Em agosto/17 passamos dez dias explorando pela segunda vez uma das regiões mais bonitas no norte da Itália : as Dolomitas. Fizemos duas bases para explorar a região : Avelengo e Cortina d`Ampezzo.
Para chegar lá, voamos do Rio para Veneza com uma rápida conexão em Frankfurt. Ao chegarmos em Veneza alugamos um carro e seguimos por 30 minutos até Padova, onde pernoitamos.
No dia seguinte, após conhecer o centrinho de Padova e a belíssima Basílica de Santo Antonio, seguimos por cerca de 3h30 por uma ótima autoestrada (pedagiada) até a cidade de Avelengo que foi nossa base por duas noites. Nos hospedamos no fantástico Miramonti Boutique Hotel.
Depois passamos mais 5 noites em Cortina d`Ampezzo no Hotel Cristallino d`Ampezzo – um hotel com bom custo x benefício, bem localizado (pertinho do centrinho de Cortina), com bom café da manhã, estacionamento, wi-fi e ótimo atendimento.
Cortina d`Ampezzo está localizada a menos de 2 horas de carro do aeroporto de Veneza (a estrada é ótima!) e possui uma localização estratégica para explorar grande parte das atrações da região.
Nesse post vou falar um pouquinho sobre os 13 lagos mais bonitos que conhecemos na região das Dolomitas durante essa trip!
Lago di Tovel
O Lago di Tovel está localizado a 1178m de altitude dentro do Parque Adamello Brenta na região do Trentino.
Para chegar ao lago a partir de Avelengo levamos, aproximadamente, 2 horas de carro. A estrada é ótima e bem sinalizada.
Certamente é um dos lagos mais lindos da Itália e de toda a Europa.
A trilha para dar a volta ao lago tem 3km e é muito agradável. Uma trilha leve perfeita para famílias. Só há um pequeno trecho com subida, mas é bem tranquilo.
Ao redor do lago há dois restaurantes, áreas para piquenique e várias prainhas – é permitido nadar no lago e eu, é claro, me aventurei! Estava um belo dia quente e ensolarado de verão, então, apesar da água ser fria, eu aproveitei bastante! Foi refrescante!
Para ler a matéria completa sobre esse lugar incrível clique em : Como visitar o Lago di Tovel na Itália.

Lago di Tovel
Lago di Braies
O Lago di Braies está localizado a cerca de 50 km de Cortina d`Ampezzo no Parque Nacional “Fanes-Sennes-Braies”. É bem fácil chegar, pois a estrada é boa e bem sinalizada, além de ter um visual incrível.
No caminho, entre Cortina e o Lago di Braies, você vai passar por outros dois lagos : Landro e Dobbiaco. A minha dica é seguir direto para o Braies e, na volta, fazer os outros lagos e ainda esticar até o Misurina.
O Lago di Braies é um dos mais bonitos da região. Me apaixonei por esse lugar quando o conheci em maio/13. Durante nossa viagem em agosto/17 pelas Dolomitas acabamos visitamos o Braies duas vezes. No primeiro dia estava um pouco nublado, por isso voltamos em um outro dia ensolarado.
O passeio é super agradável e a caminhada para dar a volta completa ao lago é bem fácil, ideal para famílias, pois são apenas 3,5 km e com poucos trechos de subida. O caminho é bem demarcado e há muitas árvores ao longo da trilha. O lago é cercado por belas montanhas.
Para ler a matéria completa clique em : Lago di Braies, Dolomitas.

Lago di Braies
Lago di Sorapis
O início da trilha para o Lago di Sorapis fica a cerca de 15km da cidade de Cortina d´Ampezzo. Basta seguir de carro pelo passo Tre Croci (que liga Cortina ao lago Misurina) até chegar no Bar Ristoranti Son Zuogo. Nas proximidades desse restaurante você verá diversos carros estacionados e é fácil localizar o início da trilha (há uma placa grande no local).
A partir do estacionamento são 5,2 km de caminhada até chegar ao Lago di Sorapis, ou seja, ida e volta são 10,4 km. Siga pela trilha 215 que leva ao Rifugio Vandelli e ao Lago di Sorapis.
A trilha é fácil apesar de haver um desnível de cerca de 200 metros, ou seja, há trechos com subida mas nada demais! Inclusive vimos algumas crianças fazendo essa trilha.
O caminho é bem demarcado e poucos trechos são expostos ao sol, tem muitas árvores ao longo da trilha.
Para saber mais clique em : Como é a trilha até o Lago di Sorapis.

Lago di Sorapis
Lago di Carezza
Esse belo lago fica a cerca de 1h de carro do Miramonti Boutique Hotel onde nos hospedamos e a 2h de carro de Cortina d`Ampezzo.
A trilha para dar a volta completa no lago é bem leve e plana (ideal para quem viaja em família). O agradável percurso leva cerca de 30 minutos. Não é permitido nadar no lago.
A entrada é gratuita e há estacionamento pago no local, bem como uma estrutura com lojinha de souvenirs, banheiro e restaurante.

Lago di Carezza
Lago di Anterselva
Esse lago, também conhecido como Antholzer See, é muito bonito e está localizado a cerca de 30/40 minutos do Braies, já quase na fronteira com a Áustria. Para dar a volta completa no lago levamos cerca de 1h. A caminhada é praticamente toda plana e bem fácil. Há vários estacionamentos ao redor do lago e dois restaurantes. Um passeio muito gostoso para um dia de sol! O lago é lindo e a entrada é gratuita.

Lago di Anterselva
Lago Dobbiaco
Esse lago tem água bem verdinha e fica entre Cortina d`Ampezzo e o Braies. Há estacionamento e restaurantes no local, além de pedalinho para aluguel. A entrada é gratuita. A vista das montanhas ao fundo é linda!

Lago Dobbiaco
Lago di Landro
O lago di Landro, também conhecido como Durrensee, fica bem pertinho do lago Dobbiaco, a entrada é gratuita assim como o estacionamento. Vale a pena dar uma passada por lá, pois o lago é bem bonito, cercado por belas montanhas.
Essa é uma visita rápida que deve ser feita na volta do Lago di Braies.

Lago di Landro
Lago di Misurina
O Lago di Misurina fica a cerca de 20 minutos de carro de Cortina d`Ampezzo passando pelo Passo Tre Croci.
Ao redor do lago você encontra hotéis, restaurantes, pedalinho para alugar, locais para fazer um piquenique, um teleférico, estacionamentos e um belo visual para as montanhas ao redor.

Lago di Misurina
Lago Ghedina
Esse lago fica escondidinho mas vale muito a pena conhecê-lo! O lugar é uma graça! O acesso é fácil, pois o lago fica a apenas 10 minutos de carro do centro de Cortina d`Ampezzo.
Tem um restaurante super charmoso com um deck de madeira sobre as águas do lago que, por sinal, é repleto de trutas.

Lago Ghedina
Lago di Mosigo
O Lago di Mosigo fica em San Vito de Cadore, a cerca de 10 minutos de carro de Cortina d`Ampezzo.
O lago é cercado por belíssimas montanhas super altas.
Na beira do lago fica o bar, restaurante, pizzaria e hotel Chalet al Lago, que nos dias mais quentes serve as refeições no charmoso deck de madeira sobreo lago.
Um lugar super agradável!

Lago di Mosigo
Lago di Alleghe
A cidade de Alleghe fica a cerca de 1h de carro de distância de Cortina d`Ampezzo.
O vilarejo fica situado na beira do lago de mesmo nome, aos pés do Monte Civetta. O lugar é um charme!! Por lá você encontra opção de barquinho para alugar, igreja fofa, gelaterias, e uma promenade para caminhar ao redor do lago muito agradável, de onde se tem uma vista incrível das montanhas, da cidade e do Lago. Há várias opções de estacionamento.

Alleghe
Lago di Santa Caterina
Uma cidade que adorei conhecer foi Auronzo di Cadore, localizada a cerca de 1h de Cortina d`Ampezzo.
Situada às margens do lago di Santa Caterina e aos pés de uma enorme cadeia de montanhas, vale muito a pena passear por lá!
Há estacionamento perto do lago e também algumas opções de restaurantes/bares, além de uma deliciosa promenade para caminhar onde você encontra pedalinhos para alugar.

Lago Santa Caterina em Auronzo di Cadore
Lago San Pellegrino
Quando saímos do Lago di Carezza nosso destino final era a cidade de Cortina d´Ampezzo. Mas fomos fazendo várias paradas pelo caminho. Uma delas foi nesse laguinho fofo chamado San Pellegrino.
Demos a volta caminhando no lago (cerca de 20 minutos). Havia várias famílias fazendo piquenique. Uma delícia de programa!

Lago San Pellegrino
Daqui pra onde
Aproveite para esticar a viagem até a belíssima Eslôvenia como fizemos em maio/2013, na primeira vez que visitamos as Dolomitas.
Para ler nosso roteiro completo para Eslovênia clique aqui.
Matérias relacionadas :
- Lago di Tovel, Dolomitas – Itália
- Lago di Braies, Dolomitas – Itália
- Lago di Sorapis, Dolomitas
- Miramonti Boutique Hotel, Dolomitas
- Rifugio delle Odle – trilha imperdível nas Dolomitas
- Roteiro de 10 dias pelas Dolomitas
- Dicas de restaurantes em Cortina d`Ampezzo
Dá para tomar banho em algum desses lagos?
Em todos exceto o Carezza. Mas mesmo no verão eu só consegui entrar na agua do Tovel pq estava bem quente no dia. No dia que fomos ao lago di braies estava meio frio, nao consegui entrar mas queria muito. No Lago di sorapis ate tentei entrar mas desisti pq estava muito fria. bjs
Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que felicidade!!!! Obrigada 🙂
Oi Fabi!
Eu adoro o o blog de vocês e suas viagens. A forma como mostram e escrevem dos lugares deixa tudo incrível e a gente com vontade de viajar o ano inteiro (pena que não dá para sair de férias do trabalho os 12 meses, né? rs).
Estou planejando uma viagem para a região das Dolomitas e vocês ficaram 10 dias (Voo, 1 em Padova, 2 em Avelengo e 5 em Cortina), a pergunta é: com as distâncias alguma coisa ficou muito corrida ou os passeios foram feitos tranquilamente? As estradas são boas, certo? Mais alguma dica? 🙂 Obrigada, beijos! Cris
Oi Cris! Que bom! Fico feliz que vc gosta do blog pq me da um trabalhão 🙂 . O seu roteiro é igual ao nosso! Dá super bem sim! As estradas sao boas, claro que perto das montanhas tem bastante curva, tem que dirigir devagar e com atençao, mas são boas sim. Como fomos em agosto, no verao, e os dias duravam muito, dei pra aproveitar bastante e ate repetir passeios. beijocas
Olá! Adorei seu post! Irei fazer um tour pela Itália em junho e gostaria muito de conhecer todos esses lugares mencionados! Porém, ficaremos cerca de 2 ou 3 dias em cortina, quais Lagos você indicaria para visitar? De preferência que sejam rápidos e que não precise andar 5km para chegar! Rsrs! Quantos Lagos da de visitar em um dia? Uns 3? Obrigada!
Oi Fabi !!
Sua viagem e fotos me despertaram p conhecer essa região da Itália !
O Hotel Miramonti já está reservado , mas depois irei p Croácia . Quais os lagos mais próximos p visitar estando hospedada aí ?!
Oi Giulia! Dá uma olhadinha nas distancias no site http://www.viamichelin.com . O Tovel e o Carezza são os mais próximos bjs
Fabi,
Estou usando o seu blog para programar minha próxima viagem, e a minha vontade é juntar essa região norte da Itália das Dolomitas com a Suiça. É possível atravessar de carro para Zurich?
Beijos e parabéns pelo Blog!!!