Vale do Loire, França

Em 24/01/2017 por Vanessa

Em setembro de 2016 passamos dias inesquecíveis na França! Fomos a Normandia, Bretanha e terminamos a viagem no Vale do Loire.

O Vale do Loire, patrimônio mundial da UNESCO, é uma região de contos de fadas, com inúmeros castelos e cidades históricas localizadas ao longo do Rio Loire.

Fica a menos de 3 horas do centro de Paris e pode ser facilmente conjugada com uma viagem a cidade luz.

Nós estávamos em Saint Malo, na Bretanha, e demoramos pouco mais de 3 horas de carro para chegar no Vale do Loire. Fomos a todos os castelos de carro usando o nosso GPS, bastava digitar o nome do chateau. Há estacionamentos próximos as entradas dos castelos.

Onde ficar

Como prefiro me hospedar em cidades menores e charmosas a cidades maiores, escolhi como base a cidade de Amboise mas muita gente se hospeda em Tours pois há trem de Paris até lá.

Amboise e seu castelo

Amboise fica situada na margem do Rio Loire e, apesar de possuir um pequenino centro histórico, é riquíssima em cultura. Muitos reis franceses viveram em seu castelo, cartão postal da cidade.Abaixo fotos do centro histórico de Amboise.

Outro morador ilustre do local foi Leonardo da Vinci, personagem que sempre me fascinou por seus inventos e , claro, pelo mistério que ronda o quadro de Monalisa!

 

 

Onde se hospedar

Nós ficamos 2 noites no Le Manoir Saint Thomas . A mansão tem ótima localização, bom custo benefício e fica a uma curta caminhada do centro histórico de Amboise , do Castelo de Amboise e da casa de Leonardo da Vinci (Clos Lucé).

Nosso quarto era o mais barato, o quarto tradition. É muito espaçoso, possui ar condicionado e o banheiro é enorme ! A decoração é pesada, com móveis escuros, mas combina com o estilo antigo da casa.

O café da manhã é muito bom! Croissants quentinhos, diversos tipos de queijo, frios, ovos cozidos, frutas, iogurtes, doces, café, leite e  suco de laranja fazem parte do desjejum.

O hotel possui estacionamento privativo gratuito e a rede WiFi , com ótimo sinal, pega nos quartos e nas áreas comuns. Há uma pequena piscina mas não usamos.

O funcionários são simpáticos e educados. Eles ainda fornecem ao hóspede um mapa da cidade e indicam as principais atrações.

O que fazer em Amboise

  • Château de Amboise: o castelo  é o cartão postal da Amboise e proporciona uma bela vista da cidade. Fica aberto todos os dias do ano, exceto dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. O ingresso para adulto custou 11,20 euros e deu direito a visitar o castelo por dentro também. O que mais me chamou atenção no Château foi saber que em sua capela , localizada na área externa, está enterrado Leonardo da Vinci. Confesso que fiquei emocionada quando vi o túmulo. Ao comprar o ingresso o visitante recebe um guia (tem em português) com toda a história do lugar, detalhes e curiosidades sobre os quartos e diversas salas do castelo. Vale a pena ler! Para mais informações clique aqui .

 

Vista do Castelo

Capela onde está o túmulo de Leonardo da Vinci

  • Clos Lucé: a casa onde Leonardo da Vinci viveu os três últimos anos de sua vida é um programa imperdível! Visitamos o quarto do mestre, o belíssimo oratório, os salões e a sala onde Leonardo da Vinci recebia o rei François I ,nobres , embaixadores e outros artistas. O tour na casa termina na sala das maquetes, dedicada às suas invenções. As maquetes foram concebidas pela empresa IBM mas utiliza materiais da época de Leonardo.
    Não deixe de andar pelos jardins! Há 20 maquetes gigantes e desenhos de Leonardo espalhados pelo parque.
    O ingresso adulto para a casa e os jardins custa 15,50 euros de 1º de março a 15 de novembro e 13 euros nos demais meses. Há guia impresso em português. Para mais informações clique aqui.

 

Vista da casa de Leonardo da Vinci, com o castelo de Amboise ao fundo

Sala das Maquetes

Sala das Maquetes

Sala das Maquetes

Jardins e a casa de Leonardo da Vinci ao fundo

 

Os castelos do Vale do Loire

São diversos castelos espalhados pela região e como tínhamos pouco tempo visitamos quatro ,além do Castelo de Amboise. Compramos os ingressos na hora. Foram esses:

  • Chambord: a cerca de 1 hora de carro de Amboise , o castelo encontrava-se em obras na época que fomos e , devido ao movimento das retroescavadeiras, só era possível fotografar a parte de trás do chateau. Possui uma arquitetura muito bonita e grandiosa. Nós não visitamos o castelo por dentro mas se você tiver interesse, para informações sobre tarifas e horários clique aqui .

 

  •  Cheverny: adoramos esse castelo!! Não é tão imponente como outros na região mas é lindo! O Cheverny inspirou o escritor belga Hergé, criador do personagem de Tintin, a desenhar o castelo de um dos personagens da famosa história em quadrinhos. Há uma exposição permanente sobre Tintin no local. Outra atração famosa no château é o canil com mais de cem cachorros, frutos de cruzamento de uma raça inglesa com outra francesa. Pegamos o finzinho da hora de alimentação deles, que na data que fomos, em 12 de setembro , acontece às 11h30. Não deixe também de passear pelos seus belos jardins e se você visitar o castelo em abril ainda poderá ver campos de tulipa!! Fiquei doida pra voltar nessa época! Para informações sobre tarifas e horários clique aqui.

Os Castelos de Chambord e Cheverny são próximos, cerca de 20 minutos de distância de carro , e podem ser visitados num mesmo dia. Depois de ir aos dois castelos passeamos por Blois, cidade universitária situada  a margem do Rio Loire. Não nos preocupamos em ir a pontos turísticos, apenas caminhamos sem rumo pelo centrinho histórico. Para quem estiver com overdose de castelos vale a pena dar uma passadinha por lá (rs) !

 

  • Chenonceau: conhecido como o “Castelo das Damas” a visita a esse chateau tem que estar no roteiro!! Os jardins são lindos e o fato de  pousar sobre a água do Rio Cher deixa o lugar ainda mais mágico! Não deixe de passear pelos jardins de Diane e de Caterine. Há guia impresso em português contando toda a história do lugar. Para informações sobre tarifas e horários clique aqui .

 

  • Villandry: este château foi adquirido em 1906 por Joachim Carvallo, cientista de renome, e sua esposa, e foi totalmente restaurado a fim de que pudesse voltar ao seu desenho renascentista original. Hoje a propriedade pertence ao bisneto de Joachim e é aberto ao público para visitação. A grande atração desse castelo são seus jardins. Passeie pela horta, o jardim do sol e da água, suba no mirante cheio de parreirais e tenha uma vista belíssima do castelo. Para informações sobre horários e tarifas clique aqui .

Gastronomia

Comemos muito bem em Amboise! No centrinho da cidade, próximo a entrada do castelo, há diversos restaurantes. No nosso primeiro dia lá almoçamos no restaurante Via Roma. Comemos o menu do dia, estava saboroso e tinha bom custo benefício.

Jantamos na primeira noite no restaurante L´Epicerie ,também localizado na rua principal. Pedimos o menu com entrada, prato principal e sobremesa. Tudo estava  delicioso!!

Na nossa última noite jantamos no restaurante La Reserve . Muito bom!! Comida excelente e bom atendimento!

Para os fãs de sorvete, há uma filial da gelateria Amorino na rua principal de Amboise!

 

Posts Relacionados:

 

Você também pode gostar de ler:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Vanessa
Vanessa: 37 anos, carioca, amiga da autora há mais de 20 anos, adora viajar, especialmente para destinos de praias paradisíacas e, com frequência, compartilha suas dicas e fotos de viagens no instagram @LoucosPorViagem. É a revisora oficial do blog!
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Essa região é uma delícia! saudades da França!

    Responder
  2. Oi Vanessa
    Td bem?
    Gostaria de ir com duas primas p essa região….em qtos dias vc fez esse passeio? Qto vc gastou mais ou menos..
    Queremos ir sem marido e filhos ….só para passearmos muito…..bebermos vinho e fogicarmos tb kkkk
    Vc pode nos ajudar?
    Obrigada e Feliz 2018 com muitas viagens.

    Queremos ir nos últimos dias de janeiro até 9 de fevereiro…..

    Responder
    • Vanessa

      Oi Elideni!

      Conheci a cidade de Amboise e suas atrações mais os castelos mencionados no post em 2 dias !vc pode fazer em 3 ,com mais calma
      Além dos gastos com os ingressos para as atrações ( clica nos links que coloquei no post pra ir no site dos castelos ,lá tem os preços ) ,tem o gasto com alimentação ….lembro que achei os preços tranquilos ,padrão França rs Nos restaurantes vc pode pedir o menu do dia com entrada ,prato principal e sobremesa que tem um preço mais camarada ; )
      Hotel eu gastei 390 euros por 2 noites mas acredito que vc consiga preço mais em conta na época que vc vai
      Delicia de viagem pra beber vinho e fofocar : )
      Bjs!!!!

      Responder
    • Vanessa

      Um Ano Novo maravilhoso pra vc Tb!!com muita saúde e viagens incríveis !!

      Responder
  3. Escrevi fofocarmos tb….colocar as novidades em dia

    Responder
  4. Lilia

    Oiiii!
    Gostaria de saber se é possível visitar somente a parte externa dos castelos e se para isso é necessário comprar os ingressos?
    Bj Lilia

    Responder
    • Vanessa

      Oi Lilia!!!

      Nós só visitamos as áreas externas dos castelos . O único que não pagamos foi o Chambord mas na época estava em obras e a bilheteria se localizava dentro do castelo ….não sei como está agora …. Nos demais castelos nós pagamos ingressos para visita aos jardins
      Bjao!

      Responder
  5. Josilene

    Olá!
    Eu e meu marido iremos em Outubro, acha necessário comprar ingressos com antecedência para os castelos e casa do Leonardo?
    Att
    Bjs
    Josi

    Responder
    • Vanessa

      Oi Josi!!
      Nós fomos em setembro e compramos todos os ingressos na hora ,foi bem tranquilo!
      Não vejo necessidade de comprar com antecedência não
      Bjs!

      Responder
      • Josi Schuenck

        Que notícia boa! Obrigada!

        Responder
Deixe seu comentário: