Lucerna : Dicas e Roteiro

Em 15/01/2017 por Fabi Gama

Na nossa viagem pela Suíça em set/16, nós ficamos 3 noites na bela cidade de Lucerna, além de fazermos base em outras cidades da região de Lucerna como Weggis (Hotel Park Weggis), Vitznau (Hotel Park Vitznau) e Ennetburgen (Hotel Villa Honegg).

Lucerna  fica às margens do lago Vierwaldstättersee,  cercada por belas montanhas como Rigi, Pilatus e Stanserhorn. É uma cidade relativamente pequena, muito bonita e tem uma localização super central, por isso funciona muito bem como base para fazer diversos passeios de barco, lagos e montanhas. E o melhor de tudo é que todos esses passeios podem ser feitos utilizando o excelente sistema de transporte público da Suíça!

Leia também :

 

Como chegar

A cidade de Lucerna está localizada na área central da Suíça.

Nós chegamos pelo aeroporto de Zurique e com o Swiss Travel Pass em mãos pegamos o trem direto para Lucerna. Há uma estação de trem dentro do aeroporto de Zurique (fantástico!). O trajeto leva apenas 50 minutos e há trens com saída frequente (praticamente a cada meia hora). Ao chegar na estação de trem de Lucerna, caminhei por dez minutos até o meu hotel Grand National Luzern.

Interlaken está a apenas de 1h30 de distância de carro ou de trem (com frequência regular).

Onde se hospedar

Nós dividimos a nossa estadia na cidade de Lucerna em dois excelentes hotéis, ambos com ótima localização bem em frente ao lago. Para ler a matéria completa clique aqui.

dsc_3632

dsc_4503

 

Onde comer

Como ficamos 3 noites na cidade, tivemos a oportunidade de conhecer alguns restaurantes bacanas, com boa comida e ambiente legal. Para ler clique no post Dicas de Restaurantes em Lucerna.

1

dsc_3729

Quanto tempo

Lucerna é uma cidade pequena e seus pontos turísticos podem ser tranquilamente visitados em um dia (ou até mesmo em meio dia, caso você não faça questão de entrar nos museus). Muita gente faz em algumas horas, mas particularmente eu acho muito pouco. Claro que isso também depende de quais atrações você quer efetivamente conhecer.

Mas considerando que Lucerna é uma ótima base para fazer vários passeios de bate e volta, como a visita ao famoso Mt. Titlis, o belíssimo Lago Bannalp, teleférico conversível Stanserhorn Cabrio, e o incrível funicular inclinado Gelmerbahn, vale a pena reservar de 3 a 5 noites na cidade, dependendo dos passeios próximos que você pretende fazer.

img_7807

Melhor época

Lucerna pode ser visitada o ano inteiro! Eu sempre prefiro viajar durante os meses mais quentes na Europa, de abril a outubro.

Já estivemos lá em out/13, jan/15 e set/16.

No inverno pegamos tudo coberto de neve, muito lindo! Já em set/16 pegamos dias ensolarados e quentes de verão. A cidade estava movimentada e cheia de vida!

Em cada época do ano Lucerna tem seu encanto.

O que fazer

Lucerna é uma cidade pequena que pode ser facilmente explorada a pé. Abaixo listei as principais atrações da cidade :

  • Centro Histórico (Altstadt) – a “old town” de Lucerna é uma gracinha! Vale a pena caminhar às margens do rio Reuss, onde encontram-se vários restaurantes charmosos, igrejas e não deixe de cruzar as pontes sobre o rio. O centro histórico é pequeno e pode ser percorrido em poucas horas. A maior parte é exclusiva para pedestres. Ao caminhar pelas ruas repare nas belas pinturas das fachadas de algumas das construções históricas.

 

 

  • Ponte da Capela (Kapellbrücke) e a Torre da Água – uma das mais antigas pontes de madeira da Europa, a Kapellbrücke é o símbolo de Lucerna. A ponte foi toda restaurada conforme seu projeto original após um grave incêndio em 1993. A torre que fica no meio da ponte tem uma sala no topo que pode ser alugada para eventos, mas não é aberta ao público em geral.

 

  • Ponte Spreuer – outra ponte de madeira sobre o rio Reuss,  construída em  1408, onde se encontram as pinturas que representam a “Dança da Morte”.

 

 

  • KKL (Centro de Convenções e Cultura de Lucerna) – esse moderno e imponente edifício tem um grande auditório de concertos. Nós tivemos a oportunidade de assistir a Orquestra Sinfônica  da Venezuela no último dia do famoso Festival de Lucerna (set/16). Há restaurantes no local também, que fica bem em frente ao lago. A construção é muito bonita! Passamos o Natal de 2014 na pista de patinação no gelo que é montada em frente ao KKL.

 

 

  • Muralha medieval e as Torres Musegg –  é possível caminhar pela preservada muralha da cidade (entrada gratuita) com 9 torres que foram construídas durante o século 13 ao redor de Lucerna. Algumas das torres estão abertas ao público e do topo se tem uma bela vista da cidade, do lago e das montanhas ao redor. Na torre Zyt fica o relógio mais antigo da cidade e que badala de hora em hora 1 minuto antes de todos os outros relógios de Lucerna. Quando visitei a cidade no inverno, o acesso às muralhas estava fechado.

 

 

  •  Monumento do Leão (Löwendenkmal) – essa famosa “escultura” do americano Mark Twain foi escavada na rocha natural em memória dos heróis suíços que morreram  em 1792 durante a Revolução Francesa, quando revolucionários invadiram o Palácio das Tulherias em Paris.

 

 

  • Igrejas – As duas principais igrejas da cidade são a Igreja Hof e a Igreja dos Jesuítas.

 

 

  • Lago Lucerna (Vierwaldstättersee) – a beleza cênica do lago pode ser descoberta nos muitos diferentes passeios de barco realizados em barcos a vapor com rodas de pás. Os barcos que ligam Lucerna a outros vilarejos nas margens do Lago como Weggis e Vitznau, estão incluídos no Swiss Travel Pass. É um passeio que vale a pena! Além disso, durante o verão é possível nadar no lago. Há “praias” públicas de lago e também espécies de “beach clubs” com infraestrutura de paga de “praia” na beira do lago.

 

 

  • Hotel Château Gütsch – um lugar que tem uma vista super bacana do centro histórico de Lucerna é do Hotel Château Gütsch, situado em um castelo do século XIX no alto da montanha. Fomos até lá de carro.  Também é possível almoçar ou jantar no restaurante do hotel.

 

 

  • Museus – a cidade de Lucerna tem museus para todos os gostos :
  1. Swiss Museum of Transport -Museu Suíço do Transporte – um dos museus mais diversificados da Europa, voltado ao transporte e à comunicação, e um dos mais visitados da Suíça. Lá dentro há um cinema IMAX.
  2. Rosengart Collection
  3. Museum of Art
  4. Glacier Garden
  5. Bourbaki Panorama
  6. Museum of History
  7. Lucerne Museum of Natural History
  8. Alpineum

 

 

Passeios de bate e volta

Lucerna é uma ótima base para fazer vários passeios de bate e volta, como a visita ao famoso Mt. Titlis, o belíssimo Lago Bannalp, o divertido teleférico conversível Stanserhorn Cabrio, e o incrível funicular inclinado Gelmerbahn, além dos mais tradicionais Mt. Rigi e Mt. Pilatus, vale a pena reservar de 3 a 5 noites na cidade, dependendo dos passeios próximos que você pretende fazer.

Fiz um post com os melhores passeios a partir de Lucerna que você não pode deixar de fazer. Para ler clique em Passeios de bate e volta a partir de Lucerna.

DCIM100GOPROG0168792.

dsc_5186

Principais eventos

  • Festival de Lucerna – Série de concertos de música clássica, de padrão internacional, durante o ano (Páscoa, verão, Novembro)
  • Carnaval de Lucerna (Luzerner Fasnacht) – Um dos eventos de Carnaval mais originais e coloridos na Suíça (Fevereiro).
  • Festival Internacional de Quadrinhos de Furnetto – Apresenta a arte cômica independente e de vanguarda na primavera (Abril).
  • Blue Balls Festival – Importante festival de música na Suíça em que estrelas internacionais sobem ao palco à beira do Lago e no Centro de Cultura e Convenções (Julho)
  • Festival da Noite de Verão (Luzernfest) – Música, barraquinhas e fogos de artifícios ao redor do lago atraem dezenas de milhares de espectadores de toda a Suíça para Lucerna (Agosto).
  • Festival de Blues de Lucerna (Novembro).

 

Fonte : Site MySwitzerland/Lucerne.

Região de Lucerna

Lembrando que ao redor do belo Lago Lucerna há vários pequenos vilarejos charmosos com incríveis hotéis de luxo. Tivemos a oportunidade de conhecer três deles que recomendamos para quem quer um destino lua de mel ou simplesmente uma escapa a dois:

 

Matérias relacionadas

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: