Tudo sobre Oludeniz na Turquia

Em 29/03/2018 por Fabi Gama

Aproveitando a sequência de matérias que a minha amiga Ariana escreveu sobre a Turquia aqui no blog (Capadócia e Istambul), resolvi contar um pouco de alguns lugares que visitei quando estive no país há alguns anos.

A costa da Turquia também é muito bonito e vale a pena incluir no seu roteiro cidades como Marmaris e Oludeniz. Outra que ainda tenho vontade de conhecer é Bodrum.

 

Onde fica

Oludeniz é um pequeno balneário banhado pelo as águas cristalinas dos mares Mediterrâneo e Egeu, localizado na costa sudoeste da Turquia, conhecida como “Costa Turquesa”.

O vilarejo está localizado a 800km de Istambul e a 10 km da cidade de Fethiye.

 

Como chegar

O Aeroporto de Dalaman é o mais próximo de Oludeniz (a cerca de 60 km) e recebe voos direto de Istambul.

Nós estávamos em outra cidade litorânea da Turquia chamada Marmaris e pegamos um ônibus até Fethiye, cidade que fica a cerca de 15 minutos de Oludeniz. De Fethiye pegamos um táxi para Oludeniz, só porque estávamos com malas, mas há ônibus regular  fazendo esse trecho.

O trajeto de Marmaris até Fethiye durou aproximadamente 3h.

De Oludeniz seguimos para a ilha grega de Rhodes – há ferry direto na alta temporada ligando Fethiye a Rhodes. O trajeto leva cerca de 1h40.

 

Melhor época

A melhor época para visitar essa região é durante o verão, a partir de final de maio até setembro. Evite o mês de agosto, época de altíssima temporada.

 

Quanto tempo

O ideal é ficar de 3 a 4 dias para fazer todos os passeios  e curtir a região com calma.

 

O que fazer

 

Passeio de barco pelo Vale das Borboletas

Esse passeio passa por praias bonitas, faz paradas para mergulhos  e dura o dia todo. Inclui almoço. Nós fomos em um barco grande com muitos turistas, hoje em dia sempre fico atenta a isso e procuro por empresas que tenham barcos pequenos com menos gente ou faço passeios privativos.

Voo Parapente

Voar de parapente sobre a famosa Blue Lagoon é a maior atração de Oludeniz. O salto acontece no topo da montanha Babadag que tem quase 2.000m! Como falei, fiz essa viagem com duas amigas. Uma delas topou pular de parapente, eu me animei e até tentei, mas não consegui. O vento no momento em que tentamos saltar não estava muito favorável e não conseguimos de primeira. Não tive coragem de tentar de novo!  Acabei desistindo, mas a minha amiga Flávia encarou a adrenalina e tirou fotos lindas lá de cima! Esse voo já com o transporte até o topo da Montanha Babadag custa em torno de 50,00 euros por pessoa. Cada pessoa salta com um instrutor e o voo dura aproximadamente 20/30 minutos, dependendo do vento. Há várias agências no centrinho de Oludeniz que organizam esse passeio. Fizemos com uma empresa indicada pelo nosso Hotel Oludeniz chamada Hector Paragliding. Como eu desisti de pular, eles devolveram o dinheiro sem problemas.

 

Blue Lagoon

Parte da famosa Blue Lagoon fica dentro de um parque nacional, por isso é preciso pagar uma taxa para entrar na praia (é barato,  menos de 2,00 euros). A praia tem estrutura, banheiros, algumas opções de lanches e bebidas, além de atividades aquáticas (pedalinho etc). A cor da água do mar é linda! Cristalina e turquesa, além de ser bem calminha.

Centrinho de Oludeniz

No centrinho de Oludeniz tem várias lojinhas e restaurantes. É gostoso à noite. Não é um local para quem busca festas e agito, mas é ótimo para famílias e casais.

 

Saklikent (Hidden City) Gorge

Não fizemos esse passeio, mas para quem gosta de caminhada parece ser bem bonito. É o segundo maior cânion da Europa e o mais extenso e profundo da Turquia. Fica a 50 minutos de Oludeniz. O verão é a melhor época para visitar esse gorge. Na Eslovênia conheci dois gorges lindos também!

 

Onde se hospedar

Você pode fazer base em Fethiye (uma cidade um pouco maior) ou no balneário de Oludeniz mesmo, como preferimos fazer. Como já mencionei, há ônibus regular ligando Fethiye a Oludeniz, mas eu sempre prefiro lugares menores, pois acho mais charmosos. Oludeniz tem hotéis simples e baratos, mas também tem opções de hotéis muito bons (e não tão caros!).

 

  • Hotel Oludeniz – fiz essa viagem com duas amigas. Nos hospedamos nesse hotel familiar, arrumadinho, bem localizado (a 250m da praia)  e com piscina. A diária tem um preço excelente – cerca de 40,00 euros por dia para 2 pessoas com café da manhã no mês de junho. Pode ser que em agosto seja um pouco mais caro. Os quartos tem ar condicionado e wi-fi gratuito. Para saber mais clique em Hotel Oludeniz.

 

 

  •  Ecclesia Hotel  – opção de hotel só para adultos super charmoso, novinho, confortável, bem localizado e com piscina (diárias na faixa de 100,00 euros). Para saber mais clique em Ecclesia Hotel.

 

  • Perdue Hotel – SONHO!!! esse hotel está localizado a beira mar  a cerca de 12km de Oludeniz. O hotel é incrível, super romântico e exclusivo, está na minha listinha há um tempo. Diárias na faixa de 300,00 euros. Morro de vontade de voltar a Oludeniz com meu marido e ficar pelo menos duas noites nesse hotel. Para saber mais clique em Perdue Hotel.

 

 

Para procurar mais hotéis em Oludeniz clique AQUI.

* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog usando os links indicados, ainda que você opte por se hospedar em outros hotéis. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Obrigada! 

 

É caro ?

A moeda na Turquia é a lira turca. O país é muito mais barato que os vizinhos europeus que adotam o euro. Essa região de Oludeniz é muito procurada por ingleses (inclusive várias vezes vimos preços marcados em libras), mas ainda assim é bem barata.

 

Daqui pra onde

Como falei no início da matéria daqui seguimos para a bela ilha grega de Rhodes. Na alta temporada há um ferry direto ligando Fethiye a Rhodes em 1h30. De Rhodes pegamos um voo para Atenas e de lá voo de volta ao Brasil.

Para reservar o ferry acesse o site Ferries.gr . Esse trajeto é operado pela cia Dodecanese Flying Dolphins  e custa 50,00 euros por pessoa.

Ferry para Rhodes

 

Leia mais

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: