O belo Lago Gosausee, pertinho de Hallstatt

Em 14/11/2016 por Fabi Gama

Em outubro/2016 estive pela segunda vez na região de Salzburg na Áustria e aproveitei para fazer, mais uma vez, um bate e volta até a encantadora Hallstatt, vilarejo austríaco que mais parece cena de um conto de fadas! A primeira vez que estive lá foi em outubro/2011, também no outono, época que eu adoro!

Mas dessa vez aproveitei para conhecer um lago maravilhoso que fica a cerca de 15 minutos de Hallstatt : o Gosausee. Parada imperdível!!!

Para ler o roteiro completo da nossa viagem pela Áustria e Alemanha clique aqui.

DCIM360GOPROG3201346.

Onde fica e como chegar

Para quem vem de carro de Salzburg, o lago Gosausee fica no caminho para Hallstatt, cerca de 10 km (15 minutos) antes do vilarejo.

Nós seguimos direto para Hallstatt e fizemos uma parada no Gosausee quando já estávamos retornando para Salzburg.

O caminho é bem sinalizado. Basta entrar em Gosau e depois seguir as placas em direção ao Gosausee. Também conseguimos colocar no GPS.

Há um estacionamento gratuito bem perto do lago, mas não é muito grande. Imagino que no verão isso possa ser um problema. O estacionamento fica no pé do teleférico Gosaukamm Zwieselalm.

img_3054

Sobre o lago Gosausee

O Gosausee é um belo lago cercado pelos picos da montanha Gosaukamm, localizado em uma área preservada da região de Hallstatt Dachstein Salzkammergut, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Suas águas são cristalinas (em tom transparente esverdeada), limpíssimas e geladas, oferecem condições perfeitas para várias espécies de peixes. Por isso o lago é tão procurado para mergulho com cilindro.

Como já mencionei em posts de lagos na Suíça, “see” em alemão significa lago. Logo, Gosausee = Lago Gosau.

Ao fundo do lago vemos a imagem do Glaciar Dachstein.

dsc_3392

dsc_3341

 

O que fazer no lago Gosau (Gosausee)

  • Caminhada ao redor do lago – para dar a volta completa ao redor do lago Gosausee gasta-se cerca de 1h/1h30. Claro que são tantas paradas para foto que pode acabar passando um pouco. Nessa época que visitei o lago (final de outubro) o sol não incide na água por causa das montanhas altas que o cercam. Imagino que visitar esse lago no verão seja maravilhoso e com certeza um dia voltarei para explorar melhor – nadar no lago, fazer várias trilhas, subir o teleférico etc. É lindo caminhar ao redor do lago vendo o imponente Glaciar Dachstein ao fundo.

 

dsc_3556

DCIM360GOPROG3151287.

  •  Trilha até o Lago Hinterer Gosausee – Para chegar nesse outro lago é preciso caminhar cerca de 2h a partir do estacionamento da estação de teleférico Gosaukamm/Zwieselalm  até o “Hinterer” Lake Gosau. Não tive tempo de fazer essa trilha, mas li que é de nível fácil e o lago é belíssimo! Vale a pena!

 

dsc_0064_3-thumb-1024xauto-87457                                                Fonte : Site http://mein.salzburg.com/

  •  Alugar um barquinho no Lago Gosau – Durante o verão (de maio a meados de setembro) é possível alugar barquinhos para dar uma volta no lago. Deve ser maravilhoso!

 

websitepicture-gosau-bootsverleih-gosausee-c-kraft-2                                                  Foto do site oficial

  • Nadar no Lago Gosau – Também nos meses mais quentes de julho a setembro há várias áreas para os visitantes entrarem no lago de águas cristalinas, mas geladas! Quando estive na Suíça em set/16 peguei dias incríveis de sol e calor e consegui nadar em vários lagos. Foi inesquecível!

 

DCIM361GOPROG3261462.

  • Mergulho no Lago Gosau – Como falei no início do post, o Lago Gosau chega a ter 96m de profundidade e suas águas são cristalinas, limpíssimas e geladas, condições perfeitas para várias espécies de peixes. Dizem que há também alguns “tesouros” embaixo d`água. Por isso o lago é muito procurado para mergulho com cilindro. Nós inclusive vimos dois mergulhadores entrando no lago, e olha que visitamos a região no final de outubro! Fiquei imaginando a temperatura da água! (rs!). Li que a melhor época para mergulhar é de junho a outubro, sendo setembro o melhor mês e que a profundidade do lago nos meses de verão chega a 96m. Para mais informações acesse o site do Dive Center aqui.

 

dsc_3603

dsc_3598

websitepicture-salzkammergut-tauchen-dive-adventures-tauchclub-dachstein-salzkammergut-13                                                  Foto do site oficial

  • Subir o teleférico Gosaukamm Zwieselalm – Outro passeio que recomendo é subir o teleférico Gosaukamm Zwieselalm. Do topo da montanha se tem belíssimas vistas do lago Gosau. Para acessar o site do teleférico clique aqui.

 

1399887740_gosaukammbahn_ctramp                                                   Foto do site oficial

  • Comer no restaurante com vista para o lago –  bem em frente ao lago Gosau, assim que você chega do estacionamento, fica um restaurante rústico com comida típica da Áustria e linda vista do lago e das montanhas. É uma boa parada para relaxar depois de caminhar ao redor do lago e se aquecer nos meses frios.

 

dsc_3572

dsc_3569

Melhor época

A melhor época para visitar a região e curtir os lagos e vilarejos, além de poder fazer as trilhas vai de maio a outubro.

Estivemos lá no final de outubro e as cores do outuno estavam incríveis! A temperatura nessa época é amena e agradável – nem muito frio nem muito quente – pegamos em torno de 10/15 graus.

Mas se você quer entrar no lago, nadar, passear de barco e fazer trilhas, o melhor seria de junho a setembro, meses mais quentes.

Lembrando que no inverno há várias estações de esqui nessa região que deve ficar super charmosa e romântica toda branquinha. Mas é uma outra proposta de viagem!

fullsizerender

Quanto tempo

É possivel fazer esse passeio em um único dia conjugado com a visita a bela Hallstatt, como nós fizemos, mas se você tiver mais tempo disponível, especialmente se estiver visitando a região no verão e queira nadar no lago e fazer trilhas, recomendo que passe de 2 a 3 noites por lá.

Dessa forma você pode visitar Hallstatt, Gosausee e ainda outras atrações próximas que vou elencar no próximo item.

Confesso que eu fiquei com gostinho de quero mais! Quero voltar lá com calma para fazer as trilhas, subir o teleférico, nadar no lago e fazer outros passeios que acabei não tendo tempo de fazer.

DCIM360GOPROG3221398.

O que visitar quando estiver nessa região

  • Hallstatt – para ler o post completo clique aqui.

img_3073

  • Five Fingers – essa plataforma com bela vista do lago Hallstättersee  e da cidade de Hallstatt fica em Obertraun, a cerca de 20 minutos de carro de Hallstatt. Basta subir o teleférico Krippenstein. Lá no topo há  5 plataformas com chão de vidro e  formatos diferentes (daí  o nome “the Five Fingers”), em que o visitante fica “nas alturas” e de onde se tem vistas maravilhosas da região de Salzkammergut. Para mais informações clique aqui.  

 

csm_dachstein_salzkammergut_5_fingers_05_977545c08a                                                   Foto do site oficial

  • Daschstein Gletscher – esse teleférico leva até o Glaciar Daschstein e eu  fiquei com muita vontade de conhecer, pena que não deu tempo. Precisaria de mais um dia para fazer esse passeio que fica a cerca de 1h30 de carro de Salzburg ou de Hallstatt, na cidade de Ramsau am Dachstein (que parece ser uma gracinha, cercada por montanhas nevadas). Lá no topo há várias atrações e restaurantes. Para mais informações clique acesse o site oficial aqui. Atenção para não confundir com o Daschstein West, que é uma outra opção de teleférico nessa região, mas pelo que entendi vale mais a pena para quem for esquiar.

 

treppeinsnichts_fischauge

dachstein-gondel

panoramagondel_winter                                                           Fotos do site oficial

Onde se hospedar

Nós fizemos base em Salzburg. Inclusive já fiz um post indicando vários hotéis bacanas na cidade de Salzburg que vão desde opções econômicas com conforto até de luxo. Para ler clique em Dicas de Hotéis em Salzburg.

Mas para quem quer explorar melhor Hallstatt, o Gosausee e as outras atrações que mencionei no item acima, recomendo que se hospede em Hallstatt ou em alguma das pousadinhas em Gosau.

  • Hotéis em Gosau : tem uma pousadinha chamada Gasthof Gousausee que fica bem em frente ao Lago Gosau. Para ver clique aqui. Para acessar a lista completa com as opções de hotéis em Gosau clique aqui.

 

  • Hotéis em Hallstatt : Achei que o Hallstat Hideaway  parece ser um charme e tem uma vista linda! Outro hotel que fica bem no centrinho do vilarejo é o Seehotel Grüner Baum . Para ver as opções de hotéis em Hallstat clique aqui.

 

  • Hotéis em Salzburg (a menos de 1h30 de carro dessa região) : leia o nosso post com dicas de hotéis econômicos confortáveis, charmosos, românticos e de luxo – Dicas de Hotéis em Salzburg.

 

(*) Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 

Outros passeios a partir de Salzburg

Fiz um post indicando os melhores passeios de bate e volta a partir de Salzburg. Para ler clique aqui.

 

Para mais informações sobre a região

Site : www.gosautal.net
E-Mail: gosau@dachstein-salzkammergut.at

 

Abaixo uma listinha com os posts relacionados à essa viagem:

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Esther

    Olá

    Estou gostando muito do seu blog.
    Muito bom mesmo!!!
    Eu não dirijo .. só dá para chegar neste paraíso de carro ???
    Você poderia me dizer como chegar de transporte público ?
    Vou em outubro para Salzburg, que també m conheço e Amooooo
    Obrigada pela atenção

    Maria Esther

    Responder
    • Esther, obrigada! Te peço desculpas mas não conheço outra forma de chegar lá. Não me parece ter transporte público até lá. bjs

      Responder
  2. Cézar

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo belo trabalho!

    Gostaria de saber se no meio de outubro chove muito nessa região. Estou indo para Hallstatt no dia 19 de outubro! Tenho receio que chova e atrapalhe os passeios! Como é o clima?

    Responder
    • Oi Cezar! Essa questão de tempo é imprevisivel! Nós pegamos dias de sol, nublados e chuva em novembro. Esse ano o outono chegou mais cedo na Europa. boa sorte! É uma epoca linda para ir para la! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: