Dicas da Capadócia, Turquia

Em 23/01/2018 por Fabi Gama

Continuando a série de matérias sobre a Turquia que a minha amiga Ariana (instagram @arianaporai) está escrevendo aqui no blog, nesse artigo ela vai contar tudo sobre a Capadócia – dicas de hotéis, restaurantes, passeios e outras informações úteis.

 

Leia mais:

 

Por Ariana Alves :

Como chegar

Às 11:30h da manhã a Gonca (instagram @guiaturca) me buscou no Hotel Amira Istambul para irmos ao aeroporto Atatürk em Istambul rumo à Capadócia.

Aqui vale uma observação: quem vai para a região da Capadócia pode escolher entre 2 aeroportos: Kayseri e Nevsehir. O aeroporto Nevsehir fica a 40 minutos de distância do centro da Capadócia e o Kayseri 1 hora.

Porém o aeroporto de Kayseri recebe mais vôos regulares de Istambul. Como compramos a passagem na véspera da viagem, os preços estavam mais convidativos pelo Kayseri (ida e volta, pela Turkish Airlines deu em torno de 180 liras para cada uma – o que achei um ótimo preço!). A @guiaturca agendou um transfer e não tivemos maiores dificuldades.

Capadócia

Cidade base

Outra ressalva importante é quanto à cidade “base” para explorar a Capadócia. Percebi que muitas pessoas optam por ficar em Goreme (talvez por ser a maior delas e por conta da maior proximidade com o local de partida dos passeios de balão). Mas a Gonca indicou que ficássemos em Uçhisar e foi maravilhoso. Tem uma paisagem lindíssima. Então vale a pena pesquisar as duas possibilidades.

Nos hospedamos no LA CASA CAVE HOTEL em Uçhisar – hotel muitooooo charmoso. Meu quarto era no estilo “caverna” – mega romântico e possuía hidromassagem (um charme à parte). O café da manhã é servido no terraço do hotel com uma vista incrível. Atendimento impecável, tudo muito limpo e organizado. Adorei!!!!

 

Outras opções de hotéis

  • Traveller`s Cave Hotel – a Fabi se hospedou nesse hotel em Goreme e também adorou – o hotel tem quartos caverna confortáveis e uma vista linda da Capadócia. Para saber mais clique em Traveller`s Cave.

 

  • Museum Hotel (localizado em Uçhisar)- se você puder, se hospede no Museum Hotel, considerado o melhor hotel da Capadócia, membro da rede Relais & Châteaux. O hotel é fantástico! Para saber mais clique aqui.

 

Hotel Traveller`s Cave

Restaurantes

 

  • Sira Restaurante

 

Experimentamos  uma saborosa tábua de queijos, nozes e tangerina com vinho (um detalhe que fez daquele momento ainda mais especial). Se a viagem for a dois, super recomendo. Se for para um também, afinal nós merecemos, não é mesmo? Rs!

Site : Sira Restaurant

 

  • Harmandali Restaurant

 

Jantamos no Harmandali, um restaurante que conta com apresentação de danças típicas.

Curiosidade : a bailarina principal da apresentação é a Clara Sussekind, carioca que foi à Turquia de férias e não voltou mais (apenas para visitar a família rs). Já está morando na Capadócia há quase 10 anos (inclusive serviu de inspiração para o papel da atriz Cleo Pires na novela Salve Jorge, de Glória Perez). Ela foi uma simpatia e me contou um pouco da historia dela. Muito bacana!
A apresentação conta com varias danças de diferentes regiões da Turquia em um ambiente muito animado – tem uma hora em que todos são convidados a dançarem no centro do palco, e é claro lá fui eu – não ia perder a bagunça de jeito nenhum. Muito engraçado ver todo mundo curtindo cada minutinho. Um verdadeiro show!

Endereço: Kavak Kofu Yolu, 50210 Nevsehir

Hotel Traveller`s Cave

Quanto tempo

Eu fiz uma coisa que não recomendo. Apostei muito alto. Como tinha poucos dias na Turquia, mas não quis abrir mão de conhecer a Capadócia, reservamos apenas uma noite para a Capadócia. A própria Gonca me alertou sobre o que poderia acontecer: se não tivesse boas condições meteorológicas, sobretudo em relação ao vento, não haveria vôo (imagina a frustração de ir até a Capadócia e não voar?) Então, se possível, reserve no mínimo duas noites pois daí suas chances aumentam consideravelmente.

Graças a Deus minhas preces foram ouvidas e teve balão hahaha. Não sei se vocês lembram mas quem me acompanhou no snapchat – naquela época o stories ainda não reinava absoluto rs! – viu que eu nem dormi direito na noite anterior. Era um misto de medo do tempo e ansiedade. Cochilei umas 2:00h e acordei no susto rs! Mas no final deu tudo certo.

 

Passeios

  •  Pôr do sol do Vale Vermelho

Ao fim do dia fomos assistir ao pôr do sol no Vale Vermelho. Deslumbrante! Esse passeio foi organizado pela própria Gonca.

 

  •  Passeio de balão

 

Às 5:30h, pontualmente, a empresa Balloon Turca nos buscou no hotel para nos levar até o local da saída dos balões. Antes uma parada para um pequeno lanche (biscoitos, chás, café).
Chegamos ao local por volta das 6:10h – na alta temporada o passeio costuma ser ainda mais cedo. O que achei muito legal foi ver de perto aqueles gigantes tomando forma. Ver o balão enchendo desde o início, aquele barulho do fogo (com labaredas gigantes), aquele friozinho da manhã…
O nosso balão tinha capacidade para 12 pessoas, mas tem balão para 16 e até 20 pessoas.
O passeio deve ter durado em torno de 1:20h (mas vale a pena cada minutinho, indescritível). Um dos passeios mais emocionantes que já fiz.
Quando retornamos, fizemos um brinde pelo ótimo voo (a turma que voou comigo era bastante animada). Foi uma experiência incrível.
Recebemos um certificado pelo voo com nosso nome (o meu está aqui guardadinho).
Depois a Balloon Turca nos deixou de volta no nosso Hotel.
Enfim, recomendo demais a Balloon Turca (pontualidade, organização do passeio, instrutor experiente). Me senti muito segura (e segurança é um item a se considerar em relação aos passeios de balão).

OBS.: o valor depende da época, da capacidade do balão e do tempo de duração do passeio. O horário de saída do passeio também varia de acordo com a época do ano. Durante o verão, como amanhece mais cedo esse passeio costuma sair por volta das 4h da madrugada.

. Site : BALLOON TURCA
. E-mail :  info@balloonturca.com

Capadócia
Capadócia
Capadócia
  • Tour pela Capadócia

 

Às 10:00h nosso transfer veio nos buscar. A Gonca (@guiaturca) organizou um passeio pelo Museu a céu aberto, Vale dos Caçadores (onde tem a famosa árvore de olho turco) e a cidade subterrânea em Özkonak. Tive a oportunidade de conhecer o Sr. Latif que foi quem a descobriu no ano de 1972. Hoje ele possui uma loja de souvenir bem em frente a sua descoberta.

De lá, fomos a Avanos, cidade em que passa o Rio Vermelho, o mais extenso da Turquia, do qual é retirada a “lama” que dá origem aos artesanatos de argila.

Achei Avanos muito charmosinha. Vale a pena um passeio à beira do rio (como fui no outono, as árvores estavam amarelinhas, com vários patos na beira do rio). Bem bucólico.

Partimos para o aeroporto de Kayseri (1 hora de distância) retornando ao aeroporto de Atatürk/Istambul.

Vôo com duração de 1:10h, aproximadamente.

flores em junho na Capadócia
flores em junho na Capadócia
flores em junho na Capadócia

 

Minhas considerações

Sem dúvida, vale muito a pena conhecer a região da Capadócia. O passeio de balão é i-nes-que-cí-vel. Mas a Capadócia vai além disso. O Museu a céu aberto é imperdível também. Se tiver oportunidade, considere incluir a Capadócia no seu roteiro. De preferência com mais dias rs! Tenho certeza de que não irá se arrepender 🙂

Mais uma vez não posso deixar de lembrar e agradecer por ter tido a companhia da Gonca (@guiaturca). Ela fez com que o meu escasso tempo na Capadócia rendesse e fosse muito bem aproveitado. Essa é a diferença de se poder contar com uma guia de viagem. Sem sombra de dúvida, vale muito a pena contratar o serviço de uma profissional do seu gabarito.

Para entrar e contato com ela mande e-mail para goncakaya@hotmail.com .

Muito obrigada minha amiga Fabi. Capadócia foi um dos lugares que mais amei conhecer na vida. Só de fazer esse post penso: quero me teletransportar. Agora. Já. Rs!

Espero que vcs tenham gostado!

bjs,

Ariana (Instagram @arianaporai)

Texto : Ariana / Fotos : Fabi

 

Leia mais

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Claudio e Patricia

    Boa tarde. Uma ajuda : Estou programando Capadocia com passeio de balão para o final de Novembro. Seria uma data adequada apesar do inverno ?Combinando com Istambul, quantos dias sugere na Turquia. Depois fecho a viagem em Paris. Agradeço.

    Responder
Deixe seu comentário: