Arquipélago de Maddalena, Sardenha

Em 10/07/2015 por Fabi Gama

Um dos lugares mais bonitos da região da Sardenha é o arquipélago de Maddalena na Costa Esmeralda. Desde 1996 o arquipélago é um Parque Nacional que tem como objetivo resguardar a flora e a fauna local, já que raras espécies habitam a região.

sardinia

As principais ilhas que formam o arquipélago são :  La Maddalena, Caprera, Santo Stefano, Santa Maria, Razzoli, Budelli e  Spargi.  As outras são ilhas muito pequenas.

La-Maddalena-Archipelago

A base para conhecer o arquipélago é a ilha de La Maddalena, que é a única que tem estrutura de hotéis, restaurantes, comércio, etc.  É onde chega o ferry vindo do porto de Palau na Sardenha.

Na primeira vez que visitamos a Sardenha (set/12), fizemos base apenas em Porto Cervo por 6 noites.  De lá, fizemos dois bate e volta para Maddalena – um de carro (atravessando de ferry) e outro de barco, saindo de Porto Cervo mesmo em um tour organizado pelo nosso próprio hotel.

Na nossa segunda vez na Sardenha (out/14), mudamos o esquema,  passamos 4 noites na ilha de La Maddalena para explorar melhor o arquipélago.

Para entender nosso roteiro completo pela Sardenha clique em Introdução ao roteiro da Sardenha. Esse é o post 5.

A melhor forma de explorar a Sardenha é alugando um carro. Nós fazemos muitas road trips e o site que usamos para alugar carro é o RentCars. Esse site é excelente!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site é um moderador que compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta que pertence ao mesmo grupo do Booking.com e preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com.

Como chegar

Nós estávamos em Santa Teresa di Gallura e seguimos de carro por cerca de 30 minutos até Palau, de onde sai o ferry (que transporta carro) para a ilha de La Maddalena. Para quem sai de Porto Cervo,  são cerca de 25 minutos de carro até Palau. Também é bem pertinho. A travessia do ferry de Palau até La Madallena dura cerca de 15 minutos e você pode comprar os tickets na hora do embarque (a saída de ferries é frequente). O ferry custou 33,00 euros ida e volta para 2 pessoas + um carro pequeno. Para ver todos os horários do ferry acesse traghettilines.it. Para comprar o ticket pela internet há cobrança de uma taxa, mas não há necessidade de comprá-lo  antecipadamente.

Como se locomover

Das sete principais ilhas do arquipélago, somente à duas é possível chegar de carro : La Maddalena e Caprera. As duas ilhas são conectadas por uma ponte. Nas demais ilhas só se chega de barco. Há vários estacionamentos gratuitos no centrinho da ilha principal, la Maddalena, mas na alta temporada costumam ficar bem cheios.

Onde ficar

Os hotéis ficam na  principal ilha do arquipélago, La Maddalena, onde os ferries vindo da Sardenha chegam. É a única ilha do conjunto com infraestrutura. Há um centrinho muito bonitinho, repleto de cafés, restaurantes, lojinhas e sorveterias. Nós nos hospedamos no ótimo Hotel Excelsior, que tem uma excelente localização, bem em frente ao porto no centrinho da ilha. O hotel é bem moderno e confortável e tem um café da manhã delicioso. O acesso wi-fi funciona muito bem.  Há um mercado ao lado do hotel, ótimo para comprar lanches e levar nos passeios. Não tem estacionamento, e por isso, usávamos algum dos diversos estacionamentos gratuitos do centro, perto do porto. Mas mesmo o estacionamento que é pago é bem barato. Teve um dia que meu marido sem querer parou o carro em um local indevido e, claro, fomos multados. Nesse caso, o melhor a fazer é se dirigir a uma delegacia local e pagar a multa (custou 29,00 euros). Foi o que fizemos, porque se você não quitar a multa lá, ela vai vir alguns meses depois no seu cartão de crédito juntamente com as taxas administrativas da locadora do carro e o valor a pagar será bem maior. Fica a dica!

Para fazer sua sua reserva no hotel Excelsior sem custo adicional clique em Booking.com e preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com.

* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links abaixo. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Restaurantes

  • La Terrazza – ambiente agradável em um terraço e a comida é uma delícia.
  • Sergent’s pizza – pizza boa e barata, ficava do ladinho do nosso hotel Excelsior.
  • L ‘ Aragosta – achei bem gostoso e com ótimo custo x benefício. E os hóspedes do hotel Excelsior tem 15% de desconto.

 

Quanto Tempo

Se você se animar em fazer as trilhas na ilha de Caprera, eu recomendo um mínimo de 3 dias inteiros para aproveitar bem o arquipélago.  O ideal seria de  3 a 5 dias para curtir sem pressa (mas eu sei bem que a gente nunca tem tanto tempo disponível, né?). Mas se você tem tempo e quer descansar, dá até para passar uma semana inteira por lá.

Quando ir

A melhor época vai de junho a setembro, mas até a primeira quinzena de outubro dá para curtir a região. Nós fomos justamente entre o final de setembro e o início de outubro e pegamos dias lindos de sol, mas alguns dias com muito vento. O bom é que nesse período a temperatura da água é mais quente (de agosto a outubro). Além disso, tinham poucos turistas, nós ficávamos sozinhos nas praias. Vocês vão reparar nas fotos. Outra vantagem é que todos os hotéis foram bem mais em conta.

O que ver no arquipélago:

  •  Ilha de La Maddalena

É a base para conhecer o arquipélago. Tem um centrinho e um porto super charmosos, restaurantes, bares, cafés, lojinhas e gelaterias. O clima é muito gostoso! Há um centro de turismo próximo ao porto.

DSC_9325

DSC_9156 - Copy

DSC_9160 - Copy

DSC_9170 - Copy

As principais praias da ilha de La Maddalena são: Spalmatore, Monti D’ arena, Bassa Trinita, Cala Lunga, Cala Francese, Testa Del Polpo e Punta Tegge.

Particularmente, eu acho as praias da ilha de Caprera e das demais ilhas do arquipélago mais bonitas. Então, não perdemos muito tempo com as praias de La Maddalena. Mas se você tiver mais tempo, vale a pena conhecê-las.

Dê uma volta na ilha de carro pela Rota Panorâmica, que tem cerca de 20km. A ilha é bem pequena. Há vários mirantes com visuais bonitos. Fizemos essa rota duas vezes no fim do dia, para ver o pôr do sol na altura da Cala Francese.

DSC_8981 - Copy

DSC_8883 - Copy

DSC_8908 - Copy

  •  Ilha de Caprera

É  ligada a ilha de La Maddalena pela ponte Passo della Moneta, portanto, é acessível de carro. Todas as praias de Caprera são belíssimas. Como são praias bem desertas e isoladas, recomendo levar água, bebida e lanches. É a segunda maior  ilha do arquipélago e por lá só existem três construções:

1) A casa de Giuseppe Garibaldi, onde o guerrilheiro italiano viveu alguns até a morte, hoje é um museu chamado Compendio Garibaldino. Lembrando que Garibaldi viveu parte da sua vida no Brasil, onde conheceu  sua esposa e companheira de luta Anita Garibaldi. Garibaldi é conhecido como  “herói de dois mundos”, devido à sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul.

2) Forte Militar

3) Um famoso Sailing Center of Touring Club.

Caprera permanece sendo uma ilha inabitada e não é possível construir nada por lá.

As praias de Caprera – para rodar a ilha de carro é bom ter um mapa em mãos. Leve lanche e água, pois não há estrutura por lá.

15-sardegna- isola di caprera- mappa

Cala Coticcio – também conhecida como “Tahiti” é a mais bonita pra mim. É possível chegar de barco ou por trilha. Nós fizemos a trilha, que começa do alto da montanha, então, na ida é descida e na volta é subida. São cerca de 30/40 minutos por trecho. Em alguns momentos é preciso pular pedras, mas não é uma trilha difícil. Mas recomendo que seja feita de tênis ou papete. Não use chinelo tipo Havaiana. No local onde se inicia a trilha há um estacionamento, mas lembro que não havia placa com indicação. Achamos o local porque tínhamos o mapa em mãos. Mas em todas as outras praias da ilha há indicação, placas etc. Provavelmente alguém tirou a placa dali para que ninguém achasse esse paraíso! A dica é prestar atenção nos carros estacionados. Chegando lá, são duas enseadas bem pequenas com água super azul e transparente. Simplesmente maravilhoso! Há uma outra trilha ligando as duas enseadas. Acho mais legal ir de trilha do que de barco, pois os barcos não ficam muito tempo por ali e não chegam até a areia (mas claro que você pode ir nadando).  Nós passamos um dia inteiro só nessa praia.

DCIM224GOPRO

IMG_0169

IMG_0168

IMG_0167

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

Cala Napoletana e Capraresa– também chegamos nessas duas belas praias por trilha, mas é possível ir de barco. As trilhas começam perto do Forte Militar. Há várias plaquinhas indicando todas as trilhas por lá, com o tempo de duração e distância. Caminhamos cerca de 4km (35 minutos) até a Cala Napoletana com subida e descida, mas é uma trilha mais fácil do que a que leva até a Coticcio.  A Cala Napoletana é lindíssima! Ficamos um tempão lá sozinhos.  De lá seguimos por mais 20 minutos até a Cala Capraresa, mas não estava muito bonita. Tinha muita alga. Talvez não tenhamos dado sorte. Para voltar ao carro caminhamos por 30 minutos. Aproveitamos para dar uma passada no Forte Militar, de onde se tem uma vista bonita. Melhor fazer essa trilha de papete, mas conseguimos fazer de chinelo. Leve água e lanche.

DSC_9071 - Copy

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO
DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

Cala Brigantina – também acessível por trilha ou barco. Há várias opções de trilhas em Caprera, mas nós só fizemos as que citei acima.

Cala Garibaldi e Cala Serena – são praias de mais fácil acesso e não tão bonitas. 

Cala Portese (ou Due Mari)

DSC04725

Cala Andreani

DSC04453

DSC04459

Spiaggia del Relitto/ Shipwreck Beach

DSC04473

DSC04482

  •  Ilhas Spargi, Budelli, Santa Maria e Santo Stefano – acessíveis de barco a partir da ilha de La Maddalena.

Preferimos fazer um passeio de barco (“gommoni”) exclusivo com skipper (condutor). No porto encontramos a operadora La Rosa dei Venti  e fechamos o passeio  por 200,00 euros, incluído barco, condutor e combustível. O nosso condutor se chamava Simoni e era uma simpatia! Super agradável! O passeio foi das 10h às 17h30, passando pelas ilhas Spargi, Budelli, Santa Maria e Santo Stefano. Para entrar em contato por email com eles escreva para : [email protected]. O nosso hotel Excelsior também tinha indicado a operadora Zodiac.

Para quem quiser se aventurar, é muito comum tanto em Maddalena quanto na Sardenha alugar um barco. Quando você achar a placa escrita “noleggio gommoni” significa “alugam-se barcos”. Particularmente ali em Maddalena eu acho mais difícil para quem não sabe dirigir um barco, afinal, é um arquipélago com várias ilhas. Mas só o aluguel do barco sai bem mais barato, em torno de 80,00 euros mais combustível.

DCIM226GOPRO

DCIM226GOPRO

DCIM226GOPRO

Claro que não foi um passeio barato, meu marido nem queria fazer, mas valeu cada centavo. Nós paramos em várias praias praticamente desertas e ficávamos o tempo que queríamos.

Nosso passeio incluiu as seguintes paradas:

Ilha Spargi: Cala Corsara, Cala Soraia, Cala Granara, Cala Conneri (dell amore) e passamos por outras 2 de areia mais escura mas não mergulhamos – Cala Canniccio e Cala Bonifazzinca. Todas as praias dessa ilha são maravilhosas!

DCIM226GOPRO

DCIM226GOPRO

DCIM226GOPRO

DCIM226GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM225GOPRO

DCIM226GOPRO

Ilha Budelli : Spiaggia Rosa ou Pink Beach – tem esse nome porque a areia da praia é rosa. Mas desde de 1993 é uma área de proteção ambiental, já que em decorrência de anos de degradação a areia não é mais tão rosa como já foi. Hoje não é possível ficar nessa praia, o barco só passa em frente.  Paramos na Spiaggia Maddona e Spiaggia del Cavaliere.

DSC04664

DSC_9287

Santa Maria: Cala Santa Maria

DSC_9262

DCIM226GOPRO

Santo Stefano : passamos por várias enseadinhas e vimos a famosa Bear Rock em Palau no Capo d’ Orso.

Há vários tipos de passeios em barcos maiores e com mais gente saindo todos os dias da temporada do porto de Maddalena. Há opções muito mais baratas, mas não passam em todas as praias que visitamos e as paradas são mais rápidas. Mas claro que isso vai depender do orçamento de cada um, né?

Para mais informações sobre o Parque Nacional de Maddalena acesse www.lamaddalenapark.it

Resumindo, nossas 4 noites sendo 3 dias inteiros em Maddalena foram divididos assim:

  • 1 dia – Caprera – trilha até a Cala Coticcio onde passamos o dia. Depois passamos pelas praias que ficam próximas e são acessíveis de carro Cala Portese (ou Due Mari), Cala Andreani e Spiaggia del Relitto. Essas já tínhamos ido da primeira vez que fomos à Sardenha também. Rota panorâmica em Maddalena parando nos mirantes. Pôr do sol.
  • 2 dia – Caprera – trilha até a Cala Napoletana e Caprarese, dia inteiro. Depois, Cala Garibaldi (acessível de carro). Rota panorâmica em Maddalena para ver o pôr do sol.
  • 3 dia – Passeio de barco exclusivo para as ilhas Spargi, Budelli, Santa Maria e Santo Stefano.

 

Depois desses dias inesquecíveis curtindo o arquipélago de Maddalena, pegamos o ferry para Palau e seguimos até nossa próxima parada : Porto Cervo (cerca de 40 minutos de deslocamento).

 

Roteiros Personalizados

Preparamos roteiros personalizados na medida para você.

Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?

Solicite sua cotação pelo email [email protected]

 

Posts relacionados ao roteiro da Sardenha:

Post 1 – Introdução à ilha da Sardenha
Post 2 – Alghero, Stintino e a La Pelosa
Post 3 – Castelsardo
Post 4 – Santa Teresa di Gallura
Post 5 – Arquipélago de Maddalena
Post 6 – Porto Cervo
Post 7 – San Teodoro e a ilha de Tavolara
Post 8 – Cala Gonone
Post 9 – Cagliari/Villasimius
Review hotel de Porto Cervo – Colonna Pevero

Você também pode gostar de ler :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Juli

    Que loucura! Esse post tá S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!!!
    Deu vontade de pegar um voo e copiar tudinho do início ao fim.

    Responder
  2. Marina

    Olá Fabi! A trilha para Cala Coticcio também começa próximo ao Forte Militar? Obrigada!

    Responder
    • Oi Marina. Não, fica antes, tem um área para estacionar, mas pelo menos qdo fomos não estava bem sinalizada. como estávamos com mapa e sabíamos mais ou menos a localização e vimos carros estacionados, deduzimos que era ali. É bom vc pedir para alguem no hotel ou no centro de turismo marcar no seu mapa onde começa essa trilha para nao ter erro. bjs

      Responder
  3. Bruno S

    Fabiana, essa empresa (Rosa dei Venti) que você alugou o barco tem site? Vc tem algum contato deles? Achei essa opção a melhor para conhecer a ilha. Além disso, esse preço de 200 euros vc pagou em que época. Estarei lá agora dia 30/agosto.
    Obrigado
    Bruno

    Responder
    • Oi Bruno! Como falei nos posts da Sardenha, fizemos essa viagem em out/14. Não tenho contato da empresa, mas eles ficam no porto de Maddalena, é bem fácil achar. Curta muito! ps: achei esse link no tripadvisor http://www.tripadvisor.it/Attraction_Review-g612430-d4778103-Reviews-Nautilus_Noleggio_Gommoni_di_Anna_Rosa_Loi-La_Maddalena_Maddalena_Islands_Provinc.html

      Responder
      • Bruno S

        Mto obrigado pela sua rápida resposta! Vc acha que é necessário tentar reservar antes ou conseguimos alugar no dia sem stress? O porto de Madalena onde ficam as empresas é o mesmo local de desembarque do ferry Palau-Madalena?

        Mais uma vez obrigado.

        Responder
        • Nós reservamos lá mesmo, até pq depende das condições climáticas. Assim que vc chegar, vc reserva para outro dia. Alugar sem condutor acho que eh mais fácil do que com condutor. Por isso, se vc tb quiser com condutor eh melhor passar la na vespera do passeio e verificar a disponibilidade. Vc está indo em alta temporada. O porto dos ferries fica próximo ao dos barquinhos. Basta caminhar uns 5 minutos por um calçadao e vc verá vários nolegios gommonis.

          Responder
        • Oi Bruno se Vc quere aluga un barco pode escribe a [email protected] o no meu site http://www.noleggiorosadeiventi.it
          La Maddalena.
          Obrigado a toda a gente do Brasil

          Responder
          • Hello Davide! I know that you are receiving a lot of brazilians because of this post! Very nice! say hello to Simoni for me!!! Our boat trip with him was perfect!!! kiss from Brazil! I arrived yesterday from Puglia. Fabi

  4. rose

    Ola gostaria de saber aproximadamente o valor que pagaram para alugar um barco na sardenha. Muito obrigada

    Responder
    • Oi! Nós alugamos um barco privado em Maddalena. Foi 200,00 euros (tá no post), mas isso foi no final de setembro/inicio de outubro. Na alta temporada custa mais. Alem disso, algumas com marinheiro e ja estava incluido o combustivel nesse valor. bjs

      Responder
  5. FERNANDA

    Ola fabi, adorei o seu blog, estou em duvida sobre o meu roteiro de lua de mel, eu e meu noivo nao conhecemos nada da italia…temos 9 dias para tirar de viagens. e gostariamos de incluir Roma (pensei em ficar 4 dias em Roma) com ctza…porem estamos em duvida, se fariamos Costa Amalfitana ou Sardenha, o que vc nos sugere?

    Responder
    • Oi Fernanda! 9 dias para incluir sardenha ja usando 4 em Roma eu nao recomendo. Acho que o ideal seriam 3 dias em Roma (a cidade é pequena, até em 2 dias inteiros da pra fazet tudo). E conjugar com Capri e Costa Amalfi. beijos

      Responder
      • Fernanda

        Muito obrigada Fabi! 😉

        Responder
  6. FERNANDA

    ah a data seria de 9 a 18 setembro…

    Responder
  7. Aldo

    Olá,

    Depois de 7 dias na Grécia (atenas, santorini e mykonos), minha futura esposa e eu decidimos continuar nossa lua de mel em Maddalena graças ao seu post! Serão 4 dias na ilha. Minhas dúvidas: pode levar bebida alcoólica para as praias? E no passeio de barco? Obrigado

    Responder
  8. Julia

    Ei Fabi, e Cala Coticcio é possivel alugar um barco p eu ir diringo e ficar o tempo que eu quiser ao inves de fazer a trilha? Beijos!!

    Responder
    • Oi Julia! É possível sim, mas os barcos nao podem chegar perto da areia, entao, para ir ate a praia mesmo (areia) vc precisa ir nadando, ok? beijos

      Responder
  9. Denilson

    Estou neste momento em Alghero e sigo amanhã para Lá Maddalena. Suas dicas são sensacionais e serão muito úteis. Parabéns!

    Responder
  10. Cassia

    Oi fabi. Vamos em 4 amigos. Teremos 6 dias inteiros. To muita na duvida de como dividir. Acho q 2 dias inteiros em la madallena, 1 em cala gonome e 3 em
    Porto cervo??? O q sugere? Estaremos de 9-15 agosto. Obrigada

    Responder
    • Oi Cassia! 6 dias é bem corrido ne? melhor vc ler os posts e ver o que você realmente quer fazer para dividir de acordo com os lugares que vc quer mesmo visitar. Lembre-se que vc perderá tempo com os deslocamentos. Agosto é altíssima temporada, seria bom vcs reservarem hotel logo! bjs

      Responder
  11. Paulo

    Ola! Parabens pelo post!
    Uma pergunta: voce saberia me dizer quais locadoras de carro ali na Sardenha aceita a carteira de motorista brasileira?
    Obrigado!

    Responder
    • Oi Paulo! Todas as vezes que alugamos carro na Italia sempre foi so com a carteira do Brasil. Nós temos a permissão internacional, mas nunca foi pedida. bjs

      Responder
  12. Uau que perfeito!

    Lindo, meu sonho conhecer a Itália s2

    Beijos, Debi
    http://www.deborabrazil.com.br/

    Responder
  13. Daniela

    Oi Fabi,

    Seu blog e’ show !!
    A Sardenha foi a 2a.f viagem que fiz inspirada em suas dicas (a primeira foi para Zakynthos) e novamente suas dicas foram OTIMAS ! Alugamos o barco com a rosa dei Venti e, como vc falou, nao foi barato, mas foi a melhor decisao. Que dia maravilhoso ! Perdi ate’ a conta dos lugares fantasticos em que paramos para mergulhar !!

    Obrigada e ja’ espero ansiosa pelas suas proximas viagens e dicas!
    Daniela

    Responder
    • Que maaaaximo! Amei seu feedback! Muito obrigada pelo carinho!!! Ótimas viagens para vc

      Responder
  14. Talitha

    Olá, Fabi. Adorei as suas dicas da Sardenha, mas continuo com uma dúvida: será que é possível ir com uma criança de 2 anos e meio e aproveitar as praias mais bonitas da ilha? Vi, por exemplo, que as praias de La Maddalena são acessíveis por trilha de mais de trinta minutos ou por barco que não chega até a areia. Queria ir para a ilha, aproveitando o que tem de melhor. Vc teria como me elencar praias lindas e acessíveis de carro? Desde já, a agradeço.

    Responder
    • Oi Thalita! Todas as praias são acessíveis de carro, exceto as do arquipélago de Maddalena (só por barco). Mas na ilha de caprera em Maddalena várias praias são acessíveis de carro, exceto as que mencionei que são acessíveis por trilha ou barco. Há muita praia linda na Sardenha de fácil acesso como as de Porto cervo, san Teodoro e santa Teresa. Bjs

      Responder
  15. OLHA ISSOOOOO, próximo verão acho que fico uns 3 meses só na Sardenha kkkkk. Post incrível Fabi, parabéns!!

    Responder
    • hahahahahah pra conhecer a Sardenha bem só assim mesmo! uns 3 meses kkkkkk

      Responder
  16. raffaella

    Ola Fabi,

    Gosto muito de viajar. Achei suas dicas incriveis e muito bem escritas. Parabens. Irei para Sardenha agora em abril de 2017. Você acha que estará muito frio ?

    Obrigada.

    Responder
    • Oi Raffaela! Obrigada! Fico feliz que gost das dicas! Abril não eh um mês indicado para quem quer curtir Praia. A temperatura da água eh muito fria ainda e a temperatura externa ainda não eh tão quente. Mas eu já encarei no sul da França de entrar na água a 15 graus. Um gelo! Não eh nada agradável rsrs bjs

      Responder
  17. Daniela

    Fabi.

    Roteiro espetacular, relatos e dicas maravilhosas com riqueza nos detalhes que fazem a diferença, muito bacana você compertilhar!!
    Gostaria de saber tenho um filho de 9 anos como é a estrutura do lugar, quando temos um acompanhante serelepe que adora viajar? Julho, nas férias escolares, seria um mês propício para viagem? E qual companhia aérea que indicaria, quanto tempo de viagem? Tenho também instagram, vou segui-la, acabei de chegar de Dubai-UEA, tenho várias dicas caso queira compartilhar.
    Agradecida!

    Responder
    • Oi Daniela! Tudo bem? julho e agosto sao meses de alta temporada nas regiões de praia da Europa, o que significa tudo mais cheio e mais caro. O melhor voo é com a Alitalia, mas existem muitas formas de se chegar na Sardenha. Cheque no Google Flights outras opçoes. Algumas praias da Sardenha tem estrutura (lidos = beach clubs) e outras nao tem estrutura. beijocas

      Responder
  18. Kamila

    Ola adorei as dicas e gostaria de saber se e possivel ficar em la maddalena e conhecer tudo de barco e uma estimativa de valor doa barcos… beijos obrigada kamila

    Responder
    • oi! Conhecer tudo o que? toda a sardenha? no post indiquei um site para aluguel de barco… entre em contato para ver os preços de acordo com as suas necessidades, datas etc… bjs

      Responder
      • Maddalena é um arquipelago com varias ilhas. Somente as praias das ilhas de Maddalena e Caprera sao acessiveis de carro. Nas demais ilhas so de barco. Vc tb pode chegar nas praias de caprera de barco. As praias da ilha de maddalena em si nao sao tao bonitas. beijos

        Responder
  19. Juan Pablo

    Fabi gostei muito das dicas!!! É uma super ajuda. Estou indo para La Maddalena em Maio e gostaria de saber se é necessário ter carteira para dirigir um barco alugado. Obrigado.

    Responder
  20. Lêda R. J. Chaves

    Parabéns Fabi! Ótimo post! Conhecia a Sardenha de nome, mas agora que estou tomando conhecimento de Budelli, Coticcio, Maddalena…….Lindos lugares!!! Um abraço. Lêda

    Responder
  21. Mariana Diwo

    Olá Fabi, tudo bem?

    Vou para Sardenha em outubro, estou definindo o destino a partir dos seus posts e estou tentada a ficar em La Maddalena 6 dias.
    Não tenho carteira internacional de motorista, este documento é exigido para dirigir na Itália?

    Caso sim gostaria de saber se é possível fazer o trajeto Olbia > la Maddalena + trajeto dentro da ilha somente de transporte público/taxi.

    Aguardo seu retorno. Obrigada.

    Responder
    • Não eh exigido na Itália mas eh sempre bom ter! Mas vc não vai ter problemas sem o PID . Boa viagem e na volta me conta como foi bjs

      Responder
  22. Ana

    Oi Fabi!

    O seu site e maravilhoso, rico em detalhes e bem direto! Gostei principalmente que voce menciona se as praias tem estrutura ou se e preciso levar comida e etc.

    Abraco,

    Responder
  23. Marta

    Olá! Estou a pensar viajar para la maddalena pelas praias, mas tenho dificuldades em encontrar melhor lugar na sardenha e mesmo no arquipélago!

    Responder
  24. Franco

    Olá, adoramos os posts sobre a Sardenha! Estamos pensando em passar uma semana lá em julho do ano que vem. Somos 2 adultos e 2 crianças (10 e 8 anos). Estaremos de carro/ferry, com chegada por Porto Torres e saída por Olbia. Pensamos em montar duas bases, com 3 ou 4 dias em cada. A dúvida maior é Alghero ou Stintino, para a primeira, e S.T. di Gallura ou La Maddalena, para a segunda. Gostamos de praias preservadas, trilhas leves, cidades bonitinhas, mirantes…. Achamos que Porto Cervo estouraria nosso orçamento e não ligamos para luxos. O que vcs sugerem. Muito obrigado!

    Responder
  25. Pedro Paulo

    Olá Fabi,

    Muito obrigado pelas dicas……Estou pensando em fazer esta viagem em Junho 2019 !!!

    Rio de Janeiro – Barcelona – 4 noites
    Barcelona de navio até Alghero – 3 noites
    Stintino- 2noites
    Arquipelago Maddalena – 4 noites
    Porto Cervo – 3 noites – Alguma dica para ficar perto e mais barato em Porto Cervo ?
    Olbia de avião até Barcelona – Rio de Janeiro.

    O que acha ? Mudaria alguma coisa ? Obrigado

    Responder
    • Oi Pedro! Já que vc pretende fazer base em Stintino tb, to achando muito 4 noites em Alghero. Ficaria 2 noites la e 2 em Stintino e as outras 2 faria uma base em santa teresa de repente. bjs

      Responder
  26. TALES

    Post incrível. Estivemos na Sardenha no ano passado (Porto Cervo + San Teodoro + Maddalena), 12 dias, andamos bastante de carro. É difícil escolher a praia mais bonita, mas votaria na Cala Granara. Um dia voltarei, com mais tempo. Parabéns.

    Responder
Deixe seu comentário: