Croácia, Montenegro e Bósnia – roteiro e dicas de onde se hospedar

Em 04/07/2015 por Fabi Gama

Quem nos segue pelo instagram @LoucosPorViagem desde o ano passado, acompanhou nossa super trip na segunda quinzena de maio de 2014 para a Croácia que incluiu day trips até Montenegro e Bósnia. Viajei com as minhas amigas Vanessa (colaboradora aqui do blog) e Carol. Lá em Zagreb conheci a querida Juli, hoje também nossa colaboradora.

DSC_6014

DSC_7833

Assim que eu tiver tempo, vou contar nosso roteiro em detalhes por aqui para vocês. Mas muita gente me escreve pedindo dica de hotel e, por isso, resolvi escrever esse post com as informações básicas sobre o nosso roteiro pela Croácia, Montenegro e Bósnia.

DSC_8991

DSC_9283

Roteiro:

16/05/14 – voo Rio/Paris/Zagreb pela cia Air France.

17/05/14 – dia em Zagreb.

18/05/14 – Zagreb com day trip para Plitvice Park (a 2h de Zagreb).

19/05/14 – voo Zagreb/Dubrovnik pela cia Croatia Airlines.

20/05/14 – Dubrovnik com day trip de carro alugado até Montenegro. Alugamos carro pelo site RentCars. Almoço no chiquérrimo Hotel Aman Sveti Stefan, passeio por Budva e Kotor (subimos 1300 degraus – visual deslumbrante!). Não esquecer de levar o passaporte para atravessar a fronteira entre a Croácia e Montengro. Atenção! Em 2014 era exigido um documento chamado “carta verde” para atravessar a fronteira de carro entre a Croácia e Montenegro. A carta verde custava 24,00 euros e era emitida na própria locadora (bastava avisar que ia para Montenegro). Mas, a partir de 2015, carros alugados em países da União Européia ou que tenham acordo bilateral com Montenegro, não precisam mais apresentar a carta verde na fronteira. Por segurança, cheque essa informação na locadora!

21/05/14 – Dubrovnik com visita a ilha de Lokrum. Também visitamos a charmosa Cavtat, que fica bem pertinho de Dubrovnik. Fomos de bus (cerca de 20 minutos) no fim do dia, vimos um belo pôr do sol e jantamos por lá.

22/05/14 – Dubrovnik com day trip para Mostar na Bósnia (tour realizado com a empresa Viator).

23/05/14 – Dubrovnik com day trip para a ilha de Korcula (tour realizado com a empresa Viator).

24/05/14 – Pegamos um transfer privado para ir de Dubrovnik a Split. De Split, ferry para Hvar.

25/05/14 – dia em Hvar. Alugamos carro para rodar e ilha pelo site RentCars.

26/05/14 – ferry de Hvar/Split no fim do dia.

27/05/14 – Split com day trip para a ilha de Brac de ferry. Passamos o dia na famosa praia de Bol, a mais bonita que vimos pela Croácia.

28/05/14 – Split com day trip para o parque Krka e uma passadinha para conhecer a bela Trogir. À noite,  voo para Zagreb pela Croatia Airlines. Pernoite em Zagreb.

29/05/14 – Zagreb/Paris pela cia Air France. Passamos a tarde em Paris. À noite as meninas voltaram para o Rio e eu fiquei mais 3 dias em Paris (quer dicas de como andar de metrô em Paris? clique aqui.)

DSC_7624

DSC_8218

Onde ficar :

Muita gente me pede dica de hotel na Croácia, mas nós ficamos em excelentes apartamentos, sistema muito comum por lá! Reservamos todos pelo Booking.com. Fizemos 4 bases no país. Seguem as indicações:

Zagreb – B&B 4 City Windows – excelente localização, os donos são super atenciosos, o quarto é clean e confortável e o café da manhã é ótimo! Contratei o transfer in/out com o hotel e eles me pegaram e deixaram no aeroporto. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com ou Hoteis.com. No fim da viagem, precisamos pernoitar em Zagreb e por isso, pegamos um hotel próximo ao aeroporto o Best Western Stella. Foi ótimo para o que precisávamos.

DubrovnikApartman Neve – excelente localização na old town!! A dona também é uma fofa, super atenciosa. O apartamento tem 2 quartos super confortáveis e é uma gracinha. Ótima rede de wi-fi. Reserve sem custo adicional pelo Booking.com ou Hoteis.com.

HvarApartmani Marinka Viskovic – apartamento super confortável, com 2 quartos e 2 banheiros. Fica a 10 minutos caminhando do centrinho de Hvar e ao lado do famoso Hula Hula. O proprietário nos pegou de carro no porto e também nos deixou no porto no dia que fomos embora. Tem wi-fi. Reserve sem custo adicional pelo Booking.com ou Hoteis.com.

Split Apartment Marmonaut – Excelente!!! Localização perfeita, apartamento grande, novo, clean, super confortável e agradável!!! Tem uma decoração muito linda, dá vontade de morar nele! Ótimo wi-fi. Reserve sem custo adicional pelo Booking.com ou Hoteis.com.

Paris – como conjuguei essa viagem com um stopover em Paris, aproveito para indicar dois ótimos hotéis com excelente localização por lá : 1) Hotel Cujas Pantheón – em Quartier Latin, pertinho do Jardim de Luxemburgo e do lado do RER que liga Paris ao aeroporto CDG. Várias linhas do metro passam ali perto. É um hotel simples, mas muito bem localizado, limpo e tem wi-fi. Reserve sem custos adicionais pelo Booking.com 2) Palais de Chaillot – esse é o meu queridinho! Fica bem pertinho do Trocadero, lugar que eu amo em Paris, principalmente porque adoro ver a Torre Eiffel à noite. Por isso, gosto de me hospedar por ali. É mais caro que o primeiro, mas é mais novo e mais confortável também. Os funcionários são ótimos, tem wi-fi e o quarto é um charme. Tem um bom custo x benefício. Reserve sem custo adicional pelo Booking.com ou Hoteis.com.

DSC_6198

DSC_6285

DSC_5514

Observações :

1) O sistema de ferry na Croácia é um pouco confuso. Muitas vezes a ilha tem mais de um porto. Cheque bem qual é a melhor opção para você. Nós compramos os tickets dos ferries lá na Croácia mesmo. Mas, por exemplo, quando chegamos em Split vindos de Dubrovnik e fomos comprar o ticket para Hvar, não havia mais disponibilidade para o primeiro ferry. Tivemos que colocar as malas em um depósito de malas perto do porto para podermos passear por Split enquanto fazíamos hora. Então, dependendo do mês que você viaje é melhor comprar os tickets com antecedência.

2) Também tivemos um pouco de dificuldade para escolher hotéis, já que hotel mesmo é bem caro por lá. Por isso, preferimos a opção de alugar apartamentos. Foi muito bom! Todos eram muito bem localizados, modernos e confortáveis. A desvantagem é não ter café da manhã. Outra questão é não ter onde deixar a mala no dia do check-out, caso seu voo/ferry seja à tarde ou à noite. Nesse caso, procure por um depósito de malas. É preciso avisar aos apartamentos o seu horário de chegada e de saída, para que haja uma pessoa lá para te receber.

3) Reserve a sua acomodação com antecedência! Os bons apartamentos lotam rapidamente.

4) Nós pegamos um transfer privado para fazer o trajeto Dubrovnik/Split (menos de 4h), porque lemos relatos de que os ônibus demoram muito e param em diversos lugares. Mas como a estrada é excelente, acho que teria saído mais em conta se tivéssemos alugado um carro. Site do transfer : http://www.dubrovnikcars.com/.

5) Fechamos vários day trips pelo site da empresa Viator. Já usei muito em outras viagens também como na Escócia. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Viator.

6) Carta Verde : Em 2014 era exigido um documento chamado “carta verde” para atravessar a fronteira de carro entre a Croácia e Montenegro. A carta verde custava 24,00 euros e era emitida na própria locadora (bastava avisar que ia para Montenegro). Mas, a partir de 2015, carros alugados em países da União Européia ou que tenham acordo bilateral com Montenegro, não precisam mais apresentar a carta verde na fronteira. Por segurança, cheque essa informação na locadora!

Em breve vou contar todos os detalhes dessa viagem para vocês. Esse é apenas um post de introdução.

DSC_5523

DSC_6788

 

 

Você também pode gostar :

Sicília e Malta
Sardenha
Cassis e as Calanques
Costa Amalfitana
Capri

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Juli

    Mara!!! Croácia!!! Tenho carinho por lá, até porque foi onde te conheci. Hehehe!!!

    Responder
  2. Lucas

    E quanto custou mais ou menos esse roteiro? Obrigado.

    Responder
    • Oi Lucas! Fizemos essa viagem em 2014 quando o euro estava muito mais baixo. Além disso, viajamos em 3 pessoas, o que significa que dividimos os aptos por 3. Para saber quanto vai sair uma viagem vc pode fazer uma conta por alto : veja qto está o aéreo nas datas que vc pretende viajar (varia muito) some uma média de 100,00 euros por dia de hotel (valor para 2 pessoas) + 100,00 euros por dia de despesas com passeios e alimentação. Claro que isso tudo varia, pois cada um tem um esquema de viagem : tem gente que almoça e jantat, tem gente que so janta, tem gente que so come pizza e sanduiche… Enfim, cada caso é um caso!

      Responder
  3. Izabella

    Oi Fabi!
    Amo suas viagens, fotos e dicas!
    Estou louca para conhecer Montenegro neste ano!
    Qual a melhor época para ir? Em setembro seria bom (dá para fugir da muvuca do verão)?
    bjss

    Responder
    • que bom! fico feliz que vc goste! Obrigada pelo carinho! Eu sempre prefiro os meses de junho e setembro!! Tem movimento mas não eh tao cheio como julho e agosto, nem tao quente e caro. beijocas

      Responder
  4. FABIO

    Ola Fabi, peguei muitas dicas suas, inclusive cancelei um hotel em HVAR para ficar no apto que vc recomendou. Economizarei R$ 700 nessa excelente dica. Ainda tenho duvida no transfer entre Dubrovnik e Split. Vc utilizou um particular mas depois escreve que talvez teria sido melhor alugar. Vc acha que eh tranquilo ? Estou pensando em alugar para ir de D para Split, devolver em Split. Pegar o catamara e alugar carro na Ilha (ao invés de coloca-lo no ferry, ja que na volta os horarios são ruins 5:30 da manha ou 11:30 manha). Minha única chance de ir aos lagos eh sair de Split e dirigir e voltar no mesmo dia. Acha que vale a pena ? Parabéns e boas viagens !

    Responder
    • Oi Fabio! Se eu estivesse com meu marido com certeza teriamos feito tudo de carro. Mas eramos 3 amigas e ninguem queria dirigir, foi so por isso. Da pra fazer bate e volta de split sim. bjs

      Responder
  5. Christiane

    Oi Fabi! Que legal suas dicas! Eu e meu marido estamos indo para a Croacia em setembro! Gostamos de curtir os lugares sem correria, então pensamos em ficar 17 dias. Vamos chegar em Split e na volta sairemos por Dubrovnik para retornar ao Brasil. Como gostamos muito de praia, pensamos em ficar um dia em Split para ir a Trogir, e depois ir para Hvar. dHvar fazer um bate volta a Brac e também queremos conhecer VIS. Vale a pena passar uns dias em Vis? E Korkula, o que vc acha? Se puder nos ajudar…grande abraço

    Responder
    • Oi!! Se vc tem dias disponiveis para ir a Vis eu acho que vale a pena sim! Queria muito ter ido! Korkula é fofa, mas não explorei muito a ilha, so a cidade principal. Depois me conta como foi! beijos

      Responder
  6. Christiane

    Obrigada pelo retorno, Fabi,,,E vale a pena alugar carro em Hvar ou não é necessario? Dá para fazer as coisas caminhando? Vi que os ferries são caros quando estamos de carro…Por isso, pensei em alugar o carro apenas para descer para Dubrovnik…será que é uma boa opção? bjs

    Responder
    • A gente alugou carro apenas 1 dia em Hvar para rodar a ilha. Foi legal! Achei que valeu a pena. Mas não atravessamos de carro no ferry nao. alugamos la mesmo. bjs

      Responder
  7. Suellen

    Oi Fabi!
    Depois de muito pesquisar e ver o seu blog (q acompanho diariamente por aqui e no IG), eu e meu marido decidimos ir pra Croácia. Estou pesquisando a passagem e achei 2 boas opções conjugando com milhas: uma para Roma (q já conhecemos) e outra para Viena. Por onde vc acha melhor chegar?? Temos 15 dias livres e inicialmente, pensei em ficar em Viena 2 dias, 1 dia em Salzburgo e depois ir direto pra Croácia (12 dias), mas to com duvidas sobre o descolamento…será q é melhor ficar só em Viena e ir direto pra Croacia?? Bjs!!

    Responder
    • Oi querida! Talve fique muito corrido e fosse melhor vc focar so na Croácia. Mas para saber os voos eu uso o site http://www.flylc.com – é muito facil de usar, vc colocar a cidade de origem e o destino e o site te aponta quais cias aéras fazem o trajeto. Aí vc decide o roteiro de acordo com os trechos, horarios, preços. beijocas

      Responder
    • E fico feliz que vc nos acompanhe! obrigada pelo carinho! depois me conta o que decidiu sobre o roteiro. beijos

      Responder
  8. Christiane

    ahh que bom que dá para alugar carro em Hvar então…Você por acaso lembra o nome da locadora?

    Responder
  9. Suellen Guerreiro

    Oi Fabi!!
    Obrigada pelo retorno!! Vamos focar só na Croacia mesmo, tem muitos lugares lindos pra conhecer por lá!! A propósito, onde fica essa cachoeira linda da 1 foto do post??? Bjs

    Responder
  10. Patricia

    Oi Fabi,
    Estou com viagem marcada para croácia em Setembro…minha dúvida é em relação ao passar o dia na praia de Bol.
    No site do Ferry só tem horário para sair de split ás 16:30hrs, achei estranho pois a maioria das pessoas indicam passar o dia lá.
    Você comprou pelo site ou lá mesmo? teve esse tipo de problema?

    Obrigado

    Responder
    • Compramos la na hora. Não tivemos problema nao, mas esses ferries mudam de horario o tempo todo… só que eh estranho não ter um indo cedo ja que tanta gente faz esse bate e volta. Os ferries da Croacia sao bem confusos. bjs

      Responder
  11. Caroline

    Olá Fabi, tudo bem?! Estou indo para a Croácia em agosto e estou na dúvida se fico hospedada em Cavtat, o que vc acha? Estarei de carro e pelo que li estacionamento em Dubrovnik é complicado e eu achei as opções de hotéis em Cavatat bem mais interessantes do que em Dubrovnik. Vc acha que fica muito distante para ir e voltar para Dubrvnik? Vou passar 5 noites lá, mas dois dias inteiros estão reservados para visitar Bósnia e o outro para Montenegro, então serão apenas 2 dias inteiros em Dubrovnik mesmo.
    Obrigada.
    Bj
    Carol

    Responder
  12. Rosane

    Olá, Fabi! Estava buscando informações para a viagem que farei com meu marido em agosto e achei seu blog. Ficaremos cerca de 35 dias entre Croácia. Eslovênia, Montenegro e Bósnia e preciso achar a melhor opção de chip para dados. Li que você usou o EasySim4U, mas também encontrei muitas críticas sobre o mau funcionamento deste chip na Europa. Ele funcionou bem para vocês?
    Vou aproveitar as outras dicas e checar alguns orçamentos através dos seus links.
    Muito obrigada!

    Responder
    • Oi Rosane! tudo bem? O novo plano europa (4g europa) funcionou MARAVILHOSAMENTE bem na Grécia! Foi o único lugar que testei ate agora. O outro chip data mundi que era o antigo não funcionava taaaao bem na Europa, mas dava para o gasto! Mas esse novo eu amei! Eu atualizei a matéria sobre a Easysim e os novos planos. Dá uma lidinha https://www.loucosporviagem.com/dicas-de-viagem/como-funciona-o-chip-de-internet-da-easysim4u/

      Responder
      • Rosane

        Agradeço pelo seu retorno, mas esse plano não atende a todos os países por onde vamos passar. Vamos testar o plano Europa da Claro mesmo.

        Responder
  13. Vou em junho para a Croácia e estou lendo seu blog para pegar as dicas! Muito legal, parabéns! E obrigada!

    Responder
Deixe seu comentário: