Tudo sobre a badalada Ilha de Capri

Em 26/05/2015 por Fabi Gama

Matéria atualizada em jan/19

Um dos destinos mais badalados do verão europeu é a ilha de Capri, facilmente acessada a partir de Nápoles ou de algumas cidades da Costa Amalfitana.

É possível fazer apenas um bate e volta para Capri, mas se você quiser mesmo curtir a ilha vale a pena ficar algumas noites por lá.

Mas fica uma dica : Capri é um destino caro. Diria que é a Mykonos da Itália. Você só vai aproveitar mesmo a ilha se estiver disposto a pagar pelos lidos (beach clubs) e bons restaurantes. Com um orçamento mais restrito prefira ilhas mais baratas como Lampedusa e Favignana.

Leia também :

 

Como chegar

A melhor forma de chegar na ilha é de alíscafos (lanchas rápidas) que fazem o percurso em 50 minutos a partir do terminal de ferries Molo Beverello que fica a cerca de 20 minutos de táxi do aeroporto de Nápoles.

A empresa Snav faz o percurso Nápoles/Capri em lancha rápida. Compre o ticket com antecedência no site oficial : ferry rápido Capri

Atenção pois há dois portos em Nápoles: Napoli Beverello de onde partem os barcos rápidos e Porto Calata Porta di Massa de onde saem os ferries convencionais.

Em Capri todos os ferries atracam na Marina Grande. Capri fica na parte de cima da montanha. A melhor forma de chegar no centrinho de Capri é usando o teleférico que leva até a praça principal (Piazzetta), pois carros não podem circular no centro. O teleférico custa 2 euros por pessoa por trecho e funciona de abril a outubro das 6h35 até às 21h15.

Outra opção é pegar um táxi quando desembarcar do ferry – o táxi te leva do porto até a piazzetta. A corrida custa 15 euros.

Mas a partir da piazzetta você precisa seguir caminhando até o hotel. Por isso, se você estiver com muita bagagem o ideal é contratar o serviço de entrega de bagagem (Porter service) que fica no próprio píer (lado esquerdo). Custa de 5 a 10 euros por mala (e eles entregam a mala direto no seu hotel).

Claro que antes de tudo confira se o seu hotel já oferece esse serviço gratuitamente (os hotéis de luxo em regra oferecem).

Também há ferries saindo de Sorrento para Capri durante todo o ano (25 minutos) e de Positano (50 minutos) de abril a outubro. Para ver os horários acesse o site ferry rápido Capri

 

Onde ficar

A Ilha de Capri tem dois vilarejos principais : Capri – onde está a maior parte dos hotéis, restaurantes, boutiques de luxo e agito e Anacapri onde fica o renomado hotel Capri Palace.

Os dois vilarejos são próximos, mas quem se hospeda em Anacapri precisa pegar táxi ou bus (existe uma linha ligando Capri e Anacapri) para fazer os passeios.

O trecho entre Capri e Anacapri leva apenas 15 minutos de ônibus e a frequência é bem regular. A passagem custa 2 euros.

Se você não quer gastar muito, a dica é olhar as opções de hotéis em Anacapri que têm um custo x benefício bem melhor do que os que ficam em Capri.

De Capri para Marina Picolla o bus leva 10 minutos, assim como para a Marina Grande (mas nesse caso tem o funicular também).

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados ainda que você reserve outro hotel. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Em Capri

  • Hotel Quisisana – considerado um dos melhores hotéis de luxo de Capri, tem uma belíssima área externa com duas piscinas e excelente serviço. Para saber mais acesse Hotel Quisisana.

 

 

 

 

  • Hotel Villa Brunella – esse hotel tem uma vista incrível, além de piscina e um ótimo restaurante. Dependendo da época do ano como em maio é possível achar diárias a partir de 230 euros. Para saber mais clique em Villa Brunella.

 

  • La Floridiana – hotel com boa localização e bela área externa com piscina e vista. Bom custo x benefício. Saiba mais em La Floridiana.

 

  • La Reginella – hotel bom, bonito e barato, mas um pouco mais afastado do centrinho de Capri (cerca de 800m). Diárias a partir de 100 euros dependendo da época. Saiba mais em La Reginella.

 

Em Anacapri

  • Capri Palace – esse hotel tem o selo da Leading Hotels of The World e é considerado um dos melhores da ilha. É onde fica o lido/restaurante Il Riccio que tem uma estrela Michelin e o restaurante Olivo que tem duas estrelas Michelin.

 

  • Casa Mariantonia – hotel super charmoso e com bom custo x benefício (diárias a partir de 150 euros dependendo da época). Tem uma piscina grande e uma bela área externa. Saiba mais em Casa Mariantonia.

 

 

  • Il Girasole – hotel charmoso e com excelente custo x benefício e vista mar (diárias a partir de 125 euros). O ponto do ônibus que leva para todos os lugares da ilha fica a 5 minutos a pé do hotel e o centrinho de Anacapri a 15 minutos. Tem uma vista linda para o pôr do sol. Saiba mais em Hotel Girasole.

 

  • Hotel Bussola – opção mais simples, barata, mas confortável e bem localizada – o hotel fica a 5 minutos de caminhada do centro de Anacapri (diárias a partir de 130 euros). Saiba mais em Hotel Bussola.

 

O que fazer

 

Giro dell Isola

Recomendo o passeio de barco “Giro dell Isola + Grotta Azzurra” em barco privado, conhecido como “gozzo”, para dar a volta na ilha – é possível reservar esse passeio na Marina Grande ou na Marina Piccola. Há diversos barqueiros que oferecem esse passeio. Abaixo coloquei algumas indicações de barqueiros que costumam atender brasileiros. Os tours básicos, em regra, levam cerca de duas horas e custam 150,00/200,00 euros pelo barco (use como base esse valor para negociar). O ideal é tentar negociar um barco por pelo menos 3h/4h e incluir a visita à Gruta Azul com mais calma, já que pode haver fila na entrada da gruta. A entrada da gruta Azul custa 13,00 euros por pessoa + gorjeta ao barqueiro (é outro barqueiro! Você passa do seu gozzo para o barco que entra na Gruta Azul). O gozzo costuma ter gelo e bebidas não alcóolicas incluídas. Minha dica é : levem as bebidas que quiserem consumir (vinho, prosecco etc). O passeio passa por outras belas grutas e pelos Fariglioni. Na volta desse passeio peçam para o barqueiro deixar vocês em algum lido (beach club).

Eu não consegui entrar na Gruta Azul nas duas vezes que fui a Capri (uma em junho e outra em setembro) porque a maré estava alta.

Dicas de barqueiros que estão acostumados a atender brasileiros :

1) Nunzio – esse barqueiro é muito procurado por brasileiros (celular 0818377849, email : [email protected] ou site http://www.caprirelaxboats.com/). Ele cobra 350,00 euros pelo passeio de dia inteiro, passando por vários lugares lindos em Capri e Anacapri. Dica: tentar negociar com ele para incluir nesse passeio o lido Conca del Sogno localizado entre Capri e Positano. Super badalado!

2) Albertuccio ou seu filho Enzo (+33-33922047)

3) Nesse site capri.com há mais opções de barcos para esse passeio.

Também é possível alugar um pequeno barco sem marinheiro por €75 por duas horas. Eu não arrisco nem recomendo, mas esse tipo de aluguel de barco é bem comum nas ilhas da Itália.

 

Lidos

Lidos são os beach clubs italianos! Você paga para usar a estrutura do lido, que tem espreguiçadeiras, guarda-sol, restaurante, bar e acesso ao mar. Faça a reserva com antecedência, especialmente na alta temporada (de junho a agosto).

  • lido La Fontelina – esse é outro lido badalado em Capri. Vá de táxi ou bus até a Marina Piccola e de lá, táxi boat até o lido. É preciso reservar com antecedência o almoço/espreguiçadeiras nesse lido. Site AQUI.

 

  • Lido del Faro (em Anacapri) – esse restaurante tem uma bela vista do pôr do sol e também é uma boa opção para curtir durante o dia. Site oficial AQUI.

 

  • Bagni Tiberio – esse beach club fica em uma praia bem bonita e é bastante procurada por família com crianças. Site oficial AQUI.

 

  • Da Gioia – outro restaurante / lido que fica em uma praia bacana em Marina Piccola. Site oficial AQUI.

 

 

Monte Solano

Um passeio bacana é subir de teleférico de Anacapri até o Monte Solano, que é o ponto mais alto da ilha – 589m acima do nível do mar.

O teleférico sai da praça Vittoria em Anacapri (perto da parada do ônibus) e custa 11 euros por pessoa (ida e volta). De março a outubro funciona das 9h30 às 17h30.

Capri

Em Capri passeie pela Piazzetta, circule pela via Camerelle, rua onde estão localizadas as boutiques de luxo.

Experimente o melhor sorvete da ilha na gelateria Buono Core (Via Vittorio Emanuele, 35). Após, siga até os Jardins de Augusto, para tirar uma foto clássica com os Faraglioni ao fundo e da Via Krupp (o ingresso custa 1 euro).

Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Via Krupp
Via Krupp
Via Krupp
Via Krupp
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Via Krupp
Via Krupp
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto
Jardins de Augusto

Dicas de restaurantes

  • Aurora – esse restaurante é badalado, com ambiente descontraído e animado. Site oficial AQUI.

 

  • Da Paolino – Esse restaurante é um dos mais românticos e charmosos de Capri! As mesas ficam sob pés de limão siciliano. Reserve com antecedência. Site oficial AQUI.

 

  • Lido del Faro – jantar ao pôr do sol em Anacapri. Site oficial AQUI.

 

 

  • Il Riccio – o restaurante do hotel Capri Palace em Anacapri tem uma estrela Michelin (menu a partir de 130 euros). Site oficial AQUI.

 

 

Lo Zodíaco

Pôr do sol

O melhor local para assistir ao pôr do sol em Capri é no Farol Punta Carena, onde ficam os lidos/restaurantes Lido del Faro e Da Antonio.

Mas você também pode assistir ao pôr do sol no farol sem precisar entrar em um lido.

Quanto tempo

A ilha de Capri não é muito grande. Dá para ficar 2, 3, 5 dias, depende do que você pretende. Os dias em Capri são basicamente para ir aos lidos e jantar à noite em um restaurante bacana.

Também dá para fazer um bate e volta para Capri a partir da Costa Amalfitana ou até de Roma.

Melhor época

A melhor época para curtir a ilha é no verão, de maio a setembro, mas evite o mês de agosto, época de férias na Europa, tudo fica muito caro e cheio.

Via Krupp

Bate e volta

A partir de Capri é possível fazer bate e volta para Positano, Sorrento e para a ilha de Ischia.

Daqui pra onde

  • Costa Amalfitana – De Capri vale a pena seguir viagem para a Costa Amalfitana – tem ferry para Sorrento (25 minutos) e Positano (50 minutos). Roteiro completo na Costa Amalfi AQUI.

 

  • Sardenha – volte de ferry para Nápoles e de la pegue um voo até a Sardenha. Roteiro completo da Sardenha AQUI.

 

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Leia mais

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Parabéns pelo site, Fabi!
    Quando crescer quero ser viajante igual a vc! Rsrs…
    Esse ano vou a Capri e planejei passar uma noite, é pouco, mas é o que deu… Parece ser realmente lindo!

    Responder
    • Mas sendo 1 noite ja vale, melhor do q meus bate e volta kkkk. Que bom que gostou

      Responder
      • Carlos Jorge

        Bom dia. Já procurei, mas não encontro referências à Gruta Azul. Obrigado.
        Carlos

        Responder
  2. Alessandra

    Estou indo p Roma dia 15 e volto dia 21.a ideia inicial era roma, costa amalfitana e capri. Mas nao quero um bate e volta em capri , entao estou pensando em fazer somente Roma e Capri deixando costa amalfitana para outra viagem. Melhor nao acha ?

    Responder
    • Oi Alessandra! Vc tem pouco tempo para fazer os 3 destinos, ficaria muito corrido… mas isso depende do ritmo de cada um! bjs

      Responder
  3. Silvana

    Ola Fabi ,pretendo ir em na 2 semana de junho para toscana com
    Meu marido remeis 2 filho quero ficar 15 dias mas queria muito conhecer a suica e austría tem como ir na mesma viagem nesses 2 países ?

    Responder
    • Oi Silvana! esses países fazem fronteira, portanto, vc pode fazer uma road trip passando pelos 3, mas sinceramente, em 15 dias? acho muito corrido! Mas isso é uma questao pessoal! Cada um tem um ritmo de viagem! beijos

      Responder
  4. Bruno Coelho

    Oi!!!
    Adorei seu site! Apaixonado!! Um dia chego lá!! Então, tenho alguns dias entre a última semana de maio e as duas primeiras de junho. Tô querendo fazer Milão, Veneza, Florença, Roma. Só nessa história já gastei 12 dias. Seria melhor guardar essa região pra outra ocasião?
    Pq Ainda tenho q visitar uma amiga em Malta e só me sobram 5 dias pra lá…

    Responder
    • Oi Bruno, quanto tempo você tem sobrando 5 dias ? ue região vc está na duvida se da tempo de visitar? a ilha de capri ?

      Responder
  5. Paola

    Oi Fabi! Adorei seu site e suas dicas.
    Vou dia 13/03 para Roma e saio de Roma para Lisboa dia 27/03.
    Meu marido quer ir pra costa amalfitana e capri, além de Roma.
    Já li que vc não indica nessa época muito. Tu me indicaria qual roteiro nessa época lá na Itália?
    Vamos viajar com bebê de 6 meses, por isso não pode ser nada muito corrido e nem muito frio.

    Responder
    • Oi Paola! Vc pode ir para o sul da italia nessa epoca, as cidades sao charmosas e vai ser tudo mais barato e vazio, mas vc nao vai poder entrar no mar ne? nessa epoca o melhor seriam as cidades maiores mesmo ou de repente Toscana para beber e comer bem. bjs

      Responder
  6. Rafael

    Ola, gostei muito do seu site e tambem sigo vcs no insta!!! Estou indo fazer um cruzeiro pela europa do dia 11/6 a 18/6 vou ficar apenas algumas horas nas seguintes cidades: provença, nice,florença e napoles!! Voce teria alguma sugestao pra somente esses dias que passarei nessas cidades, algo imperdível que realmente vale a pena??

    Obrigado

    Responder
    • Oi Rafael! Te peço desculpas mas faz tempo ja que visitei todas essas cidades e com esse esquema de cruzeiro passando apenas algumas horas em cada uma delas nao saberia te dizer. beijos

      Responder
  7. terezinha de noronha zacharkiv

    Gostaria de fazer um bate e volta de Roma a Capri, porque comprei hoteis por 4 dias em Roma, então tem que ser bate e volta; Para ir em Capri, vou a Napolis e de lá fica longe o porto ou onde pego barco para Capri.Obrigada se puder me responder como faço para chegar lá e voltar a noite.

    Responder
    • Oi Terezinha! Na estação de trem de Napoles vc vai ter que pegar um ônibus ou táxi para a estação de ferry. NãO é muito longe, mas Se vc quiser ver distancia, da uma olhada no googlemaps. bjs

      Responder
    • Mais uma coisa : Existem dois terminais de ferries diferentes saindo de Nápoles – opte pelo Monte Beverello de onde saem os alíscafos – lanchas rápidas que fazem o trajeto em 50 minutos e partem de Nápoles frenquentemente a partir das 7h (site : http://www.capri.it/it/orari-traghetti).

      Responder
  8. terezinha de noronha zacharkiv

    Oi Fabi te agradeço muito pela atenção, e pelas informações que preciso.Bjs.

    Responder
  9. Carolina

    Fabi, olá. O bate volta roma -napoli – roma é bem viável na sua opinião? Queremos ir a Pompeia – inicialmente, iria de roma para Napoli para ir a Pompeia e Capri. De Napoli voaremos para a Sicilia onde ficaremos 10 dias. A questão é – olhando opção de voo há inumeros voos de roma para Catania e uma oferta muito menor de napoli para Catania. então pensei em eliminar Capri,já que teremos muito mar na Sicilia, fazer o bate volta em Pompeia e voar direto de Roma. é uma opção inteligente? Viajomos em família, com marido e dois meninos que não têm frescura. Obrigada

    Responder
    • Oi Carol! Super viável esse bate e volta. Eu mesma já fiz Roma-napoles-capri-roma de bate e volta 2x. A sicilia é muito mais bonita do que capri na minha opinião! Por isso, deixe capri para outra oportunidade mesmo! Que lugares da sicilia vcs vao visitar? beijos

      Responder
  10. Carolina

    Fabi, 4 dias em Taormina, 4 em Favignana ( tudo culpa sua) e 2 em Palermo. Em Taormina ainda não defini o que faremos 100%. Muito provavelmente um dia para o Etna. Em favignana me dedicarei ao meu lazer preferido – a contemplação. Não definimos se pararemos em Agrigento no caminho de um lugar para o outro. Muita coisa para ver na Sicilia, pouca vontade de ter pressa. Obrigada pela sua ajuda.

    Responder
  11. Renata

    Oi Fabi, vou com meu namorado para a Itália, temos 5 dias no início de agosto sobrando e estou em dúvida entre fazer Capri e costa amalfitana Ou Puglia. Qual das duas regiões vc mais recomendaria?

    Responder
    • Oi Renata, isso depende muito do seu perfil. Eu prefiro a Puglia, que tem praias bem mais bonitas, o turismo é mais local e é mais barata. já a costa amalfi e capri são destinos para quem busca mais luxo. E são ainda mais caros em agosto. Mas as praias de la não são nada demais! os vilarejos é que são charmosos. beijocas

      Responder
  12. Renata

    Obrigada pela dica! Bjs

    Responder
  13. Caroline

    Oi Fabi, já te acompanho há um bom tempo. Parabéns , seu trabalho fica cada dia melhor ! Vou para Costa Amalfitana em junho desse ano, partirei de Nápoles para positano (duas noites) e estou na dúvida se durmo uma noite em Capri e uma noite em sorrento, ou se durmo duas noites em sorrento e faço um bate e volta de sorrento para Capri. Que você acha ?

    Responder
    • Oi Carol, muuuuito obrigada! Já conversamos pelo Instagram e sua pergunta já foi respondida ne? depois me diz o que resolveu. bjs

      Responder
Deixe seu comentário: