O que fazer em Appenzell na Suíça

Em 18/02/2019 por Fabi Gama

A região de Appenzell é uma das minhas preferidas na Suíça. Já estive lá duas vezes no verão para caminhar e nessa matéria vou contar todas as dicas de Appenzell para vocês.

Leia também :

 

Onde fica

A cidade de Appenzell está localizada no Cantão de mesmo nome, a 95 km de Zurique, na região nordeste da Suíça, pertinho do Cantão de St. Gallen e da fronteira com a Áustria, Alemanha e  Principado de Liechtenstein .

carte-suisse-2

 

Como chegar

 

De trem

A partir de Zurique há trens a cada 30 minutos para Appenzell fazendo uma conexão (troca de trens) em Gossau. O trajeto Zurique-Appenzell leva 1h50 de trem e a passagem custa a partir de CHF 14 por trecho. Veja os horários e preços diretamente no site da SBB. Lembrando que portadores do Swiss Travel Pass podem viajar ilimitadamente em todos os meios de transporte público da Suíça.

Há trem direto ligando Appenzell a St. Gallen em 46 minutos (tickets a partir de CHF 5).

De carro

O trajeto de carro a partir de Zurique até Appenzell leva cerca de 1h20 (95 km).

De carro o trecho Appenzell/St. Gallen dura apenas 25 minutos.

Dica da Fabi

A Suíça é um país pequeno que tem uma excelente rede ferroviária e ótimas autoestradas. Por isso, não há necessidade de fazer muitas bases, ficar trocando de hotel, algo que acaba sendo bastante cansativo.

Então, por exemplo, você pode ficar 4 dias em Appenzell e fazer as trilhas dessa região, conhecer a vizinha St. Gallen (incluindo a bela trilha dos Cinco Lagos do Pizol) e ainda fazer um bate e volta até Vaduz, capital de Liechtenstein.

Seealpsee

Sobre Appenzell

O Cantão de Appenzell é um dos meus preferidos na Suíça. Parece que parou no tempo! É uma região mais rústica e tradicional, sem aquele glamour de lugares como Interlaken ou Zermatt, mas é ali no cantão de Appenzell que a gente tem a oportunidade de ver  uma Suíça genuína, que mantém antigos costumes e tradições rurais.

O cenário parece de propaganda de chocolate: são campos verdinhos com muitas vaquinhas (com sinos no pescoço!), tudo cercado por belas montanhas e seus picos nevados.

A economia da região é baseada na produção agrícola e pecuária, especialmente de queijos e derivados, além do turismo, já que é muito procurada para caminhadas.

Acredita que por lá a eleição do novo governo, assim como a votação de novas leis, é feita por meio de um plebiscito em praça pública? Esse evento é conhecido como “Landsgemeinde” que hoje só é praticado em dois cantões da Suíça :  Appenzell e Glarus.

Outro evento famoso em Appenzell que também acontece em diversas cidades do interior da Suíça é a descida do gado da montanha para o vale que acontece no início do outono (outubro) com uma procissão festiva de animais e pastores, uma tradição secular .

Hotéis

Nós fizemos base em uma cidade pertinho de Appenzell porque os hotéis na cidade estavam lotados em setembro. Em Appenzell há várias opções de hotéis confortáveis, mas sem aquele luxo que estamos acostumados na Suíça! Nada de piscina com borda infinita por aqui! Em compensação há tantas opções de trilhas e teleféricos bacanas que vale muito a pena explorar essa região.

Durante o verão, por ser uma região muito procurada, é preciso reservar os hotéis com bastante antecedência.

Algumas opções de hotéis (basta clicar sobre o nome do hotel para entrar no site) :

 

 

 

Se você não conseguir hotel na cidade de Appenzell como aconteceu com a gente, pode tentar hotéis próximos. Nós ficamos em um hotel em Oberriet : Hotel Rhy – simples, mas novinho e tinha o que a gente precisava para dormir bem à noite e fazer as caminhadas, Ficamos 4 noites nesse hotel (CHF 140 com café da manhã por noite).

Appenzell

Nos ajude a manter o blog!

Se você gosta das minhas dicas, roteiros e das matérias que posto aqui, se te ajudam no planejamento das suas férias, não deixe de fazer suas reservas pelos links aqui indicados, seja no Booking.com, Hoteis.com, SegurosPromo, America Chip. Você nos ajuda a manter o blog no ar e não paga nada a mais por isso!!! Cada um desses links têm um código de identificação do blog e você pode usar para reservar qualquer hotel em qualquer lugar no mundo e ainda nos ajudar!

Obrigada!

O que fazer

 

Centro histórico de Appenzell

É uma delícia caminhar pelas ruelas da cidade. No centrinho, repleto de lojas de queijos, artesanato e cafés, só pedestres podem circular (é fechado para veículos). Repare na arquitetura dos prédios, suas belas fachadas com afrescos e  pinturas! Parecem casas de bonecas!

Visite o Museu de Appenzell localizado na prefeitura que conta a história e cultura da região. A entrada custa CHF 7. Consulte os horários de funcionamento AQUI.

Aproveite para conhecer a fábrica de queijos Schaukäserei. Durante a visita você assiste a um filme com os detalhes da produção do queijo “Appenzeller”.  Há uma lojinha e um restaurante no local. Consulte o menu com os valores AQUI. Às quartas e domingos às 14h há também grupos de visitação guiados – o tour dura 1h e custa CHF 9,00, mas só tem em alemão (rs!).

Teleférico Wasserauen – Ebenalp / Restaurante Aesher / Trilha Lago Seealpsee

Esse é um dos passeios mais lindos da Suíça. De Appenzell siga de carro ou de trem até Wasserauen que fica a 11 minutos de distância. Pegue o teleférico Wasserauen – Ebenalp. A estação de trem fica bem em frente ao teleférico que custa CHF 31 por pessoa para subir e descer ou CHF 20 só para subir. Portadores do Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Chegando no topo da Montanha Ebenalp caminhe por 15 minutos até o famoso refúgio de montanha Aescher, tome um chopp e experimente a batata rostie sentado no terraço ao ar livre com um super visual do vale  e dos parapentes que costumam saltar dali.

Depois, se você animar siga a trilha até o belíssimo lago Seealpsee (1h30 de caminhada em descida). Caso não queira caminhar, volte até a estação de teleférico e desça até a estação de trem. Não deixe de conferir o período de funcionamento do teleférico que para em abril e novembro/meados de dezembro. Leia a matéria completa em : Como chegar no lago Seealpsee em Ebenalp, Appenzell.

Seealpsee
Seealpsee
Trilha para o Seealpsee
Trilha para o Seealpsee
Seealpsee
Trilha para o Seealpsee

Trilha até o Lago Falensee

Um dos meus sonhos já há algum tempo era conhecer o lago Falensee. Há diversas opções de trilhas diferentes para se chegar ao lago. Pesquisei bastante e escolhi a que me pareceu mais bonita! E não me arrependo! Foi uma das trilhas mais lindas que já fiz na vida!

Seguimos de carro até Fruemsen (ou Frümsen) e embarcamos em um teleférico que leva até Staubern onde começamos a trilha. Esse teleférico só funciona de maio ao início de novembro, das 7h às 22h. A gôndola sobe 1200m em menos de 7 minutos – confesso que dá um frio na barriga!

Compramos os tickets na máquina na própria estação do teleférico em Fruemsen – não havia nenhum funcionário para ajudar, nem informar nada! É tudo automático. O teleférico custou CHF 36 por pessoa (não tem desconto do Swiss Travel Pass). Site oficial AQUI.

Existem outras formas de se chegar ao Falensee – via Brülisau ou esticando a caminhada a partir do Seealpsee .

Foram cerca de 2h até o Falensee (caminhando sem pressa, tirando foto e curtindo o visu). A trilha começa na parte de cima da montanha e passa pela cadeia de montanhas chamada Saxer-Lucke e de lá desce até o Lago Falensee. Grande parte da trilha é plana e fácil e com uma vista linda do lago que está láaaa embaixo.

Após 1h30 de caminhada chegamos em uma enorme descida que leva até o lago Falensee (e na volta é uma enorrrrrrrme subida, já que o caminho é o mesmo).

A trilha é bem sinalizada com placas e tem visuais impressionantes! Foram 4h de caminhada (ida e volta).

Leia a matéria completa : Como chegar no lago Falensee

Falensee
Falensee
Falensee
Falensee
Falensee
Falensee

 

Teleférico Schwägalp – Santis

Säntis  é a montanha mais alta da região de Appenzell (2500m) e no verão é um destino popular para caminhadas. Do topo se tem a visão  360° de seis países: Suíça, Alemanha, Áustria, Liechtenstein, França e Itália. Site oficial AQUI.

Outros teleféricos nos arredores de Appenzell : Brülisau – Hoher Kasten  e Jakobsbad – Kronenberg.

Trilha Cinco Lagos do Pizol

A famosa trilha dos “Cinco Lagos do Pizol” está localizada a no cantão de St. Gallen a cerca de 1h de carro ou de trem de Zurique (90 km) e a 50 minutos de Appenzell (56 km). Seguimos de carro até Wangs e embarcamos em três teleféricos que levam até quase o topo da montanha Pizol (Pizolhütte) a 2227 m de altitude onde começamos a trilha.

Nós optamos pelo teleférico que sai de Wangs, mas tb tem outra opção de teleférico que sai de Bad Ragaz. Foram 3 teleféricos na ida e 2 na volta – o ticket total custa CHF 44 por pessoa ou CHF 22 com o Swiss Travel Pass. ⠀

Durante o verão essa trilha é muito procurada, por isso chegue cedo no teleférico. A trilha é um circuito que tem um total de 11km passando por 5 lagos (e muuuuitas subidas e descidas). Valeu super a pena o esforço. As paisagens durante essa trilha são indescritíveis! Fizemos tudo em 5h30.⠀

Essa é uma trilha para ser feita no verão! De final de maio a início de outubro. Fora desse período costuma ficar tudo nevado por lá e durante o inverno funciona uma estação de esqui na montanha.

Leia a matéria completa em : Como é a Trilha dos Cinco Lagos do Pizol.

Wildsee
Wildsee
Wildsee
Wildsee
Wildsee
Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
Schwarzesee
Schwarzesee
Schwarzesee
Schwarzesee
caminho para o Baschalvasee
caminho para o Baschalvasee
caminho para o Baschalvasee
caminho para o Baschalvasee
Baschalvasee
Baschalvasee
Wildsee
Wildsee
Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
caminho para o Wildsee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
Schwarzesee
Schwarzesee
caminho para o Baschalvasee
caminho para o Baschalvasee
Baschalvasee

Cafeisental

Esse vilarejo que parou no tempo também fica no cantão de St. Gallen. Fomos até lá depois da trilha do Cinco Lagos do Pizol. O caminho é lindo e a gente passa pelo reservatório do Lago Gigerwaldsee. Na altura da barragem é preciso verificar os horários de acesso ao Cafeisental, pois funciona em mão única. Quando fomos era de hora em hora sempre nos primeiros vinte minutos de hora (9h/9h20, 10h/10h20 e assim por diante).

Ao chegar no vale do Cafeisental fiquei apaixonada! O vilarejo é pequenininho e charmoso, com as construções em madeira.Tomamos um chopp e um refrigerante local (Vivi Kola) e beliscamos uma tábua de frios no restaurante St. Martin que também funciona como pousada.

Essa região tem muitas opções de trilhas.

Bate e volta até Vaduz, capital de Liechtenstein

Vaduz é a capital do principado de Liechtenstein e fica pertinho de Appenzell – são apenas 40 km de distância (cerca de 40 minutos).

Liechtenstein é um pequeno principado com 160 km² situado na Europa Central, mais especificamente nos alpes entre a Áustria e a Suíça. Está localizado a apenas 110km de Zurique, 170km de Innsbruck e 250km de Milão. Com 24,6 km de comprimento por 12,4 km de largura, é o sexto menor país do mundo.

Apesar de pequeno, esse microestado é considerado um dos mais ricos do mundo, e tem uma fama (ruim) de ser um centro de lavagem de dinheiro por meio do uso de contas bancárias secretas, que podem ser usadas para sonegar impostos estrangeiros. Para tentar limpar sua imagem internacionalmente, Liechtenstein assinou vários tratados relacionados à lavagem de dinheiro e fraude com os Estados Unidos e a União Europeia.

Leia o que fazer em Vaduz AQUI.

Bate e volta até o Lago Bodensee na Alemanha

Aproveite para esticar até o lago de Constança (em alemão Bodensee), região que faz fronteira entre Suíça, Áustria e Alemanha. Conheci algumas cidades ao redor do lago em 2013 na primeira vez que  me hospedei no Hotel Villa Honegg. Fizemos uma viagem de carro deliciosa pela Alemanha, França e Suíça.

A charmosa cidade de Lindau, que fica às margens do Bodensee fica a apenas 55 km de Appenzell.

 

Onde comer

Embora a gente tenha ficado 4 noites em Appenzell, só em uma delas jantamos no centrinho da cidade no restaurante Sonne que tem uma área externa sob árvores, amei o ambiente (eles chamam de “Biergarten”). A comida é boa e os preços justos.

Há um mercado Coop bem grande com ótimas opções de comidinhas, saladas e sanduíches para quem não quiser gastar muito.

Quanto tempo

Isso vai depender das atrações e trilhas que você pretende fazer. Se quiser fazer as 4 trilhas que citei mais um passeio de bate e volta para Vaduz fique pelo menos 5 dias.

Se você não pretende caminhar e só quiser conhecer a cidade de Appenzell e passear no teleférico Wasserauen-Ebenalp até o restaurante Aescher, dois dias são suficientes.

Seealpsee

Melhor época

Se você vai com intuito de caminhar, é melhor visitar Appenzell no verão – de junho a setembro.

Mas a região pode ser visitada o ano inteiro. Não deixe de verificar os períodos de funcionamento das atrações que te interessaram, pois,  o teleférico Wasserauen -Ebenalp, por exemplo, fecha nos meses de abril e novembro até meados de dezembro.

Falensee

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes uma bobeira como um tombo ou uma torção pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Leia também :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: