O que fazer em Chamonix além de esqui

Em 10/02/2019 por Fabi Gama

Chamonix é um destino super charmoso dos alpes franceses que, mesmo para quem não esquia como eu, vale muito a pena!

Nessa matéria vou dar as dicas de Chamonix para quem não quer esquiar! Vou contar o que fazer em Chamonix : há vários passeios bacanas com visuais incríveis das montanhas, ótimos hotéis e restaurantes.

Uma dica : Depois de Chamonix estique até a região francesa da Suíça que fica ali pertinho e faça o roteiro Montreux, Vevey e Lavaux.

Leia também:

 

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Chamonix é o de Genebra na Suíça, que fica a 86km de distância, cerca de 1h10 de carro.

De carro

Nas duas vezes que visitamos Chamonix, chegamos pelos aeroporto de Genebra e alugamos um carro lá. Tanto no inverno (fevereiro) quanto na primvara (abril) porque íamos seguir viagem para outros lugares, mas em Chamonix mesmo carro não é tão necessário. As atrações mais importantes são acessíveis a pé a partir do centro da cidade.

Indicamos o site da RentCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

No inverno alugue o carro com kit de inverno (pneus especiais para neve + correntes). Nunca precisamos colocar as correntes nos pneus em nenhuma viagem de inverno, mas tem que sempre ter na mala do carro para em caso de gelo na pista (vários vídeos no Youtube ensinam como colocar as correntes).

As autoestradas costumam estar sempre limpas, sem neve. O maior problema costuma ser nas vias secundárias e nos estacionamentos, inclusive de hotéis. É preciso ter muito cuidado.

Além disso, de manhã o vidro do carro costumava estar com gelo.

autoestradas sem neve no inverno
autoestradas sem neve no inverno
estacionamentos
estacionamentos
via secundária tomada de neve
via secundária tomada de neve
entrada do hotel Mercure cheia de neve
entrada do hotel Mercure cheia de neve
autoestradas sem neve no inverno
estacionamentos
via secundária tomada de neve
entrada do hotel Mercure cheia de neve

De transfer

Várias empresas oferecem o serviço de transfer privado ou compartilhado desde o aeroporto de Genebra até Chamonix.

Nesse SITE você pode fazer uma simulação informando as datas, horários e número de pessoas. O site vai informar várias empresas que fazer esse trajeto e os valores.

Onde ficar

 

Hotel Mont-Blanc

Na nossa segunda vez em Chamonix nos hospedamos no super bem localizado Hotel Mont-Blanc que fica bem no centrinho de Chamonix, ao lado do escritório de turismo da cidade, pertinho dos restaurantes, lojas e comércio em geral. A partir do hotel, é possível fazer tudo a pé.

O hotel tem estacionamento e um spa delicioso com piscina externa aquecida de frente para o Mont-Blanc. Os quartos são super confortáveis e o café da manhã é excelente.

Diárias a partir de 280 euros para casal no verão. Reserve em Hotel Mont-Blanc.

Hotel Le Hameau Albert 1er

Esse hotel de luxo pertence a rede Relais & Châteaux. É um dos melhores hotéis de Chamonix (junto com o Mont-Blanc).

Fica no centro da cidade, tem uma deliciosa piscina externa aquecida, quartos confortáveis e ótimo serviço. Jantamos lá uma noite e adoramos.

Diárias a partir de 175 euros para casal. Reserve em Le Hameau Albert.

Hotel Mercure Les Bossons

Nos hospedamos no Mercure les Bossons em fev/12. O hotel é ideal para quem está de carro, pois fica a 4 km do centro de Chamonix, mas também há a opção de transporte público.

O hotel tem um custo x benefício muito bom com diárias a partir de 70 euros para casal, quartos confortáveis, vista para a montanha e até piscina coberta aquecida.

Para reservar clique em Mercure Les Bossons.

entrada do hotel Mercure cheia de neve
entrada do hotel Mercure cheia de neve
entrada do hotel Mercure cheia de neve

Hotel de L`Arve

Hotel com ótimo custo x benefício localizado no centrinho de Chamonix, quartos bonitos e confortáveis. Diárias a partir de 70 euros para casal.

Reserve em Hotel L`Arve.

Hotel Le Morgane

Hotel com ótima localização no centro de Chamonix, quartos bonitos e confortáveis, bom custo x benefício e tem spa com piscina aquecida. Diárias a partir de 90 euros para casal.

Reserve em Hotel Le Morgane.

Hotel Le Refuge des Aiglons

Esse charmoso hotel fica a apenas 10 minutos de caminhada do centro de  Chamonix. Os quartos são confortáveis, os ambientes do hotel são muito bonitos e ainda tem uma piscina externa aquecida. Diárias a partir de 85 euros para casal.

Reserve em Refuge des Aiglons.

Mercure City Centre

Eu gosto muito dos hotéis da rede Mercure porque a gente já sabe o padrão de hotel e conforto que vai encontrar.

Esse hotel fica bem no centrinho de Chamonix, a 5 minutos caminhando do teleférico Aiguille du Midi, o mais famoso da cidade.

Quartos confortáveis e bom custo x benefício – diárias a partir de 85 euros para casal.

Reserve em Mercure City Centre.

Outras opções

Chamonix tem centenas de opções de hotéis para todos os bolsos e também apartamentos.

Para procurar mais opções clique em Booking.com/Chamonix  ou se preferir em Hoteis.com/Chamonix.

Se você gosta das nossas dicas nos ajude a manter o blog usando os links indicados quando forem fazer as suas reservas, ainda que você acabe optando por outro hotel que não esteja listado (os links têm um número de identificação do blog, então só de você clicar nele para pesquisar outros hotéis já nos ajuda! Ganhamos uma pequena comissão com a qual mantemos o blog no ar e você não paga nada a mais por isso. Obrigada!

 

Dicas de Restaurantes

Comemos muito bem nas duas vezes em que estivemos em Chamonix.

Fiz uma matéria com os melhores restaurantes de lá e todas as informações como menu, preços, sites. Para ler clique AQUI.

Melhor época

Chamonix pode ser visitada o ano inteiro. Se você pretende esquiar, vá no inverno (final de dezembro até março/abril).

Nós estivemos em Chamonix em fevereiro e em abril. Nas duas vezes estava muito frio e havia muuuuuita neve nas montanhas.

Mas em abril, no centrinho da cidade, já havia muitas flores e tulipas. Já era a primavera!

No verão Chamonix oferece aos visitantes muitas opções de trilhas, mas sempre com neve eterna no topo do Mont-Blanc.

Tenho vontade de voltar à cidade nessa época.

Aiguille-du-midi

Quanto tempo

Se você não vai com intuito de esquiar, fique de 3 a 5 dias na cidade, dependendo dos passeios que você vai querer fazer.

Se você vai esquiar pode ficar uma semana ou até mais.

Aiguille du Midi

O que fazer

A cidade tem muitos atrativos até mesmo para quem não quer esquiar. Veja o que fazer em Chamonix sem precisar esquiar:

Centrinho de Chamonix

O vilarejo de Chamonix é um charme, repleto de lojinhas, cafés, restaurantes e hotéis. O rio Arve que nasce nos alpes, corta a cidade e deságua em Genebra.

Chamonix fica aos pés da famosa montanha Mont-Blanc, a mais alta de toda Europa (4808m).

Aiguille du Midi

Um passeio imperdível é subir de teleférico até o Aiguille du Midi (3842m) de onde se tem uma belíssima vista do Mont-Blanc, além dos alpes suíços e italianos. Lá no topo há vários terraços, restaurantes, lojas e uma das atrações mais procuradas é um cubo de vidro (tinha fila para tirar foto). É um passeio imperdível para quem vai esquiar, mas também para quem vai apenas apreciar a vista como a gente!

O teleférico sai do centrinho de Chamonix e leva 20 minutos até o topo em duas etapas (são dois teleféricos).

O ingresso custa 63 euros por pessoa (ida e volta), mas se você quiser fazer duas atrações no mesmo dia como Aiguille du Midi + Mer de Glace (como nós fizemos) ou Aiguille du Midi + Tramway du Mont-Blanc vale mais a pena comprar o passe Mont-Blanc Unlimited que custa 65 euros por dia e inclui várias atrações.

Mas para fazer dois passeios no mesmo dia é preciso chegar cedo na primeira atração. Senão você não vai ter tempo de fazer dois no mesmo dia. Lembre-se que no inverno os dias são curtos. Nós fizemos Aiguille du Midi + Mer de Glace mas no segundo não conseguimos fazer a gruta de gelo por falta de tempo.

Não há necessidade de comprar os ingressos com antecedência, podem ser adquiridos na bilheteria, mas na alta temporada costuma haver bastante fila no Aiguille du Midi por causa dos esquiadores.

Não se esqueça que a 3842m de altitude faz MUITO frio, portanto leve um bom casaco (de preferência com capa impermeável), luva, gorro, além de óculos de sol e protetor solar. Em fevereiro pegamos 19 graus negativos no topo do Aiguille du Midi, embora estivesse um dia lindo de sol.

Aiguille-du-midi
Aiguille-du-midi
Aiguille du Midi
Aiguille du Midi
Aiguille-du-midi
Aiguille du Midi

Montenvers Mer de Glace

Outro passeio bem bacana que já fizemos duas vezes em Chamonix: Train du Montenvers Mer de Glace.

Siga caminhando até a Gare du Montenvers de onde sai o trem de cremalheira que leva até o Mer de Glace, o maior glaciar da França.

O trem sobe a montanha até 1913m de altitude, com saídas a cada 30 minutos e o trajeto dura 25 minutos. Lá em cima há um teleférico que leva até a Grotte de Glace (uma gruta de gelo). Mas atenção… desde o teleférico até a gruta você ainda precisa descer 480 degraus (e depois, subir!!). Como a gente tinha pouco tempo, acabamos não indo até a gruta.

Aproveitamos para curtir a vista do glaciar a partir da varanda do restaurante panorâmico. A vista é linda, mas tem que ter paciência com o atendimento (rs!).

O ingresso custa 33,50 euros (inclui trem ida e volta + teleférico até a gruta). Verifique os horários de funcionamento no site oficial.

Se você estiver disposto a acordar cedo e quiser fazer duas atrações no mesmo dia compre o passe Mont-Blanc Unlimited por 65 euros.

foto do site oficial
foto do site oficial
foto do site oficial

Tramway du Mont- Blanc

Siga de carro até a cidadezinha de Le Fayet de onde sai o Tramway du Mont-Blanc que te leva a 1900m de altitude, aos pé do Mont-Blanc.

O trajeto dura 45 minutos e a vista panorâmica é linda!

Fizemos esse passeio em um belo dia de sol no inverno (fevereiro). Lá em cima tem uma pista de esqui, restaurantes e muita neve!

Verifique os horários de funcionamento no site oficial.

Tunnel du Mont-Blanc e Courmayeur

De Chamonix seguimos por quase 12km dentro do túnel do Mont-Blanc que liga a França à Itália (Courmayeur).

O túnel foi inaugurado em 1965 depois de 6 anos de construção. Não recomendo para quem tem claustrofobia. Em 1999 houve um acidente no túnel matando 39 pessoas. O túnel só foi reaberto em 2002 e hoje em dia tem muito mais regras de segurança para evitar esse tipo de tragédia.

O pedágio custa 45,60 euros ida ou 56,90 euros ida e volta.

Em Courmayeur subimos o teleférico SkyWay Monte Bianco que te leva em 10 minutos até 3466m (Punta Helbronner). A vista lá em cima para o Monte Bianco (Mont-Blanc em italiano) é maravilhosa! O ticket custa 52 euros por pessoa (ida e volta). Confira os horários no site oficial.

Depois passeamos pelo centrinho de Courmayeur e estava tendo um desfile de carnaval (rs!).

Annecy

Nas duas vezes que estivemos em Chamonix aproveitamos para passar um dia na super charmosa vila de Annecy, localizada a apenas 100 km de distância (1h). Você pode fazer uma base em Annecy ou apenas um bate e volta desde Chamonix. Annecy está localizada a 40 km de Genebra.

A cidade fica na beira do lago Annecy e possui vários canais que cortam seu belo centro histórico, repleto de lojinhas, restaurantes e creperias.

Em abril,  na primavera, pegamos um dia lindo e a cidade estava muito florida, repleta de magnólias, cerejeiras e tulipas, com muita gente pelas ruas.

Indico a creperia La Bolée que usa farinha de trigo sarraceno típico da Bretanha e depois um sorvete na deliciosa da gelateria Chez Poustache, que tem alguns sabores locais como macaron, mel de lavanda e caramel au beurre salé. Mas o meu preferido foi o de kinder bueno (rs!).

Uma das principais atrações de Annecy é o Palais de L´ Ile que parece um castelinho em uma ilha entre dois canais, mas na verdade essa construção medieval funcionou como prisão na era medieval e hoje é um museu aberto a visitação.

Se você quiser dormir uma ou duas noites em Annecy para curtir mais, a minha dica é o Hotel Splendid que tem um bom custo x benefício e ótima localização bem perto do lago e do centro histórico (diárias a partir de 100 euros para casal).

Há várias opções de estacionamentos pagos na cidade.

Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera
Annecy na Primavera

Megève

Megève é outra cidade super charmosa e très chic dos alpes franceses, localizada a apenas 34km de Chamonix (40 minutos de carro).

É uma ótima opção também para quem quer esquiar, já que a cidade possui mais de 100 pistas de esqui (445 km de pistas!).

Daqui pra onde

Como Chamonix está muito pertinho da Suíça, a minha sugestão é que vocês façam o roteiro que nós fizemos : Montreux, Vevey e Lavaux.

Essas cidades super charmosas pertencem à região francesa da Suíça.

Morges, Suíça
Morges, Suíça
Montreux
Montreux
Lac Léman
Lac Léman
Morges, Suíça
Montreux
Lac Léman

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Leia também:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. ADRIANA S F

    Ola Fabi!

    Como sempre ótima postagem! Sempre sigo suas dicas em minha viagem. Estou indo para Suiça em Outubro e queria aproveitar a neve (tipo me jogar na neve mesmo!!). Isso é possível no Mont Blanc ou só ficamos na passarela e vemos a vista?

    Abraços!!

    Responder
    • Oi adriana! sim, eh possível no Mont Blanc! não sei como eh em outubro. mas pode ser que já tenha neve sim… digo isso pq a neve eterna no mont blanc eh no topo dele, não sei exatamente como eh em outubro na parte que podemos andar… em fev e abril tinha muita neve! bjs

      Responder
  2. Suzane

    Oiii, rss eu também estou indo agora em Outubro. Minha dúvida Fabi é se você tem a habilitação internacional. Eu já liguei nos 3 consulados (Suíça, França, Alemanha) todos dizem que nao precisa, mas vai depender do humor do guarda que nos parar rsss. complicado né?!
    eu vi você falando de pedágios, isso é pelas estradas da França? meu Deus como é caro.
    beijooss

    Responder
  3. Felipe

    Olá!

    Ricas informações. Vou em dezembro e pretendo ir de carro a partir de Lyon. Achas que a neve pode prejudicar a dirigibilidade?

    Grato,

    Felipe

    Responder
Deixe seu comentário: