É um trabalho difícil eleger as ilhas mais bonitas da Europa. São inúmeras opções em vários países, como Grécia, Itália, Espanha, França, Croácia, Portugal ou Malta, destinos perfeitos para curtir o verão europeu. Cada ilha tem seu charme e sua beleza.
Mas separei 20 das minhas ilhas preferidas para compartilhar aqui com vocês!
Leia também :
- As Ilhas mais bonitas da Grécia
- As praias mais bonitas da Grécia
- As praias mais bonitas da Itália
- Guia Grécia – as 50 maiores dúvidas dos leitores
- Como montar um roteiro pela Grécia
- 12 Destinos imperdíveis na Itália
Portugal
Ilha da Madeira
Conhecida como a Pérola do Atlântico, a Ilha da Madeira está localizada a cerca de 1000 km do continente europeu e a 500 km do africano (costa do Marrocos). A ilha portuguesa possui natureza exuberante, praias, montanhas, cachoeiras, trilhas, ótimos hotéis e restaurantes.
O arquipélago da Madeira é formado pelas ilhas habitadas da Madeira e Porto Santo, além das ilhas não povoadas chamadas Desertas e Selvagens.
A capital da Madeira é Funchal, onde fica a maior parte dos hotéis e restaurantes.
A ilha tem origem vulcânica (mesmo tipo de vulcão do Havaí) e possui montanhas com mais de 1800m de altitude.
A combinação de montanha e mar torna a Ilha da Madeira belíssima
Leia a matéria completa : Dicas e Roteiro da Ilha da Madeira.












































Espanha
Mallorca
Mallorca faz parte do arquipélago das ilhas Baleares na Espanha, juntamente com Menorca, Ibiza e Formentera.
A melhor forma de se explorar a ilha de Mallorca é alugando um carro. A ilha é grande e o carro sempre te dá mais liberdade para parar onde quiser por quanto tempo quiser.
São MUITAS as opções de praias belíssimas com mar super azul! Não deixe de visitar a Calo des Moro e a SaCalobra, passando por uma estrada incrível que corta a Serra de Tramuntana.
Mallorca também tem outras atrações como os vilarejos charmosos de Valldemossa e Sóller, além do passeio panorâmico de carro que leva até o Cap de Formentor, na parte montanhosa da ilha e a gruta Cuevas del Drach.
Leia a matéria completa : Dicas de Mallorca.






















Menorca
Menorca faz parte do arquipélago das ilhas Baleares na Espanha, juntamente com Mallorca, Ibiza e Formentera.
A ilha tem aeroporto e recebe voos de várias capitais da Europa como Madrid, Barcelona, Lisboa etc.
Também há ferries desde Barcelona e de Mallorca para Menorca.
As praias mais bonitas de Menorca ficam nas proximidades de Cala Galdana, no sul da ilha. Nos arredores da Ciutadella, costa oeste/sudoeste de Menorca, também há várias praias lindas. Todas as praias de areia com mar azul cristalino. Não perca as mais lindas :
Cala Macarella e Cala Macarelleta, Cala Turqueta, Cala Mitjana e Mitjaneta, Cala Fustam e Cala Trebalúger.
Um programa imperdível em Menorca é assistir ao pôr do sol no famoso Cova d’en Xoroi, um bar que fica dentro de uma caverna natural encravada em um penhasco.
A Ilha passou a ser uma das minhas preferidas de toda Europa.
Leia a matéria completa em : Dicas de Menorca.


























Malta
Malta é um arquipélago formado pelas ilhas de Malta, Gozo e Comino, banhadas pelo mar Mediterrâneo. O país está localizado entre a costa do sul da Itália, próximo à Sicília, e o nordeste da Tunísia, na África. Malta é membro da União Europeia desde 2004, e é o menor país da União em termos de população e área.
Existem muitos voos diários saindo de várias capitais europeias até a ilha, especialmente na alta temporada (verão). O idioma oficial é o maltês, juntamente com o inglês, que é o idioma falado por todos na ilha (inclusive muitos brasileiros fazem Intercâmbio em Malta)
Malta adota o euro como moeda e a mão é inglesa, não sendo tão fácil explorá-la de carro.
Não deixe de visitar : a superrrrr azul neon Blue Lagoon, a St. Peter’s Pool, a Gruta Azul (Blue Grotto) e os vilarejos de St. Julian`s e Valletta.
Leia a matéria completa em : Dicas de Malta.
























Itália
Lampedusa
Lampedusa é uma ilha italiana que fica entre a costa da Sicília e da Tunísia na África, no mar Mediterrâneo. A ilha pertence ao arquipélago das Ilhas Pelágias, juntamente com as ilhas de Linosa e Lampione (essa última é inabitada).
Certamente é uma das ilhas mais lindas que já conheci na vida, o mar tem um tom de azul impressionante! A ilha é pequena, mas tem muitas opções de praias lindas sendo a Spiaggia dei Conigli a mais famosa da ilha, eleita pelos leitores do Tripadvisor como a praia mais bonita da Europa.
Leia mais: Dicas de Lampedusa






























Sardenha
A Sardenha é uma paradisíaca ilha italiana, banhada pelo mar mediterrâneo, localizada ao sul da bela ilha francesa de Córsega. É a segunda maior ilha do Mediterrâneo, menor apenas que a Sicília.
Já estivemos na ilha duas vezes, sendo uma delas por 20 dias. Por ser uma ilha grande, é preciso montar várias bases para explorar bem a Sardenha. São muitas opções de praias belíssimas!
Não deixe de conhecer o arquipélago de Maddalena, localizado perto do norte da Sardenha.
Leia mais : Sardenha – roteiro completo


















Sicília
Outra ilha que você precisa conhecer é a Sicília – a maior ilha italiana também tem o seu charme!
Não deixe de conhecer a encantadora Taormina (conhecida como a Positano da Sicília),Riserva Naturale dello Zingaro e as ilhas Eólias.
Aproveite para conjugar com Malta que fica ali pertinho!
Leia também : Roteiro completo Sicília e Malta


























Favignana
Favignana é uma pacata ilha que faz parte do arquipélago Égadi, localizado na costa oeste da Sicília.
A ilha é pequena e plana e, por isso, o meio transporte mais utilizado é a bicicleta. A ilha tem um astral muito jovem e agradável! No centrinho é proibida a circulação de carro, mas no restante da ilha é possível rodar de carro.
Não deixe de visitar a Cala Rossa e a Grotta Bue Marino, e ainda dê uma esticadinha até a vizinha ilha de Levanzo.
Em Favignana recomendo os hotéis Hotel Favignana , Dimora dell’Olivastro, Cave Bianche (o mais estiloso) e Hotel delle Cave.
Leia mais : A incrível ilha de Favignana


















Elba
Elba fica na costa da Toscana e é a terceira maior ilha da Itália (atrás apenas da Sicília e da Sardenha).
É um ótimo destino para visitar após uma viagem de enoturismo pelos charmosos vilarejos da Toscana.
Foi na Ilha de Elba que Napoleão Bonaparte ficou exilado depois de perder o poder.
É bem fácil chegar em Elba – basta Pegar um ferry em Piombino (cidade que fica a 1h de Pisa e a 1h30 de CinqueTerre) para Portoferraio – a travessia leva 1h, os ferries transportam carros e a frequência é muito grande (sai ferry praticamente a cada meia hora). Três cias fazem esse trajeto : Moby, BlueNavy e Toremar.
A ilha tem praias lindas, restaurantes charmosos e muitas opções de caminhada.
Nos hospedamos no delicioso Hotel Santo Stefano que tem um ótimo custo x benefício e localização.
Leia mais : Ilha de Elba – dicas e roteiro.




























Capri
Capri é uma ilha mais “clichê” mas não podia ficar de fora dessa lista! Um dos destinos mais badalados do verão europeu, facilmente acessada a partir de Nápoles ou de algumas cidades da Costa Amalfitana.
É possível fazer apenas um bate e volta para Capri, mas se você quiser mesmo curtir a ilha vale a pena ficar algumas noites por lá.
Não deixe de fazer o passeio de barco “Giro dell Isola + Grotta Azzurra”, curtir o badalado lido La Fontelina e o pôr do sol no Lido del Faro em Anacapri.
Leia a matéria completa em : Dicas de Capri.
































Grécia
Creta
Creta é a maior ilha grega e está localizada ao sul da Grécia. A ilha é banhada pelo mar Egeu e tem belíssimas praias de areia na costa Oeste (coisa rara na Grécia!) mas também tem praias de pedrinhas.
A praia de Balos é uma das mais bonitas da Grécia e o vilarejo de Chania é super charmoso, mas há muito mais para se explorar em Creta.
A melhor forma de explorar a ilha é de carro e o ideal é ficar de 10/15 dias fazendo bases diferentes.
Leia tudo em : Dicas de Creta




























Karpathos
Karpathos (pronúncia “Cárpatos”) é a segunda maior ilha do arquipélago do Dodecaneso e está localizada praticamente no meio do caminho entre as ilhas de Creta e Rhodes, por isso fizemos uma parada estratégica por lá. Em um mês visitamos oito ilhas : Creta Karpathos, Rhodes, Tilos, Symi, Halki, Skiathos e Skopelos além de passarmos um dia em Atenas.
A ilha é grande e tem muitas opções de praias paradisíacas. Ficamos 5 dias inteiros e foi suficiente para explorar bem a ilha e descansar também. Mas dá para ficar um semana tranquilamente.
A melhor forma de se explorar Karpathos é alugando um carro, mas também é possível usar o transporte público.
Leia mais : Dicas e roteiro de Karpathos.




















Skopelos
Skopelos faz parte do arquipélago Espórades na Grécia. A ilha ficou internacionalmente famosa por ter sido locação do filme Mamma Mia há dez anos.
Estivemos lá em julho/18 quando fizemos o seguinte roteiro de um mês no país : Creta, Karpathos, Rhodes, Symi, Halki, Tilos, Skiathos e Skopelos.
Skopelos é uma ilha super charmosa e arborizada (muuuito verdinha), com praias lindas e de fácil acesso, o mar às vezes é azul, às vezes esmeralda. A ilha tem ótima estrutura.
E aproveite para visitar também a vizinha Skiathos, que tem muitas praias de areia (e não de pedrinhas), de fácil acesso, ótimas para quem viaja com crianças.
Leia mais : Dicas e roteiro completo de Skopelos






















Symi
Symi faz parte do arquipélago do Dodecaneso na Grécia. A ilha está localizada bem próxima a costa da Turquia.
Estivemos lá em um bate e volta a partir de Rhodes. Confesso que se soubesse que a ilha era tão bonita (e colorida!) com praias ótimas teria ficado uma ou duas noites por lá. Adorei a vibe e a tranquilidade de Symi!
Leia tudo em : Dicas de Symi.


















Halki
Halki (ou Chalki) faz parte do arquipélago do Dodecaneso na Grécia. A ilha está localizada bem próxima a costa da Turquia.
A partir da ilha de Rhodes pegamos um ferry de 1h15 da cia Dodekanisos Seaways para Halki.
Fiquei apaixonada pela vibe da ilha! Pequena, colorida, aconchegante com um mar incrivelmente azul!
Vale a pena passar 1 ou 2 noites por lá para descansar!
Leia mais : Dicas de Halki






















Kefalonia
Kefalonia é uma das ilhas mais lindas que eu conheço e a minha preferida na Grécia. Conheci esse pedacinho do paraíso em junho/12 quando ainda não era conhecida no Brasil e me apaixonei! Voltei em junho/17 e fiquei 7 dias explorando cada cantinho da ilha!
A ilha tem muitas praias lindas entre elas : a Myrthos Bay que é considerada uma das praias mais bonitas da Europa, Petani Bay e várias outras que tive a oportunidade de conhecer nesse ano.
Como conheço muito bem Kefalonia, escrevi um Ebook ilustrado super detalhado com todas as dicas e informações úteis da ilha, incluindo : como chegar a partir de Atenas, Zakynthos, Lefkada e Paxos, uma sugestão de roteiro de 7 dias com o que fazer day by day, dicas de hotéis, restaurantes, muuuitas sugestões de praias paradisíacas, incluindo algumas inéditas…
Para saber mais sobre o Ebook de Kefalonia & Íthaca clique AQUI.
Sugestão de hotéis românticos e charmosos em Kefalonia : Petani Bay e Emelisse Hotel.




































































Paxos & Antipaxos
Durante a nossa viagem pelas ilhas Jônicas visitamos nessa ordem:
Zakynthos – Kefalonia – Íthaca – Lefkada – Paxos & Antipaxos – Corfu.
Nós conhecíamos apenas Zakynthos e Kefalonia. Amamos conhecer as outras ilhas também! Todas têm praias belíssimas e muito charme!
A cereja do bolo com certeza ficou por conta das ilhas de Paxos & Antipaxos, onde encontramos praias paradisíacas, algumas inclusive de areia, bons hotéis e restaurantes. A base para explorá-las deve ser montada em Paxos. Antipaxos fica a 20 minutos de barco, mas por lá não há estrutura de hotéis. Apenas praias deslumbrantes e algumas tavernas.
Como há pouca informação na internet sobre essas ilhas, resolvi montar um Ebook – um guia de viagem digital com tudo explicadinho sobre esse destino. Para saber mais clique AQUI.
Para dicas de hotéis em Paxos clique AQUI.














































Zakynthos
Já estivemos em Zakynthos duas vezes. A ilha Jônica ficou famosa graças a belíssima praia Navagio (aquele azul não tem igual!)
Além da Navagio, Zakynthos tem outras belas praias, hotéis bacanas, ótimos restaurantes e lugares para assistir ao pôr do sol. Vale a pena ficar pelo menos 4 dias na ilha.
Para saber mais sobre Zakynthos:
- E-book com todas as dicas de Zakynthos
- Dicas de hotéis em Zakynthos para todos os bolsos
- Os melhores restaurantes de Zakynthos
- Roteiro em Zakynthos




































Santorini
Santorini é a ilha grega mais famosa e mais desejada por todos os orientais da face da terra (rs!), mas ainda assim vale muito a pena conhecê-la! Já estive lá duas vezes.
Os vilarejos mais procurados para hospedagem são Fira e Oia (a pronúncia correta é “Ia”). Eu recomendo (se você puder pagar) que escolha um hotel em Oia. É lá que ficam as igrejinhas com domos azuis, as casinhas brancas, o famoso ponto para ver o sol se pôr, além de ótimos hotéis e restaurantes.
Tenha em mente que as praias da ilha não são tão bonitas. O bacana de Santorini é mesmo o visual e o charme dos vilarejos.
A partir de Santorini, siga de ferry por apenas 50 minutos para a charmosa ilha grega de Ios (amo tanto que já estive lá 3x).
Leia mais :






































Milos
Milos é uma ilha vulcânica situada no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu. É possível chegar até lá de avião (45min de voo) a partir de Atenas por meio das companhias aéreas Olympic Air e Aegeair Air . Também é fácil chegar na ilha de ferry, que está a apenas 3h de distância de Atenas.
Para quem pensa em visitar as ilhas de Mykonos e Santorini é uma ótima idéia encaixar Milos no roteiro, uma ilha repleta de praias paradisíacas, hotéis e restaurantes charmosos.
Em breve vou atualizar a matéria abaixo de Milos.
Para saber mais sobre Milos :










































Poderia citar mais várias ilhas que amei como Córsega na França, as ilhas da Croácia e muitas outras ilhas gregas (leia também “As 14 ilhas mais bonitas da Grécia “). Sem falar no belo litoral da Turquia também! Leia a matéria sobre Oludeniz.
Dicas gerais
Chip de Internet
Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.
Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!
NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.
Seguro viagem
Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!
Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Leia também :
- As Ilhas mais bonitas da Grécia
- As praias mais bonitas da Grécia
- As praias mais bonitas da Itália
- Guia Grécia – as 50 maiores dúvidas dos leitores
- Como montar um roteiro pela Grécia
- 12 Destinos imperdíveis na Itália
- Índice com todas as matérias da Grécia
Fabi, primeiramente parabéns pela matéria!
Estou na dúvida em relação às ilhas baleares, pois tenho poucos dias disponíveis, e vi que você não mencionou ibiza/formentera. Chegou a ir nelas? Do seu ponto de vista Maiorca e Menorca ganha delas?
Obrigada desde já!!
Oi Dani, conheço as 4 e amei as 4, mas pra ibiza e formentera fui antes de ter blog. De qqer forma Menorca e Mallorca são mais bonitas sim! Menorca é SURREAL. bjs
Adorei Fabi, só lugar lindo!!! E a Grécia dominou neh? Kkk
Um sonho conhecer todos esses lugares. Obrigada por dividir com a gente.
Saudades de você em Anguilla tem planos de voltar lá?
Beijos
Oi querida! Muita vontade de voltar a Anguilla! A Grecia é o pais que tem mais ilhas na Europa, não tinha como não dominar ahahahah beijocas
Oi Fabi! Tudo bem?
Amo seu blog e sempre leio suas dicas. Parabéns.
Temos um roteiro de 15 dias no final de junho/2020 e estamos em dúvida do roteiro. Você preferiu no geral a Sardenha ou Kefalonia e Zaquintos? Em 15 dias você faria 7 em cada região? Também pensei em talvez trocar uma das praias pela Turquia, que não conhecemos. Já fomos para Mykonos e Santorini e amei! Também já estivemos em Taormina (que achei maravilhosa também), Malta, amamos todas essas regiões!! Dúvida cruel! Rs. Costa amalfitana não conhecemos. Amamos praia e vilarejos fofos. Podes nos ajudar? Obrigada e desculpe as varias perguntas.