Como chegar no lago Seealpsee em Ebenalp, Appenzell

Em 29/09/2016 por Fabi Gama

Matéria atualizada em 03/02/19

Um dos passeios mais lindos da Suíça alemã é subir no teleférico Wasserauen – Ebenalp, conhecer o refúgio de montanha Aescher e caminhar até o belíssimo lago Seealpsee em Appenzell.

Já fizemos essa trilha duas vezes, ambas no verão (mês de setembro).

Leia também :

 

Onde fica

Appenzell está localizada a cerca de 1h30 de carro ou trem de Zurique, a nordeste da Suíça, pertinho do Principado de Liechtenstein.

Para fazer esse passeio é preciso pegar o teleférico Ebenalp que sai do vilarejo de Wasserauen, a cerca de 10 minutos de Appenzell.

Leia a matéria completa sobre Appenzell AQUI.

carte-suisse-2

Como chegar

Há um linha de trem ligando Appenzell a Wasserauen em 11 minutos (sai de hora em hora).  O ticket custa CHF 2,90 e pode ser comprado no site da SBB. A estação de trem fica bem em frente ao teleférico Wasserauen – Ebenalp.

Caso prefira ir de carro como fizemos, há vários estacionamentos no local. Como fomos em um sábado de sol e fim de verão, os estacionamentos estavam bem cheios (chegamos lá por volta das 10h30), mas conseguimos vaga. Custou CHF 3 para o dia todo.

img_0050

Valor 

O teleférico Ebenalp custa  CHF 20 por pessoa só para subir (que foi o nosso caso) ou CHF 31  por pessoa para subir e descer (valores válidos para a temporada de verão – maio a novembro).

Quem tem o Swiss Travel Pass tem 50% de desconto.

Quando chegamos havia uma fila para comprar os ingressos e subir de teleférico, mas andou rápido (cerca de 20 minutos).

Período de funcionamento

Antes de programar o seu passeio, verifique no SITE OFICIAL o período de funcionamento do teleférico. Em 2019 ficará fechado de 1/4 a 26/4 e 4/11 a 15/12.

Como é o passeio

Nós optamos por subir de teleférico até Ebenalp e, de lá, descer caminhando de volta até Wasserauen, onde deixamos o carro estacionado e de onde saímos de teleférico, porque queríamos passar pelo belíssimo lago Seealpsee, acessível somente por trilha. Nós fizemos a trilha Ebenalp – Wildkirchli – Berggasthaus Aescher – Seealpsee – Wasserauen. Mas quem quiser visitar apenas o famoso restaurante e refúgio de montanha Berggasthaus Aescher, pode subir e descer de teleférico. O Berggasthaus Aescher fica a 15 minutos de caminhada do teleférico Ebenalp.

Nós subimos de teleférico e fizemos uma rápida caminhada de 10 minutos até o pico da montanha Ebenalp, de onde se tem uma linda vista das montanhas. Há um restaurante lá em cima. No caminho, como em várias outras montanhas da Suíça, vimos diversos parapentes saltando.

Depois, começamos a descer. Em 15 minutos de caminhada chegamos no famoso restaurante e refúgio de montanha (espécie de dormitório “guesthouse” com capacidade para até 45 pessoas) Berggasthaus Aescher.

No caminho passamos pela caverna Wildkirchli e pela Capela cravada na rocha. Cuidado ao caminhar dentro da caverna, pois é bastante úmida e, por vezes, escorregadia, além de ser um pouco escura (usamos a lanterna do celular para ajudar).

dsc_0050

dsc_0052

Ao chegar no Berggasthaus Aescher, fui tomada por uma enorme emoção! Como é bom realizar um sonho!! Que lugar mais lindo! Aquela construção ali, cravada nas montanhas, com aquele visual incrível do vale! E ainda, para completar, fomos abençoados por um dia maravilhoso de sol e céu azul, repleto de parapentes no ar!!

img_0088

dsc_0091

O restaurante estava lotado, afinal, era um sábado de final de verão e o dia estava maravilhoso, propício para uma caminhada com direito a chopp nas montanhas!

dsc_0229

Depois de um chopp,  seguimos a trilha em direção ao belíssimo lago Seealpsee!

A caminhada a partir do Berggasthaus Aescher até o Seealpsee levou cerca de 1h em descida. Muitos degraus e pedras pelo caminho, alguns trechos escorregadios, mas tem um corrimão de cabo de aço pra se apoiar na maior parte da descida, o que ajuda bastante.

dsc_0239

Durante nossa descida vimos muita gente fazendo a trilha inversa, ou seja, subindo a montanha, o que é muito mais cansativo, mas também dá pra fazer! Basta estar com o coração em dia e acostumado a fazer atividades aeróbicas como corrida, bike etc…

Ao chegar no lago, siga a placa “seerunweg” pra fazer a trilha ao redor do lago começando pelo lado esquerdo, assim você caminha de frente para as montanhas.

DCIM106GOPROG5244458.

O lago é lindíssimo e muito gelado, mas como estava muito quente aproveitei para dar um mergulho rápido!

Uma delícia sentar, fazer um piquenique e curtir aquele visual.

Para dar a volta no lago levamos cerca de 1 hora, mas com muitas paradas para fotos. Se fosse sem parar, acho que não daria nem 30 minutos de caminhada. É bem tranquilo.

Há um restaurante no local, que também estava bem cheio e animado. É possível alugar um barquinho.

Depois de passarmos a tarde nesse lugar sensacional, descemos caminhando de volta até Wasserauen, onde deixamos o carro estacionado. Essa trilha de descida é bastante inclinada, levamos cerca de 40 minutos.

Antes de voltarmos de carro para nossa base em Flims, passamos por Vaduz, capital de Liechtenstein, que fica a cerca de 40 minutos de Wasserauen e a 30 minutos de Flims. Para ler a matéria sobre Vaduz clique AQUI.

Outras trilhas

Nós fizemos a trilha trilha Ebenalp – Wildkirchli – Berggasthaus Aescher – Seealpsee – Wasserauen, que sem fazer paradas levaria cerca de 3h30/4h. Mas claro que, parando para tirar fotos e curtir o lugar, acaba levando uma tarde inteira.

Mas quem só quiser ir ao Berggasthaus Aescher, vai fazer uma caminhada curta do teleférico até o restaurante (cerca de 15 minutos em descida). Depois, basta voltar esses 15 minutos (em subida) até o teleférico e retornar para Wasserauen, base do teleférico.

Nessa mesma região fica outro passeio maravilhoso : a trilha que leva até o lago Falensee. Fizemos os dois passeios em dias diferentes! Para ler clique em Como chegar no Falensee.

Leia também : O que fazer em Appenzell.

Peguei num folder do Ebenalp as outras opções de trilhas por lá:

  • Ebenalp – Wildkirchli – Äscher – Ebenalp.  Non-strenuous hike from the mountain cable car station. Duration: 50 min.
  • Ebenalp – Chlus – Ebenalp. Non-strenuous hike from the mountain cable car station. Duration: 55 min.
  • Ebenalp – Chlus – Schäfler – Ebenalp. Non-strenuous hike from the mountain cable car station. Duration: 1 h 45 min.
  • Ebenalp – Gartenalp – Wildkirchli – Ebenalp. Non-strenuous hike from the mountain cable car station. Duration: 1 h 40 min.
  • Ebenalp – Wildkirchli – Bommenalp – Blättliweg – Wasserauen. Moderately difficult hike from the mountain cable car station. Duration: 1 h 30 min.
  • Ebenalp – Wildkirchli – Bommenalp – Schwende – Wasserauen. Moderately difficult hike from the mountain cable car station. Duration: 2 h.
  • Ebenalp – Chlus – Zisler – Äscher – Wildkirchli – Ebenalp. Challenging hike from the mountain cable car station. Duration: 1 h 30 min.
  • Ebenalp – Füessler – Altenalp – Mesmer – Seealpsee – Wasserauen. Challenging hike from the mountain cable car station. Duration: 4 h 15 min.
  • Ebenalp – Füessler – Altenalp – Mesmer – Meglisalp – Seealpsee – Wasserauen. Alpine hike from the mountain cable car station. Duration: 5 h.
  • Ebenalp – Chlus – Schäfler – Öhrligrueb – Säntis. Alpine hike from the mountain cable car station. Duration: 4 h 15 min.

 

img_0066

Refúgio Aescher

O Berggasthaus Äscher é um dos refúgios de montanha mais antigos da Suíça. Localizados a 1.454 metros de altitude, há dormitórios para até 45 pessoas no local, que só funciona de maio a outubro.

Para mais informações, acesse o site www.aescher-ai.ch

No inverno há pistas de ski, mas não sei ao certo como funciona. Acho mais legal conhecer esse lugar na temporada de verão de maio a novembro.

img_0090

Onde ficar

Nós estávamos em Flims, hospedados no charmoso e aconchegante Booking.com/Hotel Adula ou Hoteis.com/HotelAdula. De Flims, chegamos em Appenzell em 1h30 de carro. Mas é possível fazer esse passeio a partir de Zurique ou até mesmo se hospedar em Appenzell, que é uma cidade bem bonitinha e charmosa.

Abaixo os links para hotéis nessas três regiões. Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 

Vídeo

Um resumo de passeio em vídeo pra vocês:

Leia também :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Marina

    Oi, Fabi. Adoro o blog!!!!
    O link pro booking de Zurique está levando para reservas em Appenzell.
    Bjs!

    Responder
Deixe seu comentário: