Swiss Travel Pass : Vale a pena?

Em 08/01/2017 por Fabi Gama

Promoção válida para compras até 26/12/2018

Ótima notícia para quem está pensando em curtir a próxima temporada de inverno na Suíça! Para compras realizadas até dia 26/12/18 o Swiss Travel Pass está com uma super promoção!

Compre um passe de 4 dias e ganhe um dia extra (viaje por 5 dias) ou compre o passe de 8 dias e ganhe dois dias extras (viaje por 10 dias).

O passe pode ser usado até dia 31/03/19 e a promoção é válida para primeira ou segunda classe.

Para comprar o passe nessa promoção basta acessar o link raileurope/Swiss-Pass

Campanha :  Switzerland Tourism, Swiss Travel System & Rail Europe.

Para saber todos os detalhes sobre o Swiss Travel Pass leia a matéria completa abaixo.


 

Em setembro/16 fizemos uma viagem maravilhosa de 19 dias pela Suíça.

Começamos com uma PressTrip de 5 dias a convite da Switzerland Tourism e depois continuamos a viagem por nossa conta.

Durante a PressTrip tivemos a oportunidade de usar o Swiss Travel Pass pela primeira vez.

Foi a sexta vez que visitamos a Suíça e já tínhamos usado trem mas compramos os trechos individualmente porque para o que precisávamos não compensava o passe. Também temos costume de alugar carro para percorrer a Suíça. Em breve vou fazer um post comparando aluguel de carro x Swiss Travel Pass.

Para ler o nosso roteiro completo de 19 dias pela Suíça no verão (set/16) clique aqui. Com intuito de facilitar também criei um índice com todas as matérias relacionadas à essa viagem (clique aqui para acessar).

Barco de Lucerna para Weggis no lago Lucerna

Trem de Stans para Lucerna

O que é

O Swiss Travel Pass é um bilhete tudo-em-um válido em toda a rede de transportes públicos do país. Somente visitantes estrangeiros podem adquirir o passe.

O bilhete permite aos viajantes conhecer a Suíça de ponta a ponta usando trem, ônibus,  barco  e tram em 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos ou não. Nós compramos o bilhete de 15 dias consecutivos porque a diferença para o de 8 dias era muito pequena se comparada aos benefícios que o passe dá.

Muitos teleféricos oferecem 50% de desconto aos portadores do passe e alguns são gratuitos para quem tem o Swiss Travel Pass, como o famoso Mt.Rigi, por exemplo, bem como entrada gratuita em diversos museus.

Trem incluído para subir o Mt.Rigi

Teleférico incluído para subir o Mt.Rigi

Como comprar

Para comprar o passe  basta acessar o link raileurope/Swiss-Pass

É muito prático!

Escolha o tipo de passe (número de dias), a classe, informe as datas e pague com cartão de crédito.

Basta imprimir o passe em casa e apresentar juntamente com o passaporte nos transportes públicos quando solicitado!

Top of Europe/Interlaken – fev/12

Grindelwald/Interlaken – fev/12

Tipos de passe

  • Dias consecutivos – existe opção de passe com 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos de validade, a contar da data informada do início da viagem no momento da compra. Não é preciso validar o passe pois ele já vem com a data de validade.

 

  • Flex – também existe essa versão flexível do passe com validade de 3, 4, 8 ou 15 dias NÃO consecutivos mas que devem ser usados dentro do período de um mês.

Nós compramos o passe com validade de 15 dias consecutivos, porque era o que nos atendia melhor. Mas isso vai variar de acordo com cada roteiro. Por isso, faça as contas e analise qual se encaixa melhor para você.

Interlaken – fev/12

Classes

Existem duas opções de classe nos trens e barcos : primeira e segunda.

Os trens da Suíça são bastante confortáveis e praticamente não há diferença de comodidade entre as duas classes oferecidas.

Mas a diferença de preço é muito grande, por isso achei que não compensa comprar a primeira classe.

O meu passe era de primeira classe, por isso pude usar as duas e ver que a diferença é pequena.

Claro que na primeira classe sobra muito mais assentos vagos, mas como os trens operam em grande frequência, não chegamos a ficar em pé em nenhum dos trechos que usamos.

Além disso, nos barcos a primeira classe fica no andar superior que é bem bacana! Foi a única vantagem que vi.

Segunda classe – trem de Stans para Lucerna

Trem em Interlaken

Primeira classe – barco de Vitznau para Lucerna

Valores

Para acessar o site com os valores de cada passe clique aqui

 

Como usar

Basta entrar no transporte desejado e escolher o seu assento. Não é preciso marcar o assento (exceto nos trens especiais panorâmicos – veja mais abaixo).

Normalmente os bilhetes são conferidos por um agente da cia de transporte público durante os trajetos, por isso sempre tenha em mãos seu passe válido juntamente com o passaporte.

Trem para Zermatt (fev/12)

O que está incluído

  • Portadores do Swiss Travel Pass  podem utilizar ilimitadamente toda a fantástica rede de transporte público da Suíça que cobre o país inteiro. O passe inclui trens, ônibus, tram e barcos. A frequência e a pontualidade de todos os meios de transporte do país são incríveis!!!
  • Viagem gratuita em trens panorâmicos  (sendo necessária a reserva de assento com cobrança de taxa).
  • Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 áreas urbanas.
  • Entrada gratuita em mais de 500 museus.
  • Inclui gratuitamente excursões de montanha para Pilatus, Rigi e Schynige Platte.
  • Oferece até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha, o que vale muito a pena! Muitos teleféricos como o famoso Mt. Titlis, por exemplo, custam quase 100 francos por pessoa. Para os portadores do Swiss Travel Pass o ticket custa a metade!! E pode ter certeza que durante uma viagem pela Suíça você vai querer fazer vários desses passeios belíssimos pelas montanhas usando trem ou teleférico.

 

Barco no Lago Lucerna

Terminal de barcos de Weggis no Lago Lucerna

Trem em Grindelwald/Interlaken

Outras informações

  • Swiss Travel Pass Youth – os jovens menores de 26 anos tem um desconto de  15% na compra do bilhete regular do Swiss Travel Pass.
  • Crianças entre 6 e 16 anos de idade acompanhadas por pelo menos um dos pais com bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente com o Swiss Family Card.
  • Crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente.
  • O Swiss Travel Pass pode ser comprado pela internet e  impresso em casa.
  • Nos trens panorâmicos ou nos trens especiais – como o Glacier Express, Bernina Express, GoldenPass, Gotthard Panorama Express e Palm Express – é necessário fazer reserva de assento e/ ou pagar taxa.
  • O passe está  disponível apenas para pessoas com residência fora da Suíça e do Principado de Liechtenstein.

 

E aí, vale a pena?

Para saber se vale a pena adquirir o Swiss Travel Pass ao invés de comprar cada trecho de deslocamento de trem individualmente é preciso fazer conta.

Faça a simulação dos trechos que você precisa individualmente no site Sbb.ch, some e verifique o que é melhor no seu caso.

Leve em consideração os benefícios que os portadores do Swiss Travel Pass tem que já citei aqui – poder usar ilimitadamente toda a rede de transportes do país, incluindo trem, ônibus e barco além dos descontos para os passeios de montanha. Sem falar da comodidade que é você só precisar andar com o seu passe (uma folha impressa) juntamente do passaporte.

Lembre-se que os transportes que levam do centro das cidades aos aeroportos também estão incluídos.

Para comprar o passe na promoção até 26/12/2018 basta acessar o link raileurope/Swiss-Pass. 

O passe promocional pode ser usado até 31/03/2019.

O Swiss Travel Pass só não vai valer a pena para quem fizer poucos deslocamentos, em uma viagem curta pelo país.

Interlaken – Top of Europe (fev/12)

Considerações finais

Eu virei fã de carteirinha do Swiss Travel Pass pela comodidade e praticidade durante a viagem. Sem falar no fantástico sistema de transporte público da Suíça que cobre o país inteiro, seja de trem, barco ou ônibus com bastante regularidade e de forma pontual e confortável.

Especialmente para quem viaja pelo país durante o inverno, vale a pena esquecer o aluguel do carro e investir na segurança do transporte público, afinal no inverno você pode encontrar o seu carro dessa forma (fotos das nossas viagens de fev/2012 e jan/15):

Nosso carro alugado no caminho para o lago Klontal – jan/15

Nosso carro alugado no caminho para o lago Klontal – jan/15

E agora? Qual é o nosso carro? rs!

Matérias relacionadas

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Marcia

    vamos fazer uma viagem a Suiça e Austria em julho/2017, quero saber se o Swiss Travel Pass é gratuito para Salzburg

    Responder
    • Marcia, o Swiss Travel Pass só eh valido dentro da propria Suiça, ok? bjs

      Responder
  2. Silmara

    Olá Marcia. Parabens pelo site, mt bom! fFiquei com uma dúvida: meu filho está com 16 anos e viajará comigo e com meu esposo,ele tem direito à gratuidade no swiss pass?
    obrigada!

    Responder
  3. Silmara

    Desculpa Fabi, qdo enviei o comentario coloquei seu nome como Marcia!!!

    Responder
  4. Jéssica

    Olá Fabi!!Obrigada pelas dicas maravilhosas. Fabi o swiss travel pass pode parcelar?

    Beijoos 🙂

    Responder
    • Oi Jessica! Eu acho que não. Não estou me lembrando dessa opção. Nós pagamos à vista.Melhor você conferir no site deles. beijos

      Responder
  5. Tamylin

    Oi Fabi!
    Adorei as dicas!!
    Ficarei 7 dias na Suíça… vc acha que compensa comprar o Swiss Pass? Passarei por Zurique, Grindelwald e Interlaken.
    Abraços

    Responder
    • Oi querida! Você precisa fazer as contas! veja qto custa cada um dos trechos que você precisa individualmente e quanto custa o passe. Lembre-se que o passe dá direito também a 50% de desconto em varios passeios de montanha e de onibus e tram que ligam os aeroportos as cidades, alem de passeios de barco. beijos

      Responder
  6. Marcia Camargo

    Olá Marcia! Parabéns pelo blog, olhando no site de compra do Swuss passdiz que para utilizar o trem panorâmico em alguns trechos não é necessário reserva poderia me confimar se entre Lucerna a Interlaken é necessário?

    Responder
    • Oi Márcia! Há trens regulares entre Lucerna e Interlaken (Interlaken Express), não precisa de reserva não, até pq eu acho que nesse trecho é um trem comum com janelões mas não é o panorâmico ainda!

      Responder
  7. Ana Maria

    Bom dia, Fabi.

    Os benefícios são dados durante o mês de validade do ticket ou somente nos dias em que ele for utilizado.

    Grata,

    Responder
  8. Rosemary

    Olá fabi bom dia.eu comprei swiss pass travel de segunda classe.sabe se posso fazer reserva no trem panorâmico na 1classe ou na segunda classe? O sistema deixa mas estou preocupada se na hora do embarque será exigido swiss pass primeira classe.obrigada

    Responder
    • Querida, acredito que você so possa usar o da 2 classe mesmo!!! Tem diferença de valor? vc vai precisar pagar algo? eu realmente não sei te dizer com certeza.

      Responder
    • Regina smith

      A diferença da 2 para a 1 classe é mínima, não vale a pena o preço. Digo porque comprei na 2 classe e sem perceber entrei no vagão da 1a quando notei troquei de vagão. Tem cadeiras um pouco mais largas e a cor era diferente, Cinza na 1a e azuis na 2a.

      Responder
      • Oi! Como eu falei no texto, não tem muita diferença, a única vantagem eh ter lugar garantido pq eh bem mais vazia a 1 classe bjs

        Responder
  9. paula

    Da para comprar o swiss travel pessoalmente? é o mesmo preço?

    Responder
  10. ANNI AZEVEDO

    Olá Fabi!
    Quero muito ir a Suíça e ter como Base Interlaken. Com o passe já sei que vou poder fazer vários passeios incríveis; mas também gostaria de ir a Chamonix (França) para ficar pelo menos um dia inteiro. Vc sabe se o swiss pass travel cobre ida x volta dessa cidade?
    Estarei chegando de Genebra. Acha melhor ir a Chamonix de Genebra de uma vez e partir de lá pra Interlaken ou fica muita coisa?

    Responder
  11. Marcia Pereira

    Oi Fabi, adorei seu post!!! Obrigada por compartilhar essas informações e dicas. Meu marido e eu estaremos indo para Suíça em novembro e vamos fazer o trecho de Lucerna a Interlaken, mas estamos confusos com o trem, rsrsrs… Vou comprar o swiss pass, como faço a reserva dos assentos do trem panoramico?
    Obrigada, Marcia

    Responder
    • Oi marcia, já fiz esse trecho mas não reservei assento. alias nunca reservei para esses trens panorâmicos mas acredito que com o swiss pass em mãos vc consiga fazer isso pelo site deles mesmo bjs

      Responder
Deixe seu comentário: