Jerez de la Frontera, Andaluzia – Espanha

Em 28/01/2016 por Fabi Gama

A cidade de Jerez de la Frontera faz parte da região conhecida como “a Costa da Luz”, trecho do litoral da Andaluzia voltado para o Atlântico.

Em dezembro/15, entre Natal e Reveillon, fizemos uma super road trip pela Andaluzia, no sul da Espanha. Com temperaturas amenas durante o inverno europeu e muito agito, é um lugar excelente para passar as festas de fim de ano!

Para acessar nosso roteiro completo e todas as dicas que você precisa saber para explorar bem essa região, clique no Post 1 – Andaluzia – Roteiro Completo.

Nossa primeira base foi na cidade de Málaga. De lá fizemos bate e volta pra Marbella e Frigiliana e trilhamos pelo imperdível Caminito del Rey. Nossa segunda base foi na cidade de Córdoba (fiquei encantada com a Mesquita Catedral) e, de lá, seguimos 1h30 de carro para nossa terceira base nessa viagem : Sevilha. De Sevilha seguimos por 1 hora de carro até a cidade de até Jerez de lá Frontera (estrada pedagiada 7,50 euros).

Jerez de la Frontera fica na região produtora do vinho xerez (“sherry”). A Espanha é o terceiro maior produtor de vinhos do mundo, atrás apenas de Itália e França. Há várias bodegas legais para se visitar em Jerez de la Frontera, entre elas a Sandeman e a Tio Pepe.

O verdadeiro vinho xerez é produzido em Sanlúcar de Barrameda, El Puerto de Santa Maria e Jerez de la Frontera, região com solo branco especial conhecido como Albariza. O vinho é feito das variedades de uvas Palomino e Pedro Ximénez.

Hotel

Nos hospedamos no fantástico Barcelo Montecastillo Golf Hotel. Foi o melhor hotel em que nos hospedamos na Andaluzia. Dá vontade de ficar lá uma semana. Pena que só ficamos duas noites.

O hotel fica ao lado do autódromo de Jerez, onde o Senna foi campeão na Fórmula 1 duas vezes. Mas hoje as corridas de F1 não acontecem mais neste autódromo, só de outras modalidades.

A área externa do hotel é muito ampla, bonita e agrdável. Há campo de golf, lago, duas piscinas externas, um spa com piscina aquecida e jacuzzi (pago a parte – 9,00 euros por pessoa), quadras de esporte, bar interno com piano e bar externo com vista e restaurantes.

DSC_2772

DSC_2789

DSC_2798

DSC_2811

DSC_2818

IMG_1478

Nosso quarto (categoria suíte) era fantástico! Muito amplo, super confortável e bem equipado com uma deliciosa (e enorme) varanda, closet, sala, uma banheiro maravilhoso, frigobar, duas televisões de LCD e muitas amenidades de banho. Fiquei apaixonada!

IMG_1428

DSC_2942

IMG_1436

IMG_1437

IMG_1440

DSC_2952

O buffet do café da manhã é muito variado, com milhares de opções deliciosas (até smoothies feitos na hora) e é servido até às 11h.

O bar externo do hotel tem uma linda vista para o lago e para o campo de golf. Ótimo para tomar um vinho no fim do dia e apreciar o belo pôr do sol!

IMG_1891

Essa região em que fica o hotel é uma boa base para explorar a Andaluzia, pois há muitas cidades próximas como Sevilha (1h), Córdoba (2h), Cádiz (30 minutos), Arcos de la Frontera (20 minutos) etc.

Esse é um hotel de luxo que conta com uma ótima infraestrutura, por isso, vale a pena ficar algumas noites por lá, fazendo bate e volta para outras cidades. Achei o custo x benefício excelente! (diárias a partir de 120,00 euros com café da manhã, wi-fi e estacionamento incluídos. Há opção de diária com meia pensão e pensão completa)

Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com/BarceloMontecastilloGolf ou se preferir reserve em Hoteis.com.

O que fazer

  • Passear pelo centrinho histórico de Jerez de la Frontera, repleto de restaurantes, bares de tapas, praças e lojinhas. Há vários estacionamentos pagos na cidade. Usamos o que fica bem ao lado das Bodegas Tio Pepe e do Alcázar, bem próximo ao centro histórico, onde vale a pena visitar : o Alcázar de Jerez, a Catedral de San Salvador, a Plaza del Arenal, a Calle Larga (principal rua de comércio da cidade) e a Plaza de la Asunción.

IMG_1575

IMG_1577

DSC_2884

DSC_2883

DSC_2885

DSC_2881

DSC_2879

DSC_2878

  • Bodegas Tio Pepe – A visita guiada na Bodegas Tio Pepe durou cerca de 1h15 e custou 13,00 euros por pessoa, com direito a degustação de 2 taças de vinho. A bodega é um charme! Cada cantinho dela é lindo e florido! Tem até um tour em um trenzinho pela propriedade. Passamos por uma sala de barricas assinadas por grandes personalidades, entre elas membros da família real da Inglaterra, Spielberg e Senna. O nosso querido Senna foi campeão duas vezes no circuito de Fórmula 1 em Jerez de la Frontera. O vinho xerez (sherry), produzido na região, é muito famoso. Na saída da vinícola há uma lojinha repleta de vinhos e itens relacionados ao tema (taças, abridores, caixas, porta copos etc). Compramos uma caixa de madeira para transportar 6 garrafas de vinhos por 8,50 euros (vazia). Claro que trouxemos ela cheia de vinhos para casa.

DSC_2831

DSC_2846

DSC_2854

DSC_2860

DSC_2872

DSC_2877

IMG_1558

IMG_1562

IMG_1500

IMG_1567

IMG_1564

IMG_1563

  • Bodegas Sandeman – Há várias bodegas na região que são abertas à visitas guiadas, entre elas, a Sandeman. Tentamos visitar mas estava fechada, por isso só visitamos a Tio Pepe. Já tínhamos visitado essa bodega na filial do Porto, em Portugal.

DSC_2821

  • Bate e volta para Cádiz – Cádiz é uma bela cidade litorânea que está localizada a cerca de 30 minutos de Jerez de la Frontera. O centro histórico é uma graça, o calçadão que dá a volta na cidade é uma delícia de se caminhar. Recomendo essa visita!!! Para ler mais sobre a cidade clique no post Cádiz (*em breve).

IMG_1579

  • Bate e volta para Véjer de la Frontera,  Playa de Bolonia e Tarifa – nós não conseguimos visitar essas cidades por falta de tempo. Mas quem puder, vale a pena! Já vi fotos lindas de Véjer de la Frontera, uma vila de casas caiadas situada no alto de um monte, toda branquinha, florida e repleta de laranjais, parecida com Frigiliana. A praia de Bolonia tem belas dunas (boa opção para quem visita a região nos meses quentes). E se sobrar tempo, estique até Tarifa, capital européia do windsurf e do kitesurf. É a cidade mais agitada da Costa da Luz.
  • Seguir para os Pueblos Blancos – a melhor cidade para começar a rota dos Pueblos Blancos é Jerez de la Frontera. A primeira cidade interessante da Rota, Arcos de la Frontera, está a apenas 20 minutos de Jerez. Nós saímos cedo de Jerez, percorremos a rota dos Pueblos Blancos e chegamos em Ronda, onde dormimos uma noite. Para acessar nosso post clique aqui.

IMG_3786

IMG_3785

Restaurantes

  • La Cruz Blanca – esse restaurante delicioso fica no centrinho histórico de Jerez (que estava super movimentado). Pedimos várias tapas de entrada como tartar de atum, um polvo apimentado espetacular, pintxo de queijo de cabra com mel delicioso, mini burger com queijo de cabra e cebolas caramelizadas. Meu marido foi no  entrecôte. Com uma garrafa de vinho, água e sobremesa para duas pessoas a conta deu  90 euros. Jantamos ao ar livre, estava super agradável a temperatura. Tem um estacionamento pago subterrâneo bem perto do centro.

IMG_1615

IMG_1617

IMG_1616

IMG_1618

IMG_1621

IMG_1627

  • La Carbona – excelente! Comemos um polvo divino de entrada e carne como principal. Com entrada, dois pratos principais, vinho e água a conta deu 80,00 euros para duas pessoas. O prato principal daria para duas pessoas, mas como não sabíamos cada um de nós pediu um.

IMG_1452

IMG_1454

IMG_1456

IMG_1449

A partir de Jerez de la Frontera, seguimos para Ronda fazendo a rota dos Pueblos Blancos. São inúmeros povoados. Depois de muita pesquisa, escolhi os que considerei mais interessantes. Para saber quais foram, clique aqui.

Posts relacionados à Andaluzia: 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Juliana Bizarria

    Fabi adorei o post assim como o completo sobre a viagem de vocês pela Andaluzia. Vou viajar para lá em julho de 2017 e as suas dicas já ajudaram bastante. Obrigada!!!

    Responder
  2. Andre sant ana

    Show os seus posts/ sairei de Sevilha pernoitarei dois dias na região , estou na dúvida entre Cádiz e Jerez de la fronteira . Minha ideia inicial seria sair desse almoçar em Jerez E seguir para cards para ficar o dia seguinte inteiro por lá. Você pernoitaria onde ? Depois seguiremos pelos pueblos brancos para ronda. Você acha válido vermos o show de cavalo andaluz ? Devo comprar com antecedência ? Onde ?

    Responder
  3. Sabrina

    Faaa, pra variar seu blog como meu roteiro de pesquisas! Kkk Estamos indo pra Andaluzia em janeiro, minha duvida é sobre visitar e degustar nas bodegas e voltar dirigindo pro Barcelo! Como foi?! Algum risco?! Obrigada

    Responder
Deixe seu comentário: