Grécia : as 50 dúvidas mais frequentes dos leitores

Em 24/07/2018 por Fabi Gama

Quando retornamos da nossa sexta viagem à Grécia em julho/18, perguntei no instagram @LoucosPorViagem quais eram as maiores dúvidas dos nossos seguidores em relação à Grécia de uma forma geral. Foram cerca de 300 perguntas, muitas repetidas. Então, resolvi separar as principais dúvidas e colocar nessa matéria, já que no Instagram as informações acabam se perdendo.

Em breve vou fazer uma matéria esclarecendo as dúvidas e dando sugestões de como montar o seu roteiro porque não deu para colocar tudo aqui!

Aqui você vai encontrar dúvidas e respostas sobre :

  • Deslocamentos;
  • Documentos necessários;
  • Como circular;
  • Cruzeiros;
  • Melhor época;
  • Idioma;
  • Quanto custa;
  • Gastronomia;
  • Viajando com crianças;
  • Lua de mel;
  • Chip de internet;
  • Roteiro;
  • Viajando sozinho;
  • Segurança.

 

Deslocamentos

Como chegar?

Não existe voo direto a partir do Brasil até a Grécia. Por isso, é preciso fazer conexão em alguma cidade da Europa. Por exemplo : Rio de Janeiro/Roma/Atenas pela cia aérea Alitalia. Normalmente viajo para lá de Alitalia, Air France ou Iberia. Outras cias aéreas como Lufthansa, TAP, Turkish, Swiss Air e KLM também te levam do Brasil até Atenas com conexão em suas capitais.

O voo Rio/Roma leva 12h. O voo Roma/Atenas leva cerca de 2h. De Atenas você precisa pegar um voo interno ou ferry até a ilha escolhida.

Qual é a melhor cia aérea saindo do Rio de Janeiro?

Eu sempre dou preferência pela Alitalia ou Air France porque o tempo de conexão, respectivamente, em Roma e em Paris é muito rápido.

Qual é o meio de transporte usado para ir de uma ilha para outra?

Ferry ou voo. Isso depende do deslocamento . Dentro de um mesmo arquipélago você provavelmente vai usar ferry entre uma ilha e outra. Mas se for mudar de arquipélago, por exemplo, se fizer ilhas Cíclades e Jônicas na mesma viagem, aí vai precisar de um voo.

Basicamente existem duas cias aéreas na Grécia : Aegean Air e Sky Express. Eu sempre uso a Aegean e adoro! Costuma ser pontual e nunca tive problemas com extravio de bagagem. Já a Sky Express cancela voos com frequência, portanto, só use em última hipótese!

Há diversas empresas de ferries. Eu costumo comprar os meus trechos no site ferries.gr – compro pela internet, recebo a confirmação por e-mail, e ao chegar na ilha retiro os bilhetes no porto (você pode retirá-los até 1h antes do embarque).

Documentos necessários

Quais são os documentos necessários? Precisa de visto?

Brasileiros não precisam de visto. Para entrar na Grécia basta um passaporte com pelo menos 3 meses de validade a partir da sua data de retorno de acordo com o site do Itamaraty..

Além disso, o seguro viagem é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen).

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

A Grécia exige a apresentação de algum certificado de vacinação?

Não, nenhuma vacina específica é exigida de acordo com o site do Itamaraty.

Para dirigir na Grécia precisa apresentar a PID (Permissão Internacional para Dirigir)?

A maior parte das locadoras não exige, mas algumas já nos solicitaram sim. Nós temos e eu recomendo que você viaje com a PID – basta emitir no Detran. A PID não substitui a CNH e ambas tem o mesmo prazo de validade. Ande sempre com os dois documentos juntos.

Symi, Dodecaneso – Grécia

Como circular

Tem Uber na Grécia?

A operação do Uber na Grécia foi suspensa em abril/18. Uma pena pois já usamos em Atenas e funcionou super bem!

O ideal é alugar carro em todas as ilhas?

O carro dá muito mais liberdade para explorar as ilhas. Você para a hora que quiser, onde quiser, por quanto tempo quiser. Algumas ilhas têm transporte público, mas tenha em mente que são precários – poucos ônibus, em poucos horários, normalmente ficam cheios e nem sempre te levam para todos os lugares da ilha, só para os principais vilarejos e praias. Algumas ilhas têm táxi, mas as corridas não costumam ser baratas, não compensa! Sai mais barato o aluguel do carro.

Algumas ilhas como Rhodes, Karpathos, Skopelos, Skiathos, Halki, Milos, Ios, Donoussa e Koufonsia tem transporte público. Rhodes tem bastante opção de rotas de ônibus em vários horários.

Indicamos o site da RentalCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

É imprescindível alugar carro em Zakynthos, Kefalonia e Milos?

Em Kefalonia e Zakynthos eu considero imprescindível. Já em Milos eu recomendo, mas se quiser tem ônibus.

Tem alguma empresa de aluguel de quadriciclo para indicar?

Não tenho. Alugamos quadriciclo por um dia apenas em Mykonos e preferimos mudar para carro. Depois disso nunca mais pegamos quadriciclo pelos seguintes motivos : segurança – potência baixa do motor sendo que a maioria das ilhas gregas têm subidas e muitas vezes você precisa ultrapassar caminhões ou ônibus, é desconfortável, durante o verão faz muito calor e você fica mais exposto ao sol. Na nossa opinião não compensa, preferimos alugar carro.

Cruzeiro

Vale a pena fazer cruzeiro?

Minha opinião sincera apesar de nunca ter feito um cruzeiro na Grécia : não vale a pena! Os cruzeiros passam poucas horas em cada ilha e você não vai conseguir curtir as ilhas de verdade… conhecer as praias, ver o pôr do sol, jantar em uma taverna grega ao ar livre, se deliciar nas comidas típicas… já conversei com algumas pessoas que fizeram cruzeiro por lá e todas voltaram com vontade de ir e realmente ficar nas ilhas.

Melhor época

Qual é a melhor época para ir a Grécia? Setembro é recomendado?

A melhor época para visitar as ilhas gregas de uma forma geral vai de final de maio a meados de outubro durante o verão europeu. Minha dica é sempre evitar agosto, mês de férias em toda Europa – as ilhas ficam mais cheias e os hotéis mais caros.

Os melhores meses são Junho, primeira quinzena de julho e setembro.

Qual é a temperatura da água do mar? É muito fria?

Essa pergunta bate recorde! Eu não sou muito referência porque amo água mesmo fria e estou acostumada com o mar gelado do Rio, mas nos meses de junho a setembro a temperatura do mar na Grécia é deliciosa. Não é quente como Caribe ou Nordeste, mas é muito agradável! Até porque durante o período do verão europeu faz muito calor na Grécia, então o mar refresca!
Mas vale ressaltar que até o final de maio a água do mar é bem mais fria! Quanto mais para perto de julho e agosto, mais quente é a água.

Outra vantagem das praias na Grécia é que não é comum a presença de água viva (ao contrário de outros lugares como Sicília e Malta que têm muitaaaaaa).

Até que mês depois do verão dá para entrar no mar?

Até início de outubro.

À noite faz muito calor?

As noites nas ilhas gregas costumam ser frescas/agradáveis. Mas quando venta pode até ficar um pouquinho frio mesmo durante o verão, por isso, leve sempre na mala uma pashimina ou um casaco leve tipo jaqueta, nada muito quente!

Como é visitar a Grécia em julho? Tudo fica mais caro? Muita gente? Vale a pena ir?

Em julho as ilhas gregas ficam mais cheias e mais caras sim, mas não tanto quanto em agosto. Ficamos na Grécia de 16/06/18 a 15/07/18 e fomos a várias praias bem vazias, não tivemos problemas com filas em restaurantes etc. Basta evitar as ilhas mais famosas como Mykonos, Santorini, Rhodes (foi a ilha onde vimos uma quantidade de gente bem maior).

Como é o clima em agosto?

Julho e agosto são os meses mais quentes. Prepare-se para muito calor. Em regra o clima é seco e quente nesses meses.

É muito ruim ir em dezembro? Em Janeiro vale a pena? Ano novo é bom?

Sinceramente não vejo motivo para se visitar a Grécia durante os meses de inverno – de novembro a março. Muitos hotéis e restaurantes fecham nas ilhas, muitas linhas de ferry reduzem drasticamente a frequência, você não vai conseguir ir a praia que é justamente o que a Grécia tem de melhor – aquele mar maravilhoso!

O mar é mais frio, igual ou mais morno que o da Sardenha?

Pra mim é igual! Claro que comparando no mesmo mês! Se você for em maio para a Sardenha e em julho para a Grécia vai achar o mar da Grécia mais quente.

Praia de Balos em Creta

Idioma

É difícil se comunicar? Todo mundo fala inglês? Já tiveram problemas com o idioma?

O idioma na Grécia é o grego, mas todas as pessoas que trabalham com turismo em restaurantes, hotéis e até mesmo em mercados, locadoras de automóveis, motoristas de ônibus falam inglês. Ninguém fala “portunhol” mas mesmo falando apenas um inglês básico dá para se virar, pois os gregos costumam ser muito prestativos e ajudar quando precisamos de informações.

As ilhas são bem sinalizadas e as placas são escritas em alfabeto grego e romano.

Quanto custa

Qual é a moeda local?

Euro.

É caro viajar para a Grécia?

Embora o real esteja muito desvalorizado perante o euro, a Grécia continua sendo, na minha opinião, um dos países mais baratos da Europa (mais barato até que Portugal e Espanha).

Quanto se gasta em cada ilha por dia?

Os valores variam MUITO de acordo com a época do ano, tipo de hotel e entre as ilhas. Mas em média seguem alguns valores :

• Na alta temporada um quarto duplo em um hotel confortável, bem localizado e bem equipado (sem luxo!) sai em torno de 80/100 euros por noite com café da manhã. Nas ilhas mais famosas como Santorini e Mykonos hospedagem sai bem mais caro!
• Aluguel do carro – 35 euros por dia
• Combustível – 10 euros por dia
• Jantar – 40/45 euros por dia para 2 pessoas comendo bem e com vinho!!! (você pode gastar bem menos com alimentação, pois a ilha tem bons mercados)
• Almoço – 30 euros por dia
• 2 espreguiçadeiras + barraca – 6/7 euros pelo dia todo
• As praias e os estacionamentos são gratuitos

 

Quanto aos preços de hotéis, restaurantes se comparado com as grandes cidades é mais caro?

Não! As ilhas são mais baratas até mesmo do que Atenas onde tanto alimentação quanto hospedagem são mais caros.

Existem ilhas mais em conta?

As ilhas mais caras são as mais famosas e procuradas por turistas : Santorini, Mykonos, Rhodes.

Nas demais ilhas os valores de hospedagem e refeição são praticamente os mesmos!

Qual é o preço, em média, de áereo saindo de SP ou RJ?

Em média uma passagem para a Grécia saindo do RJ ou SP custa de R$ 3.300,00 a R$ 5.000,00. Até R$ 4.000,00 considero um preço bom. O ideal é comprar com pelo menos 4/6 meses de antecedência.

Qual a ilha mais bonita e barata para viajantes estudantes ou com orçamento restrito?

Ilhas como Ios, Milos, Karpathos, Skopelos são maravilhosas e tem um custo mais baixo. São ilhas que oferecem linha de ônibus para as principais praias, então, você não precisaria gastar com aluguel de carro.

É verdade que os passeios podem ser pagos em dólar pelo mesmo valor de euro?

Não!!!!! A moeda utilizada na Grécia é o euro! Cartões de crédito são aceitos em praticamente todos os estabelecimentos.

Gastronomia

A comida típica é gostosa?

Adoramos a culinária da Grécia! Comemos muito queijo feta, iogurte grego, peixes, frutos do mar, souvlaki (churrasquinho grego), moussaka (um tipo de lasanha) e tomamos muito vinho nacional também. Os nossos jantares com entrada, dois pratos principais, água e vinho custavam cerca de 40/45 euros. No final do jantar os restaurantes sempre oferecem algum docinho como cortesia da casa ou um digestivo. A gorjeta deve ser deixada em dinheiro sobre a mesa após o pagamento da conta.

Halki, Dodecaneso

Viajando com crianças

Dá pra ir com crianças e adolescentes?

Como eu não tenho filhos, não gosto muito de opinar se dá ou não para levar crianças para um determinado lugar porque eu não conheço o ritmo dos seu filhos, nem os gostos. Mas no geral, em todas as nossas viagens para a Grécia, vemos muitas famílias com crianças. Os europeus viajam com bebês e crianças de qualquer idade para qualquer lugar, incluindo locais que têm trilhas. Então, eu acho muito relativo. As dicas que eu dou para quem viaja com crianças são : fique mais tempo em cada ilha, reduza o número de deslocamentos (dias de voos internos e ferries são perdidos e acabam sendo estressantes), tente escolher ilhas menos turísticas que ficam mais cheias (evitem Santorini , Mykonos e Rhodes), evitem viajar no pico da temporada quando faz muito calor (o ideal seria viajar até meados de julho e evitar agosto); comprem um guarda sol ao chegar na primeira ilha, custa menos de 10 euros. A vantagem é que o mar na Grécia costuma ser bem calminho, bom para crianças. A desvantagem é que muitas praias são de pedrinhas, o que acaba não sendo tão confortável nem para crianças nem para adultos, vale a pena comprar uma papete de neoprene (vende em qualquer mercado nas ilhas e custa de 7/10 euros). Outra desvantagem é que algumas praias são acessíveis por trilhas, mas normalmente existe a opção de chegar de barco também para quem não quiser caminhar.

Quais as melhores ilhas para ir com crianças de 7 e 9 anos? Quais praias visitar em julho com crianças de 8/10 anos?

Vejo crianças de todas as idades em qualquer ilha grega, mas algumas boas seriam Kefalonia, Karpathos, Koufonisia (tem várias praias de areia), Skopelos e Skiathos.

Qual ilha você indicaria para ir com um bebê de 6 meses? Sem trilhas!

Sinceramente, eu não levaria um bebê de 6 meses para a Grécia por vários motivos : faz muito calor durante o verão, as ilhas não têm boa estrutura de médicos/hospitais e se a criança ficar doente vai ser um problema, muitas vezes em qualquer ilha para se chegar na praia você tem sim que fazer algum tipo de caminhada ou subir rampas e escadas. Mas os europeus levam os bebês para todas as ilhas e encaram todas as trilhas.

Lua de mel

Para lua de mel melhor Mykonos, Santorini e Creta ou Zakynthos, Corfu e Kefalonia?

No caso de lua de mel eu não incluiria Mykonos na viagem! Trocaria Mykonos por Milos ou Ios que são duas ilhas cíclades maravilhosas. No caso de um roteiro pelas jônicas faria Zakynthos, Kefalonia, Paxos e Antipaxos, terminando em Corfu. Os dois roteiros são incríveis!

Qual ilha mais linda para eu fazer meu casamento?

Se eu fosse casar na Grécia, casaria em Kefalonia ou Ios.

Qual é a melhor ilha para ir de lua de mel?

Kefalonia, Santorini, Skopelos, Ios e Milos.

Karpathos, Dodecaneso

Chip de internet

Eu levei o novo chip da Easysim4u (plano “4G Europa”). Foi a primeira vez que usei esse novo chip na Europa e funcionou maravilhosamente bem na Grécia! Foram 10GB para 14 dias de viagem. Quando acabou tive que comprar um chip na Vodafone com 7GB custou 25 euros e funcionou muito mal! Sem comparação com o chip da Easysim4u!!!
Minha dica: se você vai para a Grécia ou para qualquer outro destino da Europa, compre o plano “4G Europa” da Easysim4u (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip da Orange que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.
Ainda perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da Easysim4u não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm frete grátis! Basta clicar no link easysim4u e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem. 

Roteiro

Qual é a melhor ilha fora do básico Santorini/Mykonos e Zakynthos/Kefalonia?

Skopelos, Ios, Milos, Creta e Karpathos.

É possível visitar quantas ilhas em 7 dias para não ficar corrido? Quais?

Em 7 dias eu recomendo optar por 2 ilhas apenas. Lembre-se que os dias de deslocamento (ferry ou voo interno) são dias praticamente perdidos. Você acaba não fazendo nada nem na ilha que está deixando, nem na que está chegando. Afinal, você tem que fechar mala, fazer check-out no hotel, chegar mais cedo no porto ou aeroporto, devolver o carro alugado, esperar o ferry ou o voo (que ainda podem ter algum tipo de atraso), chegar na nova ilha e alugar outro carro, fazer check-in etc.

Se tivesse que escolher apenas 2 ilhas imperdíveis quais seriam?

Muito difícil escolher apenas 2 ilhas gregas. Cada ilha tem seu charme e suas belezas. Mas eu sugiro algumas opções : Kefalonia/Zakynthos, Milos/Santorini, Santorini/Creta, Creta/Karpathos, Skiathos/Skopelos, Symi/Halki (via Rhodes).

Dá para fazer ilhas Jônicas e Cíclades na mesma viagem?

Dá sim, eu mesma já fiz isso, mas recomendo que você tenha pelo menos 18/20 dias de viagem!

Qual ilha tem as águas mais azuis na sua opinião?

Todas as ilhas Jônicas : Zakynthos, Kefalonia, Lefkada, Paxos & Antipaxos, Corfu, além de Creta, Koufonisia, Karpathos, Halki e Skopelos.

Quais ilhas têm praias de areia e quais só têm praias de pedra?

Muitas ilhas só tem praias de pedras como Zakynthos, Kefalonia, Lefkada, Paxos, Santorini, Milos, Ios, Symi, Rhodes. Algumas ilhas tem praias de pedra e de areia como Creta, Skopelos, Halki, Karpathos e Mykonos.

Algumas ilhas têm muitas praias de areia como Koufonisia e Antipaxos.

Qual é a sua ilha preferida? E a sua praia preferida?

É muito difícil escolher apenas uma ilha, mas a minha preferida continua sendo Kefalonia. Morro de amores por aquela ilha! O conjunto de Kefalonia é perfeito : praias maravilhosas, excelentes hotéis (que cabem no bolso!), vilarejos charmosos e ótimos restaurantes. Tem uma matéria aqui no blog com as Praias mais bonitas da Grécia e outra sobre as Ilhas mais bonitas da Grécia. Ambas ainda não estão atualizadas com as ilhas que visitamos na última viagem. Em breve atualizo e aviso a vocês!

Qual ilha você não voltaria e por quê?

Mykonos! Definitavamente a ilha não tem a minha vibe. É uma ilha extremamente turística, cara, local para quem gosta de badalação e agito. O centrinho da ilha é um charme, mas as praias não são muito bonitas.

Qual é a ilha mais típica, que tenha dado a sensação de ter parado no tempo?

Donoussa é a ilha grega mais roots que eu conheço! O turismo ainda está começando por lá, a ilha tem poucas pousadas e poucos restaurantes, não tem posto de gasolina nem locadoras de carro e é muito procurada por quem gosta de fazer nudismo. Faz parte do arquipélago das pequenas Cíclades.

Se você tivesse só uma oportunidade de ir a Grécia, quais ilhas você visitaria?

Kefalonia, Paxos & Antipaxos, Ios, Milos, Santorini, Karpathos, Creta, Symi, Halki e Skopelos.

Skopelos

Viajando sozinho

Você acha que dá para visitar sozinha? Digo pelos deslocamentos.

Não vejo problemas nos deslocamentos para quem está viajando sozinho. É tudo muito fácil e seguro!

 

Segurança

É tranquilo andar pelas ruas das ilhas?

Suuuuuper! A Grécia é um dos países mais seguros do mundo! As ilhas gregas são super tranquilas e seguras! Andamos carregando câmera profissional, celular, a qualquer hora do dia e da noite. Tenha cuidado apenas em Atenas, como você teria em qualquer outra grande cidade da Europa, especialmente com os carteiristas (furto).


 

Essa foi a primeira parte das principais dúvidas que vocês têm em relação à Grécia. Na segunda parte vou responder às perguntas relativas a montagem do roteiro. Quais ilhas escolher, como conjugar os arquipélagos, quantos dias etc.

Gostaram dessa matéria? Se sim, não esqueçam de usar os links abaixo indicados quando forem fazer as suas reservas. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog no ar! Obrigada!!! Bjs, Fabi

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Mayara

    Parabéns Fabi pelo excelente trabalho!!! Ainda terei o prazer de desfrutar de algum dos seus maravilhosos roteiros!

    Responder
  2. Larissa

    Fabi, amei seu post. Cheio de informações úteis para nós! Lendo seus posts fiquei em dúvida quanto ao período. Você já me disse que na segunda quinzena de Setembro não é tão bom para conhecer as Jônicas, mas entre Julho e Setembro, qual seria melhor? Queria muito conhecer Zakynthos e Kefalonia e só tenho esses dois meses pra escolher. Obrigada!!

    Responder
    • Para as jônicas entre julho e setembro ficaria com julho! para as ciclades, Dodecaneso etc dá para ir ate outubro. beijocas

      Responder
      • Kamilla

        Por qual motivo setembro não é bom?

        Responder
        • setembro é um mês bom para as ilhas ciclades, creta e dodecaneso. já para as jônicas não eh taoooo bom mas no inicio de setembro ainda da pra ir!

          Responder
  3. Renata Barros

    Fiquei com vontade de conhecer a Grécia! Bom saber que Mykonos é o que vc falou. O instagram inteiro está lá agora, todas as blogueiras rsrsrs

    Responder
    • hahahahah verdadeeee! Ta todo mundo em Mykonos! Povo que gosta de ver e ser visto rsrsrs

      Responder
  4. Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
  5. Fiz minha primeira viagem à Grécia depois de ler tudo que você já escreveu! Passou a ser meu destino de férias preferido no verão europeu! Praia,comida, vinho e receptividade!
    Escolhi Milos após as pesquisas feitas no seu blog e foi minha preferida. A dica de lá é o restaurante Medusa na praia de Mandrakia.
    Santorini achei imperdível e minha dica é ficar em Oia, com vista pro por do sol.
    Em Mykonos, fugi do agito e me hospedei em Panormos, ao lado da praia de Agios Sostis, linda demais e conheci o Kiki’s Tavern, restaurante imperdível.
    Agora vou reler tudo que você já escreveu para decidir minha próxima ilha!
    Obrigada!!

    Responder
    • que bom!!!! a Grecia é mesmo maravilhosa!! muitas ilhas pra gente conhecer ne? beijocas

      Responder
  6. Mário

    Olá Fabi,
    Adoro ler seus posts sobre viagem. Já utilizei vários como dicas para as minhas viagens. As suas dicas sobre Kefalônia foram incríveis. Estive lá no ano passado e amei. No próximo ano farei outra viagem e já estou lendo os seus posts.rs. Vi uma foto sua de Menorca no insta. O que acha da ilha? Faz uma postagem sobrea ilha, por favor. abraços.

    Responder
Deixe seu comentário: