Guia completo da ilha de Koufonisia na Grécia

Em 30/01/2018 por Fabi Gama

Em setembro/17 fizemos uma viagem de duas semanas pelas Ilhas Cíclades na Grécia. Foi a nossa quinta vez no país e, como de costume, aproveitei para conhecer algumas ilhas que estão fora da rota turística, dentre elas Koufonisia e Donoussa.

Koufonisia quase não é conhecida pelos brasileiros e tudo ainda é bem simples e rústico por lá, mas a ilha já é bastante procurada pelos europeus, especialmente  italianos, espanhóis, ingleses e alemães adeptos do naturismo.

Por lá, nada de hotéis de luxo, mas há várias pousadas confortáveis e simpáticas. Além disso, em Koufonisia há várias opções de praias de areia (e não de pedrinhas) com mar azulzinho.

Esse artigo é um guia-índice com várias dicas de Koufonisia e matérias correlatas.

 

Onde fica

Koufonisia faz parte do arquipélago das ilhas Cíclades na Grécia.

Juntamente com Donoussa, Keros, Schinousa e Iraklia, Koufonisia integra o grupo de ilhas  chamado “Pequenas Ilhas Cíclades”.

Na verdade Koufonisia tem duas ilhas : Pano Koufonisia  e Kato Koufonisia. Pano Koufonisia ou Koufonisia é a ilha principal, onde  ficam as pousadas e restaurantes e chegam os ferries. Já Kato Koufonisia fica a 10 minutos de barco e é uma ilha praticamente deserta. Só há uma taverna, mas não tem opção de hospedagem por lá. Há barquinhos ligando as duas ilhas de hora em hora.

A ilha está localizada a 1 hora de ferry de Naxos.

Depois de 3 dias lá, seguimos de ferry para a vizinha Donoussa. O trajeto levou 1 hora apenas.

Como chegar

Koufonisia não possui aeroporto. A única forma de se chegar na ilha é de ferryboat.

Para verificar os itinerários dos ferries e comprar os tickets online clique aqui. Lembre-se de que é preciso apresentar o email com a confirmação da compra na loja do porto para retirar o ticket (o email por si só não vale como ticket!)

Nós chegamos a Koufonisia  vindo de Ios. O ferry levou 2h45 para fazer esse trajeto e no caminho fez  paradas em Santorini e Amorgos.

Verifique no seu ticket o número do assento, pois são marcados e guarde seu ticket até desembarcar do ferry, porque quando há paradas no caminho entre a sua ilha de embarque e a ilha de destino, há uma nova conferência do ticket de embarque (um funcionário do ferry passa por todos os assentos para checar novamente os tickets).

Os ferries são bem confortáveis e têm bares, banheiros etc.

Atenção pois alguns ferries são apenas de passageiros. Se você for transportar carro entre uma ilha e outra, marque essa opção e o site te apresentará os horários e rotas dos ferries que transportam carro.

Os ferries na Grécia atrasam com uma certa frequência.

As malas costumam ficar separadas de acordo com a ilha destino. Você informa isso ao embarcar.

Como se locomover

Existem três formas de se explorar a ilha :

  • De barco – há um barquinho que sai de hora em hora do Porto e faz 4 paradas ao longo dos 3,5km de costa da ilha. Custa 5,00 euros por pessoa e você pode usar quantas vezes quiser (é tipo hop on hop off). Funciona suuuper bem!Em setembro o primeiro barco saia às 10h do porto e o último retornava de Pori às 18h. Confirme os horários no porto.

 

  • A pé – a ilha tem várias praias de areia e enseadinhas / grutas formadas por pedras que também são uma delícia pra banho, por isso vale a pena caminhar para explorar melhor! Koufonisia é plana, então a caminhada é fácil! Uma ideia boa é pegar o barquinho no Porto e descer na última praia (Pori) e voltar caminhando (cerca de 45 min/1h).

 

  • De bike – ao lado da praia Megali Ammos a 100m do porto há uma lojinha que aluga bikes (7,00 euros por dia). Nós chegamos a alugar no primeiro dia, mas não gostamos e não recomendamos! Explico : para explorar os 3,5km de costa da ilha há um caminho não pavimentado a beira mar. Alguns trechos dessa trilha são de terra, outros de pedra e de areia, o que dificulta muito pedalar. Ficamos a maior parte do tempo caminhando e carregando as bikes. Não compensa! Se você quiser pedalar até a última praia (Pori) pode ir pela estrada principal (de carros), mas há bastante desnível. Voltamos por ela e foi bem cansativo por causa das subidas. Além disso, o caminho vai por dentro da ilha e não beirando o mar.

 

Embora haja ruas pavimentadas para circular de carro na ilha, não há locadoras de carro e existe apenas um posto de gasolina. Se você quiser trazer carro no ferry vindo de outra ilha você até pode, mas em Koufonisia você não precisa de carro para nada!!!!

A ilha é pequena e facilmente explorada a pé. De carro você não vai conseguir chegar na maior parte das praias.

Quanto tempo

A ilha é bem pequena, por isso o ideal é ficar dois dias inteiros por lá. Mas se você puder ficar pelo menos três dias, vai poder curtir com mais calma.

Onde se hospedar

Preparei uma matéria com dicas de vários pousadas em Koufonisia. Para ler clique aqui.

Foto divulgação
Foto divulgação
Foto divulgação

Melhores praias

Escrevi uma matéria sobre as melhores praias de Koufonisia. Para ler clique aqui.

Caves próximas a Italida beach
Caves próximas a Italida beach
Kato Koufonisia
Kato Koufonisia
Koufonisia
Koufonisia
Caves próximas a Italida beach
Kato Koufonisia
Koufonisia

 

Restaurantes

Como só ficamos duas noites, não tivemos tempo para conhecer muitos restaurantes. Mas elenquei os principais – para ler clique aqui.

Pôr do sol

O pôr do sol é um momento imperdível do dia para quem está na Grécia. Para ver o pôr do sol em Koufonisia siga até as praias de Karnagio e Agios Nikolaos que ficam próximas ao vilarejo de Chora.

Melhor época

A melhor época para curtir praia na Grécia vai de junho a setembro. Evite agosto, mês de férias em toda a Europa. As ilhas gregas ficam cheias e caras nesse período.

Se você quer algo mais tranquilo, faça como nós : prefira os meses de junho e setembro. Faz bastante calor e dá para curtir bem, mas é fora da altíssima temporada.

 

Daqui pra onde

A partir de Koufonisia  você pode seguir viagem de ferry para várias ilhas cíclades. Nós fomos para Donoussa (1h).

Algumas opções :

  • Santorini – 2h
  • Naxos – 1h
  • Ios – 2h45

Para pesquisar sobre os itinerários e horários dos ferries acesse ferries.gr .

 

 

Para saber mais sobre Koufonisia leia os artigos :

 

 Matérias relacionadas :

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: