30 euros por pessoa por trecho. Esse ônibus é praticamente o único meio de locomoção da ilha, que não tem posto de gasolina!!! Aliás, se você pensa em levar um carro de ferry para Donoussa não esqueça de estar com o tanque cheio. Esse bus faz essa travessia em vários horários ao longo do dia.

Kalotaritissa
Quanto tempo
A ilha é pequena, por isso achei dois dias inteiros por lá suficientes, mas dá para ficar até três dias, depende se você vai querer fazer as trilhas.

Kalotaritissa
Onde se hospedar
Gostei muito da nossa pousada na ilha por isso vou compartilhar essa dica com vocês!
Nos hospedamos na Pahivouni Studios & Suites, uma pousada simples (como tudo na ilha), mas com quarto excelente e ótimo preço (pagamos 48,00 euros por noite sem café da manhã)!
O Pahivouni Studios & Suites está localizado a menos de 5 minutos caminhando a partir do porto da ilha e do centrinho.
Desembarcamos do ferry vindo de Koufonisia e caminhamos por uma reta com as malas até a pousada. Foi super fácil!
A pousada foi construída em uma colina, então, há quartos na parte inferior (com poucos degraus de escada), mas há suítes como a nossa (número 8) que ficam mais para cima (tivemos que subir uns cem degraus). O mais chato foi subir com as malas, mas tirando isso era bem tranquilo e o custo x benefício compensou porque adoramos nosso quarto.
Além disso, a gente também teria que caminhar em subida se tivesse ficado em alguma outra pousada do centrinho. Donoussa é uma ilha bastante montanhosa, então, não tem como fugir de subidas ou escadas.
A nossa suíte (número 8) parecia mais uma casinha! Me apaixonei! Toda branquinha, super bem equipada com sala, duas varandas (uma delas com 2 cadeiras e uma mesa com vista para o mar e pôr do sol), quarto amplo, armário, TV de tela plana, ar condicionado split, cozinha com geladeira, fogão, pia, utensílios (pratos, talheres, copos etc). Tudo super novinho!
Adorei a decoração bem clean e moderninha.
No banheiro havia secador de cabelos e amenidades de banho da marca Korres que hoje em dia está super conhecida no Brasil.
Em uma das varandas há um varal para deixar canga e roupas de praia secando, super útil!
A suíte era limpa e arrumada todos os dias.
Outro detalhe é que achei o quarto super silencioso.
Fizemos a reserva pelo Booking.com e logo em seguida recebemos um email da pousada pedindo para que nós informássemos o horário de chegada do nosso ferry. Bem organizado! No momento da reserva pagamos uma pequena parte do valor das diárias como garantia e lá pagamos o restante em dinheiro (mas também aceita cartão de crédito).
O wifi funciona bem e é gratuito.
A atendente da recepção falava bem inglês e era bastante prestativa e nos ajudou com mapa e informações sobre a ilha (praias, trilhas, ônibus etc).






















Roteiro de 2 dias
Dia 1
Pegamos o bus das 10h até Kalotaritissa onde fica ponto final (valor 2,30 euros por pessoa por trecho). Esse trajeto leva 30 minutos e faz três paradas ao longo do caminho. Em Kalotaritissa tem uma taverna e três praias incluindo uma de nudismo – é preciso fazer uma trilha pequena de cerca de dez minutos pra chegar nela.
Voltamos no bus das 13h até a praia mais famosa da ilha : Kedros, também acessível por trilha. A praia é de areia e o mar tem uma cor linda!!!
Voltamos para o porto pela trilha – são 20 minutos caminhando da Kedros até a praia do Porto Stavros.
Passeamos no centrinho que é bem pequeno – não tem nem farmácia e há apenas um pequeno mercado.










































Dia 2
Pegamos o bus das 10h até Mersini onde começa a trilha 3 até Livadi. Foram 40 minutos de caminhada em descida. Do lado esquerdo tem a praia Fykia, mas não fomos . Ficamos um tempo na Livadi que é linda, de areia com mar azul e deserta e seguimos caminhando pela direita de quem olha pra praia por uma trilha não demarcada por 1h até Vathi Limenari. Ficamos um tempo por lá mar, mas o mar estava batido nesse dia. Depois subimos caminhando por 40 minutos até Kedros pela trilha número 4. E, de lá, mais 25 minutos até o porto.
Não fizemos o passeio de barco por falta de tempo.








Restaurantes
Como já mencionei, Donoussa é uma ilha bem simples, com poucas opções de restaurantes. Abaixo os que a gente experimentou:
- Restaurante Avli – restaurante muito bom, com vista para o porto e comida gostosa (jantar para 2 pessoas 60 euros).
- Restaurante Iliovasilema – restaurante ok – pedimos lula, peixe, duas 2 entradas, mais bebida e a conta deu 50 euros.
Melhor época
A melhor época para curtir praia na Grécia vai de junho a setembro. Evite agosto, mês de férias em toda a Europa. As ilhas gregas ficam cheias e caras nesse período.
Se você quer algo mais tranquilo, faça como nós : prefira os meses de junho e setembro. Faz bastante calor e dá para curtir bem, mas é fora da altíssima temporada.
Daqui pra onde
A partir de Donoussa você pode seguir viagem de ferry para várias ilhas cíclades. Nós fomos para Naxos (1h).
Algumas opções :
- Santorini – 2h . Leia o roteiro completo de Santorini AQUI.
- Naxos – 1h . Leia onde se hospedar em Naxos AQUI.
- Ios – Leia o roteiro completo de Ios AQUI.
Dicas gerais
Chip de Internet
Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.
Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!
NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.
Seguro viagem
Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!
Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Matérias relacionadas :
- Como montar um roteiro pela Grécia
- Guia Grécia : tudo que você precisa saber
- Post Índice com todas as matérias da Grécia
- As praias mais bonitas da Grécia
- As ilhas mais bonitas da Grécia
- Onde se hospedar perto do aeroporto de Atenas
- Onde se hospedar em Zakynthos
- Roteiro Ilhas Jônicas – Grécia
- Dicas de hotéis em Paxos
- Dicas de Kefalonia
- Petani Bay Hotel em Kefalonia
- Emelisse Art Hotel em Kefalonia
- Dicas de Lefkada