Cassis e suas Calanques, Provence

Em 01/07/2015 por Fabi Gama

Nossa última parada na Provence em abril/15 foi em Cassis, uma charmosa cidade provençal no Sul da França.

Para entender nosso roteiro pela Provence clique em Post 1 – Introdução ao roteiro da Provence. Esse é o Post 8.

A cidade de Cassis está muito perto do aeroporto de Marselha (cerca de 30 minutos de carro), por onde começamos e terminamos a nossa viagem à Provence. Alugamos carro pela RentCars. Fizemos o trecho Cassis/Marselha pela belíssima rota litorânea sobre as calanques conhecida por Route de la Gineste.

Cassis é um antiga vila de pescadores, seu portinho é bem pequeno e colorido. O vilarejo é repleto de cafés, restaurantes e lojinhas. Durante o verão europeu a cidade é muito procurada, especialmente por ser a melhor base para explorar as famosas “calanques”. Nos meses de julho e agosto, se houver risco de incêndio, as trilhas para as calanques são interditadas.

DSC_2056

DSC_2033

DSC_1469

Ficamos três noites por lá no hotel Cassitel – simples, mas com quarto bastante confortável e super bem localizado, em frente ao portinho da cidade, fazíamos tudo a pé. Como reservei com muita antecedência, consegui vaga dentro do próprio hotel (estacionamento é um problema sério na cidade, especialmente em alta temporada). Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com ou Hoteis.com.

DSC_1511

DSC_2284

DSC_2296

Nosso objetivo principal era fazer a trilha até as Calanques. Para chegar até a maravilhosa praia da Calanque d’ en Vau nós caminhamos desde Cassis até Port Miou, onde começa a trilha. De lá seguimos até Port Pin. Em Port Pin pegamos a trilha vermelha até a Calanque d’ en Vau. Prepare-se: há muitas subidas, descidas e pedras pelo caminho (algumas pirambeiras!). Para retornar pegamos a trilha azul de onde se tem vistas maravilhosas! As trilhas estão marcadas nas pedras do caminho com traços coloridos. Basta seguir a cor que você deseja. Mas recomendo levar um mapa,  nós nos perdemos um pouco no caminho (mesmo com mapa em mãos). É bom passar no Office de Tourisme que fica no portinho de Cassis para pegar mais detalhes sobre a trilha.

DCIM303GOPRO

DCIM303GOPRO

DSC_1071

DSC_1119

DSC_1342

DSC_1427

A dica é  levar bastante água, boné, protetor e lanche. Faça a trilha de tênis e tenha em mãos um mapa com as indicações das trilhas. Existe uma outra trilha fácil para chegar até  praia da Calanque d`en Vau que leva cerca de 50 min/1h e é mais plana. Essa trilha sai do estacionamento La Gardiole, mas nesse caso você não terá as vistas incríveis do alto das falésias que nós tivemos. Nós levamos cerca de 2 horas por trecho (2 horas para ir e 2 horas para voltar).

DSC_1016

DSC_0948

 

Embora do lado de fora estivesse quente, a temperatura do mar não era nada convidativa: 15 graus! Confesso que foi beeeem difícil mergulhar, congelou tudo, mas até que eu consegui ficar um tempinho dentro da água! Portanto, o primeiro tibum do ano no Mediterrâneo foi no dia 24/4/15.

DCIM302GOPRO

DCIM303GOPRO

DCIM303GOPRO

O passeio de barco pelas calanques sai do charmoso portinho de Cassis, praticamente de hora em hora. Existem passeios para visitar 3, 5 ou 8 calanques com duração de 50min a 1h30 dependendo do tour escolhido. No dia que fizemos o mar estava muito agitado e por conta disso só estava saindo a opção de passeio para 3 calanques (16,00 euros por pessoa). Mas o passeio é super rapidinho e não inclui parada para banho. Achei muito mais legal a trilha! Levamos vários banhos dentro do barco (as ondas cobriam o barquinho!!). Para os mais aventureiros, também é possível chegar nas calanques de caiaque.

DSC_2178

DSC_2115

DSC_1232

Outro passeio imperdível a partir de Cassis é seguir de carro pela belíssima Route des Crêtes passando pelo Cap Canaille até a fofa cidadezinha de La Ciotat (o portinho é uma gracinha). No caminho há várias paradas com belíssimas vistas! Gostamos tanto que fizemos essa rota duas vezes.

DSC_1399

DCIM303GOPRO

DSC_1653

DSC_1647

DSC_1723

Os mais aventureiros sobem o Cap Canaille escalando.

DSC_2403

O porto da cidade de Cassis é super charmoso,  badalado e repleto de restaurantes. Uma delícia passear por lá! Nosso hotel era bem pertinho do porto, então fazíamos tudo a pé. Para os amantes de sorvete, tem Amorino em Cassis!

DSC_1556

Comemos muito bem na região. Super recomendo os restaurantes que experimentamos : Le Chaudron, Le Passage (menus de 22/35 euros) e  Loumarin. Um dia também jantamos ao ar livre no restaurante Calendal, colado ao Le Passage. Os restaurantes fecham cedo. Chegue no máximo às 20h30/21h.

DSC_2016

DSC_2026

DSC_1740

Do portinho a gente avista no alto da montanha o Castelo de Cassis, que hoje é fechado ao público, pois é um hotel – Château de la Maison des Baux. Bem pertinho do porto fica a praia Plage de la Grande Mer.

DSC_1514

DSC_2318

DSC_2335

DSC_1546

DSC_1541

DSC_1434

Há várias vinícolas para visitar na região. Nós não chegamos a fazer nenhum tour, mas se tivesse mais tempo teria feito. Em compensação tomamos muito vinho na França, especialmente o rosé. Tentem a vinícola Clos Sainte Magdeleine, mas há muitas outras. O tour pode ser agendado no Office de Tourisme de Cassis.

DSC_2350

Outro passeio que fizemos a partir de Cassis foi conhecer a bela ilha de Porquerolles, que pertence ao arquipélago Îles d’Hyères. Para saber mais sobre a ilha clique em Ilha de Porquerolles.

A melhor época para visitar o sul da França vai de maio a outubro. Nós demos sorte com o tempo no final de abril, pegamos lindos dias de calor e sol, mas a temperatura do mar ainda estava muito baixa!  Evite agosto quando a região fica lotada e cara.

Cassis está localizada a 30 km de Marselha, 48 km de Aix-en-Provence e 800km de Paris. Para calcular as distâncias e o tempo entre as cidades eu uso o site www.viamichelin.com (existe app). Nós fizemos a viagem de carro, mas é possível ir de Paris a Cassis de trem, com conexão em Marselha (de Paris a Marselha o TGV leva 3h05 e depois pega outro trem rapinho até Cassis). Mas parece que a estação de trem de Cassis fica a cerca de 2km do portinho da cidade. Para ver os horários e valores dos trens acesse SNCF. Também é possível fazer o trecho Marselha/Cassis de ônibus, nesse caso o bus pára perto do porto de Cassis. Para checar as rotas de bus, acesse http://www.ot-cassis.com/en/by-bus.html.

 

Posts relacionados :

Post 1 – Introdução ao roteiro da Provence.
Post 2 – Gordes e a Abadia Notre-Dame de Sénanque, Lourmarin, Bonnieux e Menerbes.
Post 3 – Avignon, Villeneuve-lès-Avignon, Pont du gard, Châteauneuf-du-Pape.
Post 4 – L`isle sur la Sorgue, Les Baux-de-Provence (Carrières de Lumières) e St-Rémy.
Post 5 – Fontaine de Vaucluse, Goult e Roussillon.
Post 6 – Moustiers-Sainte-Marie, Lac de Sainte Croix e o Gorges du Verdon.
Post 7 – Sisteron
Post 8 – Cassis e suas Calanques
Post 9 – Ilha de Porquerolles

Review do hotel de Gordes : Le Mas des Etoiles

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. As calanques são lindas demais, adorei. Fiquei com pena de não ter feito o passeio de barco. Mas sua coragem para entrar no mar valeu a pena, as fotos ficaram lindas. Abraços.

    Responder
    • sinceramente nunca entrei em um mar tão gélido na vida kkkkk doeu tudo! mas era impossível ver um mar daqueles e não entrar, né? eu amo água rsrsrs bjs

      Responder
      • Na saída do mergulho a gente fez uma gravação e o Cleber até espirrou enquanto filmava hehehe. Deixei até na edição final para ficar registrado que estava gelado mesmo. Mas acho que a temperatura estava meio equivalente a Arraial do Cabo, mas também fomos em junho né? Abraços.

        Responder
        • Arraial tb eh um gelo! Aqui no Rio a água costuma ser fria, entao, ja estou tao acostumada… e sinceramente, qdo esta muito quente, prefiro agua fria do que morna kkkkkk mas em regra as pessoas morrem de medo de agua fria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beijos

          Responder
  2. Graziela

    Parabéns pela reportagem! Fiz essa viagem há 1 ano!! Dicas perfeitas!!

    Responder
  3. Eu e minha esposa(idosos com saude e disposição)estamos indo amanha dia 1de Setembro para Marseille depois Cassis .,Aix , Avignon etc.Gostariamos de receber os demais post de 2 a 7 durante a viagem.Entrei no site do hotel de Gordes que voce indicou mas inffelizmente o mesmo é muito caro parz nos.Tem outra dica?
    Um abraço e obrigado

    Responder
    • Oi Caetano! Desculpas, mas infelizmente, por falta de tempo, não vou conseguir fazer os ultimos posts da provence antes da sua viagem. Mas as principais informações estao no post de introdução que vc ja deve ter lido. Nas cidadezinhas eu costumo caminhar sem me preocupar em bater ponto em atraçoes… Nao tenho dica de outro hotel. Vc esta indo em alta temporada, era bom ja ter feito a reserva dos hoteis. Boa viagem!

      Responder
  4. Marcela

    Não fiz essa trilha de cima… Acho uma ótima desculpa pra voltar kkkk

    Responder
  5. Marcela

    Nunca esqueci essa vista maravilhosa de Cassis, fiquei encantada. Pena que eu tirava fotos tão horrendas nessa época. Não salvou uma rs

    Responder
    • nossa, tenho muita foto horrenda de viagem antiga… teremos que refazer todas kkkkk

      Responder
  6. leonardo

    Olá, Fabi!

    Excelente relato! Você saberia dizer se é possível visitar as calanques na primeira quinzena de outubro? Ou já é muito frio? É possível entrar no mar essa época?

    Abs,

    Leo

    Responder
    • Oi! Obrigada ! Abril costuma regular com outubro , mas em regra em outubro o mar eh mais quente.

      Eu já estive 2x na Sardenha na 1 quinzena de outubro e entrei no mar direto. Isso vai depender da sua disposição para encarar uma água fria rsrs mas costuma estar quente ainda nessa época . Sempre prefiro viajar fora de temporada. Depois me conta como foi! Bjs

      Responder
  7. Vasco Silva

    Oi!

    Adorei a review 🙂 tenho uma questão porque esse verão vou a Marselha.. quanto tempo demora a chegar a pé de Cassis à Calanque d’En Vau?

    Responder
    • Oi! Depende do seu ritmo e tb da trilha que vc vai escolher… saindo do porto de Cassis ate a calanque d`en vau caminhando, parando pra tirar fotos etc… deu umas 3h… beijos

      Responder
  8. Simone

    Oi Fabi, estou agora em Marseille e pretendo ir a Cassis, para daí ir a d´En Vau no domingo. Seus relatos me ajudaram a decidir qual calanque fazer. Obrigaduuu!

    Responder
    • Que bom! Fico feliz! Como está o tempo aí agora? frio? beijos e bom passeio

      Responder
  9. Livia

    Oi fabi! Obrigada pelo retorno. Me informaram que o sol fica escondido atrás das montanhas logo cedo, você sabe dizer se. O verão é Assim também?
    Pensei em incluir um dia a mais em cassis e tirar um da Provence , assim eu faria no mesmo dia os seguintes lugares : isle sur lá sorgue (com o Sunday market logo cedo de manhã ) e depois sigo no mesmo dia para visitar : Avignon, chaten. Du pape , pont du gard e villeneuve Les Avignon. Você acha bom? Um beijo e obrigada !!

    Responder
    • Oi Lívia! No verão o sol deve ficar bem em cima entre 12h e 15h… em alguns horários com certeza faz sombra, pq as calanques são bem altas, mas não sei te informar exatamente o horário ate pq fui em outra época. Esse seu outro dia na Provence ta um pouquinho puxado. Vc vai precisar de um pouquinho mais de tempo pra visitar Pont du Gard que é bem legal. Avignon tb eh maiorzinha. Villeneuve não tem nada (passei rapidamente la) e C.du pape vale mais para quem agendar vinícolas. Eu acabei não agendando pq não estava com vontade de ficar com os horários presos sabe? daí visitei só uma cave bem no centrinho da cidade, mas não foi nada demais. Devem ter outras visitas por la bem mais interessante, mas que precisam de agendamento. bjs

      Responder
  10. Silvia Daniele

    Fabi, adoro seu blog, viajo junto com vc!
    Estarei na França em Setembro, e gostaria de saber se é uma época boa para conhecer as Calanques? Só tenho dois dias para ficar lá! Obrigado

    Responder
    • Que bom! Fico muito feliz! obrigada! Até meados de out é uma otima epoca! vai sim! eh lindo! bjs

      Responder
  11. CRISTINA

    olá Fabi, q inveja de seu roteiro.. gosto muito de viajar tanto que já visitei quase 40 países, mas aquela de turista mesmo no último mês de abril estive em Marseille, mas infelizmente estava chovendo e só fiquei imaginando aquela cidade no verão…viajo sempre sozinha e fazer um roteiro parando de cidade em cidade é mais complicado, mesmo pq já tive uma experiência de alugar carro nas ilhas de Saint Martin e Saint Maarten no Caribe e foi terrível..não dá para vc acompanhar o GPS e dirigir..
    mas suas informações são maravilhosas… quem sabe eu ainda passo por lá pq não conheço essa região . Calanques são exatamente o que ?? montanhas altas tipo falésias circundando pequenos lagos ???
    um abç obrigada e parabéns….

    Responder
    • Oi querida! Eu tb não alugaria carro para dirigir sozinha não, viu? Calanques são falésias (veja pelas fotos da matéria) e no meio delas formam-se pequenas praias lindas. Não são lagos. É mar mesmo! beijocas

      Responder
      • cristine

        Fabi estou indo em julho para o sul da França e gostaria de te perguntar qual o melhor lugar para ficar de base para ver as lavandas e a abadia de senanque. Aix en Provence ou Marseille?? Já vi no site da SNCF que todo trem saindo de Aix faz um correspondence em Marseille. Por outro lado acho tão mais bonitinha Aix… mas estou na dúvida, queria aproveitar o máximo, são poucos dias. E se é possível fazer estes tours pelas lavandas com alguma empresa. Vou sozinha e vi teu conselho sobre o aluguel de carros. Muito obrigada, desde já!! Abraço, Cristine

        Responder
        • Oi Cristine! Eu ficaria em Aix pq Marselha é uma cidade meio perigosa e ainda mais vc sozinha.Eu não conheço nenhuma empresa que faça esse serviço mas acredito que sim. Procura no google alguma empresa de Aix. Depois me fala se conseguiu! Morro de vontade de ir na época da lavanda tb! bjs

          Responder
Deixe seu comentário: