Portofino e a Riviera Italiana – dicas e roteiro

Em 16/05/2018 por Fabi Gama

Em abril/18 visitamos pela segunda vez Portofino, Santa Margherita Ligure e Camogli  na Riviera Italiana.

Nossa primeira vez nessa região foi em outubro/11 e eu estava louca para voltar com mais calma.

Dessa vez nosso roteiro foi Portofino, Cinque Terre e a bela ilha de Elba, na costa da Toscana.

Onde fica

Portofino é um destino super badalado e charmoso da Riviera Italiana, reduto de ricos e famosos. Essa região da Ligúria é conhecida como Riviera di Levante por causa do nascer do sol.

Os aeroportos mais próximos são os de Gênova (50 minutos),  Pisa (1h30) e Milão (2h).

A Riviera Francesa (Nice, St. Tropez, Cannes…) e Mônaco ficam a menos de 3h de distância.

Como chegar

Nós alugamos um carro no aeroporto de Pisa, seguimos para Portofino e de lá para as Cinque Terre. Depois fomos para a ilha de Elba e finalizamos devolvendo o carro no aeroporto de Pisa. Nós optamos por fazer tudo de carro porque precisaríamos dele para explorar a ilha de Elba e para evitar ficar pegando trem com malas, mas não é preciso  carro para explorar essa região de Portofino.

Indicamos o site da RentalCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

É muito fácil chegar de trem até Santa Margherita Ligure e de lá bus para Portofino.

Prainha no caminho entre S.M. Ligure e Portofino

Como se locomover

Existem quatro maneiras de se locomover entre Santa Margherita Ligure e Portofino :

  • A pé – a promenade que liga as duas cidades é plana e tem apenas 5km. Ao longo do caminho a gente vai passando por várias praias, sendo a mais bonita a de Paraggi. Essa caminhada leva cerca de 40 minutos, mas isso parando para apreciar a vista e tirar fotinhos. É um percurso delicioso!

 

Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Prainha no caminho entre S.M. Ligure e Portofini
Prainha no caminho entre S.M. Ligure e Portofini
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Paraggi
Prainha no caminho entre S.M. Ligure e Portofini

 

  • De ônibus – o ônibus entre Santa Margherita e Portofino é bastante frequente (a cada 15/20 minutos passa um) e o trajeto leva apenas 15 minutos. Nos horários de pico (final da tarde voltando de Portofino) o bus fica lotado. Se comprar com o motorista do ônibus custa  4,00 euros por trecho. A dica é comprar antes de subir no bus em bancas de jornal ou em quiosques de informações no centrinho de ambas cidades – nesse caso, o ticket custa 3,00 por trecho ou 5,00 euros ida e volta. Não esqueça de validar os tickets na máquina dentro do bus.

 

não esqueça de validar seu ticket

bus 82 – passa com bastante frequência até tarde!

 

  • De barco – no centrinho de Santa Margherita há uma estação de barcos. O trajeto é muito rápido (dura menos de 10 minutos) e é muito agradável. Custa  7,00 euros por trecho ou 12,00 euros  ida e volta. Da mesma estação saem barcos para as Cinque Terre e para Camogli.

 

 

  • De carro – evitem ao máximo ir até Portofino de carro por dois motivos : 1) as vagas de rua em Portofino são apenas para residentes e estacionamento é muito limitado (e caro) por lá! São poucas as vagas e você pode chegar lá de carro e não conseguir estacionar! 2) Os 5km entre Santa Margherita e Portofino é sinuoso e tem vários trechos muito estreitos. Por ali passam ônibus, motos, carros, pessoas, bikes… achei meio estressante se aventurar dirigindo por ali!  Por isso, para quem está de carro como foi o nosso caso, a melhor opção é deixar o carro no hotel em Santa Margherita Ligure e usar as opções anteriores.  ⠀

 

Melhor época

Portofino e as cidades da Riviera di Levante  podem ser visitadas o ano todo, mas no verão a quantidade de turistas é muito grande e faz bastante calor. Na minha opinião os melhores meses são os de abril, maio, outubro e novembro.

Não pensem nessa região da Ligúria  como “destino praia”, mas sim como vilarejos charmosos à beira mar! São poucas as opções de praias por ali e elas são pequenas. A praia mais bonita é a de San Fruttuosos. Se você quer mesmo um destino praia, vá para a Sardenha, Puglia ou Sicília. Na Riviera Italiana o objetivo é conhecer os vilarejos charmosos, comer em bons restaurantes com vista mar, tomar gelattos e eventualmente ir à praia e dar um mergulho no mar.

Nós só mergulhamos em San Fruttuoso que tem uma cor de água maravilhosa, mas isso porque demos bastante sorte com o tempo, pegamos dias ensolarados com temperatura de 29/30 graus (em meados de abril).

Vista da Igreja de San Giorgio em Portofino

Quantos dias

O ideal é ficar pelo menos de 2 a 3 noites em Santa Margherita Ligure ou Portofino.

Nós ficamos duas noites sendo praticamente 3 dias inteiros e deu para curtir e descansar. Achei perfeito! Mas se pudesse ficaria mais um dia.

San Fruttuoso

 

Onde se hospedar

Para explorar essa região da Riviera di Levante na Ligúria sem gastar tanto, a minha dica é montar base em Santa Margherita Ligure que é a cidade mais próxima de Portofino (5km). Fizemos isso nas duas vezes que visitamos essa região e achamos excelente!

Na minha opinião vale mais a pena ficar em Santa Margherita porque Portofino é muito mais cara e isolada! Já em Santa Margherita há estação de trem, ônibus e barco que te levam para vários destinos da Itália como Cinque Terre, Milão e para as cidades da Toscana. E ainda, as vagas de rua em Portofino são apenas para residentes, estacionamento é muito limitado por lá! Melhor parar o carro em Santa Margherita. ⠀

Abaixo as minhas sugestões de hotéis :

 

Se você  gosta das nossas dicas, faça suas reservas pelos links indicados, ainda que você escolha outro hotel. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!

 

Santa Margherita Ligure

O Grand Hotel Miramare é uma opção perfeita para quem busca charme, conforto, ótimo serviço e localização – o hotel fica em frente ao mar, pertinho de vários restaurantes e a apenas 5km de Portofino.

A fachada do hotel lembra muito o Copacabana Palace. A área externa tem jardins muito bem cuidados e uma excelente piscina climatizada com vista para o mar, além de espreguiçadeiras e guarda sol.

O buffet de café da manhã, delicioso e muito variado, é servido no terraço do restaurante com bela vista – uma delícia começar o dia assim!

O hotel tem estacionamento com manobrista (pago a parte) e as bebidas não alcóolicas do frigobar do quarto estão incluídas nas diárias.

Não é à toa que o Grand Hotel Miramare tem o selo de luxo da Leading Hotels of The World (os melhores hotéis do mundo levam esse selo!), mas ainda assim o hotel custa 1/3 de um bom hotel em Portofino.  Para reservar basta entrar em contato com a central da Leading Hotels pelo telefone : ⠀(11) 3171-4023 (Grande SP) ou 0800 014 1819 (Demais regiões).

Para procurar outros hotéis em Santa Margherita Ligure clique AQUI.

café da manhã
café da manhã
café da manhã
café da manhã
café da manhã
café da manhã
café da manhã
café da manhã
café da manhã

Portofino

Se você não tem problema de orçamento (rs!), vale a pena ficar no melhor e mais badalado hotel de Portofino : o Belmond Splendido.

Tivemos a oportunidade de almoçar no restaurante La Terrazza e assim conhecer um pouquinho desse hotel encantador! É o hotel mais luxuoso de Portofino. Realmente tudo é impecável, a localização incrível (que vista!), a piscina aquecida, o serviço, os jardins… perfeito! Adoramos o restaurante que também é aberto a não hóspedes (melhor reservar). O ambiente é um charme e a comida estava uma delícia!  O hotel disponibiliza uma shuttle para levar os hóspedes ao centrinho de Portofino mas também é possível ir caminhando (cerca de 10 min).

Os hóspedes do Belmond Splendido Mare que fica no centrinho de Portofino também podem usar a piscina e as dependências do Belmond Splendido.

 

Dicas de restaurantes

 

Santa Margherita Ligure

  • Vistamare – esse é o restaurante do Grand Hotel Miramare, onde nos hospedamos. Adoramos o jantar! No cardápio há várias opções de massa, peixes e frutos do mar. As sobremesas e os chocolates (feitos no próprio hotel) são maravilhosos! O restaurante também recebe não hóspedes mediante reserva. O ambiente é sofisticado e a cozinha contemporânea. O serviço é excelente. Nos dias mais quentes há a opção de jantar no terraço do restaurante que tem bela vista do mar. Para reservar clique aqui.

 

Le Colonne
Le Colonne
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
Le Colonne
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare
jantar no Vistamare

 

  • Emilio –  trattoria no centrinho da cidade com mesinhas na varanda e muitas opções de pasta e frutos do mar com bom custo x benefício. O restaurante ainda tem um garçom simpático que fala português.

 

  • Skipper –  bar/restaurante que fica numa espécie de plataforma flutuante no portinho da cidade, com ambiente bem agradável . Boa opção também para tomar uns drinks antes do jantar.

 

 

Portofino

 

  • La Terrazza – restaurante do Belmond Splendido, o hotel mais luxuoso de Portofino. O visual é incrível, o ambiente é um charme, o serviço é excelente e os pratos uma delícia! O restaurante também recebe não hóspedes mediante reserva. Entradas de 28 a 43 euros, principais de 32,00 a 70,00 e sobremesas 22,00 euros.

 

 

O que fazer

Portofino

Em Portofino depois de passear pelo pequeno e charmoso portinho da cidade, repleto de bares, restaurantes e gelaterias, suba caminhando até a Igreja de San Giorgio, de onde se tem uma bela vista. De lá, continue caminhando por menos de 10 minuto até o  Castello Brown. A entrada custa 5,00 euros por pessoa mas vale a pena por causa da vista panorâmica que se tem da área externa do castelo.

Na saída do castelo continue caminhando por menos de 10 minutos até o farol para ver a vista e tomar um drink no barzinho que tem por lá!

No centrinho de Portofino, não deixe de provar um gelatto na tradicional Gepi (o de pistache é maravilhoso!).

 

San Fruttuoso

No portinho de Portofino pegue um barco até a belíssima praia de San Fruttuoso, acessível apenas por trilha (1h30) ou de barco (20 minutos). O barco sai a cada hora e custa 13,00 euros por pessoa ida e volta.

A praia de San Fruttoso é pequena mas a cor da água é esmeralda. Vale a pena reservar um dia para esse passeio e almoçar por lá, já que há várias opções de restaurantes bacanas ao ar livre e com vista mar, como o Giorgio Ristorante.

Subimos até a Torre Doria de onde se tem uma vista linda e também é possível visitar a abadia de San Fruttuoso que fica no meio da praia (entrada paga).

São duas prainhas facilmente acessíveis a pé. O mar ainda estava frio em abril, mas nada muito diferente do mar do Rio e como estava fazendo bastante calor (29 graus) conseguimos curtir bastante a praia e mergulhar.

É comum nas praias da Itália haver áreas “privadas” reservadas aos lidos (espécie de beach club) – somente quem paga pelos serviços do lido pode frequentar essa área da praia. Lá em San Fruttuoso uma espreguiçadeira custava 9,00 euros por pessoa, guarda sol 7,00 euros e toalha 3,00 euros.

Quem não quiser ficar no lido pode estender a sua canga nas áreas públicas das praias chamadas de “Spiaggia Libera”.

Para aqueles que mergulham também há uma opção de passeio de barco para ver o “Cristo degli Abissi” – uma estátua de bronze que está no meio da baía de San Fruttuoso no fundo do mar.

Santa Margherita Ligure

Como já falei, para mim essa é a melhor cidade base para explorar essa região da Riviera di Levante. Santa Margherita é um balneário charmoso, com ótimas opções de hotéis, restaurantes e de transportes públicos – barco, bus e trem, além de ser a cidade mais próxima de Portofino (5 km).

Vale a pena caminhar pela promenade que liga as duas cidades, passando por várias praias. No meio caminho fica a bela praia Paraggi, boa pra banho. Há um calçadão para pedestres desde Santa Margherita até Paraggi. De lá para Portofino você tem a opção de caminhar na via dos carros ou subir por uma trilha na montanha. Nós preferimos ir por baixo mesmo e adoramos a vista.

Também é possível alugar uma bike em Santa Margherita e ir pedalando até Paraggi, onde há um estacionamento de bikes.

Você também pode visitar o Castello de S. M. Ligure.

Camogli

Outro vilarejo super charmoso nessa região que vale a pena conhecer é Camogli.

Nós fomos de Santa Margherita Ligure para lá de carro (são cerca de 10km), mas estacionamento na cidade é bem limitado, por isso acho que a melhor opção é ir de barco ou bus a partir de Santa Margherita.

O portinho de Camogli é uma graça, repleto de bares e restaurantes. Há também uma praia grande por lá.

Daqui para onde

A partir de Santa Margherita Ligure  é possível seguir de trem para diversos lugares da Itália como  Pisa, Florença, Gênova etc.

Nosso roteiro foi: Santa Margherita Ligure (Portofino), Cinque Terre (com base em La Spezia) e ilha de Elba que fica na costa da Toscana. Chegamos e saímos pelo aeroporto de Pisa.

A Riviera Francesa (Nice, St. Tropez, Cannes) e Mônaco estão a pouco mais de 2h de carro de Portofino.

Caso você não tenha tempo suficiente para montar base em Cinque Terre, dá para fazer bate e volta a partir de Santa Margherita Ligure para lá de trem ou de barco e assim conhecer as Terres e Portovenere.

As Cinque Terre ficam ali pertinho

Leia mais sobre Itália :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Mariana da Silva Freitas Mouraria

    Fabi!!!!!!!
    Estou agora te escrevendo diretamente de Vernazza!!! Que maravilha de reportagem!!!! Meu marido e eu estamos fazendo check-point em todas as suas dicas preciosas!!!! Que delícia!!!! O gelatto da Gepi em Portofino foi um dos pontos altos!!!
    Vc arrasa!!!! Parabéns pelo trabalho lindo!!! E já tem mais um fã, meu marido Guilherme!!!
    Bjo enorme!!! Muito obrigada!!!!
    Mariana

    Responder
    • Nossa, amei muuuuito a sua mensagem! muito feliz ! obrigada pelo carinho!!!! um grande para o casal

      Responder
Deixe seu comentário: