Creta : tudo sobre a maior ilha da Grécia

Em 09/08/2018 por Fabi Gama

Em junho/18 embarcamos pela sexta vez para a Grécia, país pelo qual somos apaixonados. Passamos por 8 ilhas, sendo 6 que ainda não conhecíamos e 2 pela segunda vez : Creta e Rhodes.

Em 2009 havíamos visitado Creta por apenas 3 dias e adoramos a ilha! A praia de Balos é uma das mais bonitas da Grécia e o vilarejo de Chania é super charmoso, mas há muito mais para se explorar em Creta. Dessa vez ficamos 9 dias divididos em duas bases diferentes na costa oeste e na costa sul. Ainda preciso voltar para conhecer a costa leste.

Nosso roteiro foi : Creta, Karpathos, Rhodes, Symi, Halki, Tilos, Skiathos, Skopelos e Atenas.

 

Leia mais : As 50 maiores dúvidas dos leitores sobre a Grécia

Onde fica

Creta é a maior ilha grega e está localizada ao sul da Grécia. A ilha é banhada pelo mar Egeu e tem belíssimas praias de areia na costa Oeste (coisa rara na Grécia!) mas também tem praias de pedrinhas.

Balos

Como chegar

Nós fizemos Rio/Roma/Atenas pela cia aérea Alitalia. De Atenas pegamos um voo direto pela cia Aegean Air para a cidade de Chania (fala-se “Raniá) na costa leste de Creta com duração de 45 minutos.

A ilha de Creta tem três aeroportos : Chania, Heraklion e Sitia.

Também é possível chegar de ferry a partir de Santorini em 2h – o ferry chega na capital Heraklion que fica a 2h de carro de Chania.

Para comprar bilhetes de ferry eu uso o site Ferries.gr – compro e pago pela internet, recebo a confirmação por email e ao chegar na ilha retiro o ticket na bilheteria do ferry (você pode fazer isso até mesmo um pouco antes de embarcar. Basta apresentar o comprovante de compra no email).

E para emitir as passagens nos voos internos na Grécia eu uso a cia área Aegean Air – basta comprar os bilhetes pela internet. Opte pela tarifa flex que já inclui o despacho de uma bagagem de 23kg por pessoa.

Seitan Limania

Como se locomover

A melhor forma de se explorar a ilha de Creta é alugando um carro. A ilha é muito grande e o carro sempre te dá mais liberdade para parar onde quiser por quanto tempo quiser.

Indicamos o site da RentalCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

É recomendável ter o documento PID – Permissão Internacional para Dirigir. Nem sempre as locadoras exigem (na Grécia é raro eles pedirem), mas se você se envolver em qualquer problema de trânsito, muito provavelmente a polícia vai te pedir. Esse documento é emitido pelo Detran e tem a mesma validade da CNH. A PID não substitui a CNH! Ande sempre com os dois documentos.

Chania

Bases

Como Creta é uma ilha muito grande, o ideal é montar várias bases para explorar cada região. Nós fizemos 2 bases – uma em Chania na Costa Oeste por 7 dias e uma em Plakias na Costa Sudoeste por 2 dias.

Se eu tivesse mais tempo montaria uma base em Agios Nikolaos (Elounda) na Costa Leste (4/5 dias). Eu não curto a cidade de Heraklion, por isso nem perco tempo fazendo base lá, mas caso você tenha interesse em ver o Palácio de Cnossos. O ideal seria ficar um dia por lá.

Quando estava preparando o meu roteiro fiquei na dúvida se montava uma base em Plakias ou em Rethymnon – essas duas cidades ficam a 30 km de distância. Optei por Plakias e não me arrependi, pois tivemos mais tempo para explorar as praias do sul da ilha. Almoçamos um dia em Rethymnon e passeamos pelo centrinho. A cidade é bonita mas já tinha me hospedado em Chania que é muito mais  charmosa. Então, no final das contas foi melhor fazer a segunda base em Plakias do que em Rethymnon.

 

Dicas de Hotéis

 

Em Chania

  • Royal Sun – esse ano nos hospedamos nesse hotel que tem ótimo custo x benefício (cerca de 100 euros a diária com café da manhã para 2 pessoas). O hotel é todo novinho, tem piscina, o café da manhã é excelente e o restaurante também. O nosso quarto era confortável e bem equipado, com varandão vista mar, mas achei o quarto um pouco pequeno. O hotel fica a 5 minutos de carro da Old Town e oferece transfer aos hóspedes o dia inteiro até tarde da noite. Mas como estávamos de carro, à noite sempre íamos para a Old Town de carro e não tivemos problemas para estacionar. Para saber mais sobre o hotel, fazer cotação e reservar clique em Booking.com/RoyalSun.

 

 

  • Porto Veneziano – em 2009 nos hospedamos nesse hotel que fica bem em frente ao porto, pertinho da Old Town e há um estacionamento gratuito grande próximo ao hotel. O hotel é confortável e tem um bom custo x benefício, além de excelente localização. Só não fiquei lá novamente porque estava lotado nas datas da minha viagem. Para saber mais sobre o hotel, fazer cotação e reservar clique em Booking.com/PortoVeneziano.

 

 

 

Para pesquisar mais hotéis em Chania na ilha de Creta  clique em Booking.com.

Se você gosta das nossas dicas, faça suas reservas pelos links acima indicados, ainda que você escolha outro hotel. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!

 

Em Plakias

 

  • Kalyso Spa Cretan Village – esse hotel fica em um local maravilhoso! A praia do hotel é lindíssima, tem 4 piscinas sendo algumas com borda infinita sobre o mar, optamos pela diária em regime de meia pensão com buffet de café da manhã e o do jantar incluídos e adoramos! O hotel tem um ótimo custo x benefício (pagamos cerca de 115,00 euros por noite com café e jantar para 2 pessoas). O jantar tem bastante opção de comida : saladas, queijos, moussaka (lasagna grega), peixes, lula, massa, carnes, arroz, batata e sobremesas. Em uma das noites foi churrasco, feito e servido no terraço do restaurante. Mas atenção : não é um hotel de luxo! É um resort um pouco antigo. Os quartos são espaçosos e têm varada com vista mar, ar condicionado Split, frigobar, mas são bem antiguinhos. Os quartos estão precisando de uma remodelada! Mas eu amei me hospedar por lá! O resort tem piscina infantil e algumas atividades com recreadores. Para saber mais sobre o hotel, fazer cotação e reservar clique em Booking.com/Kalypso.

 

Kalypso Spa Hotel em Plakias
Kalypso Spa Hotel em Plakias
Kalypso Spa Hotel em Plakias

 

Melhor época

A melhor época para visitar Creta vai de final de maio a meados de outubro durante o verão europeu. Minha dica é sempre evitar agosto, mês de férias em toda Europa – as ilhas ficam mais cheias e os hotéis mais caros.

Chegamos em Creta no dia 16/6/18 debaixo de chuva! O tempo na Grécia essa ano está muito doido! Pegamos alguns dias nublados e momentos de chuva, mas na maior parte do tempo estava sol.

Quanto tempo

Creta é uma ilha muito grande e que tem muitos atrativos, praias lindíssimas, cânions, monumentos arqueológicos, lagos… então, dá pra ficar até 15/20 dias (ou mais!).

Nós ficamos 9 dias e foi maravilhoso, mas se eu pudesse ficaria mais tempo para conhecer a costa leste.

Se você quiser fazer só a região de Chania reserve pelo menos 3/4 dias inteiros.

Temperatura do mar

Essa pergunta bate recorde! Eu não sou muito referência porque amo água mesmo fria e estou acostumada com o mar gelado do Rio, mas nos meses de junho a setembro a temperatura do mar na Grécia é deliciosa. Não é quente como Caribe ou Nordeste, mas é muito agradável! Até porque durante o período do verão europeu faz muito calor na Grécia, então o mar refresca!
Mas vale ressaltar que até o final de maio a água do mar é bem mais fria!

Outra vantagem das praias na Grécia é que não é comum a presença de água viva (ao contrário de outros lugares como Sicília e Malta que têm muitaaaaaa).

Balos

Idioma

O idioma na Grécia é o grego, mas todas as pessoas que trabalham com turismo em restaurantes, hotéis e até mesmo em mercados, locadoras de automóveis, motoristas de ônibus falam inglês. Ninguém fala “portunhol” mas mesmo falando apenas um inglês básico dá para se virar, pois os gregos costumam ser muito prestativos e ajudar quando precisamos de informações.

As ilhas são bem sinalizadas e as placas são escritas em alfabeto grego e romano.

Chania

Restaurantes

 

Em Chania

 

  • Semiramis – taverna charmosa localizada em uma ruela da old town. As mesinhas ficam ao ar livre e eu fiz questão de jantar na mesa que fica embaixo do bougainville. Comida deliciosa, atendimento bom e ótimo preço (jantar para 2 pessoas com vinho 45,00 euros).

 

 

  • Taverna Mixalis – essa taverna com mesinhas ao ar livre fica bem em frente ao mar e com vista para o pôr do sol. A comida é muito boa e tem preço bom também (jantar para 2 pessoas com vinho 45,00 euros).

 

 

  • Amphora Taverna – ambiente gostoso, vista bonita, boa comida e preço justo. (cerca de 50 euros o jantar para 2 pessoas com vinho).

 

 

  • Enetikon – restaurante localizado em um das ruelas da old town. Comemos muito bem, atendimento bom, preço bom (jantar para 2 pessoas com vinho 45,00 euros).

 

  • Hotel Royal Sun – o restaurante do hotel Royal Sun onde nos hospedamos é muito gostoso, tem uma varanda com vista mar bem legal, mas como fica fora da Old Town só indico mesmo para quem se hospedar por lá. Os preços são ótimos e foi a melhor moussaka da viagem!

 

 

  • Barbarossa – bar perfeito para tomar um drink durante o pôr do sol ou depois do jantar. Fica super cheio.

 

 

 

Em Rethymnon

 

  • Platia – taverna com vista mar super agradável e comida boa.

 

 

 

Melhores praias

 

A partir de Chania

 

  • Seitan Limania – Essa praia fica a 20 km de Chania na península de Akrotiri (onde fica o aeroporto). Há um estacionamento gratuito no local e para chegar na praia é preciso descer uma pirambeira por uns 15 minutos com várias pedras soltas e sem guarda. Há 2 acessos à praia – uma trilha pelo lado direito de quem está olhando o mar e outra pelo lado esquerdo. Achei a do lado direito melhor demarcada (mais fácil de ver por onde a gente tinha que caminhar). Além disso, a vista é mais bonita nessa trilha do lado direito. Não há qualquer tipo de estrutura nem sombra na praia. O mar é super azul e uma delícia para nadar. É bom chegar cedo porque a praia é pequena e enche. Cuidado com as cabras! Elas abrem as bolsas de quem está na água atrás de comida! Fomos duas vezes nessa praia.

 

Seitan Limania
Seitan Limania
Seitan Limania

 

 

  • Stravos – também localizada na península de Akrotiri. Fica a uns 15 minutos de carro da Seitan Limania. É a praia onde foram gravadas cenas do Zorba. Pegamos 2 cadeiras com barraca em um beach club que custaram 15,00 euros (Coca 3,80/cerveja 5 euros). Essa praia tem o mar bem verdinho e super calmo com uma montanha linda no fundo.

 

 

 

  • Marathi – também localizada na península de Akrotiri. Fica a uns 10 minutos de carro da Seitan Limania. São duas enseadas pequenas de areia e com mar calminho e azul. Pena que o tempo estava muito fechado na hora que fomos lá. Há varias tavernas charmosas no local.

 

  • Pormaherida – praia de nudismo na península de Akrotiri.

 

 

  • Balos – De Chania até Balos dá um pouco mais de 1h de carro. Os últimos 7km são de estrada de terra. Há uma guarita quando acaba o asfalto – custa 1 euro por pessoa a entrada na praia. Chegue cedo porque o estacionamento lota! A partir do estacionamento são 25 minutos de caminhada em descida até a praia.Na volta levamos um pouco mais de 30 minutos porque a subida é bem cansativa embaixo de muito sol e calor. No caminho há um mirante de onde se tem um visual maravilhoso da praia! Balos é uma praia de areia com mar azulzinho. Há pouca estrutura no local – algumas poucas espreguiçadeiras e guarda sol e um quiosque que vende o básico de bebidas. Leve água, lanche, guarda-sol, chapéu. Às 14h chega um barco enorme com muita gente! A praia até esse horário é super tranquila! Saímos do estacionamento por volta das 16h e havia uma quantidade muito grande de carros, inclusive alguns largados trancando outros. Havia carro estacionado até 1 km após o estacionamento no canto da estrada. Portanto, reforço: tente chegar até 9h30 na praia! Fomos a Balos duas vezes porque essa praia é realmente uma das mais lindas da Grécia. Para quem não quiser fazer a trilha que leva a praia há passeio de barco saindo de Kissamos. Queria muito ter ido de barco também a ilha de Gramvousa, mas acabamos não indo. A empresa de passeio de barco é a Cretan Daily Cruises.

 

Balos
Balos
Balos

 

  • Falassarna – Saindo de Balos são uns 20/30 minutos de carro até Falassarna – praia de areia com mar azulzinho, tem estrutura de beach clubs e atividades aquáticas no local, além de estacionamento gratuito. O mar costuma ser paradinho, mas no dia que fomos por causa do vento estava muito batido.

 

  • Elafonisi – essa praia maravilhosa fica na costa sudoeste de Creta a 1h45 de Chania, mas vale a pena!!!! São vários bancos de areia que formam piscinas deliciosas com vários tons – esmeralda e azul. A praia é bem grande e tem áreas mais isoladas e outras com estrutura e beach club. Tem estacionamento gratuito no local. Dica: siga caminhando para o lado direito de quem está olhando para o mar. Atrás da duna de areia tem uma parte da praia maravilhosa e mais vazia.

 

 

A partir de Plakias

 

  • Kalypso – essa é a praia onde ficava o nosso hotel Kalypso Spa. Muito linda! Mesmo que não está hospedado pode entrar no hotel e frequentar a praia.

 

Kalypso Spa Hotel em Plakias
Kalypso Spa Hotel em Plakias
Kalypso Spa Hotel em Plakias

 

  • Ammoudi – praia de pedrinhas com mar azul.

 

 

  • Amoudaki – praia pequena de água azul, frequentada por adeptos do nudismo. Tem uma taverna no local.

 

 

  • Klisidi – praia bem pequena vizinha a Ammoudi.

 

 

  • Damnoni – praia grande, de pedrinha e mar azul. Tem estrutura e tavernas no local.

 

 

  • Schinaria – praia bonita bem azulzinha, mas não conseguimos estacionar, estava lotada. Por isso não ficamos.

 

Damnoni, Ammoydaki, Klisidi, Ammoudi – dá pra fazer todas caminhando porque são bem próximas ou de carro. Tem também um barco saindo de Plakias que leva para várias praias.

 

  • Preveli – praia localizada a 20 minutos do nosso hotel Kalypso Village. Você estaciona o carro sobre as falésias e depois tem que descer 500 degraus até a praia, onde tem um rio que atravessa o cânion e desemboca no mar. Há uma taverna na praia e tem bastante sombra de árvores. Também é possível chegar nessa praia de saindo de Plakias. Do lado esquerdo de quem olha para o mar tem uma trilha que leva a outra praia.

 

 

  • Souda – praia bonita, de pedrinhas, com mar azul, localizada perto de Plakias.

 

 

 

Próximas de Heraklion

No dia que deixamos Creta para seguir para a ilha de Karpathos, saímos de carro de Plakias e seguimos para Heraklion (o trajeto leva 2h) fazendo algumas paradas : passamos pelo cânion Kourtaliotis, passamos por Bali – um balneário meio sem charme com várias praias em baias no meio de falésias mas muito cheias com muita estrutura. Não curti.

 

Passamos pela Old Town de Heraklion, capital da ilha que é uma cidade grande, meio sem charme. Na minha opinião só vale a pena para quem quiser visitar o palácio Knossos (Minotauro).

 

 

Outras atrações

 

Samaria Gorge

Uma das maiores atrações da ilha de Creta é a trilha pelo Cânion Samaria que tem 16km de comprimento, sendo um dos mais extensos da Europa. Como a trilha começa em Omalo e termina em Agia Roumeli, não pudemos fazer de carro e contratamos um serviço de transporte com a empresa ElafonissosTravel que nos pegou às 6h no hotel Royal  Sun em Chania em um micro-ônibus (custou 22 euros por pessoa ida e volta). Levamos 1h30 até o local onde começa a trilha.

No caminho o bus fez uma parada para banheiro e lanchonete para quem precisava comprar alguma coisa pra comer.

Às 7h50 começamos a trilha. A entrada do Gorge custa 5 euros por pessoa e é preciso apresentar o ticket na entrada e na saída.

O passeio é bem organizado e acompanhado por dois guias, mas o bom é que a gente não precisa ficar caminhando junto com o grupo nem com o guia. Cada um vai no seu ritmo!

Mas o guia estabelece algumas metas de distância e horário que foram as seguintes :

  • 7h50 – ínício da caminhada.
  • Até 9h30 sair de Agios Nikolaos (até aqui foram 4km)
  • Até 11h15 sair do km 7
  • Até 13h30 sair da terceira parada no km 11
  • Às 16h45 encontrar no restaurante Kri Kri em Agia Roumeli.

 

 

Mesmo caminhando num ritmo bom nós saímos às 11h do km 7 e chegamos às 13h no km 11. Às 13h15 saímos do último refúgio e chegamos na praia em Agia Roumeli às 14h40, bem antes do horário marcado pelo guia para se encontrar (que era 16h45), então, conseguimos ficar um pouco na praia e mergulhar no mar.

A caminhada começa a 1230m de altitude e termina no nível do mar. Foram 16 km de caminhada passando pelo desfiladeiro com seus penhascos altos e passagens estreitas.

São 1200m de descida com muitas pedras soltas. É importante fazer essa trilha de tênis!! A trilha é demarcada com placas indicando os kms.

Cada um de nós levou 1,5l de água e foi suficiente, mas também tem fontes com água potável no caminho por isso evite levar muito peso. Também levamos sanduíches e barrinhas de cerea.

Não é permitido colocar os pés no rio justamente pelo fato da água ser potável – há placas ao longo da trilha proibindo. Tem vários banheiros turcos ao longo da trilha (daqueles em que o vaso fica no chão) e não estavam muito limpos, afinal é uma grande quantidade de turistas mas todos tinham papel higiênico e pia pra lavar as mãos.

O trecho que a gente caminha por dentro do cânion é o mais bonito! Mas são apenas 3 km e esse trecho é bem puxado porque tem muuuuuuuitas pedras.

No final da trilha, na saída do parque, após mostrar o bilhete tem 2 bares que vendem cerveja, suco de laranja natural etc. Depois da saída do parque você ainda anda por 3km até a praia (esses 3km já estão incluídos no total de 16!). Tem uma opção de bus depois que você passa dos bares que custa 2 euros por pessoa pra fazer um trecho de cerca de 2km e te leva até a praia.

Ao final do percurso, demos um mergulho no mar super azul de Agia Roumeli, vilarejo só acessível por barco. Há várias opções de tavernas com vista mar, escolhemos uma para almoçar e depois encontramos com o grupo às 16h45 em frente ao restaurante Kri Kri para pegar o barco até Sougia onde nosso bus estava nos aguardando para retornar a Chania . O barco só sai às 17h30 e chega 18h30 em Sougia. Chegamos no hotel às 20h mortooossssssssssss com farofa!

Mas também é possível fazer um trajeto mais leve e mais curto, começando em Agia Roumeli e regressando para lá. Agia Roumeli só é acessível por trilha ou barco saindo de Sougia ou Hora Sfakion, que são servidos por ônibus e táxi.

A partir de Agia Roumeli há barco até a praia de Loutro que é super bonita e só acessível de barco.

 

Contratamos a empresa : ElafonissosTravel / email: email.elafonissostours@gmail.com

Preço por pessoa : 5 euros da entrada do parque, 10 euros do barco para sair de Agia Roumeli e mais 22 euros do transporte a partir de Chania.

Lago Kournas

No caminho entre Chania e Rethymnon fica o belo Lago Kournas (a cerca de 30 minutos de Chania). Uma boa opção para quem está com crianças. É possível alugar barco e pedalinho no lago ou ficar na praia – a água é super limpa e clarinha. Há estrutura no local e tavernas também, além de estacionamento.

Cânion Kourtaliaton

No caminho entre Rethymnon e Plakias que fica no sul da ilha a gente passa de carro por dentro do Kourtaliaton Cânion. Esse trecho leva 30/40 minutos e há algumas paradas em mirantes no caminho.

O que levar na mala

Essa dica serve para qualquer ilha na Grécia :

 

  • Biquinis, maiôs, saídas de praia, cangas, bolsa de praia, chapéu, óculos, roupas leves para usar à noite (vestidos, saias), pashimina (às vezes com vento pode fazer um friozinho à noite), sapatilha/sandália baixa e confortável (nada de salto alto!). Minha dica : os dias são longos! Você vai ficar de roupa de praia das 9h às 20h! Então, leve menos roupas para usar à noite e repita! Leve mais roupa para de dia pois com o calor e o sal do mar acabam sujando. Também dá para lavar e colocar para secar na varanda do hotel! Tudo seca rápido!

 

  •  Você pode levar ou comprar la : bóia – tem de todos os tipos e tamanhos e não são caras; sapatilha de neoprene – custa entre 8/10 euros e é super útil para não machucar os pés nas praias que, em regra, são de pedrinhas; protetor solar de fator alto; outra dica especialmente para quem gosta de visitar 2/3 praias no mesmo dia como a gente é comprar um guarda sol no mercado (custa menos de 10 euros), assim você não vai precisar ficar pagando por espreguiçadeiras e barracas nos beach clubs em todas as praias. Outro item que acho muito útil e indispensável no verão europeu (embora ache suuuper feio) é papete! A papete funciona como chinelo e como tênis! Como o acesso à várias praias precisa de algum tipo de caminhada, é bem mais seguro e confortável usar papete do que chinelo! Já vi à venda em algumas ilhas, até meu marido comprou em Favignana, mas a minha comprei em um site aqui no Brasil.

 

Chania

 

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Eu levei o novo chip da Easysim4u (plano “4G Europa”). Foi a primeira vez que usei esse novo chip na Europa e funcionou maravilhosamente bem na Grécia! Foram 10GB para 14 dias de viagem.  Quando acabou tive que comprar um chip na Vodafone com 7GB custou 25 euros e funcionou muito mal! Sem comparação com o chip da Easysim4u!!!

Minha dica: se você vai para a Grécia ou para qualquer outro destino da Europa, compre o plano “4G Europa”  da Easysim4u (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip da Orange que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Ainda perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da Easysim4u não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm frete grátis! Basta clicar no link easysim4u e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem. 

Seguro viagem

Nunca viajem sem seguro para o exterior! No último dia de viagem levei um tombo em uma escada em Atenas que podia ter sido super sério! Fiquei por dias com a coluna doendo e na queda apoiei os pulsos no degrau da escada, poderia até ter quebrado. Às vezes uma bobeira dessas pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Chania

Daqui pra onde

A partir de Creta você pode seguir viagem para :

 

  • Santorini – os ferries saem de Heraklion, capital de Creta, para Santorini. O trajeto leva apenas 2h. Para ler a matéria completa com as dicas e roteiro de  Santorini clique AQUI.

 

  • Rhodes – saindo dos portos de Heralion e Sitia em Creta você pode seguir de ferry até Rhodes mas a viagem é longa! Cerca de 12h/15h! Por isso, pare em Karpathos como nós fizemos ou siga de avião.

 

  • Karpathos – segunda maior ilha do Dodecaneso, Karpathos está localizada estrategicamente entre Creta e Rhodes. Os ferries saem duas vezes por semana de Heraklion e Sitia rumo a Karpathos (porto Pigadia). O trajeto leva cerca de 6h/8h, dependendo do porto de partida em Creta. Os ferries são enormes e confortáveis. Para ler a matéria completa com as dicas e roteiro de  clique Karpathos clique AQUI.

Gostaram dessa matéria? Se sim, não esqueçam de usar os links abaixo indicados quando forem fazer as suas reservas. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog no ar! Obrigada!!! Bjs, Fabi

Saiba mais sobre outras ilhas gregas:

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: