A Espanha é um país grande repleto de atrações, belas cidades, parques nacionais e ilhas incríveis. Há muito o que se explorar por lá e uma das maiores vantagens é ser um país relativamente barato.
Nessa matéria vou deixar a dica de 5 lugares que você não pode deixar de conhecer na Espanha!
Madrid
A capital do país é bonita, bem conservada, animada, está sempre cheia de gente pelas ruas, tem ótimas opções de bares e restaurantes.
É fácil e gostoso explorar Madrid! As principais atrações são acessíveis a pé. A cidade é uma das minhas preferidas na Europa e pode ser visitada o ano todo, mas fica ainda mais encantadora e florida na primavera.
A partir de Madrid vale a pena fazer bate e volta para Toledo e Segóvia. Portanto, fique pelo menos 4 dias em Madrid, sendo 2 para esses passeios fora da cidade.
Leia mais:
- Dicas de Madrid – roteiro completo
- Dicas de hotéis com bom custo x benefício em Madrid
- Dicas de restaurantes em Madrid
- Madrid Card : vale a pena?


















Andaluzia
A região da Andaluzia no sul da Espanha é um roteiro muito bacana para se fazer especialmente entre outubro e abril, ou seja, fora dos meses de verão quando faz muito calor por lá.
Não deixe de fazer a trilha do Caminito del Rey, visitar a bela cidade de Ronda, percorrer os vilarejos dos Pueblos Blancos e explorar Sevilha e Granada.
Leia mais :
- Andaluzia – roteiro completo
- Dicas de Sevilha
- Como fazer a trilha do Caminito del Rey
- Dicas de Ronda
- O que visitar nos Pueblos Blancos
- Esqui em Sierra Nevada
- Jerez de la Frontera
- Dicas de Córdoba
- O que fazer em Málaga
- Bate e volta a partir de Málaga


















Parque Picos de Europa
Um dos destinos que mais gostamos de conhecer na Espanha foi o Parque Nacional Picos de Europa, localizado no norte da Espanha, a cerca de 500 km da capital Madrid e a 225 km de Bilbao. O parque fica na divisa de três províncias : Castela e León, Astúrias e Cantábria.
O Parque foi criado em 1918, sendo o primeiro parque nacional da Espanha. Seu território de 67 hectares possui generosas montanhas alcançando 2.645m sobre o nível do mar e onde estão espalhados pequenos e pitorescos vilarejos, vales, cânions, rios, trilhas e muita natureza. Em 2003 o Parque foi transformado em reserva da Biosfera pela Unesco.
A melhor forma de se explorar o Parque Picos de Europa é de carro, parando nos mirantes, passando por cânions, rios e montanhas. O Parque possui boas estradas, porém estreitas e sinuosas o que restringe a velocidade a 60Km/h em média.
O ideal é percorrer o Parque alternando bases, fazendo um circuito, pois apesar das distâncias serem relativamente pequenas o tempo de deslocamento entre os vilarejos é longo (lembre-se que é preciso contornar a cadeia de montanhas). Escolha uma cidade, percorra a região de sua zona, visite as atrações, faça as trilhas e depois mude para outra Base. Os deslocamentos entre bases fazem parte do passeio uma vez que as estradas são belíssimas.
Para quem gosta de trilhas, há inúmeras possibilidades, desde as leves e planas até as mais rigorosas com desníveis elevados. As trilhas são bem sinalizadas e preservadas.
A principal cidade de Picos de Europa é Cangas de Onis onde há muitos hotéis, restaurantes e estrutura turística. Porém se quiser mais tranquilidade, vale a pena ficar nos vilarejos menores, com hotéis familiares, boas opções de restaurantes e onde se pode efetivamente deslumbrar toda a beleza de Picos de Europa. Fizemos duas bases : em Posadas de Valdeón e Fuente Dé.
Leia mais :






















Menorca
Menorca faz parte do arquipélago das ilhas Baleares na Espanha, juntamente com Mallorca, Ibiza e Formentera.
A ilha tem aeroporto e recebe voos de várias capitais da Europa como Madrid, Barcelona, Lisboa etc.
Também há ferries desde Barcelona e de Mallorca para Menorca.
As praias mais bonitas de Menorca ficam nas proximidades de Cala Galdana, no sul da ilha. Nos arredores da Ciutadella, costa oeste/sudoeste de Menorca, também há várias praias lindas. Todas as praias de areia com mar azul cristalino. Não perca as mais lindas : Cala Macarella e Cala Macarelleta, Cala Turqueta, Cala Mitjana e Mitjaneta, Cala Fustam e Cala Trebalúger.
Um programa imperdível em Menorca é assistir ao pôr do sol no famoso Cova d’en Xoroi, um bar que fica dentro de uma caverna natural encravada em um penhasco.
A Ilha passou a ser uma das minhas preferidas de toda Europa.
Leia a matéria completa em : Dicas de Menorca


























Mallorca
Mallorca faz parte do arquipélago das ilhas Baleares na Espanha, juntamente com Menorca, Ibiza e Formentera.
A melhor forma de se explorar a ilha de Mallorca é alugando um carro. A ilha é grande e o carro sempre te dá mais liberdade para parar onde quiser por quanto tempo quiser.
São MUITAS as opções de praias belíssimas com mar super azul! Não deixe de visitar a Calo des Moro e a SaCalobra, passando por uma estrada incrível que corta a Serra de Tramuntana.
Mallorca também tem outras atrações como os vilarejos charmosos de Valldemossa e Sóller, além do passeio panorâmico de carro que leva até o Cap de Formentor, na parte montanhosa da ilha e a gruta Cuevas del Drach.
Leia mais :






















Dicas gerais
Chip de Internet
Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.
Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!
NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.
Seguro viagem
Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!
Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.