Dicas de compras em Istambul

Em 20/01/2018 por Fabi Gama

Dando continuidade aos posts sobre a viagem da minha amiga Ariana à Turquia, nessa matéria ela vai contar pra gente um pouco sobre as compras em Istambul.

Leia mais:

 

Por Ariana Campos :

Se há bons lugares para fazermos compras, sem dúvida Istambul é um deles.

E você vai poder (e querer) comprar de tudo um pouco: roupas, tecidos, itens de decoração, jóias, acessórios…

 

Avenida Istikal

Um ponto de compras bastante interessante é a Avenida Istiklal (Istiklal Caddesi) com quase 3 km de extensão (vai da Praça Taksim a estação Tünel). Lá você encontra várias marcas européias como Mango, Zara e Sephora. Mesmo se não for comprar nada, vale a visita pois a Istiklal está sempre animada e cheia de gente – e tem vários cafés e barzinhos. Experimente tomar um sorvete.

 

Bairro Nisantasi

Para lojas de grife, nada melhor que um passeio pelas ruas do charmoso bairro de Nisantasi (vá até a Rua Abdi Ipekçi e não deixe de visitar a multimarcas Beymen).
Istambul também é bem servida de shopping centers (o Cevahir Istanbul figura na lista dos maiores shoppings do mundo!).

Mas acho que nada se compara à energia dos bazares. No meu caso, como queria uma coisa mais “local” e não tinha muito tempo, acabei me jogando nas ruas do Grand Bazaar e do Mercado das Especiarias.

 

Mercado de Especiarias

No Mercado das Especiarias – também conhecido como Mercado Egípcio – alem das esperadas especiarias também é possível encontrar varias espécies de souvenirs. Foi lá que comprei aquelas bolsinhas turcas bordadas para dar para as minhas amigas. Tem de vários tamanhos. Também garanta todas as guloseimas que pretende experimentar 🙂 O Mercado das Especiarias tem o formato de um “L” e com suas quase 100 lojas é o segundo maior bazar em Istambul só perdendo para o Grand Bazaar.

 

Grand Bazaar

Já o Grand Bazaar é tido como o maior mercado coberto do mundo. Também não é para menos com suas mais de 60 ruas e 4000 lojas. O fluxo de pessoas chega a incrível marca de quase meio milhão por dia, contando com visitantes e trabalhadores. Os vendedores são bastante “ativos” e sentem o cheiro de brasileiro de longe – sempre estão nos abordando, nos oferecendo um chá – faz parte da cultura turca e, sinceramente, acho super gentil (eu mesma bebi umas 3 xícaras de chá numa tarde de compras – e adorei rs!). Nós, brasileiros, somos queridos, ao menos me senti muito bem recebida… muitos vendedores até arranhavam algumas palavras em português como “tudo bem?”, “obrigada” – afinal eles são mestres na arte de vender e negociar.

O Grand Bazaar data de 1461 e andar pelas suas ruas é passeio obrigatório – ao menos na sua primeira visita em Istambul. Confesso que eu iria querer voltar rs! E olha que nem sou tão da “vibe” de compras assim. Destaque para os trabalhos em cerâmica – vontade de levar tudo, tapetes, perfumes (para fugir do lugar comum), pashminas, olhos turcos – sendo que eles fazem tudo com olho turco: jóias, chaveiros, decorações para casa, etc. É uma lembrancinha essencial – quase deu briga rs! Ah lindo demais.

Aqui seguem algumas dicas de lojas que visitei e gostei no Grand Bazaar:

 

CASHMERE HOUSE by Ilyas Aksum – Lojas de pashminas super estilosas e de ótima qualidade. Tem para todos os gostos e bolsos. Os valores podem variam desde 30 Liras a 10000 Liras (isso mesmo!). Atendimento impecável do Zezinho. Sai de lá com 4 que são meus mimos.

. Site : www.cashmerehouse.com.tr
. INSTAGRAM: @cashmere_house_exclusive
. Endereço: Keseciler Cad, n 49/51 Grand Bazaar Faith – Istambul

 

SARA JEWELLERY – Joalheria de confiança da Gonca (@guiaturca) – Comprei um cordão com lindo pingente de ouro de Nossa Senhora e um olhinho turco (estou tomando banho com ele e não escureceu até hoje rs!). Aprovadíssimo!

. Endereço: Kalpakçilar 34126 – Istambul
. E-mail :sarajewellery@hotmail.com

 

ISNIK WORKS – Artigos finos de cerâmica – desde pequenas lembranças a vasos enormes. Dependendo do volume você pode comprar e eles despacham para o Brasil. Me arrependi de não ter comprado mais.

. Site : www.iznikworks.com
. INSTAGRAM: @iznikworks
. Endereço: Takkeciler n. 41/43 Grand Bazaar – Istambul
. E-mail: info@iznikworks.com

KOÇ DERI – Peças lindas de couro (passei mais de 1 hora na loja pois eu queria trazer umas 3 jaquetas – imagina com esse frio do Rio de Janeiro rs!). Indicada inclusive pelo Travelblog da Singapore Airlines.

. Site : www.kocderi.com
. Endereço: Taya  Hatum Mahallesi Grand Bazaar – Istambul
. E-mail: info@kocderi.com

 

HACI BEKIR – Imperdível! Essa loja fica fora do Grand Bazaar, mas muito pertinho. Melhor e mais tradicional loja (desde 1777) para se comprar os famosos “turkish delights” – que são doces típicos feitos como se fosse uma “gelatina” envoltos por uma camada de açúcar (o mais tradicional é o no sabor pistache – que é o meu predileto – mas tem vários sabores como menta, amêndoas, café dentre outros). Uma delícia – inclusive escrevi esse post me deliciando com uma das caixas que trouxe para mim (humm). Como relatei no post com dicas de restaurantes (Clique  AQUI) provei quase metade da loja (a Gonca @guiaturca teve grande participação nesse quesito rs!). Vende balavas (aquele doce de massa folheada) e vários outros tipos também. Ótima opção como lembrança para a familia e amigos – e bem original. Trouxe “algumas” caixas na mala – o problema é que não queria dar de presente quando cheguei ao Brasil rs! Vale muito a visita.

. Site : www.hacibekir.com
. Endereço: Hamidiye Cad n 83 / 34110 Eminönü – Istambul

 

 

Dicas

  • Reservem um espaço na mala. Certamente você vai querer trazer algum item de recordação.

 

  • Algumas vezes a gente consegue pechinchar. Não custa tentar!

 

  • Se você pretende visitar outras cidades da Turquia e até mesmo de algum outro país, a dica é deixar Istambul como última base da sua viagem por causa das compras.

 

 

Onde se hospedar

Se o seu interesse é a parte histórica de Istambul e você não dispõe de muitos dias e nem faz questão de muito agito noturno, a melhor opção é Sultanahmet – lugar seguro, com boas opções de restaurantes e ótimo custo x benefício. Tanto eu quanto a Fabi nos hospedamos nessa região. Eu fiquei no excelente  Hotel Amira Istambul e a Fabi no hotel Ambassador – bem localizado, confortável e com ótimo custo x benefício.

Se você procura um bairro mais movimentado (inclusive à noite) com preço acessível, sua escolha pode ser Taksim – o ideal seria procurar hotéis próximos a Praça Taksim, na região de Beyoglu, pois é bem atendida pelo metrô e funicular – uma espécie de “bondinho” histórico. Se você dispõe de um pouco mais de capital e procura um bairro mais “in” com vida noturna (além de varias lojas de grife) uma boa opção é Nisantasi. Agora, se você não quer economizar e faz questão de uma vista espetacular, uma ótima opção é a região de  Besiktas, com seus hotéis à beira do Bósforo (eu fiz o passeio e realmente deve ser de tirar o fôlego acordar e se deparar com aquela vista).

Guia

Não posso deixar de destacar a companhia da Gonca (@guiaturca). Ela me levou nas lojas “certeiras”, tudo com bom preço e de qualidade. Fora que faz toda diferença estar acompanhada por uma pessoa local. Batemos muita perna juntas. Companhia maravilhosa! Sempre com sorriso largo, uma simpatia (o que me rendeu vários descontos rs!). Muito obrigada, Gonca!

Para entrar e contato com ela mande e-mail para goncakaya@hotmail.com .

Seguro viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito. Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

Espero que vcs tenham gostado e ótimas compras.

Bjs,
Ariana Campos (@arianaporai)

 

Leia mais

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: