Como visitar o Castelo Neuschwanstein na Baviera

Em 16/03/2017 por Fabi Gama

Quem nos acompanha pelas redes sociais (Instagram @loucosporviagem/ Facebook @loucosporviagem2014) sabe que adoramos fazer road trips  pela Europa e que Alemanha é um dos nossos países preferidos.

Já fizemos diversos roteiros bacanas por lá : Rota Romântica, Vale do Reno, Vale do Mosela, Floresta Negra e recentemente fizemos os seguintes roteiros (para ler basta clicar nos links abaixo):

 

Já visitei o famoso Castelo Neuschwanstein três vezes e resolvi fazer uma matéria específica para explicar a melhor forma de visitá-lo.

 

Um pouquinho da história

O  Castelo Neuschwanstein  foi construído no século XIX pelo Rei Ludwig II com base nas óperas de Richard Wagner e hoje é um dos monumentos mais visitados da Alemanha.

Por conta de sua bela arquitetura e localização, que mais parece um cenário de conto de fadas, cercado por montanhas e lagos, o Neuschwanstein serviu de inspiração ao Castelo da Cinderela da Disney.

Seu nome original era “Novo Castelo Hohenschwangau”, mas com a morte do rei, passou a se chamar Neuschwanstein ou “Cavaleiro do Cisne”.

Um dado curioso é que o Castelo tinha avançadas inovações técnicas para a época como campainha a bateria para chamar os serviçais, o ar quente era canalizado para calefação e sistema de água quente para as torneiras.

O castelo levou quase 20 anos para ficar pronto. O Rei Ludwig II já havia morrido quando isso aconteceu.

Durante as obras foi gasto mais que o dobro do estimado para a construção do castelo e por causa da megalomania do Rei, o Governo da Baviera acabou destituindo  Ludwig II do trono, declarando sua incapacidade de continuar no trono. O rei morreu afogado sob circunstâncias não esclarecidas em 1886.

Castelo Neuschwanstein

Localização

O Castelo Neuschwanstein  está localizado a cerca de  5km da charmosa cidade de Fussen na Baviera, região sul da Alemanha que faz parte da Rota Romântica.

Munique está a 120 km, Frankfurt a cerca de 400 km e  Innsbruck (Áustria) a 110 km.

Há vários estacionamentos no local ao custo de 6,00 euros pelo dia inteiro.

Castelo Neuschwanstein  no inverno

Castelo Neuschwanstein

Como é a visita

Agora eu vou explicar de forma prática a melhor maneira (na minha opinião) de se visitar os Castelos Neuschwanstein  e Hohenschwangau, a Ponte Marienbrucke e o lago Alpsee.

Ao chegar estacione o carro e siga caminhando uns 5 minutos até o ponto de ônibus. Normalmente há fila no ponto, basta aguardar. O ticket custa 1,60 euros por pessoa apenas para subir. O ônibus vai te deixar ao lado da Ponte Marienbrucke, de onde se tem uma vista incrível do Castelo, do desfiladeiro Pollat e da cachoeira.

De lá, desça caminhando por cerca de 15 minutos até o Castelo Neuschwanstein e faça (ou não) a visita guiada que dura cerca de 30 minutos. A visita deve ser agendada previamente pela internet e  tem hora marcada, portanto, se planeje para estar no horário certinho no Castelo.

Ao final da visita,  você tem a opção de caminhar cerca de 20/25 minutos até o  Castelo Hohenschwangau ou fazer esse trecho de Charrete (6,00 euros por pessoa).

As caminhadas são muito agradáveis, com belo visual mas às vezes a pessoa não tem tempo suficiente ou não está com um calçado apropriado, então, apenas nesses casos recomendo a charrete.

Chegando no Castelo Hohenschwangau faça o tour guiado (que também vai ter horário agendado previamente) e depois caminhe por cerca de 5/10 minutos até o belo lago Alpsee.

Recentemente foi inaugurado o Museu dos Reis da Bavária, que fica bem pertinho do lago Alpsee e o ingresso pode ser comprado no combo junto com os dos castelos pela internet.

Ponte Marienbrucke

vista da Ponte Marienbrucke

Ponte Marienbrucke

Caminho que liga a Ponte Marienbrucke ao Castelo Neuschwanstein

Caminho que liga a Ponte Marienbrucke ao Castelo Neuschwanstein

Caminho que liga a Ponte Marienbrucke ao Castelo Neuschwanstein

vista do Caminho que liga a Ponte Marienbrucke ao Castelo Neuschwanstein – com o castelo Hohenschwangau ao fundo

Caminho que liga a Ponte Marienbrucke ao Castelo Neuschwanstein

Caminho da base até o Castelo Neuschwanstein

Mirante próximo ao Castelo Neuschwanstein

Castelo Hohenschwangau

Castelo Hohenschwangau

Trilhas na região

Lago Alpsee durante o outono (nov/16)

Lago Alpsee durante o outono (nov/16)

Lago Alpsee durante o outono (nov/16)

Lago Alpsee durante o outono (nov/16)

Lago Alpsee durante o outono (nov/16)

Restaurante em frente ao lago Alpsee

Lago Alpsee no inverno

Lago Alpsee no inverno

Onde se hospedar

Eu já fiz de 3 formas diferentes:

Na primeira vez (out/11) me hospedei no Hotel Sonne no centrinho de Fussen  por apenas uma noite, após fazer outras bases ao longo da Rota Romântica como em Wurzburg (Novotel Wurzburg)  e  Rothenburg-ob-der-Tauer  (nos hospedamos no charmoso Hotel Villa Mittermeier).

Minha primeira visita no castelo – out/11

Na segunda vez (nov/16) estava hospedada no delicioso Hotel Althoff Seehotel Uberfahrt  no lago Tegernsee, a cerca de 1h40 do Castelo. Saímos do hotel, passamos o dia no Castelo e seguimos por 1h30 de carro até Munique.

Hotel Althoff Seehotel Uberfahrt

Na terceira vez (fev/17) fizemos o que eu mais recomendo : nos hospedamos no Hotel Das Ruebezahl, que pertence a brasileira Giselle casada com o Erhard, um alemão apaixonado pelo Brasil. O hotel é charmoso, romântico, o atendimento é excelente, assim como a comida, mas o principal é a localização incrível: fica de cara para o Castelo. Para ler a matéria completa sobre esse hotel clique aqui.

Hotel Das Ruebezahl

Hotel Das Ruebezahl

Algumas pessoas fazem bate e volta a partir de Munique, mas considerando que essa região tem vários atrativos, eu não recomendo.

 

Onde comer

Há vários restaurantes entre o estacionamento e o lago Alpsee, na região dos castelos.

Também recomendo o restaurante Il Pescatore em Fussen, um italiano delicioso!

O restaurante do Hotel Das Ruebezahl também é maravilhoso e recebe não hóspedes com reservas antecipadas.

Pelas ruas coloridas de Fussen

Algumas considerações

  • Para evitar fila compre o ingresso antecipado para fazer os tours guiados pelos castelos com antecedência pelo site oficial.

 

  • Não é permitido filmar/fotografar dentro dos castelos.

 

  • Há Wi-Fi gratuito nos Castelos.

 

  • Nos dias de chuva e neve, por motivos de segurança, a Ponte Marienbrucke é interditada. Nesses dias não há o funcionamento do ônibus que leva até o topo da montanha e para perto da Ponte. Então, restam as seguintes opções :

 

1) Subir de charrete até  perto do castelo (6,00 euros por pessoa) e depois caminhar em subida por uns 5/10 minutos;

2) Subir caminhando até o Castelo (cerca de 20 minutos), mas nesse caso você não visitará a Ponte Marienbrucke, apenas o Castelo.

3) Fazer a trilha até a Ponte Marienbrucke – são 40 minutos de caminhada em subida e para quem nunca foi vale a pena. Há placas sinalizando o caminho.

Charrete – 6,00 euros por pessoa

Super dica

Se você gosta de caminhar, a partir da Ponte Marienbrucke há uma trilha com cerca de 3h de duração em subida que leva a montanha Tegelberg. Mas também é possível chegar ao topo da montanha pelo teleférico Tegelbergbahn. Para isso, siga de carro até o estacionamento gratuito que fica na base do teleférico (a cerca de 5 minutos dos Castelos).

Vista do topo da montanha Tegelberg

Restaurante no topo da montanha Tegelberg

vista no topo da montanha Tegelberg

Restaurante no topo da montanha Tegelberg

Restaurante no topo da montanha Tegelberg

Montanha Tegelberg

vista do Restaurante Rohrkopfhutte – uma cabana no meio das montanhas

Minha opinião

Se você está visitando essa região pela primeira vez, claro que vale a pena fazer os tours guiados por dentro dos castelos (pelo menos do mais famoso : Neuschwanstein) e conhecer um pouco mais de sua história. Mas, se por um acaso você não tem tempo suficiente, visite apenas a área onde ficam os Castelos por fora e a ponte Marienbrucke,  pois a área externa é  muito mais bonita e interessante do que as áreas internas (por dentro os castelos não são tão bonitos como por fora, mas vale pela história).

Quanto tempo

Se você vai fazer o passeio completo, ou seja, visitar os dois castelos por dentro e por fora + o lago Alpsee + Ponte Marienbrucke + o Museu dos Reis da Bavária, recomendo reservar ao menos 4h.

Mas se você vai apenas conhecer os Castelos por fora + o lago Alpsee + Ponte Marienbrucke, 2h são suficientes.

Se programe para chegar aos Castelos nos horários das visitas guiadas. Lembre-se que pode haver fila para subir de ônibus ou até mesmo estar suspenso o serviço de bus por causa do mal tempo, como aconteceu conosco da última vez em que estivemos na região.

Ponto do ônibus – fechado por causa das condições climáticas.

Como comprar os ingressos

Compre os ingressos antecipadamente pelo site oficial clicando aqui.

O valor do combo para a visita dos 2 castelos + museu custa 31,50 euros por pessoa.

Bilheteria no local

Melhor época

Os Castelos podem ser visitados o ano inteiro. Cada estação do ano tem o seu charme. Mas amei visitar essa região durante o outono por causa da coloração das folhas das árvores.

Já no inverno infelizmente a Ponte Marienbrucke estava fechada por causa das condições climáticas. Mas é lindo ver tudo cercado por neve também! Muito romântico.

Daqui para onde

A partir de Fussen você pode seguir viagem para Áustria (Innsbruck/Salzburg/Hallstatt) ou continuar na Alemanha e conjugar com Garmisch-Partenkirchen ou Rota Romântica.

Para ler nossos roteiros completos por essa região clique abaixo:

 

 

Matérias relacionadas

 

Você também pode gostar:

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. FLAVIA FERREIRA

    OLA. EU SO CONSIGO COMPRAR OS INGRESSO PARA O CASTELO 3 DIAS ANTES DE IR VISITAR? FIQUEI EM DUVIDA MAS ACHO QUE PELO QUE DIZ O SITE PARECE QUE O INGRESSO SO É VALIDO POR 3 DIAS. VOCES CONFIRMAM ISSO?

    Responder
    • Oi Flavia, até onde eu sei nao. Voce ja compra o ingresso com data e horario marcado! bjs

      Responder
  2. Joana

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Eu consigo comprar ingresso na hora para visita guiada no castelo de Neuschwanstein?
    Com hora marcada é um pouco difícil consegui acertar pois estaremos viajando de carro, e queremos fazer tudo com calma durante os passeios..obrigada!

    Responder
    • Oi Joana! Eu não arriscaria! Como é um passeio muito procurado, precisa sim comprar com antecedencia. Concordo com vc que é muito chato ter hora marcada para fazer esses passeios. O que vc pode fazer é conhecer tudo só por fora, que na verdade é o mais legal! o lugar eh lindo, vc pode caminhar, ir ate a ponte, o lago, passar pelos castelos e não entrar. Eu ja fui la 3x e só entrei 1x. nao entraria de novo. beijos

      Responder
      • Renan

        Oi Fabi!
        Minha dúvida era se poderia visitar os castelos por fora e ir na Marienbrucke sem ingressos. Não quero reservar antes pela internet, pelo risco de pegar um tempo ruim, e deixando para comprar na hora, corro o risco de não conseguir…
        Sensacional seus posts.
        Bjs!

        Responder
        • Pode sim!!!!! 🙂

          Responder
        • Pra visitar tudo por fora vc nao precisa de ingresso! E por fora tudo é mais bonito! Os castelos por dentro nao sao essas coisas… beijos

          Responder
  3. antonio cerqueira

    Qual horario você saiu do hotel das rubezalh para o passeio do castelo?
    Quais horarios você marcou a visita aos dois castelos?
    Peguei sua dica e vou me hospedar no hotel pois achei otimo.
    Vale a pena a meia-pensão?

    Responder
  4. LUCAS

    Olá Fabi,

    Gostei muito do seu post sobre essa visita em Füssen. É o único que da dicas dos quatro pontos: Castelos, ponte e lago!!!
    PARABÉNS!

    Estou indo fazer essa tour/visita com minha esposa no final de novembro (creio que dia 24/11/17). E me surgiram algumas dúvidas, que ficaria muito grato se pudesse me ajudar.

    – Pelo site ao comprar o “King’s Ticket” (os dois castelos) o site só disponibiliza marcar o horário do castelo de Hohenschwangau e informa que o Neuschwanstein será após o Hohenschwangau. Dessa forma não consigo seguir a ordem do seu roteiro (que achei muito fera). E como em novembro escurece mais cedo, estou preocupado em chegar na ponte já no escuro, uma vez que chegou em Fussen às 12h30 (pois o primeiro trem saindo de Munique pelo Bayer Ticket é às 9h55).

    Muitas fatores me atrapalham. rs

    – O que sugere para curtir o visual da ponte, do lago, da caminha – tudo isso ainda na luz do dia – e ainda visitar os dois castelos?? Tudo isso chegando na bilheteria às 12h50.

    Desde já, muito obrigado!

    Lucas Moura

    Responder
    • Oi Lucas! Você consegue saber qual eh o horário da visita no 2 castelo? Pq vc poderia fazer o 1 castelo, subir de bus até a ponte e de lá descer caminhando até o 2 castelo (neusch) e por fim o lago. As visitas aos castelos são rápidas. O ponto do bus fica bem embaixo do 1 castelo (hohen).

      Responder
  5. Elizabeth Esrenko

    Olá,

    Bom dia. Achei ótimo e prático tudo o que você escreveu sobre como visitar os castelos.Estarei indo visitá-los no começo de 12/2017. Como você escreveu e pesquisei a vista por fora é muito mais interessante que por dentro. Pretendo visitar o Castelo Neuschwanstein somente por fora incluindo a ponte e o castelo Hohenschwangau por fora e por dentro. Minha dúvida: o ônibus que te leva até o castelo Neuschwanstein é independente do ingresso que você terá que comprar se quiser visitar o castelo por dentro, ou seja, com o ticket do ônibus (sem o ingresso do castelo) consigo visitá-lo por fora?Obrigada e um abraço.

    Responder
    • O ticket de ônibus eh completamente independente dos Tickets do castelo. Vc compra lá na hora . Bjs

      Responder
  6. Débora

    Olá Não entendi pq n poderei visitar a ponte se subir caminhando.. pode esclarecer por favor? Obrigada!!

    Responder
    • Oi Debora! Dá uma lida com mais calma! eu escrevi que nos dias de chuva o acesso a ponte fica fechado! aí vc não pode chegar la nem a pe! claro que nos dias normais com tudo aberto vc pode subir caminhando sim!!!! bjs

      Responder
  7. Flavia

    Muito boas suas dicas, muito obrigadaaa!!!

    Responder
  8. Bruna

    Oi Fabi gostei mto do roteiro! Estou querendo visitar o castelo nesse fim de semana 24/02/18 estou em Innsbruck na Áustria! Só achei ônibus para Füssen. Minha dúvida é como eu chego de Füssen no castelo, pois não estarei de carro! Obrigada

    Responder
    • Oi Bruna, eu fiz de carro das 3x que fui, mas com certeza tem ônibus de fussen para o castelo. Da uma olhada pelo site http://www.bahn.de (qdo vc entrar passa para versão em inglês) bjks

      Responder
  9. Laura

    Fabi, adorei suas dicas!
    Estou indo para lá em Outubro de 2018 na minha lua de mel e gostaria de tirar uma dúvida:

    Vou ficar hospedada no centro de Füssen (Hotel Ludwigs). Onde posso comprar o ticket do ônibus e onde posso pegar o ônibus? É fácil?

    Obrigada desde já.

    Responder
    • Oi laura, desculpa mas não sei te responder isso, mas com certeza o hotel sabe! de fussen sai bus pra la! bjs

      Responder
  10. Isabel

    Excelentes dicas, Fabi. Estou indo para lá nessa semana e gostaria de saber quanto tempo você sugere para visitar Tegelbergbahn, subindo pelo teleférico.
    Obrigada
    Bjs

    Responder
  11. Ivan

    Olá Fabi, suas dicas são excelentes!! Tenho uma dúvida: estou indo no dia 30/03 e não tem mais reservas para o castelo, você acha que eu devo cancelar a ida e hotel, ou arriscar a compra na hora, se isso é possível? Não queria perder essa grande chance, minha esposa sonha em visitar o castelo ❤️ . Muito obrigado!!

    Responder
    • Cancelar ? De jeito nenhum! O lugar eh maravilhoso mas muito mais por fora do que por dentro !!! A visita por dentro eh bem fraca, o Castelo não tem nada demais ! Mas só pra vc saber uma parte da fachada dele está em obras! Bjs

      Responder
  12. Mauro

    Olá! Estarei em Munique (em dezembro próximo). Gostaria de ir de Munique a Fussen, de trem. É viavel? E de Fussen aos castelos e ponte como fazer?
    Depois gostaria de dica para ir de transporte público, para o teleferico de Tegelberg. Como faço isso? Isso seria num bate volta…

    Responder
Deixe seu comentário: