Como chegar no lago Falensee

Em 30/11/2018 por Fabi Gama

Em setembro fizemos uma viagem incrível pela Suíça e aproveitamos o finalzinho do verão por lá para fazer muitas caminhadas (foram quase 100km!).

Uma das trilhas mais linda que já fiz na vida foi a que leva até o belo Lago Falensee na região de Appenzell.

 

Onde fica

Appenzell está localizada a cerca de 1h30 de carro de Zurique.

É uma das regiões mais lindas da Suíça, na minha opinião. Não tem o glamour de lugares como Interlaken ou Zermatt, mas é ali no cantão de Appenzell que a gente tem a oportunidade de ver  uma Suíça genuína, com muitas vaquinhas pelos campos, tudo cercado por montanhas nevadas.

Amo explorar essa região de Appenzell de carro para curtir as paisagens!

 

Hotéis

No charmoso vilarejo de Appenzell há várias opções de hotéis confortáveis, mas sem aquele luxo que estamos acostumados na Suíça! Nada de piscina com borda infinita por aqui! Mas em compensação há tantas opções de trilhas e teleféricos bacanas que vale muito a pena explorar essa região.

Durante o verão, por ser uma região muito procurada, é preciso reservar os hotéis com bastante antecedência.

Algumas opções de hotéis (basta clicar sobre o nome do hotel para entrar no site) :

 

 

 

Se você não conseguir hotel na cidade de Appenzell como aconteceu com a gente, pode tentar hotéis próximos. Nós ficamos em um hotel em Oberriet : Hotel Rhy – simples, mas novinho e tinha o que a gente precisava para dormir bem à noite e fazer as caminhadas, Ficamos 4 noites nesse hotel (CHF 140 com café da manhã por noite).

Falensee

Um dos meus sonhos já há algum tempo era conhecer o lago Falensee.

Há diversas opções de trilhas diferentes para se chegar ao lago. Pesquisei bastante e escolhi a que me pareceu mais bonita! E não me arrependo! Foi uma das trilhas mais lindas que já fiz na vida!

Como chegar

Seguimos de carro até Fruemsen (ou Frümsen) e embarcamos em um teleférico recém inaugurado (2017) que leva até Staubern onde começamos a trilha.

Esse teleférico só funciona de maio ao início de novembro, das 7h às 22h. A gôndola sobe 1200m em menos de 7 minutos –  confesso que dá um frio na barriga!

Compramos os tickets na máquina na própria estação do teleférico em Fruemsen – não havia nenhum funcionário para ajudar, nem informar nada! É tudo automático.

Por ser alta temporada (setembro), o teleférico estava subindo a cada 30 minutos (dependendo da época sobe a cada hora).

O teleférico custou CHF 36 por pessoa (não tem desconto do Swiss Travel Pass). Site oficial AQUI.

Existem outras formas de se chegar ao Falensee – via Brulisau ou esticando a caminhada a partir do Seealpsee (que é outro lago maravilhoso em Appenzell!). Saiba mais clicando em Seealpsee.

A trilha

Ao chegarmos no topo da montanha em Staubern saímos do teleférico em um restaurante super agradável com uma vista linda!

Começamos a trilha a partir desse restaurante. Foram cerca de 2h até o Falensee (caminhando sem pressa, tirando foto e curtindo o visu).

A trilha começa na parte de cima da montanha e passa pela cadeia de montanhas chamada Saxer-Lucke e de lá segue até o Lago Falensee.

Grande parte da trilha é plana e fácil e com uma vista linda do lago que está láaaa embaixo.

Após cerca de 1h30 de caminhada chegamos em uma enorme descida que leva até o lago Falensee (e na volta é uma enorrrrrrrme subida, já que o caminho é o mesmo).

A trilha é bem sinalizada com placas e  tem visuais impressionantes! Foram 4h de caminhada (ida e volta).

Não é preciso guia!!! Acho que nem existe essa opção, as pessoas na Suíça caminham sozinhas, já que as trilhas são bem demarcadas e sinalizadas.

O lago

Ao chegarmos no lago Falensee ficamos estarrecidos com a beleza daquele lugar! Um lago com água verdinha cercado por montanhas lindíssimas!

E, claro que, depois de caminhada e como estava um dia quente eu entrei no lago, mas não consegui ficar muito tempo porque a água estava realmente muito gelada!

É possível caminhar mais cerca de 20 minutos pela margem direita do lago.

Depois voltamos para o restaurante que fica em frente ao lago e sentamos em uma mesinha externa com aquele visual maravilhoso, tomamos uma cerveja e comemos uma salsicha.

Programa perfeito!

Depois de algumas horas curtindo aquele lugar incrível, voltamos até o teleférico, descemos e pegamos o carro de volta para o hotel.

verão – lago Falensee
verão – lago Falensee
verão – lago Falensee
verão – lago Falensee
verão – lago Falensee
verão – lago Falensee

Dicas

  • Comece essa trilha cedo, no máximo às 10h para curtir bastante o passeio.

 

  • A trilha é fácil, bem sinalizada e demarcada. Só tem um trecho bem grande de subida na volta, mas é só caminhar com calma, parar, respirar e quando você menos espera acaba a subida rs!

 

  • Use tênis confortável.

 

  • Leve água, protetor solar e roupa de banho se for no verão.

 

Leia mais

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem frete grátis  com o cupom "LoucosPorViagem".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: