Roteiro de carro pela Baviera, Alemanha

Em 03/03/2017 por Fabi Gama

Como vocês acompanharam pelo instagram @LoucosPorViagem, em fevereiro/2017 durante o carnaval, eu e meu marido fizemos uma deliciosa viagem de carro pela Baviera na Alemanha. Nos hospedamos em dois hotéis incríveis (Schloss Elmau e Das Ruebezahl), comemos muito bem, curtimos um frio delicioso (na medida!), vimos neve e passeamos bastante.

Nesse primeiro post vou explicar nosso roteiro dia a dia e depois, aos poucos, vou escrever detalhadamente sobre os locais e hotéis que visitamos.

Foi a quinta vez que visitei a Alemanha! Um país maravilhoso, repleto de belezas naturais (lagos e montanhas) e cidades super charmosas. Além disso, acho os preços na Alemanha bem justos. Tanto hotéis, quanto restaurantes, aluguel de carro e passeios não são caros.

Leia também :

 

 

Roteiro Baviera – Alemanha

 

  • Dia 1 – Voo Rio/SP/Frankfurt pela cia aérea Lufthansa. No aeroporto de Guarulhos/SP aguardamos o voo para Frankfurt na excelente sala VIP da Star Alliance que aceita portadores do Amex Platinum (a do aeroporto do Galeão não aceita). Foi muito bom, já que eu tinha ido trabalhar de manhã e fui direto para o aeroporto, pois consegui tomar um banho na sala VIP e viajar cheirosa (rs!). Também gostamos bastante da variedade de pratos e bebidas.

 

  • Dia 2 – Chegada em Frankfurt. Retirada do carro alugado na locadora Sixt (aproveite para conferir o desconto que conseguimos para quem fizer reserva pelo nosso site clicando aqui). Seguimos 5h de viagem até o Hotel Schloss Elmau, que fica a cerca de 15 minutos de carro da cidade de Garmisch-Partenkirchen, nos alpes da Baviera. O Hotel fica em uma região belíssima, cercado por montanhas nevadas e faz parte da seleta rede de hotéis de luxo Leading Hotels of the World. Chegamos por volta das 18h no hotel, aproveitamos um pouco o spa e jantamos. Obs: o aeroporto mais próximo dessa região é o de Munique, a apenas 1h de distância. A cidade de Innsbruck está localizada a apenas 45 minutos. Para ler a review completa do hotel clique em Schloss Elmau, um sonho de hotel na Baviera.

 

Carro alugado na Sixt no aeroporto de Frankfurt. Foto no hotel Schloss Elmau

Distâncias a partir do hotel Schloss Elmau

  • Dia 3 – Depois das quase 30 horas de viagem para chegar até a Baviera, tiramos esse dia para curtir o fantástico spa do Hotel Schloss Elmau, com diversas piscinas aquecidas internas e externas, saunas, academia e áreas de relaxamento.

 

Hotel Schloss Elmau, Baviera

Piscina aquecida – Hotel Schloss Elmau, Baviera

Vista das montanhas – Hotel Schloss Elmau, Baviera

Spa incrível – Hotel Schloss Elmau, Baviera

 

  • Dia 4 – Curtimos o hotel e caminhamos um pouco pelas imediações (estava tudo nevado, mas no verão há diversas trilhas ao redor do hotel).  À tarde saímos para passear um pouquinho pelo centrinho de Garmisch-Partenkirchen, onde fica a montanha mais alta da Alemanha : Zugspitze. Em 2011 subimos essa montanha de trem (é super inclinado!) e nos hospedamos num hotel às margens do belo Lago Eibsee (de onde sai o trem para o topo da montanha). Assim que eu tiver um tempinho sobrando vou escrever esse roteiro aqui no blog.

 

Garmisch-Partenkirchen

Elmau

Trem para o topo da Zugspitze – out/11

No topo da Zugspitze – out/11

Lago Eibsee – out/11

  • Dia 5 – Saímos do Schloss Elmau em direção à nossa segunda base : o Hotel Das Ruebezahl em Schwangau, a 5 minutos de Fussen, de frente para os Castelos Neuwachstein e Hohenschwangau. Esse percurso Garmisch-Partenkirchen/Schwangau leva cerca de 1h30, mas no caminho fizemos várias paradas : subimos o teleférico Alpspitze (em Garmisch-Partenkirchen – vale muito a pena!), visitamos a Basílica de Klontal Ettal, depois o Castelo Linderhof e a fofa cidade de Oberammergau. Check-in e jantar no Hotel Das Ruebezahl, onde fomos recebidos com muito carinho pelos proprietários Giselle e Erhard. Ela é brasileira e mora lá há 30 anos e ele é um alemão apaixonado pelo Brasil e que fala muito bem português. Clique aqui para ler a review sobre o hotel Das Ruebezahl.

 

No topo do Alpspitze em Garmisch-Partenkirchen

No topo do Alpspitze em Garmisch-Partenkirchen

Plataforma suspensa no topo do Alpspitze em Garmisch-Partenkirchen

Basílica de Klontal Ettal

Oberammergau

Vista do meu quarto no charmoso hotel Das Ruebezahl

 

  • Dia 6 – Dia de caminhada nas montanhas!  A Giselle (proprietária do hotel) nos levou até o restaurante Rohrkopfhutte que também pertence a eles, localizado numa “cabana” no meio da montanha, de frente para o Castelo da Cinderela. Subimos até o topo pelo teleférico Tegelbergbahn (12,00 euros por pessoa só para subir) e descemos até o restaurante caminhando sobre a neve com “raquetes” nos pés para não escorregar. Uma aventura que foi recompensada pelo belíssimo visual do restaurante e pela ótima comida! O restaurante fica no meio da montanha então existem duas opções para chegar até lá : subir caminhando por cerca de 1h30 ou como nós fizemos – subimos até o topo pelo teleférico Tegelbergbahn (12,00 euros por pessoa só para subir) e descemos até o restaurante caminhando por cerca de 1h sobre a neve com “raquetes” nos pés para não escorregar. Mas fora da temporada de neve há uma trilha que leva do topo ao restaurante em cerca de 45 minutos.

 

Trilha pelas montanhas até o restaurante Rohrkopfhutte

Trilha pelas montanhas até o restaurante Rohrkopfhutte (inverno)

Visual do restaurante Rohrkopfhutte

Visual do restaurante Rohrkopfhutte – olha o Castelo da Cinderela bem ali embaixo

Visual do restaurante Rohrkopfhutte

 

  • Dia 7 – Depois de curtirmos a manhã no spa do hotel, seguimos  por cerca de 20 minutos de carro até a ponte suspensa Highline179 em Klause na Áustria.  A ponte tem 406m de comprimento e 130m de altura. O ingresso custa 8,00 euros por pessoa e para chegar na entrada da ponte é preciso fazer uma caminhada de cerca de 20 minutos (em subida). De lá voltamos para a Alemanha e passeamos no centrinho de Fussen. A cidade é muito bonitinha e charmosa. Uma dica é o delicioso restaurante italiano Il Pescatore (excelente!). Seguimos até os castelos. Estacionamos o carro (6,00 euros pelo dia todo). Por causa do tempo (neve) a famosa Ponte Marienbrucke de onde se tem uma linda vista do Castelo da Cinderela estava fechada e, por isso, o ônibus que leva até a ponte não estava operando. Subimos de charrete até perto do Castelo (a charrete custa 6,00 euros por pessoa só para subir) e depois é preciso caminhar mais uns dez minutos em subida até o Castelo.  Eu já tinha visitado o castelo em out/2011 e, sinceramente, ele é muito mais bonito por fora. Por dentro é bem sem graça! Além disso, é preciso reservar pela internet com antecedência, caso você queira fazer a visita guiada. O mais legal é ir de bus ou andando até a Ponte Marienbrucke, de onde se tem uma vista linda do Castelo Neuschwanstein, e de lá, descer até o castelo andando. Depois continuar caminhando ou de charrete até o outro castelo chamado Hohenschwangau. Não deixe de passar pelo lago Alpsee, a 5 minutos caminhando do Castelo Hohenschwangau. Fiz um post completo específico sobre esse passeio, para ler clique em Como visitar o Castelo Neuschwastein. Jantar delicioso no restaurante do Hotel Das Ruebezahl – achei a gastronomia do hotel excelente!! Comemos muito bem em todas as refeições e o valor do jantar para quem opta por meia pensão vale muito a pena! Sai 29,00 euros por pessoa com direito a um farto buffet de saladas, sopa, prato principal com opção de carne, peixe e vegetariano e sobremesa.

 

Caminhada até o início da Ponte Suspensa Highline179

Ponte Suspensa Highline179

Ponte Suspensa Highline179

Ponte Suspensa Highline179

Ponte Suspensa Highline179

Castelo Neuschwanstein ou Castelo da Cinderela – fev/17

Castelo Neuschwanstein ou Castelo da Cinderela – fev/17

Minha primeira vez no Castelo Neuschwanstein – out/11

Minha segunda vez no Castelo Neuschwanstein – nov/16

A famosa ponte Marienbrucke em nov/16

Minha segunda vez no Castelo Neuschwanstein – nov/16 (vista a partir da ponte Marienbrucke)

Caminhada entre a ponte e os castelos – nov/16

Lago Alpsee em nov/16

A charmosa cidade de Fussen

Pelas ruas coloridas de Fussen

spa do hotel Das Ruebezahl

Jantar delicioso no romântico restaurante do hotel Das Ruebezahl

 

  • Dia 8 – Curtimos o spa do hotel Das Ruebezahl pela manhã e antes de seguirmos de carro até o aeroporto de Frankfurt (5h de viagem), passamos novamente pelos castelos Neuwachstein e Hohenschwangau e a ponte Marienbrucke continuava fechada. Nos informaram que sempre que neva a ponte é fechada por segurança, já que o caminho é escorregadio. Uma hora antes de chegar em Frankfurt demos uma passadinha rápida de 1h30 na fofa cidade de Heidelberg. Já tínhamos visitado essa cidade em out/11 quando fizemos a Rota Romântica (outra viagem deliciosa para se fazer a dois!). Dessa vez, ao estacionarmos na cidade, descobrimos que a Alemanha tem vagas especiais para mulheres nos estacionamentos subterrâneos por uma questão de segurança – são vagas mais iluminadas e próximas das saídas. Voo para São Paulo pela cia aérea Lufthansa (12h de duração). Destaque para o excelente entretenimento a bordo no voo! Váaaaarios filmes super recentes que ainda estavam passando no cinema inclusive! Sou cinéfila! 🙂

 

spa do hotel Das Ruebezahl

spa do hotel Das Ruebezahl

spa do hotel Das Ruebezahl

vista do hotel Das Ruebezahl

Heidelberg

Heidelberg

Heidelberg

 

  • Dia 9 – Chegada em São Paulo. Voo para o Rio de Janeiro. Fim da viagem!

 

 

Aos pouquinhos vou postando as demais matérias dessa viagem por aqui!

Baviera – Alemanha

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

  • Booking.com – confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.

 

  • Hotéis.com – agora aqui no blog você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.

 

  • RentCars.com – nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc). Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.

 

  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

  • Chip de internet no exterior – Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais,  mostramos tudo no snapchat (Loucosporviagem) e no InstaStories. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar.  Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip, como fiz em Paris por exemplo. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc.
    O plano para Europa é o DATA PLAN SMARTPHONE com SIM na opção de roaming 140 países.Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o  site clicando em :  EasySim4u.

Matérias relacionadas

 

Você também pode gostar:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Andrea

    Oi Fabi, não vi fotos do castelo Linderhof, nem aqui nem no Insta. Também não vi muitos comentários. Vale à pena a visita?
    Obrigada, Andrea

    Responder
    • Oi Andrea! Ainda vou escrever sobre ele, mas vc não viu foto pq durante o inverno época em que eu fui não vale a pena! Os jardins estavam sem vida! Acho que da primavera ao outono deve ser lindo! Aí vale! Qdo vc vai? bjs

      Responder
  2. Andrea

    Oi Fabi, é possível fazer tudo no mesmo dia: Cidade de Garmish, + Linderfhof + Ettal + Oberammergau + subir o Alpspitze? A ideia é ir no verão, quando escurece mais tarde.
    Aliás, voce visitou o Linderhof? Vale à pena? Não vi fotos nem muitos comentários a respeito…
    Obrigada, Andrea

    Responder
    • Oi Andrea! Da pra fazer isso tudo sim no mesmo dia! Eu fiz Alpspitze + Ettal + Linderhof (não entrei no castelo, só visitei os jardins) + Oberammergau, tudo no mesmo dia e no inverno. Então no verão da sim! Mas se eu fosse vc incluiria o lago Eibsee perto de Garmisch. É lindo! bjs

      Responder
  3. Andrea

    Fabi,

    Muitíssimo obrigada pelas suas respostas! Achei que o 1o comentário não tinha ido e acabei mandando novamente, mas foram complementares.
    Vou incluir o Eibsee também (será que ainda cabe mais isso no dia? 🙂 ). Não sei porquê, mas achei que ele ficasse em Fussen, perto dos castelos (depois vi que ali é outro lago, o Alpsee, né?). Ainda estou me situando com os passeios nas redondezas…
    Dá pra mergulhar nesses lagos? Vou com meus filhos e acho que seria divertido pra eles.
    E parabéns pelo trabalho no blog/insta. Muito completo, excelentes dicas e informações.
    Abraços, Andrea

    Responder
    • Oi Andrea, acredito que eu julho vc consiga mergulhar nos lagos sim!! Eu consegui em set na Suíça. Já na Alemanha fui em outubro, nov e fev, então estava muito frio. Mas em julho deve ser otimo! Que bom que vc gosta do blog! Fico feliz! bjs

      Responder
  4. Marcus

    Fabi Gama : Boa noite ! Estarei agora em junho / julho na Baviera e regiões próximas , viajando de carro por 25 dias dias . Quero agradecer a vc as diversas dicas colocadas no seu blog que faz um estilo de viagem que gosto .
    Estaremos em Munique , Salzburgo, Hallstatt , Heidelberg , Rota romântica , etc….. e estarei aproveitando ao máximo as dicas do blog . Parabéns pela excelência !
    Ps- assinei as notificações no Fb e newsletter

    Responder
  5. FERNANDA

    Olá, Fabi!

    Parabéns pelo lindo blog!

    Eu e meu marido vamos fazer um roteiro de 15 dias entre Munique e Viena no Natal, e ficaremos 2 dias em Garmisch. Qual montanha você acha mais bacana para subirmos? Zugpiste ou Alpspitze? Também li algo sobre Wank e estamos confusos!rs Elas tem opções de caminhada de leve? Não pretendo fazer esportes propriamente.

    Obrigada!

    Responder
  6. Bruno

    Muito legal. Ajudou infinito. Vou no carnaval com minha esposa para essa região de garmisch e estava preocupado em relação a dirigir nessa época de frio e neve. . Sairei de munique para garmisch e depois para fussen(conhecer esses mesmos castelos e cidades etc). Depois vou para rothenburg e nuremberg para finalizar em munique. Tudo de carro. Como foi essa experiência de vocês quanto a dirigir nessa época de fevereiro por lá? O que acharam dessa rota nessa época?

    Responder
    • Oi querido! Que bom! fico feliz! Fomos a essa região justamente no carnaval do ano passado e foi bem tranquilo. Claro que ninguém esta livre de pegar uma nevasca mas acho que não vai acontecer não! boa viagem! bjs

      Responder
  7. Ytatiane Amorim

    Oi Fabi! É fácil encontrar estacionamento nas cidades da rota romântica? Eles são geralmente pagos ou gratuitos ?
    Outra dúvida: como é a logística para abastecer o veículo? Similar à americana? Agradeço muito se puder responder.

    Responder
    • Oi! Alguns são gratuitos e outros pagos. Mas de uma forma geral a Alemanha não é um país caro na minha opinião. Qto ao abastecimento, normalmente não tem frentista nos postos, a gente que tem que abastecer. bjs

      Responder
Deixe seu comentário: