Costa Amalfitana, Itália

Em 25/05/2015 por Fabi Gama

ONDE: A Costa Amalfitana é um trecho de 60km no litoral da Itália entre Salerno e Sorrento. Ao longo da estrada encontram-se as belas cidades de Positano, Praiano, Amalfi e Ravello. A estrada costeira é super estreita e conta com incríveis visuais! A vista do alto dos penhascos é deslumbrante!

DSC03554

COMO CHEGAR : Nápoles é o melhor ponto de partida para conhecer bem essa charmosa região. Do aeroporto de Nápoles até Positano são 70km, percorridos em um pouco mais do que uma hora. É possível alugar um carro no próprio aeroporto ou fechar algum transfer diretamente com o hotel, caso não queira dirigir. Caso opte pelo aluguel do carro, lembre-se que um GPS sempre ajuda muito e não esqueça de emitir no DETRAN a sua carteira internacional de habilitação (PID). Mas lembre-se que esta só é válida mediante a apresentação em conjunto da carteira nacional de habilitação. A carteira internacional de habilitação não é obrigatória na Itália, mas para quem viaja muito e quer alugar carro é bom ter. Outras opções para chegar até a Costa Amalfi : Na estação central de Nápoles pegue um trem até Sorrento (cerca de 1h). Ao chegar em Sorrento, pegue um ônibus da SITA. Na alta temporada há também a opção de barcos da cia Metro del Mare.

QUANDO : O período ideal para visitar a região é de maio a outubro. Evite os meses de julho e agosto, período de férias na Europa, época em que a região fica muito cheia e muito mais cara. Evite também o inverno, pois muitos restaurantes e hotéis até fecham. Os vilarejos perdem um pouco de vida nesse período mais frio.

MELHOR BASE : A melhor opção de base para explorar a Costa Amalfi é, sem dúvida, o vilarejo de Positano. A cidade é um charme! No entanto, os hotéis de Positano costumam ser mais caros do que os hotéis das demais cidades da Costa Amalfi. Vale a pena investir nessa diferença!

DSC03715

DSC03793

DSC03287

PASSEIOS IMPERDÍVEIS:

Positano – é o vilarejo mais charmoso da região, possui casinhas coloridas ao longo de sua encosta, ruas estreitas repletas de flores, cafés e restaurantes no alto dos penhascos com vistas de tirar o fôlego! Escolher um, sentar e simplesmente admirar tamanha beleza é um programa que não pode faltar! Não deixe de visitar sua bela igreja Central – Chiesa di Santa Maria Assunta. Para chegar até a praia Spiaggia Grande, desça por uma ruazinha toda florida e repleta de lojas de artesanato. Dica para não levar um susto: a melhor parte da praia de Positano é paga. Mas existe uma parte próxima ao porto que é de graça.

DSC03808

DSC03719

DSC03268

DSC03245

Amalfi – no caminho para Amalfi faça duas paradas : uma na elegante vila de Praiano e outra na Grotta Dello Smeraldo, uma linda gruta onde é possível fazer um passeio de barco por suas águas cristalinas. Amalfi é a maior cidade da Costa. Não deixe de passear pelo seu centrinho onde está a Catedral Sant`Andrea e o belo Duomo di Amalfi. Há também ótimas opções de compras de artesanato e muitos restaurantes charmosos.

DSC03682

DSC03671

DSC03686

DSC03676

Ravello – o vilarejo está localizado a 400 metros acima do nível do mar e, por isso, tem uma vista privilegiada, provavelmente, as melhores vistas da Costa Amalfi. Imperdível um passeio pelos jardins da Villa Cimbrone e Villa Rufolo. Uma boa dica é tomar um drink no terraço do chiquérrimo hotel Palazzo Sasso, que tem um belíssimo visual! A cidade é pequena, linda e super agradável. Há muitas lojinhas de cerâmica por lá. O vilarejo parece que parou no tempo! Se puder jantar em Ravello e estiver com sobra no orçamento, vá até o restaurante Il Flauto di Pan que fica na Villa Cimbrone. Um charme! Que vista! Ou jante no próprio hotel Palazzo Sasso (mas fique preparado para gastar bem!). Para uma opção com custo benefício melhor, vá até o Ristorante Garden.

DSC03643

DSC03656

DSC03620

Pompéia – se sobrar tempo, no caminho de volta a Nápoles, aproveite para visitar Pompéia, que está a apenas 22 km de Nápoles e é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do Vulcão Vesúvio, que sepultou completamente a cidade. Pompéia se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada, por acaso, em 1748. Abre todos os dias para visitação, exceto no Natal, 1 de janeiro e 1 de maio. O ingresso custa 11,00 euros. As ruínas são bastante espalhadas.

• Ilha de Capri – clique aqui para ler o relato completo do nosso bate e volta à Ilha de Capri.

italia jun07 (436)

DICA DE HOTÉIS EM POSITANO : Os melhores hotéis de Positano são Palazzo Murat, Le Sirenuse e Il San Pietro di Positano, porém muito caros. Hotéis muito bons com preços mais acessíveis são : Hotel Marincanto, Albergo Punta Regina e Villa Rosa. Mas lembre-se que os hotéis nessa região são mais caros do que a média na Europa de uma forma geral. Faça reserva com antecedência, pois os melhores hotéis lotam muito rápido, uma vez que os hóspedes “habitués” costumam reservar com um ano de antecedência. Nós ficamos hospedados no hotel Marincanto que tem uma belíssima vista e é super bem localizado. Em breve farei uma review completa do hotel aqui. Para fazer sua reserva sem custos adicionais clique aqui no booking.com  ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

DSC03398

DSC03254

DSC03143

DSC03319

DSC03372

DSC03331

RESTAURANTES EM POSITANO :

La Tagliata – localização incrível com vista belíssima. Não é fácil chegar até lá, mas o restaurante possui uma shuttle que busca os clientes no hotel. Basta pedir para o seu hotel efetuar a reserva e eles irão lá te buscar. Comida deliciosa, ambiente super agradável. Ótimo custo x benefício.

DSC03541

Il Ritrovo – muito parecido com o esquema do La Tagliata : fica em um belíssimo lugar, bem no alto, não sendo de fácil acesso. No entanto, eles também tem esquema de shuttle, basta pedir para o seu hotel reservar. Ótima comida, ambiente e custo x benefício. Vista incrível!

DSC03982

Next2 – esse restaurante é uma ótima opção para jantar em Positano mesmo, não sendo necessário uso de shuttle ou de carro. O ambiente é bem clean e aconchegante. Boa comida, funcionários atenciosos.

Al Marincanto – esse restaurante fica dentro do hotel Marincanto. Um lugar super charmoso, que vale a pena, embora seja caro. O ideal é chegar no final da tarde e aproveitar o lindo pôr do sol. Vista espetacular.

DSC03450

DSC03188

DSC03423

COMPRAS: Há muita opção de artesanato nos centrinhos de Positano, Amalfi e Ravello. Para quem aprecia cerâmica, não pode deixar de visitar o Ceramiche Solimene, em Vietri Sul Mare, um belo palácio com oficina aberta ao público.

QUANTO TEMPO: O ideal para conhecer essa região com calma e curtir suas belas praias é de 4 a 5 dias.

Nós conjugamos Costa Amalfi com Sardenha. Para ler nossos posts clique em Introdução à Sardenha.

 

 

Posts relacionados :

Esse texto foi gentilmente cedido por mim ao blog ViciosDeViagem onde também encontra-se publicado.

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Zenaide Alves de Araujo

    Belo relato!!! A Costa Amalfitana será parte de minha viagem à Itália em setembro!!

    Responder
  2. Oi Fabi, parabéns pelo blog e pelo insta também,

    Viajamos pela Costa Amalfitana em setembro do ano passado e usamos como base Sorrento e Amalfi.
    Foi fantástico e registramos alguns relatos no blog: http://www.ninoeteca.blogspot.com.br

    Responder
  3. Mariana

    Ola pessoal,
    Sou Mariana, brasileira, e moro em Positano ha 10 anos. Trabalho na “família” BlueStar Boat Tour Positano, fazemos excursões de grupo ou particular pela Costa Amalfitana e Capri, Temos ótimos barcos e serviço de qualidade, estamos em 1° lugar na TripAdvisor. Espero voces… Podem entrar em contato pelo whatsapp +393349129013

    Responder
    • Maud

      Oi Mariana .Sou do Brasil e vou chegar em Napoles, eu e meu marido,no aeroporto,/ dia 10 de maio , às 11:30h,Pretendo ir pra Amalfi , hotel La Bussola ,mas gostaria de ver Poméia no caminho,na ida para o Hotel. Vamos ficar até 14 de maio,nesse hotel .emos Passear pela Costa nesses dias.
      Tb pretendo conhecer Capri (passar dia por lá )
      Gostaria de saber preços e serviços para a ida do aeroporto ao hotel e para Capri, seus pacotes , e/ou ,sugestões e necessidades de reservas tb
      .Obrigada pela atenção ,aguardo informações,
      Maud

      Responder
      • Oi Maud, meu nome é Fabiane e isso aqui é um blog pessoal onde dou dicas das nossas viagens pelo mundo, mas não somos agencia de viagem nem prestamos serviços ou pacotes. bjs

        Responder
  4. Maria de Lourdes

    Fabi, daqui a uns meses irei à Costa Amalfitana para passar a lua de mel. Ficarei 3 dias em Capri e 2 dias em Positano. Inclusive, ficarei também no hotel Marincanto.
    Você acha que a distribuição de dias ta bacana???
    Desde já muito obrigada. Bjs.

    Responder
    • Maria, para eu poder te ajudar, me diz em que mês vc vai fazer essa viagem por favor. bjs

      Responder
      • Maria de Lourdes

        Fabi, tinha deixado outro recadinho e vc perguntou o mês que vou. To indo agora no final de setembro pra lua de mel.
        Peguei todas as suas dicas e ficarei também no Hotel Marincanto. Mal posso esperar. Gostou mesmo desse hotel né?
        Passarei 3 dias em Capri e 3 dias em Positano. Acha que essa quantidade de dias está boa? Adoro seu blog e também adoro seu instagram! Suas dicas são valiosas.
        Quando eu postar alguma foto no hotel Marincanto no instagram vou marcar a hashtag #loucosporviagem =)) Bjo.

        Responder
        • Oi!!! Que delicia!!! Sim, o Marincanto vale muito a pena! Estive la já tem um tempinho (nem tinha blog nem insta), mas já indiquei para muitos amigos e todos gostam bastante, então, o hotel deve continuar bom sim!!! curta muito, marque as fotos e depois me conta como foi! beijao

          Responder
          • Maria de Lourdes

            Pode deixar que vou sim fazer a marcação no instagram e depois venho aqui relatar sobre a viagem e sobre o Hotel Marincanto.
            Bjs e obrigada =)

          • Maria

            Fabi, estive no hotel Marincanto do dia 26 a 29 de setembro e gostei demais! Passando aqui para agradecer a dica. Aproveito também para dizer para os leitores que quem tiver a oportunidade de ficar nesse hotel, para ficar, pois Positano é uma cidade muito pacata. Então ficar em um bom hotel e com piscina é essencial. Bjos.

          • Que bom Maria! Esse hotel é muito gostoso mesmo e bastante concorrido. Obrigada por voltar aqui! beijos e boas viagens!

  5. Beatriz vargas aulicino

    Fabi,
    Vou para a Italia no final de Março ,e gostaria de saber, se nesta época vale a pena ir pra costa amalfitana ,ou sardenha ou ir pra região de Bari,APulha,tenho uma semana pra ficar no sul da itália de carro, o que você sugere?!
    Obrigada
    Adorei seu blog
    Bia

    Responder
    • Oi Beatriz! Tudo bem? Que bom que vc gostou do blog! Vou ser sincera com vc… não recomendo a região sul da Itália nesse período que vc pretende viajar . Muitos hotéis e restaurantes fecham durante esse período, as cidades acabam perdendo um pouco do charme, praia então, nem pensar! E são lugares com praias tão bonitas! Acho (minha opinião) um pouco de desperdício. Não conheço a região da Puglia/Bari, mas também tem praias lindas. Antes de decidir, dê uma olhada nos hotéis para ver se estarão abertos. De qualquer forma, nessa epoca Sardenha nem pensar… Costa amalfi talvez seja uma opção melhor caso vc resolva mesmo ir para o sul … bjs

      Responder
  6. Viviane

    Oi Fabi, tudo bem?
    Estou indo passar a lua de mel na costa amalfitana (passaremos 7 dias lá) e estamos com uma dúvida: qual o meio de locomoção vocês utilizaram como transporte entre uma cidade de outra da costa? A princípio, pensamos em alugar um carro, porém tenho lido muito sobre a dificuldade de estacionamento por lá. O que você acha? Obrigada!

    Responder
    • Oi! Tudo bem? Fizemos tudo de carro alugado. Alugamos e devolvemos em Nápoles. Eh bom alugar um carro pequeno pq as estradas são estreitas. O carro sempre dá mais liberdade, apesar desse tipo de perrengue como estacionamento. Em Positano não usamos carro pra nada. Fazíamos tudo andando. Bjs

      Responder
      • Viviane

        Muito obrigada pela atenção e disponibilidade!

        Responder
  7. Lucimary

    Olá Fabi. Acompanho algumas de suas viagens, pois sou “louca por viagens”rs. Estou indo para o sul da italia e tenho uma semana onde gostaria de visitar:Sorrento, Napoles, Pompeia, é claro Ilha de Capri. Se der tempo ainda daria uma voltinha em Roma. Vi aqui em seu blog sobre o Hotel em Positano(este não está estava em minha lista). Vc acha uma boa opção? O que vc acha da opção em ficar em Capri? É boa?

    Responder
  8. Lucimary

    Olá Fabi. Acompanho algumas de suas viagens, pois sou “louca por viagens”rs. Estou indo para o sul da italia e tenho uma semana onde gostaria de visitar:Sorrento, Napoles, Pompeia, é claro Ilha de Capri. Se der tempo ainda daria uma voltinha em Roma. Vi aqui em seu blog sobre o Hotel em Positano(este não está estava em minha lista). Vc acha uma boa opção? O que vc acha da opção em ficar em Capri? É boa? Esqueci de comentar que vou em julho e temo Capri ficar muito tumultuada…

    Responder
    • Querida, vc vai em julho desse ano? corra para reservar um hotel! muito provavelmente vc não consegue mais vaga no hotel que eu fiquei e super indico! o hotel Marincanto eh incrível! Eu nunca me hospedei em Capri, so fiz bate e volta duas vezes, mas deve ser legal sim ficar la e curtir a ilha com mais calma. Mas se prepare para os preços em julho! bjs

      Responder
  9. Fabi acabei de ver o Blog e o achei muito bom. Principalmente as fotos, voce fotografa muito bem. Gostaria de saber onde voce fez aquela foto do por do sol – lindissima! Amo por de sol e, como vou para a costa amalfitana em outrubro, gostaria de saber se a foto foi do hotel que voce ficou, o Marincanto. Obrigada. Acabou de me ocorrer uma idéia: sou louca por Veneza e desde 2009 vou todos os anos para lá. Desenvolvi um trabalho de fotografia nos canais, só reflexo. E, se tiver interesse em mostrar uma ou duas fotos, posso enviá.las. Veja bem, nao estou procurando publicidade nem propaganda para as minhas fotos. Tanto é que nao coloco nenhuma na Internet. Fiz exposicao na Alemanha, mostrando esse trabalho, e foi tudo. Deixo um abraco e boa sorte.
    Zilda

    Responder
    • Oi Zilda! Foi do hotel Marincanto sim que tirei as fotos. Vc tem alguma rede social para que eu possa ver suas fotos? devem ser lindas!!!! Veneza eh super fotogência. Estive lá ha dez anos. beijos

      Responder
  10. paulo fonseca

    A Itália é incrível e esta costa mais ainda, estarei aí em setembro. Ravello que me aguarde!!

    Responder
  11. Alice

    Olá Fabi!
    Vim aqui procurar seu roteiro pelas Dolomitas de 2013, que vc mencionou no Instagram mas não achei.
    Você poderia me mandar por e-mail?
    Obrigada,
    Alice

    Responder
    • Oi querida! Em 2013 eu nem tinha blog, portanto nao tenho esse roteiro ainda, ok? espera um pouquinho que em breve vou postar tudo aqui. bjs

      Responder
  12. CASALI

    INICIO DE MAIO , ESTANDO HOSPEDADO EM NAPOLI, GOSTARIA DE FAZER EM PASSEIO DE 1 DIA ( BATE-VOLTA) PELA COSTA AMALFITANA. VOCÊ PODE INDICAR ALGUMA EMPRESA QUE FAÇA ESSE ROTEIRO?

    Responder
    • Oi! Infelizmente não conheço nenhuma empresa para te indicar. Fizemos por conta própria. beijocas

      Responder
Deixe seu comentário: