Finalmente organizei um guia prático com muitas dicas da Suíça para vocês planejarem melhor as viagens por lá!
Já visitei a Suíça mais de dez vezes em todas as épocas do ano. Nos últimos três anos (2016/2017/2018) fiz 4 viagens longas pelo país, cada uma com duração de 10 a 20 dias.
Sempre tento mostrar para vocês uma Suíça além do óbvio, com destinos não tão conhecidos pelos brasileiros. Aqui no blog já são mais de 50 matérias sobre esse pequeno país repleto de atrativos.
Na minha última viagem à Suíça em setembro/18, perguntei no instagram @LoucosPorViagem quais eram as maiores dúvidas dos nossos seguidores em relação ao país de uma forma geral. Foram mais de 600 perguntas. Então, resolvi separar as principais dúvidas e colocar nesse guia, já que no Instagram as informações acabam se perdendo.
Aqui você vai encontrar informações sobre (basta clicar no tópico desejado listado abaixo para ir direto para ele) :
- Como chegar;
- Documentos necessários;
- Como circular;
- Idioma;
- Melhor época;
- Fuso horário;
- Quanto tempo;
- O que levar na mala;
- Quanto custa;
- Lua de mel;
- Viajando com crianças;
- Gastronomia;
- Povo Suíço;
- Necessidades especiais;
- Segurança;
- Hotéis de luxo;
- Roteiros.
Como chegar
Onde fica?
A Suíça está situada no centro da Europa e faz fronteira com a Alemanha, França, Itália, Áustria e o principado de Liechtenstein.
O país é composto por 26 estados, chamados de cantões, sendo Berna a capital. Já Zurique é considerada a capital financeira.
Qual é a melhor cia aérea para viajar para a Suíça?
A partir de São Paulo existem voos direto para Zurique com a cia aérea Swiss Air.
Já saindo do Rio de Janeiro, há dois voos semanais diários com a empresa suíça Edelweiss. Já voei várias vezes por essa cia aérea nessa rota Rio-Zurique e também na rota Zurique-Malé (Maldivas) e Zurique-Mallorca (Espanha).
Também é possível chegar na Suíça pelos aeroportos de Zurique ou Genebra fazendo conexão em alguma cidade da Europa. Por exemplo : Rio de Janeiro/Paris/Genebra pela cia aérea AirFrance. Outras cias aéreas como Lufthansa, TAP e KLM também te levam do Brasil até a Suíça com conexão em suas capitais.
O voo Rio/Zurique leva entre 11h e 12h.
Eu dou preferência a viajar pela cia Edelweiss pelo fato do voo ser direto, mas também uso bastante a cia aérea Lufthansa para viajar para a Suíça.
Documentos necessários
Quais são os documentos necessários? Precisa de visto?
Brasileiros não precisam de visto. Para entrar na Suíça basta um passaporte com pelo menos 3 meses de validade a partir da sua data de retorno de acordo com o site do Itamaraty.
Além disso, o seguro viagem é obrigatório nos países que assinaram o Tratado de Schengen, como a Suíça.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Qual é o período máximo de permanência permitido a turistas com passaporte brasileiro?
90 dias.
A Suíça exige a apresentação de algum certificado de vacinação?
Não, nenhuma vacina específica é exigida de acordo com o site do Itamaraty.
Para dirigir na Suíça precisa apresentar a PID (Permissão Internacional para Dirigir)?
De acordo com o site oficial da Embaixada da Suíça, desde que a carteira de habilitação brasileira esteja dentro do prazo de validade e a categoria de carros conste de forma explícita em alfabeto latino na carteira, permite-se dirigir um carro na Suíça sem precisar da PID.
Mas, apesar de já ter lido em vários sites que não é necessário apresentar a PID para alugar carro na Suíça, já nos foi exigido por duas locadoras diferentes no momento de retirada do carro. E nós temos, claro!! A minha dica para quem viaja ao exterior e pretende alugar carro é emitir a PID no Detran, pois você pode pegar um atendente “desavisado” pela frente e acabar não conseguindo retirar o carro.
Além disso, não se esqueça que a PID só é válida quando apresentada juntamente com a sua carteira de motorista emitida no Brasil.
A PID não substitui a CNH e ambas tem o mesmo prazo de validade. Ande sempre com os dois documentos juntos.
Como circular
Transporte Público x aluguel de carro
O sistema de transporte público na Suíça é fantástico! Os trens, ônibus e barcos cobrem cada cantinho desse país incrível, de forma pontual, eficiente e integrada. Você pode comprar os bilhetes de cada transporte individualmente ou comprar o Swiss Travel Pass que é um bilhete tudo-em-um válido em toda a rede de transportes públicos do país, ou seja, portadores do passe podem usar QUALQUER meio de transporte público quantas vezes quiser durante o período de validade do passe.
Mas claro que, uma viagem de carro pelo país também é maravilhosa, mas muitas vezes acaba saindo mais cara!
Em uma viagem de carro pela Suíça você precisa levar em consideração alguns gastos como combustível, estacionamento (alguns hotéis chegam a cobrar CHF 30 por noite) e possíveis multas de trânsito. Não existem pedágios na Suíça, mas para circular de carro pelas autoestradas é preciso ter o vignette, um selo/adesivo que pode ser adquirido em postos de gasolina, correios etc e deve ser colado no para-brisa frontal do veículo. Custa CHF 40 por ano (só existe a opção do selo anual). Se você alugar o carro em uma locadora na Suíça ele já virá com o selo. Apenas para carros alugados fora da Suíça é preciso comprar o vignette.
Alem disso, portadores do Swiss Travel Pass têm acesso gratuito a mais de 500 museus e 50% de desconto em praticamente todos os teleféricos, o que acaba gerando uma enorme economia nos passeios.
Leia mais :
O que é o Swiss Travel Pass?
O Swiss Travel Pass é um bilhete tudo-em-um válido em toda a rede de transportes públicos do país. Somente visitantes estrangeiros podem adquirir o passe.
O bilhete permite aos viajantes conhecer a Suíça de ponta a ponta usando trem, ônibus, barco e tram em 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos ou não.
Muitos teleféricos oferecem 50% de desconto aos portadores do passe e alguns passeios de montanha são gratuitos, como o famoso Mt.Rigi, por exemplo, bem como a entrada em mais de 500 museus.
Como funciona o Swiss Travel Pass?
Portadores do Swiss Travel Pass podem usar todos os meios de transporte público da Suíça (trens, bus, tram, funicular, barco) ilimitadamente sem necessidade de reservar assento (exceto para os trens panorâmicos). Basta comprar na internet, imprimir a confirmação (uma simples folhinha) e apresentar quando solicitado junto com o passaporte dentro dos trens, barcos etc.
Uma dica é baixar o aplicativo da rede de transporte público da Suíça SBB.ch para poder conferir de forma rápida e prática todos os deslocamentos – linhas, horários, meio de transporte etc.
Vale mais a pena comprar os trechos de trem separadamente ou comprar o Swiss Travel Pass?
Para saber se vale a pena adquirir o Swiss Travel Pass ao invés de comprar cada trecho de deslocamento de trem individualmente é preciso fazer conta.
Faça a simulação dos trechos que você precisa individualmente no site Sbb.ch, some e verifique o que é melhor no seu caso.
Leve em consideração também todos os benefícios que os portadores do Swiss Travel Pass têm : poder usar ilimitadamente toda a rede de transportes do país, incluindo trem, ônibus e barco além dos descontos para os passeios de montanha. Sem falar da comodidade… você só precisar andar com o seu passe (uma folha impressa) juntamente do passaporte. Não precisa ficar comprando vários bilhetes separadamente.
Lembre-se ainda que os transportes que levam do centro das cidades aos aeroportos também estão incluídos.
Além disso, crianças entre 6 e 16 anos de idade acompanhadas por pelo menos um dos pais com bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente com o Swiss Family Card e crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente.
O Swiss Travel Pass, em regra, acaba não valendo a pena apenas para quem vai fazer poucos deslocamentos.
Vale mais a pena alugar carro ou comprar o Swiss Travel Pass?
Tudo depende! Se você for viajar no inverno, recomendo fortemente que opte pelo passe ao invés de alugar carro. Lembre-se que muitas estradas ficam tomadas por neve, é preciso alugar carro com pneus especiais para neve e ainda, dependendo, pode ser necessário o uso de correntes nos pneus. Enfim, por uma questão de segurança vale mais a pena usar o transporte público durante o inverno.
Nos outros períodos do ano, as duas opções são muito bacanas! Apenas lembre-se de colocar na ponta do lápis todos os gastos extras que citei acima no caso do aluguel do carro : estacionamento, combustível, possíveis multas e ainda o fato de você ter que pagar integralmente todos os passeios de montanha (que são caros!) – pois apenas portadores do passe tem 50% de desconto.
Leia a matéria completa : Alugar carro ou viajar de trem pela Suíça?
Como comprar o Swiss Travel Pass?
Para comprar o passe basta acessar o link raileurope/Swiss-Pass
É muito prático!
Escolha o tipo de passe (número de dias), a classe, informe as datas e pague com cartão de crédito.
Basta imprimir o passe em casa e apresentar juntamente com o passaporte nos transportes públicos quando solicitado pelo fiscal.
Com o Swiss Travel Pass preciso validar cada viagem?
Não! Durante o período de validade do passe basta andar com ele impresso e apresentar juntamente com o passaporte quando solicitado pelo fiscal dentro do meio de transporte público (seja trem, tram, barco, ônibus).
Existem pedágios na Suíça?
Não existem pedágios na Suíça, mas para circular de carro pelas autoestradas é preciso ter o vignette, um selo/adesivo que pode ser adquirido em postos de gasolina, correios etc e deve ser colado no para-brisa frontal do veículo. Custa CHF 40 por ano (só existe a opção do selo anual). Se você alugar o carro em uma locadora na Suíça ele já virá com o selo. Apenas carros alugados fora da Suíça precisam comprar o vignette.
Aluguei carro e recebi uma multa. Como faço para pagar?
Se você for multado na Suíça (em regra as multas são de velocidade acima do permitido), primeiro você receberá uma cobrança da locadora no seu cartão de crédito referente à taxas administrativas. Posteriormente você receberá a multa em casa pelos correios. Basta seguir as instruções e efetuar o pagamento via cartão de crédito.
É caro andar de táxi?
É bastante caro usar táxi na Suíça, por isso, esse recurso só deve ser utilizado em último caso. Lembro de um táxi que precisei pegar em Crans Montana – 5 minutos de corrida custaram CHF 30!!! O transporte público na Suíça é excelente, então, evite táxi ao máximo.
Tem Uber na Suíça?
Só nas cidades grandes como Zurique, Genebra e Lausanne.




































Idioma
É possível se virar na Suíça só com inglês?
Na Suíça há quatro idiomas oficiais:
- Alemão (63.5 %) – A maior parte da população vive na “Suíça Alemã”. Em 19 dos 26 cantões, as línguas predominantes são os dialetos suíços-alemães. Nota : o suíço alemão é diferente do alemão da Alemanha.
- Francês (22.5 %) – o idioma francês é falado em quatro cantões: Genebra / Vaud / Neuchâtel / Jura. Três cantões são bilíngues: em Berna, Friburgo e no Valais se fala alemão e francês.
- Italiano (8.1 %) – Fala-se o idioma italiano no Ticino e em quatro vales do sul do cantão de Grisões.
- Reto-romano ou romanche (0.5 %) – O cantão de Grisões é multilíngue – alemão, italiano e reto-romano. Com 0,5% da população, os reto-romanos são o menor grupo linguístico da Suíça.
Nós sempre usamos o inglês nas nossas viagens pela Suíça, idioma que praticamente todo mundo fala, até mesmo funcionários de todos os meios de transporte público, mercados e restaurantes.
Além disso, há muitos portugueses morando na Suíça e trabalhando em hotéis e restaurantes por lá.
Melhor época
Qual é a melhor época para visitar a Suíça?
Embora a gente sempre pense em Suíça como destino de inverno, o país tem atrativos em todas as estações e pode ser visitado o ano inteiro.
Na primavera (abril/maio) a Suíça fica toda florida! Há tulipas, cerejeiras e magnólias por todos os lados! Uma dica bacana é visitar o festival de tulipas de Morges, cidade localizada na região francesa da Suíça, às margens do Lago Léman, perto de Genebra e de Montreux. Leia mais em : Dicas de Montreux, Vevey e Lavaux.
No verão (junho a setembro) a Suíça fica ainda mais encantadora! É a melhor época para quem gosta de fazer caminhadas e quer ver aqueles lagos azuis e verdinhos no máximo do seu esplendor! Os campos ficam bem verdes com as vaquinhas pastando, parece até cenário de filme! No topo das montanhas mais altas há neve mesmo no verão (Jungfrau, Titlis etc). Mas não é possível esquiar!
O outono na Suíça também é muito lindo! As árvores amareladas e avermelhadas tomam conta da paisagem! Dê preferência para o final de setembro e primeira quinzena de outubro. Novembro já é um mês mais chuvoso e mais tristonho, é aquele mês de transição entre o outono e o inverno.
No inverno (de dezembro a março) a Suíça é bastante procurada por causa de suas inúmeras estações de esqui. É uma época perfeita para quem quer esquiar, curtir frio e as piscinas aquecidas dos hotéis de luxo. Já estive em Crans Montana, Adelboden, Interlaken e Zermatt no inverno. Outra estação muito famosa é a de St. Moritz. Ah! E de final de novembro até final de dezembro vale a pena conhecer as feirinhas de Natal em diversas cidades do país, como em Zurique e Montreux e se encantar com a decoração natalina.
Uma dica importante : cuidado com os meses de maio e novembro, pois alguns teleféricos fecham nesses períodos para manutenção, tendo em vista o fim da temporada de inverno e início da de verão em maio e o inverso em novembro. Verifique no site das atrações que você deseja conhecer se estarão abertas nesse período. Além disso, algumas atrações só funcionam no verão como por exemplo o funicular inclinado Gelmerbahn (funciona de maio a outubro) e o teleférico conversível Stanserhorn Cabrio perto de Lucerna (funciona de abril a novembro).
É possível ver neve mesmo no verão?
No início do verão, no mês de junho, ainda é possível ver bastante neve no topo das montanhas e a paisagem fica ainda mais linda… os lagos já estão descongelados, mas ao mesmo tempo as montanhas ao redor estão nevadas. Com o passar do verão, entre agosto e setembro, já se vê menos neve nas montanhas, exceto naquelas mais altas onde a neve é eterna como em Jungfrau (Top of Europe) em Interlaken e no Mont Titlis em Engelberg.
























































































Fuso horário
A Suíça segue o fuso horário de outros países da Europa, como França e Alemanha. São 5 horas a mais do que o Brasil durante o horário de verão europeu (que vigora de março a outubro) e 3 horas a mais que o Brasil durante o inverno. Para checar o horário na Suíça agora, clique aqui.
Durante o horário de verão, os dias são longos e anoitece tarde (entre 20h/21h).

Primavera em Montreux
Quanto tempo
Quanto tempo é preciso para conhecer a Suíça?
Embora a Suíça seja um país pequeno, é impossível conhecer tudo em uma única viagem! São muitos os atrativos : lagos, montanhas, teleféricos, fábrica de chocolates e de queijos, museus, hotéis incríveis, cidades e estações de esqui.
O maior erro dos brasileiros, na minha opinião, é achar que em três dias vai conhecer toda a Suíça e aí a encaixa em uma viagem por outros países vizinhos, reservando menos tempo para a Suíça por ser um país pequeno.
Já estive no país mais de 10 vezes, em viagens longas e ainda tem muita coisa que quero conhecer por lá!
Considere ficar mais tempo pela Suíça para ter um gostinho maior de tudo que esse país incrível tem a oferecer!
Quem me acompanha pelo Instagram e aqui no blog também consegue perceber que estou sempre mostrando lugares “fora do comum” na Suíça!
Percebo que outro erro de brasileiros é achar que a Suíça se resume a Genebra, Zurique, Lucerna e Interlaken, quando na verdade o país vai muito além disso!

Lucerna
O que levar na mala
O que preciso levar para a Suíça no inverno?
No inverno faz bastante frio e é importante se vestir com várias camadas de roupas. Minha dica é usar roupa térmica como primeira camada (você pode usar uma calça térmica ou meia calça fio 80 que também segura bastante o frio), além da blusa térmica. Por cima da calça térmica ou meia calça eu uso meia de lã daquelas que vai até abaixo do joelho. Depois, como segunda camada pode ser uma calça justa ou uma calça jeans, uma blusa de gola rolê de preferência de lã e por cima um bom casaco. Se você vai para neve é importante levar o fleece e o casaco impermeável. Se você vai ficar em cidades, melhor usar um casaco de lã mais arrumadinho. Nos pés uso bota de couro ou uma bota impermeável se for para a neve. Para fechar, use luvas, cachecol e gorro. E não se esqueça do óculos de sol e do protetor solar, especialmente para os dias de neve.
É preciso levar casaco mesmo no verão?
Sim! No verão se você for caminhar é preciso levar um bom tênis para as trilhas, roupas confortáveis e leves para os dias quentes, mas sempre leve um casaco com você, principalmente nos dias de passeios de montanha. Não precisa levar nada muito pesado, mas um casaco é importante levar!
Não esqueça também de levar uma mochila (de preferência impermeável ou com uma capa impermeável para os dias chuvosos), protetor solar e óculos de sol.

inverno em Lucerna
Quanto custa
Qual é a moeda local?
A Suíça não faz parte da União Européia. A moeda local é o franco suíço (sigla CHF). Para conferir a conversão atualizada clique no site do Banco Central. O franco vale um pouco menos do que o euro, quase o mesmo que um dólar.
É possível pagar tudo com euro ou só com franco suíço?
Algumas atrações até aceitam euro, não todas. Mas não acho vantajoso pagar em euros porque normalmente a taxa de conversão utilizada não é boa e o troco é sempre em franco.
É melhor já comprar franco suíço no Brasil ou comprar euros e trocar por franco na Suíça?
Dê preferência por já comprar os francos suíços no Brasil. Em regra é preciso encomendá-los nas casas de câmbio com antecedência (não é uma moeda como euro e dólar que você encontra tão facilmente).
É mais caro viajar para a Suíça do que para outros países como França, Inglaterra ou EUA?
A Suíça é um país caro, mas na minha opinião não tão mais caro do que outros países como França, Inglaterra e EUA.
A verdade é que o Real está muito desvalorizado e qualquer viagem em moeda forte (euro, dólar, franco e libra) custa caro.
E tenham em mente que a Suíça é um país onde tudo funciona muito bem! O transporte público é excelente e é um país muito seguro.
Como economizar na Suíça ?
Existem muitos meios de tornar uma viagem para Suíça mais acessível. Algumas dicas :
- Em relação aos hotéis :
Como em qualquer país da Europa há opções de hotéis para todos os bolsos – desde hostels e hotéis econômicos até hotéis 5 estrelas.
A minha dica é que vocês procurem os hotéis no site do Booking.com usando a ferramenta “filtro por categoria” ou “por orçamento” (até quanto você pode pagar na diária).
Outra dica é usar o site do hotéis.com para fazer as reservas já que você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito.
Além disso, procure por redes de hotéis que são confortáveis mas tem um bom custo x benefício como Íbis Budget , Íbis ou pousadas domiciliares (Bed & Breakfast).
- Quanto à alimentação :
Se você não quer gastar com alimentação a minha dica é aproveitar os ótimos mercados da Suíça. Nas redes Migros e Coop você encontra muitas opções de sanduíches, saladas, massas e outros pratos já prontos. Pelo menos no almoço vale bastante a pena economizar dessa forma. E você ainda pode fazer um piquenique em algum lugar com visual bacana. Dentro de algumas lojas do mercado Coop também há opção de restaurante bem em conta.
Quanto ao jantar, você pode usar a mesma tática ou alternar jantando apenas alguns dias em restaurante para não pesar tanto. Como em qualquer lugar do mundo, na Suíça você encontra desde restaurantes mais baratos até outros com 3 estrelas Michelin.
Uma dica de uma seguidora que mora em Zurique: as lojas de departamentos têm restaurantes muito bons com preços ótimos, como a Manor, Jelmoli, Globus…. Têm em todas as cidades grandes e é possível comer muito muito bem gastando cerca de CHF 16 por pessoa.
- Em relação aos passeios :
Os passeios de teleféricos ou trens até o topo das montanhas costumam ser caros.
Para economizar a melhor dica é adquirir o Swiss Travel Pass que dá desconto de 50% em praticamente todos os teleféricos como Monte Pilatus em Lucerna, Monte Titlis em Engelberg, Grindelwald First em Interlaken etc. O passeio até o famoso Monte Rigi nas imediações do Lago Lucerna (próximo à Vitznau) é gratuito para portadores do passe.
Então, por exemplo, o teleférico do Monte Titlis custa CHF 92 por pessoa, mas para portadores do Swiss Travel Pass custa metade – CHF 46. O Grindelwald First custa CHF 60 mas com o passe você paga apenas CHF 30. O belo passeio para os Cinco Lagos do Pizol custa CHF 44 e com o passe sai CHF 22.
Além disso, se você fugir desses passeios de montanha mais turísticos, vai encontrar lugares belíssimos e mais baratos como por exemplo o Lago Bannalpsee (CHF 21), Gelmerbahn – o teleférico mais inclinado do mundo (CHF 32), Trift Bridge (CHF 24), Lago Falensee (CHF 36). Nesses passeios não há desconto para portadores do passe.
Outra dica são os cartões de desconto para hóspedes de determinadas cidades. Por exemplo, a entrada do lago Blausee custa CHF 8 por pessoa mas para quem está hospedado em algum hotel de Kandersteg custa apenas CHF 4 com o cartão de desconto que os hóspedes recebem em qualquer hotel, independente da categoria.
Aliás, isso é muito comum em vários destinos na Suíça. Quem está hospedado em um hotel de Genebra, Montreux e Vevey, por exemplo, recebe esse cartão com descontos nas atrações, e ainda pode usar os meios de transporte público daquele local gratuitamente.
Já em Adelboden e Kandersteg, o cartão dá desconto nas atrações apenas. ⠀
Sem falar nas diversas atrações gratuitas como lagos e vilarejos. Recomendo lago Brienz e as cidades ao redor do lago Lucerna como Vitznau e Weggis.
Os passeios de barco pelos lagos Lucerna, Thun e Brienz, por exemplo, também são gratuitos para portadores do Swiss Travel Pass, além de mais de 500 museus.
Qual é o valor, em média, de passagem aérea saindo de SP ou RJ?
Em média uma passagem de classe econômica para a Suíça saindo do RJ ou SP custa na faixa de R$ 3.000,00, mas cheguei a ver voos para Zurique por R$ 2.200,00 (nov/18).
O ideal é comprar com pelo menos 4 meses de antecedência e ficar sempre de olho nas promoções.

verão – lago Falensee
Lua de mel
Você acha que a Suíça é um destino lua de mel?
Super acho! Quer destino mais romântico que um país com excelentes hotéis, vilarejos charmosos, beleza natural estonteante e ótimos restaurantes?
Foi o destino que escolhi para comemorar meus 10 anos de casados! Fizemos o roteiro Suíça + Maldivas e foi uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz na vida.
































Viajando com crianças
Existem atrativos para crianças na Suíça?
Muitos! Além das estações de esqui, há vários teleféricos “diferentes” como o super divertido teleférico conversível Stanserhorn ou o teleférico giratório do Mont Titlis , bem como o funicular mais inclinado do mundo Gelmerbahn . Outro passeio bem legal é o da montanha Grindelwald First em Interlaken onde há várias atividades, como uma tirolesa e o mountain cart. Em Adelboden é possível comer fondue dentro de um iglu!
Há também museus interativos como o imperdível Museu do Chaplin em Vevey. A casa em que ele morava com a sua família em Vevey foi transformada em um Museu muito bacana com sua história e com um estúdio interativo que parece até parque da Disney. A entrada custa 24,00 francos mas quem está hospedado em algum hotel da região de Vevey/Montreux recebe um cartão com desconto nas atrações locais e pode usar o transporte público gratuitamente. Nós pagamos apenas CHF 12 (por pessoa), já que estávamos hospedados no Le Mirador Resort.
Outro passeio muito legal para se fazer com crianças é visitar a fábrica de chocolates da Cailler que pertence a Nestlé em Broc, localizada a 30 minutos de Vevey. O ingresso custa CHF 12 por pessoa, mas como estávamos hospedados em um hotel da região, apresentando o cartão que citei acima, tivemos CHF 2 de desconto por ingresso. A visita dura cerca de 45 minutos e no final há degustação de chocolate a vontade. Uma perdição!
De lá, é possível seguir até a fofa cidade de Gruyère que fica a 4 km de distância e visitar a Maison du Gruyère para ver a fabricação do queijo local. No final os visitantes ganham três pedacinhos de queijo embaladinho.
Ainda na região francesa da Suíça recomendo o charmoso hotel Chetzeron que fica no topo da montanha em Crans Montana e só é acessível por Snowcat, um veículo super divertido (veja nas fotos abaixo).
Por ser um país muito seguro e com excelente estrutura, além de ter muitos atrativos, é um destino perfeito para viajar com crianças.
Os hotéis e o país de uma forma geral são “kids friendly“.










































Gastronomia
O que se come na Suíça?
Nós sempre comemos muito bem na Suíca, terra dos melhores chocolates e de vários queijos deliciosos como Gruyère e Emmental!
Cada região da Suíça tem pratos típicos, mas claro que alguns você encontra em muitos lugares, como fondue, raclette, batata rostie, diversos tipos de queijos e salsichas, sem falar no principal : os chocolates suíços!!!!
Nos restaurantes sempre há muitas opções de pratos de carne de boi e de porco, assim como pratos de massa.
No site oficial do turismo na Suíça tem a culinária de cada região. Para ler, clique aqui.
Aqui no blog tem matérias com dicas de restaurantes em Lucerna, Adelboden , Riviera Suíça (Montreux, Lavaux e Vevey) e Zurique.
Em Lavaux é possível visitar belas vinícolas ao redor do Lac Léman (um ótimo passeio de bate e volta para quem está em Genebra ou Montreux).
Nos restaurantes da Suíça a água da casa ou tap water é gratuita?
Água da casa servida gratuitamente em restaurantes é algo bastante comum em alguns países como na França e hoje em dia até obrigatório em alguns estados do Brasil, mas não é tão bem aceito na Suíça. Há relatos de seguidores que disseram que os garçons “fingiram” não entender a solicitação.
Perguntei a uma amigo suíço e ele confirmou não ser uma prática comum nos restaurantes da Suíça servir água da casa gratuitamente. Você pode até pedir, mas não se surpreenda se não te “entenderem” ou se te cobrarem alguma pequena taxa por isso.
Lembrando que a água da torneira na Suíça é potável.
Como funciona a gorjeta nos restaurantes da Suíça?
A gorjeta na Suíça já está incluída no preço, ainda que não venha destacada na conta. Mas se você ficou satisfeito com o serviço pode arredondar a conta.




























Povo suíço
As pessoas na Suíça de uma forma geral são receptivas?
Muito! Os suíços são super educados, solícitos, simpáticos e costumam receber bem os brasileiros.
Sempre sou muito bem tratada por lá!












Necessidades especiais
Sou cadeirante. Como é a acessibilidade na Suíça?
Recomendo que você acesse o site oficial da Suíça e leia todas as informações em português sobre esse assunto – clique AQUI.

Primavera em Montreux
Segurança
A Suíça é uma país seguro?
A Suíça é um país muito seguro, com baixíssimo índice de criminalidade.
Mas nas cidades maiores como Zurique e Genebra, assim como em lugares muito turísticos como Interlaken, tenha cuidado com seus pertences pessoais, assim como você deve ter em qualquer outro grande centro da Europa. Por lá, seja na França, Inglaterra, Espanha, Portugal ou qualquer outro país, é muito comum a ocorrência de furtos (pickpocket ou mão leve), especialmente em aeroportos, filas de atrações turísticas, restaurantes e ao usar o transporte público (bus, trem e metrô).
É seguro para mulheres viajarem sozinhas pela Suíça?
Eu diria que a Suíça é uma dos países mais seguros para mulheres que viajam desacompanhadas!

Andermatt
Trilhas
Precisa de guia para fazer as trilhas?
Não! As trilhas são bem demarcadas e muito bem sinalizadas! Caminhar nas montanhas é uma atividade muito comum na Suíça!
Sempre fiz todas as trilhas por minha conta! Claro que é sempre bom ler sobre a trilha na internet para saber distância, nível de dificuldade etc.
Qual calçado você usa para fazer as trilhas?
Tenho duas botas de trilha impermeáveis que comprei na loja da Decathlon no Brasil mesmo!




























Compras
Vale a pena comprar relógio suíço na Suíça ou sai mais barato no DutyFree?
As poucas vezes que olhamos relógios na Suíça achamos que saía mais em conta comprar nos EUA ou no Duty Free, mas pode ser até que tenha alguma loja que compense. Só pesquisando mais para saber.
Onde comprar chocolate?
Se você quiser comprar marcas mais comuns como Lindt recomendo comprar na rede de mercados Coop. Os chocolates da marca Frey você encontra nos mercados Migros. Os preços são bons!
Mas se você quiser comprar chocolates mais finos (e maravilhosos!) como Sprüngli ou Läderach há diversas lojas nas principais cidades, incluindo no aeroporto de Zurique.
Vale a pena deixar para comprar casacos e acessórios de frio na Suíça?
Nas cidades maiores como Zurique, Lucerna ou Genebra há lojas de departamentos que são mais em conta como C&A, Manor e Jelmoli. O casaco mais pesado que eu tenho comprei em uma loja em Lucerna por cerca de CHF 100. Mas não deixe para comprar roupas e acessórios de frio nas estações de esqui, onde tudo é bem mais caro.
Como funciona o Tax Free?
Nas compras acima de CHF 300 você pode pedir o reembolso referente ao imposto sobre valor agregado (IVA ou VAT) de 7,7%.
Lembre-se de pedir o refund cheque ou tax free ao lojista no momento do pagamento da compra. Em regra as lojas que participam desse programa tem um selo de identificação na vitrine.
Importante saber que essa isenção só vale para turistas e que as mercadorias precisam deixar o país em até 30 dias. No aeroporto procure pela aduana/alfândega para conseguir o carimbo/selo. Leve as compras na mala de mão juntamente com as notas fiscais e o formulário fornecido pela loja. Pode ser que os funcionários da aduana peçam para conferir as mercadorias.
Depois procure pelo guichê do “Tax Free” para solicitar o reembolso que poderá ser feito no cartão de crédito ou em espécie. Se tiver muita fila, você também tem a opção de depositar o formulário devidamente carimbado nas caixas sinalizadas de “refund” e receber no cartão de crédito.
Atenção : se você estiver fazendo uma viagem pela Europa e seu último destino for a Suíça, de onde você vai pegar um voo direto para o Brasil, lembre-se que o tax free referente à mercadorias compradas em países membros da União Europeia precisa ser feito no último país visitado da UE antes de você entrar na Suíça, já que ela não faz parte da UE!
Na Suíça você só vai conseguir a devolução do imposto de mercadorias compradas na própria Suíça!
Hotéis de luxo
Qual é o seu hotel preferido na Suíça?
A Suíça não sabe brincar no quesito hotéis de luxo! Os hotéis 5* são impecáveis, desde o serviço, estrutura, gastronomia, modernidade, quartos aconchegantes e bem equipados e, claro, aqueles spas maravilhosos que só a Suíça tem!
Aqui no blog publiquei uma matéria com a listinha dos meus preferidos. Para ler clique em Os melhores hotéis da Suíça!
Buergenstock Resort ou Villa Honegg?
Os 2 hotéis têm as piscinas mais desejadas das redes sociais (e são até parecidas)! Ambos ficam na Montanha Buergenstock na região de Lucerna na Suíça alemã e têm vistas maravilhosas do lago.
A diferença é que o Villa Honegg é um hotel boutique com apenas 23 suítes, mais privacidade e uma estrutura menor! Já o Buergenstock Resort é um complexo com 4 hotéis e vários restaurantes! Apenas os hóspedes do Buergenstock Hotel (5* superior) têm acesso ao spa e à piscina externa incluídos nas diárias (hóspedes dos demais hotéis do Resort precisam pagar uma taxa para frequentar o spa/piscina). O resort é incrível, tem ótimos restaurantes mas é muito maior e tem muito mais gente! ⠀
Amo os 2 hotéis mas são experiências diferentes e tudo vai depender do seu gosto!




















































Roteiros
Essa matéria ficaria muito grande se eu ainda incluísse sugestões de roteiros, algo que foi muito solicitado por vocês. Então, vou apenas deixar alguns links aqui de matérias que já existem no blog e vou escrever um outro artigo em breve com opções de roteiros.
Apenas gostaria de deixar registrada uma dica : não cometa o erro de achar que, por ser um país “pequeno”, a Suíça pode ser conhecida em 3 dias, como vejo muitos brasileiros fazendo.
Outro erro bastante comum : conhecer apenas as cidades como Genebra, Zurique e Lucerna (e no máximo Interlaken) e achar que a Suíça se resume a isso!
A Suíça pela qual eu sou apaixonada vai muito além desses destinos! É um país no centro da Europa que tem paisagens incríveis como Nova Zelândia, Patagônia e costa Oeste do Canadá.
Outra dica que eu insisto com vocês : explorem a Suíça no verão!
Dicas
- Como funciona o Swiss Travel Pass
- Índice com todas as matérias da Suíça
- Alugar carro ou viajar de trem pela Suíça?
Lagos e trilhas
- Os lagos mais bonitos da Suíça
- 12 Trilhas Imperdíveis na Suíça
- Como é a trilha até o Lago Falensee (um dos meus preferidos!)
- Cinco Lagos do Pizol
- Tudo sobre o Blausee e o Oeschinensee
- Lago Bannalpsee (próximo a Lucerna)
- Ebenalp em Appenzell (outro lugar que está entre meus preferidos)
- Gelmerbahn – o funicular mais inclinado da Europa
- Lagos Caumasee e Crestasee em Flims
Passeios de teleférico
- Mont Titlis e o teleférico rotatório
- Grindelwald – First em Interlaken
- Harder Kulm em Interlaken
- Stanserhorn – o teleférico conversível (perto de Lucerna)
Roteiro de verão
- Verão na Suíça (roteiro completo)
Roteiro de primavera + Maldivas
Destinos de inverno
Cidades
- Tudo sobre Lucerna
- Passeios de bate e volta a partir de Lucerna
- Dicas de restaurantes em Lucerna
- Dicas de hotéis em Lucerna
- Dicas de hotéis em Zurique
- Dicas de restaurantes na Riviera Suíça (Montreux, Vevey e Lavaux)
- Roteiro completo Montreux, Vevey e Lavaux
Oii Fabi!! Amooo suas dicas!!! Vou pra Suíça em out 2019, chego no dia 18… Essa época ainda é boa? Fiquei preocupada qdo li seu guia sobre as melhores épocas pra ir
Oi Izabella! No final do outono o tempo eh mais imprevisível! vc pode pegar dias lindos de sol, ou chuva ou ate neve! mas sempre vale a pena ir a Suíça! beijocas
Oi Fabi!
Tenho compromissos profissionais e ficarei 5 dias em Basel, em junho. Revirei o blog atras de dicas sobre aquela região mas não encontrei. Fiquei na dúvida se realmente não tem nada de muito destaque por ali ou se, mesmo com todas essas idas à Suíça, tu não andou por lá ainda? Super obrigada! Bjs,
Oi Juliana, realmente eu não conheço essa região e não sei te dizer se tem alguma coisa interessante… quem vai a Basel normalmente vai a trabalho mesmo, mas pode ser que tenha alguns lugares bacanas nos arredores, além disso, tudo eh perto na suíça ne? bjs
Tenho só 3 dias livres ao final, acho que vou esticar até Zermatt. Obrigada!
Fabi , pretendo conhecer a Suíça na segunda quinzena de Janeiro/2020. Só posso ficar de 07 a 10 dias. Pode me dar uma dica como aproveitar mais a Suíça neste período. Onde começar? Estou perdida kkk
Oi Gislaine ! Se eu fosse vc, faria base em Lucerna, Interlaken e Adelboden. Tem bastante material sobre esses destinos aqui no blog! Dá uma olhada pelo índice que criei para facilitar as consultas de vcs https://www.loucosporviagem.com/destinos-internacionais/materias-da-suica/
Fabi, vou olhar todas as informações da sua dica, Lucerna, Interlaken e Adelboden, mas olhei aquela dica sua também de Montreaux, vevey e Lavaux e amei. Como só temos 10 dias, cha que dá para fazer este último e ir ainda em Appenzel, pois amei aquela trilha e aquele restaurante na pedra, um sonho , quero demais conhecer. acha que dá tempo ? Devo sair de Montreaux e ir para Zurique ou direto para Appenzel.Qual dos dois você sugeri.
Querida, só me diz uma coisa … seria pra fazer em janeiro ? Pq eu acho que o aescher (restaurante que vc quer ir em Appenzell) não funciona no inverno .
Fabi, Pretendo ir em Março ou Abril.
O teleférico de Ebenalp fecha o mês todo de abril!! Dá uma olhada no site https://www.ebenalp.ch/cable-car/timetable
Fabi, parabéns pelo excelente conteúdo e dedicação em produzi-lo! É visível o seu carinho e cuidado em compartilhar essas informações! Meu sonho de vida é conhecer a Suíça, sem dúvidas ainda vou usar todas essas dicas. Beijos 🙂
Muito obrigadaaaaaaa um beijao
Oi Fabi, estou querendo ir para Suíça em janeiro de 2020 estou indo com meus filhos de 10 e 6 anos. O Swiss Pass travem inclui aquele trem panorâmico expresso Glacier? De saint Moritz?
Está incluído sim no Swiss Travel Pass. Mas eh preciso pagar pela reserva do assento! Para andar nesse trem eh obrigatória a reserva do assento! Bjs
Oi Fabi! Pretendo ir para Suíça em janeiro de 2020 com meus filhos de 10 e 6 anos… gostaria de saber se no Swiss Pass travel está incluído aquele trem panorâmico que sai de Saint moritz? Pretendo ficar de 10 a 12 dias qual roteiro vc me indica? Suas matérias são fantásticas!!! Parabéns
Como posso fazer para encaixar lucerna é germina express na mesma viagem?
Fabi, com relação ao selo para pedagio.. estou indo de Milao para Zurich, como faço para comprá-lo? Antes de entrar nas estradas …
Obrigada e fico no aguardo
nas proximidades da suíça vc consegue comprar em posto de gasolina ou dependendo ate na fronteira! eh tranquilo isso! bjs
Fabi! Te sigo e adoro viajar com você pelo mundo! Incluí a Suíça na minha lista de desejos por ver o amor q vc tem pelo país! Vou me casar no final de setembro e pretendia ir para la no início de outubro, mas ainda não decidi q roteiro fazer pq realmente estou em duvidas se será uma boa época para ir!
Pretendemos ir para a SUICA EM MARCO, SEGUNDA QUINZENA.
Ainda ha neve nesta epoca?
Adorei tua descricao sobre Montreaux e Vevey. Parabens, e o roteiro ideal!
Aguardo novas dicas.
Antes da Suica pretendemos ir para a Noruega ver a Aurora Boreal em Tronso e arredores. Tens algumas dicas de la?
Obrigada, bj.
Oi Fabi, espero que esteja bem! Primeiramente muito obrigada por compartilhar um conteúdo tão rico e completo! Queria fazer uma perguntinha apesar de já ter lido tanta coisa aqui e em outros blogs. Porém quanto mais leio mais em dúvida fico pois cada um diz uma coisa. Terei 6 dias para aproveitar a Suiça. Chego por Geneva e Saio por Zurich. Pensei em ter 3 bases, para conseguir explorar as redondezas ao máximo. Recomendaria essas 3 bases mesmo? Se sim quais lugares?
Alguma dica de roteiro com motorhome por 8 dias?
4 adultos e 1 criança será que vale a pena ?
ótimas dicas… adorei o blog!