Lucerna : Dicas e Roteiro

Em 15/01/2017 por Fabi Gama

Matéria atualizada em 01/02/19

Lucerna é um dos meus destinos preferidos na Suíça e nessa matéria vou dar todas as dicas de Lucerna e dos arredores para vocês. Já visitei essa região várias vezes, em todas as épocas do ano.

Localizada às margens do lago Vierwaldstättersee,  cercada por belas montanhas como Rigi, Pilatus e Stanserhorn, Lucerna é uma cidade relativamente pequena, muito bonita e tem uma posição super central, por isso funciona muito bem como base para fazer diversos passeios de barco, lagos e montanhas. E o melhor de tudo é que todos esses passeios podem ser feitos utilizando o excelente sistema de transporte público da Suíça!

Leia também :

 

Como chegar

A cidade de Lucerna está localizada na área central da Suíça, na região alemã.

Nós chegamos pelo aeroporto de Zurique e com o Swiss Travel Pass em mãos pegamos o trem direto para Lucerna. Há uma estação de trem dentro do aeroporto de Zurique (fantástico!). O trajeto leva apenas 50 minutos e há trens com saída frequente (praticamente a cada meia hora). Ao chegarmos na estação de trem de Lucerna, caminhamos por dez minutos até o hotel Grand National Luzern.

Interlaken está a apenas de 1h30 de distância de carro ou de trem (com frequência regular).

 

 

Onde ficar em Lucerna

Se você gosta das nossas dicas nos ajude a manter o blog usando os links indicados quando forem fazer as suas reservas, ainda que você acabe optando por outro hotel que não esteja listado (os links têm um número de identificação do blog, então só de você clicar nele para pesquisar outros hotéis já nos ajuda! Ganhamos uma pequena comissão com a qual mantemos o blog no ar e você não paga nada a mais por isso. Obrigada!

 

Bom custo x benefício

 

The Tourist City & River

Hotel muito bem localizado, perto do centro histórico de Lucerna bem em frente ao rio, quartos limpos e confortáveis, café da manhã incluído. Diárias a partir de CHF 130 para casal. Reserve clicando em The Tourist City & River Hotel.

Apart Hotel Adler

Hotel simples, mas com ótimo custo x benefício. Diárias para casal sem café da manhã a partir de CHF 80. O hotel tem excelente localização, fica bem no centro histórico, perto das atrações e do comércio, a apenas 10 minutos caminhando da estação de trem. Para reservar clique em Hotel Adler.

Hotel Central Luzern

Hotel todo novinho com quartos confortáveis e ótima localização pertinho da estação de trem e das atrações de Lucerna. Diárias para casal com café da manhã incluído a partir de CHF 128. Para reservar clique em Hotel Central Luzern.

 

Íbis Style Luzern

O hotel Íbis Style é uma opção com mais estilo dos hotéis da rede Íbis. Quando não quero gastar muito, sempre opto por um Íbis ou Íbis Style porque já sei o padrão de quarto e serviço que vou encontrar, e o custo x benefício compensa. O Íbis Style Luzern fica próximo ao centro histórico e ao comércio. Diárias para casal a partir de CHF 130 sem café. Para reservar clique em Íbis Style Luzern.

Hotel Boutique Weisses Kreuz

Esse hotel fica bem no centrinho histórico, a cerca de 10 minutos de caminhada da estação de trem. É um hotel só para adultos, com quartos confortáveis e diárias a partir de CHF 130 por casal com café da manhã incluído. Reserve em Hotel Weisses Kreuz.

Hotéis superiores

 

Hotel des Balances

Hotel super charmoso e com localização perfeita, nas margens do rio Reuss, bem no centrinho histórico de Lucerna, perto de todas as atrações da cidade. Quartos e estrutura super confortáveis. Diárias a partir de CHF 200 para casal. Reserve em Hotel des Balances.

 

Hotel Romantik

Um hotel elegante e charmoso com decoração tradicional e excelente localização Diárias a partir de CHF 230 para casal . Para reservar clique em Hotel Romantik.

Hotel Rebstock.

Hotel charmoso, com excelente localização, quartos confortáveis e tem um restaurante delicioso e super agradável que eu indiquei na matéria com dicas de restaurantes em Lucerna. Diárias a partir de CHF 170 para casal com café da manhã. Reserve em Hotel Rebstock.

Hotéis de Luxo

 

Grand Hotel National

Um hotel de luxo tradicional da cidade construído em 1870 e com ótima localização : o Grand Hotel National fica às margens do lago Lucerna, na agradável “promenade”, a três minutos a pé do centrinho histórico e da famosa Ponte de madeira Kapellbrücke e a menos de 10 minutos da estação de trem. Ainda ao lado do hotel fica um cassino e um lido (espécie de “clube de praia” pago que disponibiliza estrutura e onde você pode nadar no lago).

O hotel possui 41 quartos. A nossa suíte tinha uma varandinha deliciosa com vista frontal para o lago Lucerna e ainda para as montanhas Rigi, Stanserhorn e Pilatus. Alguns quartos têm vista para a cidade. Além disso, a suíte tinha piso em mármore italiano e paredes cobertas com papel de seda de luxo. O hotel é bastante tradicional e tem uma decoração clássica. A suíte era espaçosa e confortável, equipada com uma cama queen, TV de tela plana com canais via satélite, ar condicionado, telefone e cofre, frigobar, chaleira elétrica, máquina de café, e banheiro com chuveiro e jacuzzi separados, roupões e chinelos, amenidades de banho e secador de cabelo.

O hotel disponibiliza wi-fi gratuito e tem estacionamento pago (CHF 35 por dia). Além disso, dispõe de um spa com piscina coberta, sauna e uma área ao ar livre com espreguiçadeiras e mesinhas de frente para o lago Lucerna.

O serviço é excelente e os atendentes falam diversos idiomas, incluindo português. Há um bar com piano e restaurantes, inclusive com área externa. O buffet do café da manhã é bem variado : são oferecidos vários tipos de pães, queijos, frios, ovos, cereais, chás, iogurtes etc.

Diárias a partir de CHF 270 para casal. Para reservar clique em Booking.com/GrandHotelNational ou se preferir através do Hoteis.com .

 

Schweizerhof Luzern

Esse incrível hotel 5* construído em 1845 e gerenciado pela família Hauser há cinco gerações, tem uma localização excelente. Fica bem pertinho do Grand Hotel National, nas margens do lago Lucerna, a dois minutos do centrinho histórico onde ficam as lojas e os restaurantes e a menos de dez minutos a pé da estação central de trem e do KKL.

O hotel possui 101 quartos. Ficamos em uma suíte com vista frontal para o lago Lucerna e para as montanhas Rigi, Stanserhorn e Pilatus. Alguns quartos têm vista para a old town. Uma particularidade desse hotel super bacana é que os quartos são temáticos e cada um tem uma decoração exclusiva de acordo com uma personalidade famosa, como um músico, um escritor ou um ator que já se hospedou no hotel. Nós ficamos no quarto da banda britânica da década de 60 “Status Quo”. Meu marido que toca baixo e ama música adorou, pois no quarto havia fotos, artigos e objetos da banda. Há quartos do B.B. King e Toto, por exemplo.

Além disso, apesar do hotel ser bastante tradicional, a decoração da nossa suíte era bem moderna. O quarto era espaçoso e confortável, equipado com ar condicionado e aquecimento com controle individual, máquina para fazer chá e café, escrivaninha, poltrona e TV via satélite com muitos canais internacionais, uma cama queen deliciosa, telefone, cofre, frigobar, DVD player, CD player, Blu-ray player e banheiro com chuveiro e jacuzzi separados, roupões e chinelos, amenidades de banho e secador de cabelo.

O hotel disponibiliza wi-fi gratuito e tem estacionamento pago (CHF 30,00 por noite). E ainda, no último andar do hotel fica o spa com vista panorâmica do lago Lucerna e das montanhas. Há saunas (uma finlandesa e outra bio), um espaço para relaxar com espreguiçadeiras, academia com equipamentos modernos da marca Technogym e diversos tipos de tratamentos corporais.

O serviço é excelente e os atendentes, que falam diversos idiomas, são muito solícitos e educados. Há um bar com piano e duas opções de restaurantes – o Pavillon e o Galerie. O buffet do café da manhã é bem variado e foi eleito por nós como um dos melhores da Suíça.

Diárias a partir de CHF 350 para casal. Para reservar clique em Booking.com/Schweizerhof ou ou se preferir através do Hoteis.com .

 

Para ver mais opções de hotéis em Lucerna clique em Booking.com/Lucerna ou se preferir através do Hoteis.com.

 

Onde comer

Lucerna tem várias opções de restaurantes bacanas, com boa comida e ambiente legal. Para saber mais clique na matéria com  Dicas de Restaurantes em Lucerna.

Quanto tempo

Lucerna é uma cidade pequena e seus pontos turísticos podem ser tranquilamente visitados em um dia (ou até mesmo em meio dia, caso você não faça questão de entrar nos museus). Muita gente faz em algumas horas, mas particularmente eu acho muito pouco. Claro que isso também depende de quais atrações você quer efetivamente conhecer.

Mas considerando que Lucerna é uma ótima base para fazer vários passeios de bate e volta, como a visita ao famoso Mt. Titlis, o belíssimo Lago Bannalp, teleférico conversível Stanserhorn Cabrio, e o incrível funicular inclinado Gelmerbahn, vale a pena reservar de 3 a 5 noites na cidade, dependendo dos passeios próximos que você pretende fazer.

Leia também : Passeios de bate e volta a partir de Lucerna

img_7807

Melhor época

Lucerna pode ser visitada o ano inteiro! Eu sempre prefiro viajar durante os meses mais quentes na Europa, de abril a outubro.

Já estivemos lá em out/13, jan/15 , set/16 e mar/17.

No inverno pegamos tudo coberto de neve, muito lindo! Já em setembro pegamos dias ensolarados e quentes de verão. A cidade estava movimentada e cheia de vida!

Em cada época do ano Lucerna tem seu encanto.

inverno em Lucerna
inverno em Lucerna
inverno em Lucerna

 

O que fazer

Lucerna é uma cidade pequena que pode ser facilmente explorada a pé. Abaixo listei as principais atrações da cidade :

  • Centro Histórico (Altstadt) – a “old town” de Lucerna é uma gracinha! Vale a pena caminhar às margens do rio Reuss, onde encontram-se vários restaurantes charmosos, igrejas e não deixe de cruzar as pontes sobre o rio. O centro histórico é pequeno e pode ser percorrido em poucas horas. A maior parte é exclusiva para pedestres. Ao caminhar pelas ruas repare nas belas pinturas das fachadas de algumas das construções históricas.

 

Lucerna
Lucerna
inverno em Lucerna
inverno em Lucerna
Lucerna
inverno em Lucerna

 

  • Ponte da Capela (Kapellbrücke) e a Torre da Água – uma das mais antigas pontes de madeira da Europa, a Kapellbrücke é o símbolo de Lucerna. A ponte foi toda restaurada conforme seu projeto original após um grave incêndio em 1993. A torre que fica no meio da ponte tem uma sala no topo que pode ser alugada para eventos, mas não é aberta ao público em geral.

 

verão em Lucerna
verão em Lucerna
Natal em Lucerna
Natal em Lucerna
verão em Lucerna
Natal em Lucerna

 

  • Ponte Spreuer – outra ponte de madeira sobre o rio Reuss,  construída em  1408, onde se encontram as pinturas que representam a “Dança da Morte”.

 

 

  • KKL (Centro de Convenções e Cultura de Lucerna) – esse moderno e imponente edifício tem um grande auditório de concertos. Nós tivemos a oportunidade de assistir a Orquestra Sinfônica  da Venezuela no último dia do famoso Festival de Lucerna (set/16). Há restaurantes no local também, que fica bem em frente ao lago. A construção é muito bonita! Passamos o Natal de 2014 na pista de patinação no gelo que é montada em frente ao KKL.

 

Natal em Lucerna
Natal em Lucerna
Lucerna
Lucerna
Lucerna
Lucerna
Natal em Lucerna
Natal em Lucerna
Natal em Lucerna
Lucerna
Lucerna
Natal em Lucerna

 

  • Muralha medieval e as Torres Musegg –  é possível caminhar pela preservada muralha da cidade (entrada gratuita) com 9 torres que foram construídas durante o século 13 ao redor de Lucerna. Algumas das torres estão abertas ao público e do topo se tem uma bela vista da cidade, do lago e das montanhas ao redor. Na torre Zyt fica o relógio mais antigo da cidade e que badala de hora em hora 1 minuto antes de todos os outros relógios de Lucerna. Quando visitei a cidade no inverno, o acesso às muralhas estava fechado.

 

 

  •  Monumento do Leão (Löwendenkmal) – essa famosa “escultura” do americano Mark Twain foi escavada na rocha natural em memória dos heróis suíços que morreram  em 1792 durante a Revolução Francesa, quando revolucionários invadiram o Palácio das Tulherias em Paris.

 

 

  • Igrejas – As duas principais igrejas da cidade são a Igreja Hof e a Igreja dos Jesuítas.

 

 

  • Lago Lucerna (Vierwaldstättersee) – a beleza cênica do lago pode ser descoberta nos muitos diferentes passeios de barco realizados em barcos a vapor com rodas de pás. Os barcos que ligam Lucerna a outros vilarejos nas margens do Lago como Weggis e Vitznau, estão incluídos no Swiss Travel Pass. É um passeio que vale a pena! Além disso, durante o verão é possível nadar no lago. Há “praias” públicas de lago e também espécies de “beach clubs” com infraestrutura de paga de “praia” na beira do lago.

 

 

  • Hotel Château Gütsch – um lugar que tem uma vista super bacana do centro histórico de Lucerna é do Hotel Château Gütsch, situado em um castelo do século XIX no alto da montanha. Fomos até lá de carro.  Também é possível almoçar ou jantar no restaurante do hotel.

 

 

 

  • Museus – a cidade de Lucerna tem museus para todos os gostos :

 

Swiss Museum of Transport -Museu Suíço do Transporte – um dos museus mais diversificados da Europa, voltado ao transporte e à comunicação, e um dos mais visitados da Suíça. Lá dentro há um cinema IMAX.

Rosengart Collection

Museum of Art

Glacier Garden

Bourbaki Panorama

Museum of History

Lucerne Museum of Natural History

Alpineum

 

Passeios de bate e volta

Lucerna é uma ótima base para fazer vários passeios de bate e volta, como a visita ao famoso Mt. Titlis, o belíssimo Lago Bannalp, o divertido teleférico conversível Stanserhorn Cabrio, e o incrível funicular inclinado Gelmerbahn, além dos mais tradicionais Mt. Rigi e Mt. Pilatus. Vale a pena reservar de 3 a 5 noites na cidade, dependendo dos passeios próximos que você pretende fazer.

Fiz um post com os melhores passeios a partir de Lucerna que você não pode deixar de fazer. Para ler clique em Passeios de bate e volta a partir de Lucerna.

Mt. Titlis
Mt. Titlis
Mt. Rigi
Mt. Rigi
Mt. Pilatus
Mt. Pilatus
Stanserhorn Cabrio
Stanserhorn Cabrio
Mt. Titlis
Mt. Rigi
Mt. Pilatus
Stanserhorn Cabrio

 

Principais eventos

  • Festival de Lucerna – Série de concertos de música clássica, de padrão internacional, durante o ano (Páscoa, verão, Novembro)
  • Carnaval de Lucerna (Luzerner Fasnacht) – Um dos eventos de Carnaval mais originais e coloridos na Suíça (Fevereiro).
  • Festival Internacional de Quadrinhos de Furnetto – Apresenta a arte cômica independente e de vanguarda na primavera (Abril).
  • Blue Balls Festival – Importante festival de música na Suíça em que estrelas internacionais sobem ao palco à beira do Lago e no Centro de Cultura e Convenções (Julho)
  • Festival da Noite de Verão (Luzernfest) – Música, barraquinhas e fogos de artifícios ao redor do lago atraem dezenas de milhares de espectadores de toda a Suíça para Lucerna (Agosto).
  • Festival de Blues de Lucerna (Novembro).

 

Fonte : Site MySwitzerland/Lucerne.

Região de Lucerna

Lembrando que ao redor do belo Lago Lucerna há vários pequenos vilarejos charmosos com incríveis hotéis de luxo. Recomendamos para quem quer um destino lua de mel ou simplesmente uma escapa a dois:

 

Matérias relacionadas

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Erica

    O que mais vale a pena de bate-volta de Lucerna? Vou final de março e tenho 2 dias livres, pensei em monte Pilatus e Berna, mas fico em dúvida em meio a tanta opção.

    Responder
Deixe seu comentário: