Córdoba, Andaluzia – Espanha

Em 24/01/2016 por Fabi Gama

Saindo de Málaga, de onde fizemos bate e volta para Marbella, Frigiliana e a imperdível trilha do Caminito del Rey , seguimos por duas horas de carro até nossa segunda base na Andaluzia: a cidade de Córdoba.

Para acessar o roteiro completo da nossa road trip pela Andaluzia clique em Andaluzia – Roteiro Completo.

Nesse post vou dar todas as dicas e um roteiro legal para aproveitar a deliciosa cidade de Córdoba.

Hotel 

Chegamos à noite em Córdoba e seguimos direto para o hotel Parador de Córdoba, que fica no alto de uma colina com  bela vista da cidade. O centro histórico está localizado a 10 minutos de carro do hotel, por isso, só recomendo o Parador de Córdoba para quem estiver de carro.

O hotel é lindíssimo e possui uma área externa super charmosa com piscina e muito verde, assim como todos os hotéis da rede Parador. Durante essa viagem também nos hospedamos no Parador de Ronda  e conhecemos o Parador de Malaga.

A nossa suíte era espaçosa, confortável e bem equipada. O estacionamento e a rede Wi-Fi estão incluídos na diária. Não experimentamos o café da manhã, pois era cobrado a parte e achamos caro.

IMG_0822

Quanto tempo

Nós ficamos apenas 1 noite e 1 dia (quase inteiro) na cidade de Córdoba. Foi suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e curtir um pouquinho.

Muita gente acaba fazendo bate e volta a partir de Sevilha (que está a 1h30 de distância de carro/ 45 minutos de trem) ou, então, como uma parada rápida no trajeto de trem Madrid-Cordoba-Sevilha. Nesse caso, é preciso comprar dois tickets de trem Madrid/Cordoba e Cordoba/Sevilha pelo site da cia de trem espanhola Renfe. Dica: Muitas pessoas não conseguem efetuar o pagamento no site da Renfe usando cartão de crédito internacional. A solução é  fazer o pagamento via paypal. É bem fácil criar uma conta nesse site!

Por razões de segurança, não há locker para deixar as malas na estação de trem. Mas na estação de ônibus, que fica em frente à de trem, há locker. A estação de trem está a dez minutos de táxi do centro histórico de Córdoba. Reserve pelo menos 6 horas para explorar a cidade.  Embora essa seja uma opção, achei a cidade muito bacana para ser feita assim, na correria. Recomendo pelo menos 1 noite e 1 dia inteiro.

O que fazer

  • Caminhar pelo Centro Histórico –  Passeamos pelas floridas ruas do centro histórico, repleta de lojinhas e restaurantes. Cruzamos a Ponte Romana sobre o Rio Guadalquivir até a Torre de La Calahorra e passamos pela Puerta del Puente. Aproveite o passeio pelo centrinho para admirar os “Patios de la Alcazar Viejo“. São muitos espalhados pela cidade e inclusive, durante a segunda e terceira semana de maio acontece o Festival de los Patios de Córdoba, um concurso onde os participantes abrem seus patios para que sejam visitados gratuitamente dentro de um horário estabelecido. Passe pela Plaza de la Corredera, que parece muito com a Plaza Mayor de Madrid. Procure pela Calleja de las Flores, uma rua pequena e charmosa, toda florida, localizada no Bairro Judeu onde  também recomenda-se visitar a Sinagoga, uma das três mais preservadas da Espanha (as outras ficam em Toledo). Quem tiver mais tempo, pode visitar o Palácio de Viana ou ir ao Hamman Banos Arabes. Passe também pela Puerta de Almodovar.

DSC_2415

DSC_2419

DSC_2313

DSC_2305

DSC_2310

DSC_2307

DSC_2304

DSC_2423

DSC_2387

  • Mesquita Catedral – O ingresso custa 8,00 euros por pessoa (mas de segunda a sábado das 8h30 às 9h20 a entrada é gratuita). Horário de funcionamento : todos os dias das 8h30 às 18h de novembro a fevereiro. De março a outubro fecha às 19h. Atenção : Aos domingos e feriados religiosos a Mesquita fica aberta à visitação das 8h30 às 11h30 e depois reabre das 15h às 18h. É possível comprar o ingresso na hora, não precisa comprar com antecedência como no caso de Alhambra, por exemplo. A Mesquita é surreal por dentro. Acho que uma das coisas que já vi que nunca mais esquecerei! Imagina uma enorme Catedral Católica dentro de uma Mesquita Mulçumana?? É surreal! Um exemplo de tolerância religiosa que não vemos mais hoje em dia. Só vendo com os próprios olhos para entender. Do lado de fora há um belo pátio repleto de laranjas (Patio de los Naranjos). As laranjas enfeitam as cidades da Andaluzia, mas são amargas (não são consumidas). Eu cheguei a provar uma, aliás elas têm cheiro e formato de tangerina, mas lá eles dizem que é laranja.

DSC_2276

DSC_2260

DSC_2274

DSC_2266

DSC_2245

DSC_2290

DSC_2288

IMG_0936

IMG_0968

IMG_0983

  • Alcázar de los Reyes Cristianos – O ingresso custa 4,50 euros por pessoa. Havia uma fila bem grande para entrar, mas andou rápido. Horário de funcionamento : de terça a sexta das 8h30 às 19h30. Aos sábados das 9h30 às 16h30, domingos e feriados das 9h30 às 14h30. Não abre às segundas, 1 de janeiro e 25 de dezembro.  Os jardins desse Palácio-Fortaleza são lindos e estavam repletos de laranjas. Vale a pena subir até o topo das torres para ver a vista da cidade.

DSC_2323

DSC_2342

DSC_2331

DSC_2353

DSC_2356

DSC_2359

DSC_2367

DSC_2396

DSC_2390

Estacionamento

Para quem vai fazer uma road trip, como a gente, recomendo o “parking La Mesquita“, bem na entrada da old town. Na época que visitamos a cidade, entre Natal e Reveillon, foi bem difícil conseguir vaga. A cidade estava lotada! Chegamos cedo no estacionamento, por isso conseguimos parar, logo depois vimos que estava com a plaquinha de “completo”.

Nós já saímos do hotel com toda a bagagem na mala, estacionamos dentro desse “parking” sem nada a mostra e deixamos o carro com o porta malas bem encostado na parede do estacionamento. Para saber mais sobre os procedimentos de segurança durante uma viagem de carro pelo sul da Espanha leia nosso post Andaluzia – Roteiro Completo.

Restaurantes

Caravasar de Qurtuba – Jantamos no centro histórico de Córdoba em um restaurante com comida marroquina chamado Caravasar que estava super cheio, mas não gostei muito da tal comida marroquina. Valeu para experimentar! Também nos indicaram o El Churrasco que estava bem cheio e o Bodegas Mezquita. A comida típica é o rabo de toro (rabada), gaspacho e o salmorejo (tipo um creme de tomate).

Cafeteria El Paseo – tomamos um ótimo café da manhã, já que na diária do nosso hotel não incluía. Peça churros com chocolate quente! Hum!

Nossa passagem por Córdoba foi super rápida, mas adorei a cidade! Além de ser bonita e charmosa, valeu muito a pena conhecer a Mesquita Catedral. Seguimos de carro  para Sevilha (1h30), nossa base seguinte na viagem pela Andaluzia.

 

Posts relacionados à Andaluzia: 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Roberta

    Olá Fabi!!!
    Estou adorando seus posts por aqui pela Andaluzia! Estou morando em Sevilla e vou fazer um bate e volta até Córdoba fazendo esse seu roteiro.
    Gostaria de saber se quando você foi para Mesquita e para o Alcázar você viu alguma coisa de descontos para estudante nesses lugares.
    Desde ja te agradeço.
    Esperando anciosamente para os próximos posts pelas cidades andaluscas.
    Um abraço.

    Responder
    • Oi Roberta! Tudo bem? Que delícia morar em Sevilha!! Qto aos descontos, sei que vi em vários lugares durante a viagem a indicação nas bilheterias sobre desconto para estudante, mas realmente não me lembro exatamente em quais monumentos. Sempre com a restrição de até 26 anos. Qto à Mesquita tem um horário que é gratuito (vc deve ter lido no post), mas acredito que seja muito cedo para vc que vai sair de Sevilha ne? Acabei de postar sobre cidades próximas a Málaga, boas opções de bate e volta. Em breve sai o post de Sevilha, se vc quiser adicionar bares, restaurantes e dicas nos comentários será muito legal! Beijos

      Responder
      • Roberta

        Obrigada pela resposta Fabi!! Eu li no seu post que há um horário gratuito para entrar na catedral, mas realmente fica muito cedo e além disso um pouco mais tarde sai um trem mais barato, então chegarei um pouco depois do horário que você falou.
        Sobre os bares e restaurantes, ainda sou nova aqui e também como sou estudante procuro cozinhar em casa para economizar e poder viajar mais rsrs. Córdoba vai ser meu primeiro bate e volta. Mas tenho alguns restaurantes em mente que quero ir e se eu gostar deles comento sim.

        Responder
  2. Danielle

    Boa tarde, me tirem uma dúvida por favor?
    Alguém sabe dizer se esse locker na estação de ônibus ainda existe? Gostaria de fazer o trajeto Madrid-cordoba(parada de 6 horas)-sevilha em outubro desse ano (2017) e não estou conseguindo achar essa informação! Alguém pode me ajudar?

    Responder
    • Oi Danielle! te peço desculpas mas nao sei dizer se houve alguma modificação. Acredito que ele exista sim!

      Responder
Deixe seu comentário: