Dicas de Restaurantes em Istambul

Em 19/01/2018 por Fabi Gama

Dando continuidade aos posts sobre a viagem da minha amiga Ariana à Turquia, nessa matéria ela vai contar pra gente um pouco mais sobre a gastronomia do país e dar dicas de ótimos restaurantes em Istambul.

Leia mais:

 

Por Ariana Campos :

Na Turquia come-se muitíssimo bem, obrigada!

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de comer – até demais (rs!) . Então fazer esse post me deixa literalmente com água na boca.
Em cada ruela de Istambul pude observar que sempre havia um restaurante ou “uma portinha” com algo bem atrativo… e as vitrines com aqueles kebabs maravilhosos? (o kebab é como um símbolo do país rs – aquela carne que fica girando no espeto vertical sabe?) Impossível ir a Turquia e não ver um desses em algum lugar.

Aqui seguem algumas dicas de restaurantes em Istambul:

 

Hamdi Restaurant

O Hamdi Eminonu é um restaurante tradicional (desde 1970) de comida típica turca – ao lado do Bazar das Especiarias. Ideal para um “pós Bósforo” por ser bem pertinho ou para se recompor após a maratona de compras. Vista maravilhosa do terraço. Comida muito boa. Preço justo. Ótimo custo x benefício.

Pedimos de entrada LAHMACUN (como se fosse uma esfirra aberta) e IÇLI KÖFTE (quibe).
Prato principal: Kebabs de pistache – valor desse prato: 44 Liras – ótimo custo x benefício
Sobremesa: HAMDI SPESIYAL (mais um folheado de pistache porque eu amo). O KATMER deles estava com uma cara deliciosa (fiquei de olho quando a mesa ao lado pediu rs!).

  • Site : Hamdi
  •  Endereço: Tahmis Caddesi Kalçın Sokak No.11 Eminönü – Istambul
  • E-mails : info@hamdirestorant.com.tr

 

 

Vogue Restaurant

Restaurante TOP. Ambiente transado, descolado. Comida contemporânea (inclusive comida japonesa deliciosa). Conta com uma área externa que é puro chame com uma vista de tirar o fôlego. Ótimo para uma noite especial.

Desfrutamos de um delicioso “menu harmonizado” (com 5 pratos no total e para cada um deles um vinho diferente). MA-RA-VI-LHO-SO!!! Recomendo demais!

Primeiro prato feito com a folha da abobrinha acompanhado de um espumante turco.
Segundo prato feito com espinafre e coalhada em cima acompanhado de um rosé da região de Troia.
Terceiro prato acompanhado de um vinho branco da região de Izmir
Quarto prato acompanhado de um vinho Selendi Merlot Cabernet também da região de Izmir (ja viu que quando for visitar a casa da Virgem Maria poderá desfrutar de bons vinhos, hein?)
Quinto prato (grand finale) acompanhado de um vinho de sobremesa, mais leve, Safir, de 2014.

OBS.: Você recebe como se fosse uma “ficha de avaliação” na qual você atribui notas de 1 a 5 para cada uma das combinações. Ou seja, tem que se garantir muito rs. Eu amei!!!! RECOMENDO MUITO!

  • Site : Vogue
  • Endereço: Spor Cad. n. 92 BJK Plaza A Blok K:13 Akaretler Besiktas – Istambul
  • E-mail :  info@voguerestaurant.com

 

 

Panoramic Restaurant

Esse restaurante fica no terraço do Adamar Hotel na região de Sultahnamet. Vista panorâmica (como o nome sugere rs!).

Pedimos MEZE (um mix de entradas frias dentre elas uma pasta de iogurte com menta que adorei) e BÖREK (a aparência lembra um pouco um rolinho primavera). Gonca pediu MAHMUDIYE (frango, purê, damasco e maçã) e eu pedi um YOGURTLU KEBAP (kebab com iogurte). De sobremesa fui de KATMER (uma massa folheada de pistache com sorvete). DELICIOSO!!!

  •  Site : Panoramic
  • Endereço: Yerebatan Cad. No. 37 Sultanahmet – Istambul
  • E-mail :  info@adamarhotel.com

 

 

Haci Bekir

Imperdível! Não deixe de ir. Melhor e mais tradicional loja (desde 1777) para se comprar os famosos “turkish delights” – que são doces típicos feitos como se fosse uma “gelatina” envoltos por uma camada de açúcar. O mais tradicional é o de sabor pistache – que é o meu predileto – mas tem vários sabores como menta, amêndoas, café dentre outros. Uma delícia – inclusive escrevi esse post me deliciando com uma das caixas que trouxe para mim (humm). Eu provei quase metade da loja (a Gonca @guiaturca teve grande participação nesse quesito rs!). Vende balavas (aquele doce de massa folheada) e vários outros tipos também. Uma delicia. Obs.: trouxe “algumas” caixas na mala – o problema é que não queria dar de presente quando cheguei ao Brasil rs! Vale muito a visita.

  • Site : Haci Bekir
  •  Endereço: Hamidiye Cad n 83 / 34110 Eminönü – Istambul

 

Hafiz Mustafa 1864

Dica da @guiaturca para comer doces e sobremesas.

  • Site : Hafiz Mustafa 
  • Endereço: Hocapasa Mahallesi Muradiye Caddesi n. 51 Sirkeci – Fatih – Eminönü – Istambul

 

Nar Lokanta

Fica no 5o andar da Loja Armaggan (dica da Gonca @guiaturca – esse restaurante fica no caminho para o Grand Bazar). Restaurante de comida típica turca com ambiente moderno. Ideal para o dia dedicado às compras.

  • Site : Nar Lokanta
  •  Endereço: Nuruosmaniye Cad Armaggan n. 65 Faith -Istambul

 

360 Restaurant

Uma dica da Fabi  é jantar uma noite no 360 Restaurant, de onde se tem uma vista panorâmica  linda de Istambul.

 

 

Onde se hospedar

Se o seu interesse é a parte histórica de Istambul e você não dispõe de muitos dias e nem faz questão de muito agito noturno, a melhor opção é Sultanahmet – lugar seguro, com boas opções de restaurantes e ótimo custo x benefício. Tanto eu quanto a Fabi nos hospedamos nessa região. Eu fiquei no excelente  Hotel Amira Istambul e a Fabi no hotel Ambassador – bem localizado, confortável e com ótimo custo x benefício.

Se você procura um bairro mais movimentado (inclusive à noite) com preço acessível, sua escolha pode ser Taksim – o ideal seria procurar hotéis próximos a Praça Taksim, na região de Beyoglu, pois é bem atendida pelo metrô e funicular – uma espécie de “bondinho” histórico. Se você dispõe de um pouco mais de capital e procura um bairro mais “in” com vida noturna (além de varias lojas de grife) uma boa opção é Nisantasi. Agora, se você não quer economizar e faz questão de uma vista espetacular, uma ótima opção é a região de  Besiktas, com seus hotéis à beira do Bósforo (eu fiz o passeio e realmente deve ser de tirar o fôlego acordar e se deparar com aquela vista).

Sobre a Guia Turca

Mais uma vez não posso deixar de destacar que a companhia da maravilhosa Gonca (@guiaturca) fez a diferença. Ela me explicava os pratos em português e assim ficava mais fácil eu “acertar” em cheio. Além do mais ela foi uma companheira e tanto nessa viagem. Meu muito obrigada a essa excelente profissional. Sinto saudades daquele sorriso fácil. Gratidão minha querida amiga Fabi @loucosporviagem por essa experiência incrível. Obs.: pode contar comigo sempre nessa parte gastronômica tá? Sacrifício né? O que a gente não faz por uma década de amizade? Rs!

 

 

Um forte abraço para vocês. Arrumem as malas e permitam-se guiar pelos aromas das ruas de Istambul. Mergulhem nos seus sabores. A culinária turca atende bem ao paladar do brasileiro e faz a nossa viagem ser ainda mais inesquecível.

Espero que vcs tenham gostado.

Bjs,
Ariana

Texto : Ariana Campos (@arianaporai) / Fotos : divulgação.

Seguro viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito. Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

Daqui pra onde

Uma ótima ideia é conjugar a Turquia com a Grécia. E o que não falta por aqui é dica e roteiro da Grécia, já que a Fabi já esteve por lá 5x. Para ver todas as matérias clique AQUI.

Outra opção é seguir da Turquia para as Maldivas, já que existe um voo direto da Turkish Airlines para lá. Para ler todas as matérias sobre as Maldivas clique AQUI.

Siga viagem para a Grécia – Foto : Santorini

 

 

Leia mais

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: