Karpathos – mais uma bela ilha grega para você conhecer

Em 22/07/2018 por Fabi Gama

Entre junho e julho de 2018 viajamos pela sexta vez para a  Grécia e durante um mês visitamos oito ilhas : Creta, Karpathos, Rhodes, Symi, Halki, Tilos, Skiathos e Skopelos, além de passarmos um dia em Atenas.

Foi a nossa segunda vez nas ilhas de Creta e Rhodes e a primeira vez nas demais. O roteiro foi perfeito! Cada ilha tem sua beleza e seu charme.

Ficamos encantados com a ilha de Karpathos e nessa matéria vou contar todas as dicas  para vocês!

Como chegar

Karpathos (pronúncia “Cárpatos”) é a segunda maior ilha do arquipélago do Dodecaneso e está localizada praticamente no meio do caminho entre as ilhas de Creta e Rhodes, por isso fizemos uma parada estratégica por lá.

Em junho/18 a frequência de ferry que fazia a rota Creta (portos de Heraklion e Sitia)/Karpathos (porto Karpathos que fica em Pigadia)/Rhodes era de apenas duas vezes por semana. Comprei os trechos pelo site ferries.gr, recebi a confirmação por email e retirei as passagens na bilheteria do porto um pouco antes do embarque. Esse ferry é subsidiado pelo governo, por isso, só confirmam as datas e abrem para compra com um mês de antecedência. O  trecho Creta/Karpathos custou 19,00 euros por pessoa e o trecho Karpathos/Rhodes 21,00 euros por pessoa.

O trecho Creta (porto Heraklion)/Karpathos leva cerca de 8h e o trecho Karpathos/Rhodes 6h. A cia de ferry que faz esses trechos é a Aegeon Pelagos.

Os ferries são enormes, transportam carros e passageiros e são confortáveis – têm áreas internas com ar condicionado, bar, tv, opção de cama etc.

Também é possível chegar em Karpathos voando pela cia Aegean Air a partir de Atenas (1h de voo) ou a partir de várias cidades da Europa, já que a ilha recebe voos internacionais direto de vários lugares da Alemanha, Holanda, Suécia, Itália etc. Recomendo comprar as passagens aéreas da Aegean Air com antecedência, pois podem variar de 50 a 150 euros por trecho. Outra dica é comprar a tarifa “flex” que já inclui o despacho de uma bagagem de 23kg por pessoa.

Exatamente por causa desses voos, Karpathos é reduto de italianos, alemães, holandeses, suecos etc.

Praia acessível a partir da Apella

Onde se hospedar

Nós ficamos em Pigadia (ou Karpathos Town), principal cidade da ilha, onde fica um dos portos e a maior parte dos hotéis e restaurantes.

  • Renata`s Villas – nos hospedamos nessa villa e amamos! Os apartamentos são espaçosos, confortáveis, muito bem equipados com cozinha, sala, varanda com vista mar. Há também estacionamento e wi-fi gratuitos. Não tem café da manhã, mas como tem cozinha completa (geladeira, fogão, louça, talheres etc) basta ir em algum dos mercados da cidade (tem uns ótimos) e comprar o que quiser. Achamos o custo x benefício desse apart-hotel excelente! Pagamos cerca de 65,00 euros por noite. O Renata`s Villas fica a 5 minutos de carro do centrinho de Pigadia, onde ficam os restaurantes para jantar. Para fazer a sua cotação e reservar clique em RenatasVillas.

 

 

  • Alimounda Mare Hotel – esse é um dos melhores hotéis da ilha. Tem uma ótima estrutura com uma super piscina com borda infinita sobre o mar, academia e spa. Para fazer a sua cotação e reservar clique em AlimoundaMare.

 

  • Almyra Village – o hotel tem uma boa localização com bom custo x benefício. Para fazer a sua cotação e reservar clique em AlmyraVillage.

 

  • Mediterranean Hotel – hotel confortável e bem localizado. Para fazer a sua cotação e reservar clique em Mediterranean.

 

Para pesquisar mais hotéis na ilha de Karpathos clique em Booking.com.

 

Se você gosta das nossas dicas, faça suas reservas pelos links acima indicados, ainda que você escolha outro hotel. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!

Como circular

A melhor forma de se explorar a ilha de Karpathos é alugando um carro. A ilha é grande e o carro sempre te dá mais liberdade para parar onde quiser por quanto tempo quiser.

Indicamos o site da RentalCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

É recomendável ter o documento PID – Permissão Internacional para Dirigir. Nem sempre as locadoras exigem (na Grécia é raro eles pedirem), mas se você se envolver em qualquer problema de trânsito, muito provavelmente a polícia vai te pedir. Esse documento é emitido pelo Detran e tem a mesma validade da CNH. A PID não substitui a CNH! Ande sempre com os dois documentos.

Tem alguns postos de combustível na ilha e para rodar por lá durante 5 dias nós gastamos 50 euros em gasolina. O aluguel do carro custou 35 euros por dia.

Karpathos também tem a opção de ônibus que liga a capital Pigadia às principais praias. Apenas lembre-se que você acaba ficando bem mais limitado, preso aos horários do ônibus que não tem uma frequência tão grande e demora mais para percorrer os trechos.

Quantos dias

A ilha é grande e tem muitas opções de praias lindas. Ficamos 5 dias inteiros e 5 noites. Foi suficiente para explorar bem a ilha e descansar também. Mas dá para ficar um semana tranquilamente.

Pigadia ou Karpathos Town

Melhor época

A melhor época para visitar Karpathos vai de junho a final de setembro durante o verão europeu. Minha dica é sempre evitar agosto, mês de férias em toda Europa – as ilhas ficam mais cheias e os hotéis mais caros.

Chegamos em Karpathos já no final do mês de junho e pegamos alguns momentos de dia nublado e até chuva, mas de acordo com o que nos falaram por lá há 30 anos não chovia em um mês de junho! O tempo na Grécia essa ano está muito doido!

Praia entre Kastelia e Amoopi

Temperatura do mar

Essa pergunta bate recorde! Eu não sou muito referência porque amo água mesmo fria e estou acostumada com o mar gelado do Rio, mas nos meses de junho a setembro a temperatura do mar na Grécia é deliciosa. Não é quente como Caribe ou Nordeste, mas é muito agradável! Até porque durante o período do verão europeu faz muito calor na Grécia, então o mar refresca!
Mas vale ressaltar que até o final de maio a água do mar é bem mais fria!

Outra vantagem das praias na Grécia é que não é comum a presença de água viva (ao contrário de outros lugares como Sicília e Malta que têm muitaaaaaa).

Praia entre Kastelia e Amoopi

Idioma

O idioma na Grécia é o grego, mas todas as pessoas que trabalham com turismo em restaurantes, hotéis e até mesmo em mercados, locadoras de automóveis, motoristas de ônibus falam inglês. Ninguém fala “portunhol” mas mesmo falando apenas um inglês básico dá para se virar, pois os gregos costumam ser muito prestativos e ajudar quando precisamos de informações.

As ilhas são bem sinalizadas e as placas são escritas em alfabeto grego e romano.

Diafani

Restaurantes

Adoramos a culinária da Grécia! Comemos muito queijo feta, iogurte grego, peixes, frutos do mar, souvlaki (churrasquinho grego), moussaka (um tipo de lasanha) e tomamos muito vinho também. Os nossos jantares com entrada, dois pratos principais, água e vinho custavam cerca de 40/45 euros. No final do jantar os restaurantes sempre oferecem algum docinho como cortesia da casa ou um digestivo. A gorjeta deve ser deixada em dinheiro sobre a mesa após o pagamento da conta. Abaixo algumas dicas de restaurantes em Karpathos:

  • Ellinikon – jantamos duas vezes nessa taverna em Pigadia (fica na rua de pedestres paralela ao porto). Tem mesinhas na área interna e ao ar livre. Comida e atendimento bom. Jantar para duas pessoas com vinho 40/45 euros.

 

 

  • Poisedon – taverna no Porto de Karpathos em Pigadia, com vista mar, comida boa e atendimento cordial.

 

  • Orea – taverna no Porto de Karpathos em Pigadia, com vista mar, comida boa e atendimento cordial.

 

  • Keralia – essa taverna deliciosa fica na praia Kyra Panagia, onde tem a igrejinha com o domo vermelho. A vista da taverna é lindíssima e a comida ótima. Almoçamos duas vezes por lá. Experimente o queijo feta apimentado! Uma delícia!

 

 

  • Calypso – taverna em Amoopi bem gostosa e com vista para o mar.

 

 

  • Stema Bar  – esse bar é para tomar uns drinks e assistir ao pôr do sol. Fica no centrinho de Arkasa, então precisa estacionar nas proximidades e seguir caminhando até o bar.

 

  • Krinos Hotel e Taverna – assistimos ao pôr do sol nesse restaurante que fica em Lefkos, a 40 minutos de Pigadia. Comida muito boa, ambiente gostoso.

 

 

  • Under the Tree – taverna em Akrotiri que é boa opção pra ver o pôr do sol.

 

Melhores praias

A ilha de Karpathos tem muitas opções de praias boas, a maioria de pedrinhas mas algumas são de areia. O mar é azul!

  • Apella – a praia mais famosa da ilha é de fato lindíssima. O mar azul cristalino cercado por montanhas e muito verde é um cenário incrível. A estrada que leva até a praia é estreita e não há muita opção de estacionamento, por isso vale a pena chegar cedo. Apella fica a cerca de 30 minutos de Pigadia. No local há uma taverna e uma parte da praia tem espreguiçadeiras e barracas e outra parte é vazia. No canto direito de quem está olhando para o mar há uma trilha curta que vale a pena fazer! O visual do alto é incrível! Continuando a trilha até o final você chega em outra praia isolada lindíssima (de nudismo). Todo dia um barco de madeira que sai de Pigadia fica por 1h na praia. Por volta das 15h ele vai embora e aí a praia volta a ficar mais vazia. A praia é de pedrinhas.

 

Karpathos, Dodecaneso
Karpathos, Dodecaneso
Karpathos, Dodecaneso

 

  • Kyra Panagia – praia linda, de pedrinhas, com mar azul cristalino, tem estrutura de praia (espreguiçadeiras/barracas) e onde fica uma igrejinha com a cúpula vermelha super charmosa (no canto direito). Recomendo almoçar na taverna Keralia que tem uma vista maravilhosa da praia e comida ótima. O canto esquerdo é lindo!

 

 

  • Ahata – praia maravilhosa!!! De pedrinha, água cristalina, tem estacionamento, taverna e estrutura de espreguiçadeira/barraca.

 

  • Agios Nikolaos (Spoa) – tem um portinho, praia de pedra mais ou menos. O mar é bonito mas só vale a pena se estiver com tempo sobrando.

 

  • Amoopi e Little Amoopi – praias com estrutura e opções de tavernas, mar azul e bem calminho.

 

 

  • Kastelia – baíazinha transparente tipo uma piscina – da pedra a gente entra direto na água  por uma escada, tem espreguiçadeiras e barracas. Fica perto do Kastelia Bay hotel. Dica : seguir até o Apolis Hotel que fica sobre uma falésia – em frente tem uma baía com várias prainhas deliciosas! Olhando para o mar no canto direito foi a que mais gostamos (esse lugar fica entre Kastelia e Amoopi).

 

Kastelia
Kastelia
Kastelia
Kastelia
Kastelia
Kastelia
Kastelia
Kastelia
Kastelia
  • Lefkos – tem várias praias lindas (algumas de areia) nesse centrinho que tem estrutura de pousadas e restaurantes. A praia mais bonita é a Kato Lefkos.

 

  • Praia Diafani – essa praia fica a 8km de Olympos – vilarejo histórico encravado em uma montanha. Olympos fica a 1h de carro de Pigadia. Por lá tem várias lojinhas e restaurantes, além das senhorinhas gregas fazendo bolos e pães no forno a lenha. Uma delícia! Depois de visitarmos Olympos seguimos até a Praia Diafani – de pedra preta e mar transparente. Tem várias opções de tavernas no local. Daqui saem alguns passeios de barco para Saria, ilhota que fica próxima à Karpathos. Não tivemos tempo para fazer esse passeio.

 

  • Agios Minas – essa praia fica no caminho para Olympos. Há uma placa sinalizando a entrada – mas são 2km por estrada de terra. Parece ser bem bonita mas não fomos.

 

  • Diakoftis  – essa praia fica perto do aeroporto. São duas baías de areia e mar calminho,  mas venta bastante nessa região. Não tem taverna mas tem barraca e espreguiçadeiras, além de um bar que vende bebida . Depois do aeroporto é preciso pegar uma estrada de terra por uns 2 km.

 

  • Vathas – não paramos nessa só vimos muitos windsurfs no mar.

 

  • Chistou Pigadia – baía pequena, azulzinha com falésias ao redor, tem taverna e estrutura.

 

  • Damatria – linda praia de areia, parece até Caribe tem taverna e estrutura.

 

  • Fokia – já perto de Kastelia – praia bem isolada, achei mais ou menos. Nem ficamos por lá.

 

  • Arkasa – esse centrinho fica na costa oeste. Passamos pela Praia Agios Nikolaos mas o tempo estava fechado na hora, então, nem sei dizer se a praia vale a pena ou não porque o sol muda tudo, né?

 

Vilarejos

Pigadia

A cidade principal da ilha é Pigadia (Karpathos Town) onde fica o porto por onde chegamos e saímos. Há um outro porto no norte da ilha em Diafani. É em Pigadia que estão a maior parte dos restaurantes, hotéis e comércio.

Olympos

Vilarejo histórico encravado em uma montanha. Olympos fica a 1h de carro de Pigadia. Por lá tem várias lojinhas e restaurantes, além das senhorinhas gregas fazendo bolos e pães no forno a lenha. Uma delícia!

Lefkos

Outro vilarejo que tem várias praias, algumas opções de pousadas e tavernas.

O que levar na mala

Essa dica serve para qualquer ilha na Grécia :

 

  • Biquinis, maiôs, saídas de praia, cangas, bolsa de praia, chapéu, óculos, roupas leves para usar à noite (vestidos, saias), pashimina (às vezes com vento pode fazer um friozinho à noite), sapatilha/sandália baixa e confortável (nada de salto alto!). Minha dica : os dias são longos! Você vai ficar de roupa de praia das 9h às 20h! Então, leve menos roupas para usar à noite e repita! Leve mais roupa para de dia pois com o calor e o sal do mar acabam sujando. Também dá para lavar e colocar para secar na varanda do hotel! Tudo seca rápido!

 

  •  Você pode levar ou comprar la : bóia – tem de todos os tipos e tamanhos e não são caras; sapatilha de neoprene – custa entre 8/10 euros e é super útil para não machucar os pés nas praias que, em regra, são de pedrinhas; protetor solar de fator alto; outra dica especialmente para quem gosta de visitar 2/3 praias no mesmo dia como a gente é comprar um guarda sol no mercado (custa menos de 10 euros), assim você não vai precisar ficar pagando por espreguiçadeiras e barracas nos beach clubs em todas as praias. Outro item que acho muito útil e indispensável no verão europeu (embora ache suuuper feio) é papete! A papete funciona como chinelo e como tênis! Como o acesso à várias praias precisa de algum tipo de caminhada, é bem mais seguro e confortável usar papete do que chinelo! Já vi à venda em algumas ilhas, até meu marido comprou em Favignana, mas a minha comprei em um site aqui no Brasil.

 

Pigadia

Quanto custa

Afinal, quanto custa? (valores de jun/18)

  • Pousada Renata`s Villas – 65 euros a diária (sem café)
  • Aluguel do carro – 35 euros por dia
  • Combustível – 10 euros por dia
  • Jantar – 40/45 euros por dia para 2 pessoas (você pode gastar bem menos com alimentação, pois a ilha tem bons mercados)
  • Almoço – 30 euros por dia
  • 2 espreguiçadeiras + barraca – 6/7 euros pelo dia todo
  • Ferry  Creta/Karpathos – 19 euros por pessoa e  Karpathos/Rhodes 21 euros por pessoa.
  • As praias e os estacionamentos são gratuitos

 

Apella

 

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Eu levei o novo chip da Easysim4u (plano “4G Europa”). Foi a primeira vez que usei esse novo chip na Europa e funcionou maravilhosamente bem na Grécia! Foram 10GB para 14 dias de viagem.  Quando acabou tive que comprar um chip na Vodafone com 7GB custou 25 euros e funcionou muito mal! Sem comparação com o chip da Easysim4u!!!

Minha dica: se você vai para a Grécia ou para qualquer outro destino da Europa, compre o plano “4G Europa”  da Easysim4u (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip da Orange que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Ainda perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da Easysim4u não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm frete grátis! Basta clicar no link easysim4u e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem. 

Seguro viagem

Nunca viajem sem seguro para o exterior! No último dia de viagem levei um tombo em uma escada em Atenas que podia ter sido super sério! Fiquei por dias com a coluna doendo e na queda apoiei os pulsos no degrau da escada, poderia até ter quebrado. Às vezes uma bobeira dessas pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

Daqui pra onde

A partir de Karpathos você pode seguir de ferry para Creta, Rhodes ou Kassos.

Em breve vou publicar aqui as matérias de Creta e Rhodes.

Saiba mais sobre outras ilhas gregas:

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Raquel

    Adorei as dicas e me encantei pelos locais que visitou. Pena que já fechei meu roteiro e não dá mais pra incluir esse cantinho da Grécia…

    Quanto as dicas que deu do levar (ou comprar lá), qual o tipo de sapatilha de neoprene vc usou? Tô em dúvida se levo daqui ou compro por lá… Também estou pensando se levo protetor solar daqui ou compro lá… rs

    Responder
  2. Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
  3. Olha leio muito o Blog Viagemnaviagem, rs vim dizer a mesma coisa que vi nos cometários aqui. Post está linkado ao Blog. Excelente post, super completo. Obrigado.

    Responder
Deixe seu comentário: