Em setembro fizemos uma viagem incrível pela Suíça e aproveitamos o finalzinho do verão por lá para fazer muitas caminhadas (foram quase 100km!).
Uma das trilhas mais linda que já fiz na vida foi a que leva até o belo Lago Falensee na região de Appenzell.
Leia também :
- O que fazer em Appenzell
- Índice com todas as matérias da Suíça
- Lagos mais Bonitos da Suíça
- Guia Suíça – dicas práticas para viajar pelo país
- Swiss Travel Pass – Vale a pena?
Onde fica
Appenzell está localizada a 95km de Zurique, a nordeste da Suíça, quase na fronteira com a Alemanha e o Principado de Liechtenstein.
É uma das regiões mais lindas da Suíça, na minha opinião. Não tem o glamour de lugares como Interlaken ou Zermatt, mas é ali no cantão de Appenzell que a gente tem a oportunidade de ver uma Suíça genuína, com muitas vaquinhas pelos campos, tudo cercado por montanhas com picos nevados.
Amo explorar essa região de Appenzell de carro para curtir as paisagens!
Como chegar de trem
A partir de Zurique há trens a cada 30 minutos para Appenzell fazendo uma conexão (troca de trens) em Gossau. O trajeto Zurique-Appenzell leva 1h50 de trem e a passagem custa a partir de CHF 14 por trecho. Veja os horários e preços diretamente no site da SBB. Lembrando que portadores do Swiss Travel Pass podem viajar ilimitadamente em todos os meios de transporte público da Suíça.
Há trem direto ligando Appenzell a St. Gallen em 46 minutos (tickets a partir de CHF 5).
Como chegar de carro
O trajeto de carro a partir de Zurique até Appenzell leva cerca de 1h20 (95 km).
De carro o trecho Appenzell/St. Gallen dura apenas 25 minutos.
Hotéis
No charmoso vilarejo de Appenzell há várias opções de hotéis confortáveis, mas sem aquele luxo que estamos acostumados na Suíça! Nada de piscina com borda infinita por aqui! Mas em compensação há tantas opções de trilhas e teleféricos bacanas que vale muito a pena explorar essa região.
Durante o verão, por ser uma região muito procurada, é preciso reservar os hotéis com bastante antecedência.
Algumas opções de hotéis (basta clicar sobre o nome do hotel para entrar no site) :
Se você não conseguir hotel na cidade de Appenzell como aconteceu com a gente, pode tentar hotéis próximos. Nós ficamos em um hotel em Oberriet : Hotel Rhy – simples, mas novinho e tinha o que a gente precisava para dormir bem à noite e fazer as caminhadas, Ficamos 4 noites nesse hotel (CHF 140 com café da manhã por noite).






Falensee
Um dos meus sonhos já há algum tempo era conhecer o lago Falensee.
Há diversas opções de trilhas diferentes para se chegar ao lago. Pesquisei bastante e escolhi a que me pareceu mais bonita! E não me arrependo! Foi uma das trilhas mais lindas que já fiz na vida!
Como chegar no lago
Seguimos de carro até Fruemsen (ou Frümsen) e embarcamos em um teleférico recém inaugurado (2017) que leva até Staubern onde começamos a trilha.
Esse teleférico só funciona de maio ao início de novembro, das 7h às 22h. A gôndola sobe 1200m em menos de 7 minutos – confesso que dá um frio na barriga!
Compramos os tickets na máquina na própria estação do teleférico em Fruemsen – não havia nenhum funcionário para ajudar, nem informar nada! É tudo automático.
Por ser alta temporada (setembro), o teleférico estava subindo a cada 30 minutos (dependendo da época sobe a cada hora).
O teleférico custou CHF 36 por pessoa (não tem desconto do Swiss Travel Pass). Site oficial AQUI.
Existem outras formas de se chegar ao Falensee – via Brulisau ou esticando a caminhada a partir do Seealpsee (que é outro lago maravilhoso em Appenzell!). Saiba mais clicando em Seealpsee.






A trilha
Ao chegarmos no topo da montanha em Staubern saímos do teleférico em um restaurante super agradável com uma vista linda!
Começamos a trilha a partir desse restaurante. Foram cerca de 2h até o Falensee (caminhando sem pressa, tirando foto e curtindo o visu).
A trilha começa na parte de cima da montanha e passa pela cadeia de montanhas chamada Saxer-Lucke e de lá segue até o Lago Falensee.
Grande parte da trilha é plana e fácil e com uma vista linda do lago que está láaaa embaixo.
Após cerca de 1h30 de caminhada chegamos em uma enorme descida que leva até o lago Falensee (e na volta é uma enorrrrrrrme subida, já que o caminho é o mesmo).
A trilha é bem sinalizada com placas e tem visuais impressionantes! Foram 4h de caminhada (ida e volta).
Não é preciso guia!!! Acho que nem existe essa opção, as pessoas na Suíça caminham sozinhas, já que as trilhas são bem demarcadas e sinalizadas.
























O lago
Ao chegarmos no lago Falensee ficamos estarrecidos com a beleza daquele lugar! Um lago com água verdinha cercado por montanhas lindíssimas!
E, claro que, depois de caminhada e como estava um dia quente eu entrei no lago, mas não consegui ficar muito tempo porque a água estava realmente muito gelada!
É possível caminhar mais cerca de 20 minutos pela margem direita do lago.
Depois voltamos para o restaurante que fica em frente ao lago e sentamos em uma mesinha externa com aquele visual maravilhoso, tomamos uma cerveja e comemos uma salsicha.
Programa perfeito!
Depois de algumas horas curtindo aquele lugar incrível, voltamos até o teleférico, descemos e pegamos o carro de volta para o hotel.
















Dicas
- Comece essa trilha cedo, no máximo às 10h para curtir bastante o passeio.
- A trilha é fácil, bem sinalizada e demarcada. Só tem um trecho bem grande de subida na volta, mas é só caminhar com calma, parar, respirar e quando você menos espera acaba a subida rs!
- Use tênis confortável.
- Leve água, protetor solar e roupa de banho se for no verão.
Leia também :
- O que fazer em Appenzell
- Índice com todas as matérias da Suíça
- Lagos mais Bonitos da Suíça
- Guia Suíça – dicas práticas para viajar pelo país
- Swiss Travel Pass – Vale a pena?