Dicas e Roteiro de 3 dias em Santorini

Em 10/01/2018 por Fabi Gama

Santorini é uma das ilhas gregas mais famosas e faz parte do arquipélago das Cíclades.

Suas casinhas brancas com igrejas de domo azul retratam a imagem que temos da Grécia.

De fato, o visual da ilha é único! Já estive lá duas vezes e acho linda! É emocionante!

Por isso, coloquem mesmo Santorini no roteiro, especialmente de quem está indo a Grécia pela primeira vez.

Nesse artigo vocês vão encontrar dicas e um roteiro de 3 dias em Santorini.

Leia também :

 

 

Como chegar

É muito fácil de chegar em Santorini a partir de Atenas ou de outras ilhas cíclades de ferry.

Voo

A partir de Atenas procure voos pela cia áerea Aegean Airlines (há vários voos por dia). Compre com antecedência porque os preços são melhores. Outra dica é comprar sempre a tarifa flex que, embora seja um pouco mais cara, já inclui o despacho de uma bagagem de 23kg por pessoa.

 

Ferry

Para verificar os itinerários dos ferries a partir de Atenas ou de outras ilhas gregas e comprar os tickets online clique aqui. Lembre-se de que é preciso apresentar o email com a confirmação da compra na loja do porto para pegar o ticket (o email por si só não vale como ticket!)

Os ferries são bem confortáveis e têm bares, banheiros etc.

Atenção pois alguns ferries são apenas de passageiros. Se você for transportar carro entre uma ilha e outra, marque essa opção e o site te apresentará os horários e rotas dos ferries que transportam carro.

Tenham em mente que os ferries na Grécia atrasam com uma certa frequência.

As malas costumam ficar separadas de acordo com a ilha destino. Você informa isso ao embarcar.

Verifique no seu ticket o número do assento, pois são marcados e guarde seu ticket até desembarcar do ferry, pois quando há paradas no caminho entre a sua ilha de embarque e a ilha de destino, há uma nova conferência do ticket de embarque (um funcionário do ferry passa por todos os assentos para checar novamente os tickets).

Oia

Como circular

A ilha não é muito grande, porém é montanhosa (há subidas, descidas, curvas). Portanto, a minha dica é não alugar uma scooter (a menos que você já tenha experiência com moto).

O aluguel do carro não é tão caro, além de ser mais seguro é muito mais confortável, especialmente no verão quando faz muito calor.

Para alugar um carro acesse AQUI.

Se você precisar  pode contratar uma shuttle compartilhada entre no site Santorini Transport  que vai te levar do porto ou do aeroporto  até o hotel (costuma ser barato! Na faixa de 15,00 euros por pessoa).

Oia em Santorini (Kastro restaurante)

Quantos dias

Santorini não é uma ilha muito grande e não tem praias boas, ou seja, é uma visita muito mais contemplativa. Por isso, acho que  3 noites na ilha são suficientes. No máximo 4 noites, dependendo dos horários do seu ferry e/ou do seu voo.

Oia

Melhor época

A melhor época para visitar as ilhas gregas (cíclades) é no verão – de maio a primeira quinzena de outubro.

Evite agosto, mês em que toda a Europa e os EUA estão de férias. Nesse período os preços são bem mais altos.

Oia

 

Roteiro

Dia 1

Chegada em Santorini pelo porto ou aeroporto. Pegar o carro alugado ou transfer e seguir para o hotel reservado. Assistir ao pôr do sol em Oia ou Fira. Jantar em algum dos restaurantes indicados aqui no post.

Fira
Fira
Oia
Oia
Oia
Oia
Fira
Fira
Fira
Oia
Oia
Fira

Dia 2

Dia de explorar os principais vilarejos da ilha : Fira e Oia.

Comecem o dia explorando a capital da ilha : Fira (ou Thira) está localizada no topo de um penhasco, na beira da cratera, tem ruelas estreitas e floridas, casinhas brancas e igrejas de domo azul, muitas lojinhas de souvenirs, restaurantes e cafés com visual incrível da caldera do vulcão e do mar Egeu. Se interessar, visitem o Museu Pré-histórico de Fira. Visite também a Catedral Metropolitana Ortodoxa, localizada no centro de Fira. Mas o bacana mesmo é se perder pelas ruelas e curtir a vista. Há um teleférico em Fira para descer até o antigo porto, a vista da descida é linda, mas não há nada de interessante por lá. É mais para quem vai fazer passeio de barco.

Depois sigam para aproveitar Oia (se pronuncia “Ia”), o vilarejo mais bonito e charmoso de Santorini. Oia está localizada na ponta norte de Santorini, a 11km de Fira. Repleta de lojinhas, restaurantes, igrejas de domo azul e casinhas brancas e muuuuitos bouganvilles, Oia é famosa também pelo pôr do sol espetacular (se preparem pois nesse horário fica lotado). O vilarejo também tem vistas de tirar o fôlego dos penhascos e do mar. Vale a pena passear pelas ruelas, parar nos diversos mirantes, passar pela famosa livraria Atlantis Books, apreciar a vista, conhecer o comércio local, fazendo um passeio sem pressa. Não deixe de tirar fotos com as igrejinhas de domo azul.

Depois, descer a escadaria que fica próxima do restaurante Kastro até a Ammoudi Bay, onde há um portinho pesqueiro super charmoso. É possível tomar banho no mar (aliás, para mim é um dos melhores lugares em Santorini para dar um mergulho no mar) e almoçar em algum dos restaurantes/tavernas gregas especializadas em peixes e frutos do mar bem na beira da água. Recomendo o Dimitris. O melhor local para curtir o pôr do sol é nas redondezas do restaurante Kastro, bem na subida da escadaria na volta da Ammoudi Bay. Mas o espaço costuma ser bastante disputado (é recomendável reservar uma mesa com antecedência).

Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Dimitri, Ammoudi Bay em Oia
Dimitri, Ammoudi Bay em Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Fira
Fira
Fira
Fira
Fira
Oia
Oia
Oia
Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Ammoudi Bay em Oia
Dimitri, Ammoudi Bay em Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia
Oia

Dia 3

Para esse dia fica uma sugestão de roteiro de carro pela ilha, mas tenham em mente que o melhor de Santorini são mesmo os vilarejos de Oia e Fira. Roteiro para conhecer toda a ilha :

  • Akrotiri – um dos mais interessantes sítios arqueológicos das ilhas Cíclades.  Vale a pena para quem se interessa por museus e lugares históricos.

 

  • Red Beach – pequena baía de águas verdes emoldurada por uma falésia vermelha. Fica bem perto do Akrotiri no sul da ilha. Mesmo que vocês não queiram ficar nessa praia, vale a pena ver a vista do mirante.

 

Red Beach

 

  • Perissa beach – com areia escura (vulcânica), mas mar cristalino. Tem estrutura para quem quiser espreguiçadeiras e barracas.

 

Perissa Beach

 

  • Perivolos – na Agios Georgios beach em Perivolos fica o recomendado restaurante Seaside.

 

  • Thira Antiga (Ancient Thira) – esse outro sítio arqueológico fica no topo da montanha Mesa Vouno,  de onde se tem um visual lindo para as praias de Kamari e Perissa (uma parte do percurso se faz de carro e outro a pé).

 

Thira Antiga

 

  • Praia de Kamari – praia de pedrinhas pretas com mar calmo, localizada bem embaixo de Thira Antiga. As praias em Santorini são de areia vulcânica ou pedras – o ideal é levar ou comprar uma papete, sapato mais apropriado para as praias da Europa. Há uma boa estrutura de tavernas, espreguiçadeiras e barracas nessa praia.

 

Kamari Beach

  • Vinícola – a ilha possui algumas vinícolas que oferecem tour com degustação.  Indico a Santo Wines que tem um visual incrível da ilha e do mar. Reserve com antecedência.

 

vinho branco grego

 

Obs: Existe um passeio de barco para a caldera do vulcão com banho nos hot springs. Sinceramente, não fiz em nenhuma das duas vezes que estive em Santorini porque esse tipo de passeio mega turístico (pra tomar banho de lama!) não me atrai nem um pouco. Mas se você curte, reserve mais um dia para esse tour (que dura meio dia).

No dia 4, ferry para outra ilha vizinha ou voo para Atenas. Há sugestões de outras ilhas no final dessa matéria.

Dicas de restaurantes

 

Clique sobre os nomes dos restaurantes para entrar nos respectivos sites. Todos ficam em Oia.

 

  • Roka – restaurante em Oia bem gostoso e com um bom preço.  Vale a pena porque ele não é turístico, então os preços são mais em conta e a comida é boa. Só é um pouco escondido. Na rua principal de Oia tem um relógio próximo a um banheiro público… entre nessa rua perpendicular a principal que você vai chegar no restaurante.

 

  • Candouni – esse restaurante tem um ambiente super charmoso e aconchegante (com velinhas),  preço ok e comida gostosa.

 

  • Dimitris – taverna grega deliciosa em Ammoudi Bay (Oia).

 

  • Kastro – taverna em Oia disputada para assistir ao pôr do sol. É bom reservar uma mesa com bastante antecedência.

 

  • 1800 – para um jantar especial com super vista do mar ($$$$). Reserve com antecedência.

   

Dica : Em regra na Grécia as contas dos restaurantes não incluem a gorjeta. Essa deve ser deixada em dinheiro sobre a mesa após o pagamento da conta. Recomenda-se deixar 10%.

 

Kastro
Kastro
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Dimitri, Ammoudi Bay em Oia
Dimitri, Ammoudi Bay em Oia
Kastro
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Candouni restaurante
Dimitri, Ammoudi Bay em Oia

 

Onde se hospedar

As duas melhores bases para se hospedar em Santorini são Oia (que é a minha opção preferida e o vilarejo mais charmoso da ilha) ou Fira, capital da ilha que também é bem bacana (e um pouco mais em conta do que Oia). Abaixo selecionei algumas opções de hotéis.

Ah! Prepare-se : hospedagem na ilha costuma ser cara!

Em Oia

  • Oia Mare Villas – onde me hospedei na segunda vez que estive na ilha.  O hotel tem uma excelente localização (de cara para o pôr do sol) e piscina com vista mar. Costuma ter um valor razoável (não é um hotel super luxo, mas é confortável).  Clique aqui para saber mais.

 

  • Oia Suites – tem um bom custo  x benefício, vista mar, piscina e boa pontuação e comentários no booking sobre café da manhã e serviço. Clique aqui para saber mais.

 

  • Anemomilos – tem um bom custo  x benefício e piscina. Clique aqui para saber mais.

 

  • Christos Apartments – pousada com ambiente charmoso e preço bom. Clique aqui para saber mais.

 

  • Onar Villas –  tem uma bela vista mar e boa localização. Site aqui.

 

  • Katikies Hotel  (luxo) – considerado o melhor da ilha, tem o selo da Leading Hotels of The World. Clique aqui para saber mais.

 

  • Kirini Suites (luxo) – tem o selo da Relais & Châteaux – também é uma das melhores opções da ilha. Site aqui.

 

Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Oia Mare VillasMare Villa
Oia Oia Mare VillasMare Villa
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Mare Villas
Oia Oia Mare VillasMare Villa

Em Imerovigli

Esse vilarejo fica entre Fira e Oia e costuma ter hotéis com preços mais atrativos.

  • San Antônio (luxo)  – tem o selo Small Luxury Hotel e é maravilhoso! Se eu voltasse a Santorini seria a minha opção de hotel. Fica perto de Oia (cerca de 5km). Para saber mais clique aqui.

 

Em Fira

  • Volcano View – também já me hospedei nesse hotel que tem várias piscinas e uma linda vista da Caldera (bom custo x benefício, considerando tudo que oferece). Clique aqui para saber mais.

 

  • Thira –  bom custo x benefício. Tem piscina. Clique AQUI.

 

  • San Giorgio – bom custo x benefício (mais econômico). Clique AQUI.

 

  • Mylos – bom custo x benefício com vista para a caldera do vulcão/mar. Clique AQUI.

 

  • Keti Hotel – esse hotel é bem disputado, tem uma vista linda ca Caldera do vulcão/mar. Site aqui.

 

Para procurar outros hotéis em Santorini clique em Booking.com/SANTORINI e nos ajude a manter o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão. Obrigada!

Fira
Fira
Volcano View
Volcano View
Volcano View
Volcano View
Fira
Volcano View
Volcano View

 

Daqui pra onde

Há várias opções de ilhas cíclades por perto de Santorini que valem a pena! Abaixo algumas sugestões :

 

  • Ios – está localizada a apenas 50 minutos de Santorini e é uma ilha linda! Aqui no blog tem um guia (gratuito) completo sobre Ios. Clique aqui para ler.

 

  • Milos – está localizada a 2h de Santorini e vale a pena! A ilha tem praias lindas. Para ler mais clique aqui.

 

  • Koufonisia – essa pequena ilha faz parte do arquipélago das pequenas ilhas cíclades e vale a pena conhecer. Saiba mais lendo aqui.

 

  • Mykonos – 2h15 de ferry.

 

  • Creta – 1h40 de ferry.

 

 


 Matérias relacionadas :

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Karina Costa

    Amei!!! Tudo que eu precisava!! Vou tentar seguir à risca essas dicas preciosas!

    Responder
    • Que bom! Fico muito feliz em ajudar na sua viagem!!! Se você puder fazer as reservas pelos nossos links tb nos ajuda muuuuito! obrigada e na volta me conta como foi! beijocas

      Responder
  2. Thamyris

    Oi, Fabi! Tudo bem? Estou começando a planejar uma viagem para as Ilhas Jônicas, e gostaria que você me desse uma ajudinha em alguns pontos.

    1. Estava pensando em dividir da seguinte forma: 4 dias em Zakynthos, 4 dias em Kefalonia, 4 dias em Lefkada, 3 dias em Paxos (e Antipaxos), 3 dias em Corfu e 3 dias em Atenas. O que acha sobre a duração em cada ilha? Dá pra conhecer as principais praias e atrações?

    2. Você poderia me dar uma ideia de quanto se gasta, aproximadamente, para almoçar e jantar fora (em lugares não muito caros) durante 21 dias nas Ilhas Jônicas?

    3. Notei que em alguns hotéis/pousadas, há cozinha compacta dentro do quarto, dando aos hóspedes a possibilidade de fazer suas próprias refeições. Você poderia me dar uma ideia de quanto se gastaria pra comprar coisas no mercado e fazer no hotel?

    Muito obrigada! Beijinhos!

    Responder
    • Oi Thamyris, eu colocaria um dia a menos em zakynthos e um a mais em kefalonia. Para jantar bem com vinho e tal se gasta 50/70 euros o casal, vai variar um pouco mas não eh caro e claro que tem opções mais caras e mais baratas tb, mercado é barato la! bjs

      Responder
      • Thamyris

        Obrigada, Fabi! 🙂 Estou amando as fotos da Suíça!

        Responder
  3. Débora

    Oieee Fabi…. sem palavras para os seus posts, nos ajudam muitooo… estava com a maior dúvida em viajar para Sardenha ou Grécia… mas analisando as tuas postagens e fotos, a Grécia será o nosso destino Sardenha tmb eh maravilhosa! Gostaria de saber se tens indicações de alguém que faça serviço de renovação de votos de casamento, pois estaremos completando 10 anos e queremos celebrar em Santo rinite esse momento único! Será que podes nos ajudar Fabi?

    Responder
    • Débora

      Ops… digo *Santorini

      Responder
    • Oi querida, que bom que vc gosta dos posts! obrigada! mas não conheço ninguém para te indicar que faça esses serviços! sorry! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: