Caminito del Rey, Andaluzia

Em 17/01/2016 por Fabi Gama

Um dos pontos altos da nossa viagem pela Andaluzia foi fazer a recém inaugurada trilha pelo desfiladeiro de Los Gaitanes, conhecida como Caminito del Rey.

Para acessar o roteiro completo da nossa road trip pela Andaluzia, clique aqui. Nossa base para fazer essa trilha foi na cidade de Málaga, que está localizada a 1 hora de distância.

IMG_0810
O que é

O Caminito del Rey é uma travessia de 3,3 km de extensão, cravada nos desfiladeiros de Los Gaitanes. A passarela chega a ter trechos com 100m de altura. Já foi considerada uma das trilhas mais perigosas do mundo e, após algumas mortes de pessoas que se aventuraram por lá, o acesso foi proibido pelo governo da Espanha que estipulou uma multa de 6.000 euros para quem descumprisse a ordem.  Mesmo assim, algumas loucos por adrenalina continuaram fazendo o percurso.

IMG_0614

Em 2014 o caminho foi fechado para reforma e reaberto ao público no final de março de 2015. Foram gastos 2,2 milhões de euros na recuperação do Caminito del Rey, nova atração turística da Andaluzia. Agora a trilha é segura e qualquer pessoa pode fazê-la. Imperdível!

IMG_1012

Onde fica

O Caminito del Rey fica entre os vilarejos de Ardales e Al Chorro (Álora), a cerca de 1h de carro ou trem da cidade de Málaga, na Andaluzia, sul da Espanha.

História 

No início do século XX a demanda por energia elétrica provocou a construção de uma usina hidrelétrica no desfiladeiro de Gaitanes, um cânion com mais de  3km de extensão e até 300 metros de altura escavado pelo Rio Guadalhorce.

A construção começou em 1901 e terminou 4 anos depois. Em 1906 entrou em operação. Diversos incidentes provocados por inundações nos anos seguintes prejudicaram o funcionamento da hidrelétrica e o fornecimento de energia. Por causa disso, foi construída a Barragem “Gran Presa” em 1913 e ampliada em 1921,  regulando o fluxo de água enviado à usina localizada na outra extremidade do cânion.

O Rei Afonso XIII inaugurou a represa em 1921 e, desde então, o caminito passou a ser  chamado de Caminito del Rey.

O Caminito foi construído como uma necessidade meramente funcional para facilitar o acesso às extremidades do cânion, onde de um lado estava a  hidrelétrica e, do outro, a represa.  O objetivo era viabilizar a  manutenção das instalações hidráulicas ali instaladas, o abastecimento de materiais e facilitar o acesso ao povoado de El Chorro. O Caminito também era utilizado pelos moradores dos povoados, uma vez que, reduzia, significativamente, o percurso entre as vilas da região.

A inauguração da estrada ligando os vilarejos de  Ardales e El Chorro, reduziu a necessidade e o  uso do Caminito a partir dos anos 50 levando-o ao abandono. O tempo e a falta de manutenção deterioraram a trilha que, até 2014, era usada somente por aventureiros radicais.

Devido aos acidentes que ocorreram, a trilha foi fechada em 2000. Para evitar o acesso, foi estabelecida uma multa de 6.000 euros a quem se arriscasse a percorrê-la sem autorização. Chegou a ser conhecida como a trilha mais perigosa do mundo. Nas fotos a seguir  é possível ver o estado em que se encontrava o caminho antes da reforma, abaixo da nova passarela.

DSC_1886

DSC_1897

Para incentivar o turismo, o Governo de Andaluzia e a prefeitura de Málaga estabeleceram a necessidade de recuperação do Caminito del Rey. Desta forma foi autorizada a reforma que teve início em Fev/2014 e foi concluída em um ano. Em Março/15 a trilha “Caminito del Rey” foi reaberta para visitação.

Como chegar

Nossa base para fazer a trilha pelo Caminito del Rey foi na cidade de Málaga.

Saímos cedo de Málaga em direção a Ardales, que fica a 1 hora de distância de carro. Para chegar lá, seguimos a indicação do nosso GPS, essencial para quem está fazendo uma road trip, como foi o nosso caso. A estrada é boa e não é pedagiada.

Chegando em Ardales basta seguir as placas indicando “Caminito del Rey” até os restaurantes El Mirador e logo depois o El kiosko.

DSC_2165

Há um estacionamento entre esses dois restaurantes (valor 2,00 euros pela diária).

A trilha não é um circuito – ela começa em Ardales no acesso norte e termina em Álora no acesso Sul, de onde sai um ônibus a cada 30 minutos de volta a Ardales onde deixamos o carro. O ônibus custa 1,55 euros por pessoa e o trajeto dura 20 minutos. Esse ônibus opera em ambas as direções (Ardele – Álora/El Choro e vice versa).

IMG_0609

No inverno esse bus funciona a cada 30 minutos até 17h30. Para acessar o horários do ônibus clique aqui.

DSC_2130

Também é possível chegar até lá de trem. Inclusive vimos quando o trem passou pelo desfiladeiro! A vista deve ser super bacana!

Para acessar o site da cia de trem da Espanha (RENFE) clique aqui. A estação final fica em El Choro (Álora). A viagem desde Málaga dura menos de 1h. Para mais informações sobre horários e estações clique aqui. Pelo que eu entendi, quem desembarca de trem em El Choro (Álora) tem que pegar o bus até Ardales (20 minutos), onde começa a trilha do Caminito del Rey.

DSC_1634

DSC_1636

DSC_1641

No começo do funcionamento da trilha (até set/15), era possível fazê-la nos dois sentidos, ou seja, você podia entrar pelo acesso sul e sair pelo norte e vice versa, mas agora não é mais dessa forma! Só é permitida a entrada pelo acesso norte em Ardales, sendo a saída pelo acesso sul em Álora/El Choro onde fica a estação de trem.

IMG_0800

Como reservar o ingresso para a trilha

É preciso reservar o ticket do Caminito del Rey com 2/3 meses de antecedência pelo site oficial. O número de visitantes por dia é limitado (600). Há entradas a cada 15 minutos.

Até março/16 as entradas serão gratuitas. Basta agendar pelo site a data e o horário e informar os dados do passaporte no momento da reserva.

Atenção! Na entrada é preciso apresentar os tickets juntamente com os passaportes.

Dica : ouvi dizer, mas não posso garantir que funcione, que aqueles que não conseguirem os ingressos pelo site na data desejada podem arriscar de ir até lá e tentar entrar na vaga de alguém que tenha desistido. Afinal, como é preciso reservar com muita antecedência, acaba havendo desistências.

IMG_1028

A trilha

É necessário chegar 30 minutos antes da hora agendada. A nossa entrada era às 10h15 e nós saímos às 8h do hotel em Málaga. Deu com folga o tempo, mas sempre rola um medo da gente se perder ou de errar o caminho do gps.

Chegando no restaurante El kiosko há duas possibilidades de trilha bem sinalizadas – uma de 2,7 km e outra de 1,5 km até o acesso norte onde fica a guarita para entrada no Caminito. Por isso, eles recomendam que se chegue no estacionamento 30 minutos antes do seu horário marcado, pois você ainda terá que fazer uma caminhada para chegar até o ponto de entrada (onde você mostra os tickets junto com o passaporte e recebe instruções, além de um capacete de segurança).

Só há banheiros nos restaurantes próximos ao estacionamento e na guarita da entrada (químico). Durante a trilha não há.

Nós fizemos a trilha de acesso à entrada pela opção mais curta de 1,5 km porque a mais longa estava interditada.

A de 1,5 km começa em um túnel com uns 150m de extensão e bem escuro. Chegamos na guarita em uns 20 minutos, bem tranquilo.

Lá houve a conferência das entradas e do passaporte e a entrega do capacete, uso obrigatório durante a trilha. Eles entregam uma toca higiênica também para colocar embaixo do capacete.

A partir daí, a parte da trilha que passa pelas passarelas e desfiladeiros tem 3,3 km e com as paradas para fotos leva cerca de 2h/2h30. É maravilhoso!!

Na saída é preciso caminhar mais 2 km até o bus que te levará de volta ao estacionamento em Ardeles.

Caminhamos um total de 6,8 km, com nível fácil, sem nenhuma grande dificuldade, apesar da altura (com trechos a 100m do chão) incomodar um pouco. A maior parte da trilha é em descida, então, não se faz grande esforço.  Vimos crianças e idosos durante o percurso.

Ao sairmos da trilha pegamos o bus de 12h30 e voltamos para o estacionamento em Ardales. Aproveitamos  para caminhar ao redor do lago da represa que tem a água super verdinha e fizemos um pic nic. Também fomos até o Mirador Desfiladeiro de Gaitane.

DSC_2155

DSC_2137

DSC_2171

DCIM341GOPRO

Voltamos para Malaga às 14h. Fomos direto para o Castillo de Gibralfaro de onde se tem belas vistas de toda a cidade. Contarei tudo no post sobre  Málaga.

DCIM341GOPRO

DCIM341GOPRO

Resumo do percurso :

  • 1º trecho : Do estacionamento em Ardeles até a guarita onde é conferido o ingresso com o passaporte – 1,5km/ 20 minutos. Há outra opção mais longa com 2,7km.
  • 2º trecho : 3,3 km pelo desfiladeiro com trechos  a 100m de altura – percorridos em cerca de 2h.
  • 3º trecho :  no final do percurso cruza-se a ponte entre os desfiladeiros e após a guarita de saída caminha-se mais 2km (20 minutos) até o ponto do bus em Álora/El choro que te levará de volta ao estacionamento em Ardeles.

Total : 7,7 km percorridos (ou 8,9 km se você optar pelo 1º trecho mais longo).

IMG_1025

DSC_1986

DSC_2026

DSC_2032

Informações Gerais

  • Não é permito o uso de bastão de selfie, chinelos, guarda-chuva, bastão de caminhada (stick);
  • É preciso tomar muito cuidado para não deixar nada cair porque as passarelas são vazadas (há espaço entre as Ribas de madeira);
  • Recomendo levar água, lanche, protetor solar. No dia que fizemos (inverno) estava ventando bastante e a temperatura estava  na casa dos 12/14 graus. Bem frio, mas ao começar a caminhada logo aquecemos;
  • Durante a trilha não há pontos de venda de nada nem banheiros.

IMG_1022

IMG_0623

Horário de funcionamento

O Caminito del Rey funciona de terça a domingo (não abre as segundas).

Também não funciona nos feriados de 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

De 25 de outubro a 27 de março : aberto das 10h às 14h.

De Abril até 24 de outubro : aberto das 10h às 17h.

IMG_1026

Resumindo 

São 7,7 km de caminhada sendo que 3,3 km pela passarela  cravada nos desfiladeiros a 100 m de altura. É importante saber :

  • Tem que reservar o ingresso com 2/3 meses de antecedência pelo site oficial e apresentá-lo na entrada juntamente com  o passaporte;
  • Até março/16 as entradas serão gratuitas. Após essa data, será cobrado o valor de 6,00 euros por pessoa;
  • É possível chegar de carro ou de trem;
  • Há estacionamento no local;
  • A trilha não é um circuito : a entrada se dá pelo acesso norte (Ardales) e a saída pelo acesso sul (Álora) de onde a cada 30 minutos sai um bus que te deixa de volta em Ardales;
  • O Caminito del Rey  fica a 1h de carro de Málaga, que foi nossa primeira base na Andaluzia.

IMG_1023

 

Posts relacionados à Andaluzia: 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Ivy

    Oi Fabi, tudo bem?
    Meu marido e eu vamos fazer a região da Andaluzia em agosto, apesar do calor. Entre Ronda e Granada, pensamos em fazer o Caminito del Rey. Você acha viável? Ou seria melhor parar em outras cidades nesse caminho?
    Conto com sua ajuda.
    Beijos,
    Ivy

    Responder
    • Oi Ivy!! Nós fizemos a partir de Málaga. Dá uma olhada nas distancias pelo site http://www.viamichelin.com . Lá no Caminito é rápido (tipo 3h), então, veja tb o horario que vc vai conseguir o agendamento para fazer a caminhada. Daí veja o tempo das distancias no site acima e decida se é viável. beijos

      Responder
      • Ivy

        Obrigada, Fabi.
        Vou calcular as distâncias.
        Beijos

        Responder
  2. jurandir

    Incrível. Explica tudo! Fotos excelentes! Ainda por cima, no final, faz um resumo!
    Parabéns Ivy. !

    Responder
    • hahahahahah que bom que gostou! Vc vai ao Caminito? Gostei muito desse passeio! beijos

      Responder
  3. Fabiana

    Fantásticas as suas dicas.
    Eu só terei 1 dia livre e preciso decidir entre Granada e o Caminito del Rey, o que voce sugere?
    Estaremos indo eu, meu marido e minha filha de 8 anos. Esse caminho é muito pesado para criança?
    desde já, obrigada

    Responder
    • Oi Fabiana! Eu amei Granada… nao consegui ainda escrever sobre a cidade, mas amei muito! Só que acho um dia pouco pra la… a cidade tem um clima muito bacana… A caminhada do Caminito é bem tranquila… dá para uma criança fazer sim, inclusive vimos algumas… sao duas opçoes bem diferentes de lugares… Não saberia o que te indicar… La no Caminito é relativamente rápido. Em Granada vc teria mais coisa pra ver. Depois me conta o que decidiu. bjs

      Responder
  4. Joao

    Bom dia, gostava de saber se existem muitos lugares de estacionamento entre os restaurantes (visto o caminito del rey ter muita afluencia) ou será melhor deixar o carro em Álora (na saida) e ir de autocarro ate a entrada ? Obrigado

    Responder
  5. Lígia Gonzales

    Bom dia, adorei o blog, muito bom!
    Eu vou fazer o Caminito del Rey em Outubro, ainda tem muitos horários disponíveis para o dia que escolhi. Estou na dúvida entre ir de manhã ou a tarde, o que você recomenda?
    Desde já obrigada

    Responder
    • Oi Ligia! Por volta de 12h é sempre melhor o sol… mas mais cedo é melhor para estacionar…bjs

      Responder
  6. Marco Zabel

    bacana. Eu estava procurando como um louco informações sobre como chegar no caminito. Thanks

    Responder
  7. Ana Carolina

    Olá Fabi! Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo post. Adorei o detalhamento, mas fiquei com uma dúvida em relação às passarelas. Todo o percurso é feito nessas passarelas de madeira ou há algum trecho com pedras? Obrigada!

    Responder
    • Oi Ana! Obrigada :). A maior parte é feita em passarelas sim, mas existem algumas partes de chão batido, terra mesmo em um trecho que eh fora do canion. mas eh super tranquilo. Pode ter alguma pedrinha no caminho, mas nao pedra grande. beijos

      Responder
  8. Georges Garcia

    Parabéns pelo roteiro. Minha dúvida é: Qual o melhor ponto para estacionar o carro, ou seja, o mais perto da guarita de entrada? Há estacionamento depois do El Kiosko? Obrigado.

    Responder
    • Oi Georges! Obrigada! O estacionamento é o que eu indiquei no texto. Entre os dois restaurantes. bjs

      Responder
  9. Rúbia

    Olá Fabi tudo bem? Pretendo ir em.junho mas estou no site vendo duas opções de ingressos, uma guiada e outra admissão, o que seria esse segundo ingresso? Muito obrigada.

    Responder
    • Oi Rubia, estranho nao sei te dizer pq essa visita não é guiada não! Voce faz por sua conta mas tem um horario especifico para entrar. bjs

      Responder
  10. Marcelo Felipe

    Oi Fabi! Vamos eu, a esposa e um casal de amigos no fim de janeiro. Já aproveitei várias de suas dicas, mas gostaria que você me esclarecesse umas coisas, claro se você puder.
    Vamos de trem a partir de Málaga e chegaremos em El Chorro. O ônibus que você menciona sai da estação de El Chorro e na volta te deixa lá também? Como vamos ficar por lá até o horário da volta do trem, queria saber se tem algo pra fazer enquanto esperamos, principalmente comer? kkk
    Parabéns pelo site!

    Responder
    • Oi! Pelo que me lembro vc vai pegar o bus na estação de trem para o início da trilha e aí vc vai fazer toda a trilha que já acaba na estação de trem. Como falei não eh um circuito! Eh um caminho que começa em um ponto e acaba em outro. Acredito que perto da estação tenha algum restaurante mas não sei pq só peguei o bus e voltei para onde estava o nosso carro (no início da trilha) . Lá tem alguns restaurantes sim . Bjs

      Responder
  11. Bruno

    Olá, parabéns pelo site, está bem legal.
    Escrevo para adicionar uma informação que não constou no texto. Consultando o site oficial do Caminito del Rey verifiquei que é proibida a entrada de crianças com menos de oito anos.
    Como tenho dois filhos, dois e cinco anos, terei que esperar um pouco para visitar o Caminito del Rey.

    Responder
    • Oi querido! Obrigada pela colaboração. Eu fui assim que reabriu e vi crianças pequenas lá sim, mas eles podem ter mudado isso! a trilha é facil, mas os pais teriam que ter bastante cuidado com crianças… vai ver ate aconteceu alguma coisa e eles restringiram o acesso. beijocas

      Responder
  12. Luiz Antonio Roberti

    Oi Fabi. Tudo bem? Excelente o seu site, parabéns. Parece que estamos viajando juntos. Pretendo fazer o Caminito Del Rey em maio/18 e pelo site oficial ainda há ingresso para o dia que pretendo visitar. Irei de trem, cujos horários de ida e volta são: 10:05h e 18:03h. Assim, o trem está com horário previsto de chegada às10:47h, como terei que pegar um ônibus para chegar à bilheteria, gostaria que você me informasse, se possível, qual o horário de entrada mais conveniente, levando em conta o tempo do ônibus e a caminhada até a entrada.Grato.Luiz Antonio.

    Responder
    • Ou Luiz! tudo bem? eu te peço desculpas mas fizemos isso tudo de carro e como já tem um tempinho tb não consigo te ajudar com o tempo exato de deslocamentos… já não me lembro muito bem… rsrsrs ainda bem que assim que volto escrevo tudo aqui no blog (ou quase tudo). beijocas

      Responder
  13. Juli

    Oi,Fabi! Faremos uma parada de cruzeiro em Málaga, de apenas 1 dia, das 7h às 19h. O seu post me motivou a tentar fazer este Caminito, mas será que vai ser muito corrido, tendo em vista que não passaremos a noite em Málaga, pois o navio embarca às 19h? O que você acha??? Abraços!!

    Responder
    • Oi Juli!!! eu acho que dá tempo sim!! mas eh sempre ruim fazer as coisas com essa preocupação de horário ne? beijos

      Responder
  14. Olá Fabi!
    Parabéns pelo site…
    Lendo suss informações e acompanhando pelo google maps, percebi que existe um estacionamento em frente ao Restaurante Kiosko. Bem ao lado desse restaurante, colado mesmo, tem um tunel. É o tunel que vc mensiona? Se for eu saindo dele vou pra qual lado. Direito ou esquerdo para chegar até a tal guarita de controle de tkt e passaporte. Caso não seja esse, vc tem como me explicar melhor onde paro o carro para ter acesso a guarita?
    Desde já agradeço!!!

    Responder
Deixe seu comentário: