Dicas de Bordeaux : o que fazer na cidade do vinho?

Em 17/03/2019 por Fabi Gama

Conteúdo dessa matéria: Dicas de Bordeaux, o que fazer em Bordeaux, onde ficar em Bordeaux – dicas de hotéis, dicas de restaurantes em Bordeaux, dicas gerais – como chegar, como se locomover, dicas de segurança, chip de internet.

Sabe quando você se apaixona por cada esquina de uma cidade? Foi assim com Bordeaux! Uma “pétit Paris” cortada pelo rio Garonne que pode ser explorada a pé ou de tram.

A cidade foi revitalizada e todos os prédios e monumentos são super conservados. Bordeaux é uma cidade bonita, bem planejada, animada e cercada por 112.000 hectares de vinícolas, lugar perfeito para quem ama vinho!

Como chegar

É muito fácil chegar em Bordeaux. A cidade fica a 2h de trem (TGV) ou a 55 minutos de avião de Paris.

Bordeaux está localizada na região de Aquitânia na costa sudoeste da França, perto da bela região da Dordonha e de La Rochelle.

Há trens ligando Bordeaux a diversas cidades da França. Para checar as rotas e valores entre no site oficial do Rail Europe.

Nós desembarcamos no aeroporto de Bordeaux e alugamos um carro, pois seguimos primeiro para a região da Dordonha.

Mas para quem não vai alugar carro, existe uma linha de bus (30’ Direct) que liga o aeroporto à estação de trem St. Jean que fica no centro da cidade. O ticket custa 8 euros por trecho e você pode conferir os horários aqui.

De lá você pode seguir para o seu hotel de tram (linha C) ou de táxi, dependendo da localidade.

Como se locomover

 

A pé

Bordeaux é uma cidade relativamente grande mas o centro histórico (a “Old Town”) pode ser explorada a pé. A maior parte das atrações fica no centrinho.

De transporte público

Mas existem também três linhas de trem de superfície (tram) que te levam para qualquer cantinho da cidade, perfeito para quando estamos cansados ou para atrações que ficam fora do centro como o imperdível museu La Cité du Vin, acessível em menos de 10 minutos a partir da Esplanade des Quinconces no tram B (cor vermelha).

Eu usei o passe de turismo da cidade de Bordeaux (48h) que inclui o uso ilimitado do transporte público. O ticket unitário custa 1,70 euros, mas também existem outros tipo de passes só de transporte público, como por exemplo, o válido por 24h a partir da primeira vez que você usa o passe e inclui ônibus, tram e bat (barco) por 4,70 euros. Já o travelcard válido por 7 dias custa 13,70 euros.

Os tickets podem ser comprados no escritório de turismo de Bordeaux que fica pertinho da Esplanade des Quinconces e da Ópera (na esquina das ruas Cours du 30 Juillet e Allée d’ Orleans), online, nas lojas TBM ou nas máquinas de tickets nos principais pontos de tram.

Dica : toda vez que você entrar no tram é preciso validar o passe nas máquinas que ficam dentro do tram perto da porta. Não arrisque porque costuma haver fiscalização e multa caso você use transporte público sem ticket ou sem validar!

Saiba mais sobre o transporte público de Bordeaux nesse site InfoTBM.

De carro

Para explorar a cidade de Bordeaux em si carro não é necessário. Mas para quem quiser visitar várias vinícolas na região de St. Émilion ou quiser se hospedar no charmoso Hotel Les Sources de Caudalie, vale a pena alugar um carro.

Indicamos o site da RentCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

Melhor época

Bordeaux pode ser visitada o ano inteiro, mas entre a primavera e o outono a cidade fica ainda mais bonita e cheia de vida.

A colheita das uvas acontece entre os meses de setembro e outubro, alta temporada nessa região.

Estive em Bordeaux em meados do mês de março e peguei o clima ainda instável, com alguns poucos momentos de chuva, outros de sol, temperatura agradável na casa dos 13/15 graus e muitas magnólias e cerejeiras, que chegaram um pouco adiantadas nesse ano (normalmente elas florescem no final de março até meados de abril).

Os melhores meses para visitar a região são maio, junho, setembro e outubro.

Quantos dias

A cidade de Bordeaux foi uma grata surpresa pra mim! Pra ser sincera, eu achava que em meio dia veria a cidade. Fiquei 3 noites em Bordeaux, sendo que tive 2,5 dias para explorar a cidade incluindo o passeio de bate e volta que fiz a Saint-Émilion que levou cerca de meio dia.

Mas me apaixonei por Bordeaux e poderia passar uma semana me perdendo pelas ruas da cidade.

Mas a divisão ideal, na minha opinião, seria assim :

  • 1 ou 2 dias inteiros para a cidade de Bordeaux (de preferência 2 porque o museu La Cité du Vin merece uma tarde inteira).
  • 1 dia bate e volta para St. Émilion.
  • 1 dia bate e volta para as Duna de Pilat.
  • 2 noites no Hotel Les Sources de Caudalie.

 

Outra dica seria dormir 2 noites na região de St. Émilion para explorar as vinícolas que tem por lá. Eu fiquei um tempão paquerando o Hotel Grand Barrail Château nessa região, mas não tinha mais tempo para ficar por lá.

Onde ficar

Existem opções de hotéis para todos os bolsos em Bordeaux.

Evite se hospedar nos arredores da estação de trem St.Jean, por não ser uma área tão segura à noite.

Nos ajude a manter o blog!

Se você gosta das minhas dicas, roteiros e das matérias que posto aqui, se te ajudam no planejamento das suas férias, não deixe de fazer suas reservas pelos links aqui indicados, seja no Booking.com, Hoteis.com, SegurosPromo, America Chip. Você nos ajuda a manter o blog no ar e não paga nada a mais por isso!!! Cada um desses links têm um código de identificação do blog e você pode usar para reservar qualquer hotel em qualquer lugar no mundo e ainda nos ajudar!

Obrigada!

Algumas dicas de hotéis em Bordeaux:

Hotéis confortáveis

  • Quality Bordeaux – Esse hotel tem um ótimo custo x benefício é excelente localização, fica no centro histórico, bem perto das principais atrações da cidade. Saiba mais AQUI.

 

  • Hotel Majestic – Hotel com excelente localização, próximo do Grand Theatre (Ópera) e quartos confortáveis. Faça a cotação e saiba mais detalhes sobre o hotel AQUI.

 

  • Hotel du Theâtre – Hotel simples, mas arrumadinho e muito bem localizado com ótimo custo x benefício. Faça a cotação e reserva AQUI.

 

Hotéis de luxo

  • Le Palais Gallien – me hospedei por três noite nesse hotel boutique recém inaugurado. O hotel fica em um casarão super bonito, são apenas 22 quartos charmosos, confortáveis e super bem decorados. O atendimento é ótimo, assim como a localização – o Le Palais Gallien fica a 10 minutos caminhando do centro histórico de Bordeaux (da Ópera e da Rua Sainte-Catherine). Faça a cotação e reserve AQUI.

 

  • Hotel Intercontinental – Esse é um de luxo super tradicional na cidade e com excelente localização : fica em frente à Ópera e colado nas ruas de compras Sainte-Catherine e Cours de L’ Intendance. Faça a cotação e reserve AQUI.

 

Hotel Intercontinental

Hotel vinícola (fora do centro)

 

Para quem tiver tempo, minha dica é passar de 2 a 3 noites no fantástico Les Sources de Caudalie, um dos melhores hotéis da França!

O Les Sources de Caudalie é um hotel vinícola cercado por parreirais, localizado a cerca de 20 minutos de carro da cidade de Bordeaux. O hotel foi todo construído com madeira de demolição, o que dá um ar super rústico e aconchegante. ⠀

O hotel tem uma bela piscina interna aquecida e outra externa climatizada, além de ofurô e um super spa. O Les Sources de Caudalie disponibiliza gratuitamente bikes para os hóspedes explorarem os arredores. Há 3 restaurantes dentro do hotel, sendo um com 2 estrelas Michelin. O atendimento é impecável!

Não deixem de fazer a visita guiada na vinícola do hotel, a Smith Haut Lafitte que é super bacana! A produção de vinho é orgânica há 5 anos. As principais uvas dessa região são Cabernet Sauvignon e Merlot.

Lugar perfeito para descansar, beber muito vinho e comer bem! Para saber mais, fazer cotação e reservar clique AQUI.

Leia também a Review sobre nossos dias no Les Sources de Caudalie.

Hotéis em Saint-Émilion

Se eu tivesse mais 1/2 noites disponíveis eu passaria na região de Saint-Émilion que tem muitas vinícolas bacanas para visitar e eu fiquei louca para conhecer o hotel Grand Barrail Château (fica fora do centrinho de Saint-Émilion). Adoro esse tipo de hotel!

Já no centrinho de Saint-Émilion a dica é se hospedar no Hostellerie de Plaisance, hotel que tem o selo da Relais & Châteaux.

Dicas de restaurantes

  • Les Halles de Bacalan – um mercado (tipo Eataly e Timeout Market em Lisboa) que fica bem em frente à Cité du Vin. Um lugar com ambiente super bacana e movimentado com várias opções de restaurantes e bares de vinho e cerveja. Estive lá duas vezes, uma no almoço e outra no jantar porque adoro esse tipo de lugar. Tem meses internas e externas.

 

  • Chez Lolotte – um bistrô bem animado, com gente jovem e deliciosas opções de tapas. Achei um bom custo x benefício. Como um tartare delicioso que vinha acompanhado por uma massa divina (20 euros). Esse Bistrô fica bem pertinho do Grand Theatre (Ópera).

 

  • Creperie d’ Angele – amo os crepes franceses com trigo de sarraceno, típicos da Bretanha, região que está perto ali de Bordeaux. Comer crepe na França é uma delícia e barato, ótima opção para quem não quer gastar muito ou está sozinho como no meu caso (fico com preguiça e confesso que até meio sem graça de ir a um restaurante bom sozinha).

 

Outras creperias que o hotel me indicou : Sel et Sucre e Ballet Christophe.

Alguns restaurantes que eu passei na frente, dei uma olhada no menu e no ambiente e curti : Bistro Réno, Le Parlement des Graves e Brasserie Le Noailles.

Compras

Para quem quiser paquerar vitrines e fazer compras, vale a pena bater perna na rua de pedestres Sainte-Catherine. Por lá você vai encontrar lojas como Zara, Mango, Sephora, H&M e inclusive uma Galeries Lafayette.

Já as lojas de grife como Louis Vuitton e Massimo Dutti ficam na bela Avenida Cours de L’ Intendance.

O que fazer

A maior parte das atrações turísticas de Bordeaux fica no centro histórico e são facilmente acessíveis a pé:

  • La Cité du Vin – um museu totalmente interativo que conta a história do vinho no mundo. Reserve pelo menos uma tarde inteira para esse museu. A entrada custa 20 euros (inclui uma taça de vinho) e é gratuita para quem tem o Bordeaux City Pass. Mas atenção : Se você tiver o passe tem que entrar no museu antes de meio dia. Após esse horário é cobrado um valor de 5 euros. Comece a visita pela exposição permanente e ao final suba de elevador até o terraço panorâmico para tomar sua taça de vinho com vista da cidade. Há opção de vinho do mundo todo, mas claro que escolhi um francês. A exposição permanente é incrível! Há vários filmes para assistir em ambientes diferentes, além de ser tudo super interativo. Para chegar lá pegue o tram B no centro de Bordeaux e desça na estação La Cité du Vin (São menos de 10 minutos de tram a partir da Esplanade des Quinconces, uns 40 minutos a pé).

 

  • Pont Jacques Chaban-Delmas – localizada bem perto da Cité du Vin, essa ponte incrível foi inaugurada em 2013 e tem 575 metros de comprimento e 77 metros de altura, sendo a ponte com elevação mais alta da  Europa! À noite os pilares da ponte são iluminados na cor azul quando a maré está alta e de verde quando está baixa.

 

  • Jardin Public – esse jardim fica bem pertinho do hotel Le Palais Gallien onde me hospedei. Dei sorte de pegar o jardim bastante florido com magnólias e cerejeiras no início da primavera. Para quem não sabe, essas árvores florescem por apenas duas semanas ao ano.

 

  • Place de la Bourse e Miror d`Eau – essa é uma das atrações mais famosas de Bordeaux, o maior espelho d`água do mundo foi criado em 2006 pelo paisagista Michel Corajoud na Place de la Bourse, que levou 20 anos para ser construída no século XVIII . Eu estava louca para ver o espelho d` água mas por causa do inverno fica desativado entre novembro e abril.

 

Credito: Office de Tourisme de Bordeaux
Credito: Office de Tourisme de Bordeaux
Credito: Office de Tourisme de Bordeaux
  • Catedral Saint-Andre – a suntuosa catedral de Bordeaux está localizada na Place Pey-Berland onde também fica o Palais Rohan/Hotel de Ville (prefeitura da cidade). A catedral tem uma torre separada chamada Pey-Berland Tower. Quem tiver disposição pode subir os 231 degraus da torre e ter uma vista panorâmica da cidade. A entrada dessa atração custa 6 euros, mas é gratuita para portadores do passe de turismo de Bordeaux. A entrada da catedral é gratuita.

 

  • Basílica de Saint-Michel – igreja gótica localizada na Place Meynard, repleta de cafés com mesinhas na calçada, essa igreja foi construída entre os séculos XIV e XVI. A torre da Basílica (Flèche Saint-Michel) pode ser visitada. Do topo do terraço panorâmico a 47m de altura se tem uma bela vista da cidade. A entrada custa 5 euros e é gratuita para portadores do passe de turismo Bordeaux City Pass. A entrada da igreja é gratuita.

 

 

  • Port Cailhau – esse belo portão de defesa que fazia parte das muralhas da cidade foi construído no século XV em comemoração a vitória de Carlos VIII em Fornoue (Itália). A 23 m de altura, no topo da torre, se vê o rio Gardonne e a Ponte de Pedra (Pont de Pierre) de Bordeaux. A entrada custa 5 euros e é gratuita para portadores do passe de turismo Bordeaux City Pass.

 

  • Grand Théâtre (Ópera) – Decorado nas cores da realeza – azul, branco e dourado, o Grand-Théâtre, uma obra-prima arquitetônica do século XVIII  é atualmente a Ópera Nacional de Bordeaux. No decorrer de sua longa história recebeu peças teatrais, óperas e concertos. Nos meses de julho e agosto, os portadores do passe de turismo de Bordeaux tem entrada gratuita para visitar a exposição de verão. O Grand Théâtre fica na Place de la Comedie, cercado por cafés e em frente ao tradicional Hotel Intercontinental.

 

Grand Theatre
Grand Theatre
Hotel Intercontinental
Hotel Intercontinental
Grand Theatre
Hotel Intercontinental
  • Esplanade des Quinconces e Monument aux Gironds – Este é um dos locais mais fotografados na cidade e o mais emblemático da Revolução francesa em Bordeaux com o famoso monumento construído para os Girondins. Esta praça de 12 hectares é a maior da Europa. A palavra Quinconces refere-se à forma como as árvores são plantadas, em fileiras escalonadas. A Place des Quinconces é o local onde são realizadas feiras, circos, eventos esportivos e artísticos durante todo o ano. Além disso,  a Estação de Quinconces é um hub de transporte (Tram B & C e várias rotas de ônibus). Em março havia um enorme parque de diversões ocupando toda a praça.

 

  • Grosse Cloche (The Big Bell) – O sino foi lançado em 1775 e pesa 7.750 quilos! Ele toca 6 vezes por ano para grandes celebrações como o dia da Bastilha. A porta de entrada onde o sino está pendurado também teve uma função defensiva e serviu como uma prisão. Os jovens que se comportaram mal eram confinados lá. É possível entrar nesse monumento e está incluído no passe de turismo.

 

  • Margens do Rio Gardonne – ao longo das margens do rio Gardonne é possível caminhar por uma promenade ou alugar uma bike para pedalar. Veja a famosa Pont de Pierre (ponte de pedra) projetada durante o império de Napoleão I ou faça um passeio de barco pelo rio.

 

  • Museus – a cidade de Bordeaux tem muitas opções de museus como o Museu de Aquitânia, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Decorativa e Design e Musée des Beaux Arts, todos incluídos no passe de turismo de Bordeaux.

 

  • Quai de Chartrons – entre o centro de Bordeaux e a Cité du Vin, às margens do rio Gardonne, há uma área que foi revitalizada e antigos armazéns foram transformados em lojas, cafés e bistrôs. É possível chegar nessa região fazendo uma caminhada ou usando o Tram B.

 

  • Praças e ruelas – uma das coisas que mais gostei de fazer na cidade foi bater perna, principalmente na região de Saint-Pierre, me perder pelas ruelas estreitas e praças repletas de cafés e restaurantes com mesinhas ao ar livre. Uma delícia! Não deixe de passar pela Place Saint-Pierre e Place du Parlament.

 

 

Bate e volta

A partir de Bordeaux há duas opções de bate e volta bem bacanas usando transporte público.

Eu só tive tempo de ir a Saint-Émilion, mas um lugar que eu queria muito conhecer eram as Dunas de Pilat. Como o clima ainda estava muito instável e eu só tinha tempo para um dos dois passeios acabei optando por Saint-Émilion.

Saint-Émilion

Saint-Émilion é uma cidade medieval super charmosa localizada em uma região que é grande produtora de vinhos, a apenas 40km de Bordeaux.

Existe um trem que liga Bordeaux a Saint-Émilion em cerca de 30 minutos, mas essa linha está fechada por causa de obra até 29/09/19. Durante esse período é preciso pegar um trem de Bordeaux para Libourne (27 min) e de lá um bus (20 min). O bus te deixa na estação de trem e ainda é preciso caminhar por 15 minutos até a cidade (1,5 km). O ticket ida e volta custa 19 euros e eu comprei na hora na estação de trem de Bordeaux, mas você também pode comprar antecipadamente pelo site da Rail Europe. Não esqueça de sempre validar o ticket antes de embarcar no trem!

Há várias opções de ótimos restaurantes bacanas em Saint-Émilion. Almocei no La Côte Braisee um menu de 4 etapas por 25 euros – o magret de pato estava divino! Para quem quiser algo ainda mais especial, os restaurantes Logis de la Cadène e La Table de Plaisance têm estrela Michelin. Reserve com antecedência.

Além disso, uma dica bacana é passar no escritório de turismo antes de começar a explorar a cidade (fica na Place du Clocher). Lá você pode pegar um mapa com as principais atrações. O vilarejo é bem pequeno, pode ser facilmente explorado a pé. Na Place du Clocher tem um mirante com bela vista de Saint-Émilion. Aproveite pra paquerar os vinhos na loja La Grand Cave que também fica nessa praça. Ao redor da Place de L’Eglise Monolithe há vários restaurantes e lojinhas, muitas vendem vinhos.

Duna de Pilat

A duna de Pilat está localizada perto de Arcachon, a cerca de 1h de trem de Bordeaux. A Duna du Pilat se estende sobre 616 metros de leste a oeste e mais de 2,9 km de norte a sul, contém cerca de 55 milhões de metros cúbicos de areia e é banhada pelo oceano Atlântico. Para chegar lá é preciso pegar um trem na estação St.Jean em Bordeaux até Arcachon. Esse trajeto dura 1h. Em Arcachon pegue o bus em direção a Duna de Pilat que fica a 13 km de distância.

credito : DuneduPilat.com

Vinícolas (wine tour)

A única vinícola que visitei foi a Château Smith Haut Lafitte que pertence ao Hotel Les Souces de Caudalie, onde me hospedei por duas noites.

A visita guiada deve ser previamente agendada (site oficial). Há várias opções de visita. A nossa foi em inglês e durou cerca de 1h, passando por todas as etapas de produção do vinho, com bastante explicação (a guia era excelente). No final da visita, degustamos dois vinhos tops da vinícola. A produção do vinho é orgânica há 5 anos e a vinícola tem vários cuidados com meio ambiente que achamos super interessante. Além disso, 90% dos barris de carvalho usados na vinícola são produzidos por um único funcionário que faz 3 barris por dia.

A Smith Haut Lafitte produz 300 mil garrafas de vinho por ano. Com as uvas que não servem para a produção de vinho são feitos os cosméticos da marca Caudalie.

Eu gostaria de ter visitado mais duas vinícolas, mas não tive tempo. Mais do que isso fica repetitivo.

No site da Secretaria de Turismo de Bordeaux há várias opções de tours em vinícolas! Vale a pena dar uma conferida AQUI.

 

Passe de turismo

O passe de turismo de Bordeaux (Bordeaux City Pass) inclui o uso ilimitado do transporte público e a entrada gratuita em mais de 20 atrações e museus, além de oferecer descontos em outros. Você ainda pode escolher um dentre os seguintes passeios : tour guiado pela cidade, passeio no trem turístico ou no ônibus sightseeing (um deles, a sua escolha, está incluído no passe).

Existe a opção de passe de 24h (29 euros), 48h (39 euros) e 72h (46 euros).

Para vocês terem uma ideia, só a entrada do museu La Cité du Vin custa 20 euros. E o passe de transporte público válido por um dia custa 4,70 euros. Então só aí vocês já sai de 24,70 euros.

Achei que o passe compensou pela praticidade também! Você tem tudo em um único cartão. Que por sinal é muito fofo!

Você pode comprar o passe diretamente no site oficial clicando AQUI ou no Escritório de Turismo de Bordeaux que fica pertinho da Esplanade des Quinconces e da Ópera (na esquina das ruas Cours du 30 Juillet e Allée d’ Orleans).

Aproveite para passar no Office de Tourisme de Bordeaux e pegar mapa, panfletos e informações sobre a cidade.

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Eu levei o novo chip da America Chip (plano “4G Europa”) para a França e funcionou super bem!!!

Minha dica: se você vai para a França ou para qualquer outro destino da Europa, compre o plano “4G Europa”  da Easysim4u (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Com a America Chip você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10. 

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior! No último dia de viagem levei um tombo em uma escada em Atenas que podia ter sido super sério! Fiquei por dias com a coluna doendo e na queda apoiei os pulsos no degrau da escada, poderia até ter quebrado. Às vezes uma bobeira dessas pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Segurança

Bordeaux é uma cidade segura, mas tome MUITO cuidado com os batedores de carteira (pickpockets), comuns em todas as grandes cidades da Europa e, como já fui vítima, posso dizer com propriedade que eles são muito profissionais, por isso, todo cuidado é pouco.

Não pendure bolsas em cadeiras de restaurantes e tome muito cuidado dentro dos trams e também na região da estação de trem St. Jean, por onde deve-se evitar andar à noite. Não se hospede em hotel nas proximidades da estação de trem – normalmente essa região não é tão segura e isso vale para quase todas as cidades da Europa!

Fique sempre atento em relação à bolsa (dê preferência por usar bolsas transpassadas no corpo) e outros pertences (malas, celulares, câmeras), evite mochilas, ande sempre com o dinheiro e o passaporte em pochetes internas (por dentro da roupa)!

Uma dica : mantenha uma cópia escaneada do seu passaporte no seu email. Em caso de furto você poderá acessar a cópia de qualquer computador ou celular.

Nota : essa dica vale para qualquer cidade grande da Europa! Meu objetivo não é assustar ninguém, apenas alertar que, seguindo os passos acima e tendo o mínimo de cuidado, nada vai te acontecer! Por experiência própria posso dizer que esse tipo de situação de furto de bolsa, passaporte e dinheiro acaba com uma viagem! Sem contar nos inúmeros relatos de que tenho conhecimento.

Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean
Estação de trem St. Jean

Daqui pra onde

A partir de Bordeaux você pode seguir para :

  • Paris – 2h de trem ou 55 minutos de avião. Leia todas as nossas matérias sobre Paris clicando AQUI.

 

  • Dordonha – Bordeaux fica a 2h de carro de Sarlat, que foi nossa base na Dordonha (em breve vou publicar a matéria aqui).

 

  • La Rochelle – depois de Bordeaux segui de trem para La Rochelle (2h15) e amei a cidade! Em breve vou publicar a matéria aqui.

 

  • Bretanha – Bordeaux fica bem perto da região da Bretanha, então vale a pena esticar até lá. Para ler tudo sobre a Bretanha clique AQUI.

 

  • Normandia – a belíssima região da Normandia e do Mont Saint Michel também não ficam longe e vale a pena fazer no mesmo roteiro. Para ler tudo sobre a Normandia clique AQUI.

 

  • Vale do Loire – essa bela região da França também está bem perto de Bordeaux. Leia a matéria completa sobre o Vale do Loire AQUI.

 

Leia também

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Alexandre

    Excelente post. Bem completo. Parabéns.

    Responder
  2. Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
  3. Marisa Barbosa

    Oi Fabi, pra variar post completo e cheio de ótimas dicas. Ansiosa por voltar à Bordeaux. Obrigada! Beijos

    Responder
  4. Maria de Lourdes Gurgel

    Fabi..tudo bem??? adorei o seu post, estamos indo para Bordeaux agora em Outubro de 2019, valei as dicas. Obrigada.

    Responder
Deixe seu comentário: