Um roteiro de carro pela Dordonha na França

Em 17/04/2019 por Fabi Gama

Conteúdo dessa matéria: Roteiro da Dordonha, o que fazer na Dordonha, quais cidades visitar, dicas da Dordonha, onde ficar na Dordonha – dicas de hotéis, dicas de restaurantes, dicas gerais – como chegar, como se locomover, dicas de segurança, chip de internet.⠀

Cada cantinho da região da Dordonha no sudoeste da França é apaixonante! São muitas opções de vilarejos medievais cheios de charme. Parece que estamos dentro de cidades cenográficas (aliás, vários filmes já foram gravados por lá).  ⠀

Fizemos uma viagem deliciosa de carro,  passando pela Dordonha, Bordeaux e La Rochelle.

Nessa matéria vou dar as dicas e o roteiro da Dordonha.

Como chegar

Para chegar na Dordonha nós fizemos um voo Paris/Bordeaux (55 minutos) , alugamos um carro no aeroporto de Bordeaux  e seguimos por 2h até Sarlat-de-la-Caneda (estrada pedagiada – 10,60 euros).

Há também a opção de trem saindo de Bordeaux para Sarlat-de-la-Caneda. Esse trajeto dura cerca de 3h e o ticket pode ser comprado no site da Rail Europe.

Rocamadour

Como se locomover

Para explorar a região da Dordonha a melhor opção é alugar um carro para visitar as cidades, castelos, grutas e jardins.

Indicamos o site da RentCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

La Roque Gageac

Melhor base

Nossa base para explorar a Dordonha foi em Sarlat-de-la-Caneda, uma das maiores cidades da região, linda e super bem preservada, além de ter bons restaurantes e mais opções de hotéis.

As outras cidades são bem menores, com menos estrutura para fazer como base.

Sarlat-de-la-Caneda é uma cidade medieval que recebe 2 milhões de visitantes por ano. ⠀

Sarlat-de-la-Caneda

Quantos dias

Nós ficamos apenas 3 dias inteiros/3 noites, mas foi pouco. Se possível fique uns 5 dias para explorar a região com mais calma.

Dá até para ficar mais tempo, mas as cidades acabam ficando um pouco repetitivas.

Beynac-et-Cazenac

Onde ficar

Existem várias opções de hotéis confortáveis em Sarlat, mas nada muito luxuoso.

Nos ajude a manter o blog!

Se você gosta das minhas dicas, roteiros e das matérias que posto aqui, se te ajudam no planejamento das suas férias, não deixe de fazer suas reservas pelos links aqui indicados, seja no Booking.com, Hoteis.com, SegurosPromo, America Chip. Você nos ajuda a manter o blog no ar e não paga nada a mais por isso!!! Cada um desses links têm um código de identificação do blog e você pode usar para reservar qualquer hotel em qualquer lugar no mundo e ainda nos ajudar!

Obrigada!

Dicas de hotéis em Sarlat:

  • Best Western le Renoir – nos hospedamos no Best Western le Renoir, um hotel confortável, bem localizado e com bom custo x benefício. O hotel fica a 5 minutos caminhando do centro histórico de Sarlat. Não tem estacionamento, mas há bastante vaga nos arredores, não tivemos problema com isso. Para checar valores e reservar clique AQUI.

 

  • Plaza Madeleine & Spa –  Um dos melhores hotéis de Sarlat. Bem localizado e confortável. Tem estacionamento e piscina. Para reservar clique AQUI.

 

  • Íbis Sarlat Centre – hotel com bom custo x benefício, bem localizado, padrão Íbis. Tem estacionamento. Para verificar disponibilidade de reservar clique AQUI.

 

Para procurar outros hotéis em Sarlat clique Booking.com ou em Hoteis.com .

Roteiro

 

Dia 1

Roteiro do primeiro dia : Sarlat-de-la-Caneda/ Jardim de Marqueyssac.

No nosso primeiro dia exploramos a cidade de Sarlat-de-La-Caneda. Por sorte era um sábado, dia em que acontece uma feira livre bem bacana na Place de la Liberté no centro histórico (essa feira acontece todas as quartas e sábados das 9h às 13h).

Essa região da Dordonha vive basicamente da produção do foie gras (assunto sempre polêmico, mas alimento muito comum em toda a França), trufas negras, cogumelos selvagens e nozes.

Sarlat é uma cidade medieval super bem conservada que é capital da região do Périgord Noir e  considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Inclusive vários filmes foram gravados em Sarlat como Les Misérables, La fille de d’Artagnan e Jeanne d’Arc.

Antes de começar a explorar a cidade, passe no escritório de turismo (Office de Tourisme Sarlat) que fica ao lado da Catedral St. Sacerdos para pegar um mapa e panfletos com dicas da região (endereço : 3 Rue de Tourny).

A cidade éfacilmente explorada a pé em algumas horas. No centro histórico há muitas lojinhas de vinhos, foie gras e trufas. Recomendo a Maison Godard que serve aos clientes degustação de foie gras e de vinhos.

Na Place de la Liberté há um mercado coberto que tem quiosques vendendo produtos típicos locais. Esse mercado funciona na antiga igreja de Sainte-Marie, na qual foi colocada um enorrrrrrme portão de metal.

Em uma torre da igreja há um elevador panorâmico em uma torre que custa entre 4 e 5 euros (depende da estação). A viagem dura 12 minutos. O elevador não tem teto e é cercado por vidro. Ao chegar no topo você fica dentro do elevador apreciando a vista da cidade.

De resto, perca-se pelas ruelas do centro histórico para descobrir cantinhos e restaurantes super charmosos.

Estivemos na cidade no mês de março, quando acontece a animada festa do ganso (Fest`Oie) durante dois dias (sábado e domingo), com muita música e barraquinhas de comidas e bebidas.

Sarlat-de-la-Caneda
Sarlat-de-la-Caneda
Sarlat-de-la-Caneda
Sarlat-de-la-Caneda
Sarlat-De-La-Caneda
Sarlat-De-La-Caneda
Sarlat-de-la-Caneda
Sarlat-de-la-Caneda
Sarlat-De-La-Caneda

Um passeio imperdível é o Jardin de Maqueyssac, que fica a cerca de 15 minutos de carro de Sarlat. O Jardim de Marqueyssac  fica no topo de uma falésia de calcário, 130 m acima do rio, com vista para o vale do rio Dordonha e para o Castelnaud. O jardim tem 1,5 km de extensão e a entrada custa 9,90 euros por pessoa. Às quintas-feiras no verão (julho e agosto) acontecem as “candlelight evenings” – os jardins ficam todos iluminado por velas. Deve ser lindo demais! O jardim funciona o ano inteiro. Para conferir os horários clique no site oficial.

Uma curiosidade: o proprietário do Jardin de Maqueyssac adquiriu um fóssil de dinossauro pela bagatela de 2 milhões de euros. O fóssil está exposto no jardim.

Para quem curte visitar castelos, vale a pena conhecer o Castelo de Castelnaud, que fica perto do Jardim e pertence ao mesmo dono (inclusive tem desconto se comprar os dois ingressos juntos).

Dia 2

Roteiro do segundo dia : Sarlat / La-Roque-Gágeac / Beynac-et-Cazenac/ Château de Castelnaud /Château des Milandes/ Domme /Sarlat.

Saímos de Sarlat de carro e em dez minutos chegamos na charmosa La Roque-Gágeac, um vilarejo lindo às margens do rio encravado nas falésias.

La-Roque-Gágeac
La-Roque-Gágeac
La Roque Gageac
La Roque Gageac
La-Roque-Gageac
La-Roque-Gageac
La-Roque-Gágeac
La Roque Gageac
La-Roque-Gageac

A partir de La-Roque-Gágeac seguimos por mais 10 minutos de carro até Beynac-et-Cazenac, outra cidade medieval super bonita, também localizada nas margens do rio. É possível subir caminhando pelas ruelas até o topo da montanha onde fica o Château de Beynac, uma fortaleza com nove séculos de história.

Durante a Guerra dos Cem Anos que aconteceu na Idade Média entre os anos de 1337 e 1453, o Rio Dordonha funcionou como uma fronteira entre ingleses e franceses – muitas batalhas aconteceram nessa região e por esse motivo há tantos os castelos/fortalezas nas margens do rio.

Beynac-et-Cazenac
Beynac-et-Cazenac
Beynac-et-Cazenac
Beynac-et-Cazenac
Beynac-et-Cazenac
Beynac-et-Cazenac

De lá passamos pelo Château de Castelnaud (mas não visitamos por dentro) e seguimos até o Château des Milandes – visitamos os jardins e o castelo por dentro – a entrada custa 11 euros por pessoa.

Milandes
Milandes
Milandes

Depois, em 15 minutos chegamos na fofa cidade de Domme. O acesso à Grotte de Domme fica na praça principal. Não visitamos pois já estava fechada quando chegamos.

Lembrando que todas essas cidades são pequenas e as visitas são rápidas (em cerca de 1h você percorre os centros históricos). Há estacionamento na entrada de todos os vilarejos.

 

Dia 3

Roteiro do terceiro dia : Sarlat/ Rocamadour / Saint-Cirq Lapopie / Figeac/ Sarlat.

A partir de Sarlat seguimos por 30 km até a charmosa Rocamadour, cercada pelo Parque Natural Regional do Causses du Quercy, e um dos vilarejos que mais gostei da Dordonha. Aproveite para almoçar no delicioso terraço do restaurante Beau-Site que oferece menu no almoço com entrada, prato principal e sobremesa por 20 euros por pessoa. Para quem se animar de encarar os mais de 200 degraus, é possível visitar oito capelas, incluindo a de Notre-Dame onde está a Virgem Negra. Há também a opção de um funicular para chegar no topo.

Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour
Rocamadour

A famosa gruta Gouffre de Padirac fica a 20km de Rocamadour. Só não fomos até lá porque a gruta funciona apenas de abril a outubro (fizemos essa viagem em março).

De Rocamadour levamos 1h  de carro até Saint-Cirq Lapopie, outra cidade bem pequena mas muito charmosa que consta na lista dos vilarejos mais bonitos da França (Les Plus Belles Villes de France). A cidade fica no topo de uma falésia, com bela vista para o vale do rio.

Saint-Cirq Lapopie
Saint-Cirq Lapopie
Saint-Cirq Lapopie

Depois foram mais 40 minutos até Figeac – achei bonita, mas nada demais. Depois em 1h voltamos para Sarlat.

Figeac
Figeac
Figeac

Outras atrações

Não tivemos tempo para visitar vários vilarejos, grutas e atrações, por isso recomendo que você fique mais tempo nessa região.:

  • Lascaux – uma das principais grutas da região da Dordonha. Saiba mais no Site Oficial.

 

  • Gouffre de Padirac – queria muito ter visitado essa gruta, mas ela só abre de abril a outubro. Parece ser muito bonita e vale a pena colocar no roteiro. Depois de uma descida de 103m faz-se um passeio de barco por dentro da gruta. Veja mais no Site Oficial. É recomendado reservar o passeio com antecedência pelo site.

 

  • Jardim de Eyrignac – esse outro jardim super bonito fica a 13km de Sarlat e a entrada custa 12,90 euros por pessoa. Saiba mais no Site Oficial.

 

  • Outros vilarejos que eu gostaria de ter visitado : Collonges-la-Rouge, Argentat e Perigueux.

 

Há muitas outras opções de grutas na região da Dordonha, mas as que me chamaram mais a atenção foram as citadas acima.

La-Roque-Gageac

Dicas de restaurantes

Em Sarlat experimentamos os seguintes restaurantes :

  • La Couleuvrine – tivemos um jantar maravilhoso nesse restaurante! Comemos pratos típicos da região : como entrada o tradicional foie gras, como prato principal pato com batata (estava divino!), salada com queijo chèvre e de sobremesa um bolinho de de nozes. Jantar para casal na faixa de 100 euros com vinho.

 

  • Lá Rapiere – esse restaurante fica bem no centrinho histórico da cidade, em frente à Catedral. Tem várias opções de menu de 3 etapas entre 24 e 34 euros. Como sobremesa experimente o fondant au chocolate – maravilhoso! Jantar para duas pessoas com vinho saiu 85 euros.

 

Melhor época

A melhor época para visitar a Dordonha é na primavera (maio e junho) e em setembro/outubro. Evite o mês de agosto, época de férias e altíssima temporada na França.

Aproveitamos o carnaval (março) para conhecer a região e pegamos alguns dias nublados com manhãs chuvosas e outros ensolarados. A temperatura estava bastante agradável, na casa dos 12/15 graus e demos sorte pois a primavera chegou um pouco adiantada e vimos muitas cerejeiras.

Rocamadour

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Eu levei o novo chip da America Chip (plano “4G Europa”) para a França e funcionou super bem!!!

Minha dica: se você vai para a França ou para qualquer outro destino da Europa, compre o plano “4G Europa”  da Easysim4u (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Com a America Chip você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10. 

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior!  Às vezes uma bobeira dessas pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Segurança

A região da Dordonha é muito segura, mas como em qualquer lugar da Europa, evite fazer paradas com as bagagens no porta-malas no caminho entre hotéis.

É muito comum furto de objetos deixados dentro do carro em toda a Europa, especialmente porque os bandidos sabem que o carro é alugado.

Uma dica : mantenha uma cópia escaneada do seu passaporte no seu email. Em caso de furto você poderá acessar a cópia de qualquer computador ou celular.

Sarlat-De-La-Caneda

Daqui pra onde

A partir da Dordonha você pode seguir para :

  • Paris – 2h de trem ou 55 minutos de avião a partir de Bordeaux.  Leia todas as nossas matérias sobre Paris clicando AQUI.

 

  • Bordeaux – fica a 2h de carro de Sarlat, que foi nossa base na Dordonha. Leia a matéria completa sobre Bordeaux AQUI.

 

  • La Rochelle – depois de Bordeaux segui de trem para La Rochelle (2h15) e amei a cidade! Em breve vou publicar a matéria aqui.

 

  • Bretanha –  vale a pena esticar até lá. Para ler tudo sobre a Bretanha clique AQUI.

 

  • Normandia – a belíssima região da Normandia e do Mont Saint Michel também não ficam longe e vale a pena fazer no mesmo roteiro. Para ler tudo sobre a Normandia clique AQUI.

 

  • Vale do Loire – essa bela região da França também está bem perto de Bordeaux. Leia a matéria completa sobre o Vale do Loire AQUI.

 

  • Provence – desça mais um pouco e explore o sul da França e a bela região da Provence. Roteiro completo AQUI.

 

Leia também

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: