Tudo sobre a cidade do Porto em Portugal

Em 05/06/2018 por Fabi Gama

Em abril/18 voltamos a Portugal depois de 7 anos sem visitar o país. Durante 17 dias de viagem passamos pelo Porto, região do Douro, Alentejo, Lisboa e terminamos com chave de ouro na encantadora Ilha da Madeira.

Já visitei o Porto algumas vezes e, pra mim, é a cidade mais bonita de Portugal. Para quem curte fazer enoturismo, vale a pena esticar até a região do Douro (a cerca de 1h do Porto) para conhecer as quintas e experimentar os vinhos.

Leia também : Tudo sobre a região do Douro – dicas e roteiro.

Como chegar

Nós viajamos do Rio de Janeiro direto para a cidade do Porto, localizada no norte de Portugal pela cia aérea TAP. Ao chegar no aeroporto nós alugamos um carro e seguimos para o nosso hotel no Porto.

Indicamos o site da RentalCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

Para quem não for alugar carro, há opção de metrô, ônibus e shuttle desde o aeroporto até o centro da cidade, além de táxi e uber (cerca de 15/20 euros a corrida).
A cidade do Porto fica a 2h30 (300km) de carro de Lisboa. Há também a opção de trem (comboio) e ônibus ligando as duas cidades.

Como se locomover

Para explorar a cidade do Porto esqueça o carro! Nós só alugamos um  porque ficamos apenas duas noites no Porto e de lá seguimos para a região do Douro e depois Alentejo. Mas na cidade do Porto nós deixamos o carro no estacionamento do hotel e fizemos tudo a pé.

Há também opção de metrô, ônibus e bonde para se locomover por lá e um passe de transporte público chamado Andante Tour em duas versões :

  • O Andante Tour 1 é válido durante 24 horas consecutivas após a 1ª validação e tem o custo de 7,00€.

 

  • O Andante Tour 3 é válido durante 72 horas consecutivas após a 1ª validação e tem o custo de 15,00€.

Ambos os títulos conferem acesso ao metrô e ônibus , permitindo um número ilimitado de viagens, durante o período de validade.

O Andante Tour tem que ser validado em todas as viagens nas máquinas das estações e pode ser comprado nos seguintes locais:

  • Lojas Andante
  • Bilheteiras CP com venda Andante
  • Postos de Turismo do Aeroporto e da cidade do Porto

 

Mas a melhor forma de conhecer cada cantinho dessa bela cidade é mesmo caminhando. Não esqueça de levar um sapato confortável!

Táxi é barato e também há a opção de uber. Existe uma estação de metrô no aeroporto.

Mas ATENÇÃO:

Existem dois tipos de pedágios em Portugal:

  •  Pedágios convencionais que você pode efetuar o pagamento no local ou passar direto e será debitado no “via verde” (tipo o nosso “sem parar”).

 

  • “Portagens” nas autoestradas – essas portagens são pedágios eletrônicos – você passa por um portal e não há a opção de efetuar o pagamento no local! Nesses portais o valor do pedágio é debitado automaticamente do via verde ou você terá que efetuar o pagamento em uma agência dos correios dentro do prazo de 5 dias depois de ter passado por uma dessas portagens. Ao lado de cada portagem há uma placa com o valor que será debitado no via verde – por exemplo entre Peso da Régua e Aveiro passando pela A24 e A25 nós cruzamos 12 portagens que variavam de 0,20 a 1,55 euros (a maioria custava 0,65/0,75 euros). O via verde apita cada vez que o carro passa por uma portagem, sinalizando que o valor foi debitado. A locadora SIXT nos cobrou uma caução de 75,00 euros para efetuar o pagamento dos pedágios e a diferença foi devolvida no final no cartão de crédito. Gastamos em torno de 40,00 euros de pedágios em dez dias de carro alugado em Portugal.

 

Na locadora, no momento em que retiramos o carro na loja do aeroporto do Porto, nos foi oferecido acionar o via verde ao custo de 1,85 euros por dia limitado a 18,00 euros por locação (ou seja, se você ficar 20 dias com o carro só paga 18,00 euros). Se nós não optássemos por ativar o via verde teríamos que efetuar o pagamento de cada uma dessas portagens em uma agência dos correios no prazo de 5 dias após ter passado por uma. Atenção, pois essas portagens fotografam as placas do carro e se não forem pagas dentro do prazo indicado a multa é cara!!! A locadora pode levar alguns meses para te cobrar a multa, mas acreditem, eles cobram tudo no cartão de crédito!

Minha opinião : quem for fazer uma road trip por Portugal TEM que pagar para acionar o via verde no carro alugado! Não faz sentido durante uma viagem você se dirigir a uma agência dos correios a cada 5 dias para pagar o valor correspondente às portagens. É uma economia que não compensa! Além disso, mesmo nos pedágios em que se pode efetuar o pagamento no local, quando você está com o via verde, não precisa entrar na fila, parar, procurar trocado para pagar… você passa direto pela faixa especial para os carros com o via verde. Muito mais prático!

Melhor época

A cidade do Porto pode ser visitada o ano todo. A melhor época para visitar a região vai de abril a outubro, que são os meses mais quentes e ensolarados. Tudo fica mais bonito e colorido no verão, mas o inverno não chega a ser tãaaaao rigoroso.

Nós estivemos no Porto no finalzinho de março e pegamos mais frio do que o esperado. Mas normalmente nessa época de final de março/ início de abril a temperatura já está mais agradável nessa região!

Quanto tempo

Ficamos apenas duas noites no Porto porque já tínhamos visitado a cidade algumas vezes. De lá seguimos até Peso da Régua, uma das principais cidades bases para explorar a região do Douro. Esse trajeto leva aproximadamente 1h30 por uma autoestrada pedagiada.

O ideal é ficar pelo menos 2 dias no Porto. Se puder ficar 3 dias melhor!

Onde se hospedar

É possível se hospedar no Porto ou na vizinha Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro. Abaixo algumas opções de hotéis bacanas:

Se  você gosta das nossas dicas, faça suas reservas pelos links indicados, ainda que você escolha outro hotel. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!

 

Em Gaia :

  • The Yeatman – nos hospedamos nesse hotel e adoramos! O The Yeatman tem uma localização excelente: o hotel fica debruçado sobre o rio Douro e a cidade do Porto. A vista panorâmica é maravilhosa! Os quartos são espaçosos e confortáveis e todos tem vista para o rio e para o Porto. O buffet de café da manhã é variado e farto. Além disso, há uma piscina aquecida interna e outra externa. Para saber mais detalhes sobre o hotel leia como foi a nossa estadia clicando AQUI. Para fazer cotação e reservar sem custos adicionais clique AQUI.

 

No Porto :

  • Vincci Porto – esse hotel tem uma ótima localização (cerca de 15 minutos caminhando da Ribeira) e fica bem em frente ao rio. Os quartos são confortáveis, novinhos e bem equipados. O café da manhã é excelente e o hotel tem estacionamento. Tem um bom custo x benefício. Para fazer cotação e reservar sem custos adicionais clique AQUI.

 

  • Pestana Vintage Porto – esse hotel tem uma localização perfeita : fica às margens do Douro na deliciosa região da Ribeira. Os quartos são confortáveis e alguns tem vista para o Rio Douro e para a ponte D. Luís I. Para fazer cotação e reservar sem custos adicionais clique AQUI.

 

  • Pestana A Brasileira – Récem inaugurado (mar/18), esse hotel é muito bem localizado, fica pertinho de várias atrações da cidade  e oferece todo conforto aos hóspedes. Para fazer cotação e reservar sem custos adicionais clique AQUI.

 

  • Pão de Açúcar – hotel bom, barato e com boa localização. Para fazer cotação e reservar sem custos adicionais clique AQUI.

 

  • Para ver mais opções de hotéis no Porto clique AQUI.

 

Restaurantes

Abaixo algumas dicas de bares e restaurantes na cidade. Aproveite para experimentar um prato típico do Porto chamado “francesinha”.

  • O Paparico (Porto) – Esse restaurante é super indicado mas aviso logo que é caro (jantar para duas pessoas com vinho não sai menos de 200,00 euros). O restaurante fica um pouco afastado da região da Ribeira (uns 15 minutos de carro). O ambiente é agradável (bem românticozinho), o serviço excelente e a comida é muito gostosa, mas o cardápio é bem enxuto. É recomendável reservar com antecedência. Para entrar no site clique aqui.

 

 

  • Vinhas d’Alho (Porto) – esse restaurante fica no Muro dos Bacalhoeiros na Ribeira. Há vários restaurantes agradáveis nessa área com bela vista do Rio Douro e da Ponte D. Luís I. Jantar para duas pessoas com vinho deu 45,00 euros.

 

 

  • Vinum Restaurant & Wine Bar – eu estava louca para conhecer esse restaurante que fica dentro da Cave Grahams, mas não consegui encaixar no meu roteiro. Essa cave pertence ao grupo inglês Symington que é dono de marcas famosas como Dow e Grahams. Visitamos a Quinta do Bomfim que pertence ao mesmo grupo na Região do Douro e adoramos! Para reservar clique aqui.

 

  • Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (Porto) – essa lojinha é uma gracinha e também tem unidades em Lisboa. Boa opção para fazer um lanche rápido – há opção de bolinho de bacalhau puro ou com queijo da serra da estrela.

 

 

  • Adega Presuntaria Transmontana (Vila Nova de Gaia) – esse restaurante já existe há muitos anos e nós adoramos! Tem um ótimo custo x benefício. Comemos um delicioso polvo para dias pessoas com uma garrafa de vinho e conta deu 50,00 euros.

 

 

  • The Yeatman (Vila Nova de Gaia) – mesmo que você não esteja hospedado no hotel vale a pena conferir o bar, especialmente para tomar um drink ou uma taça de vinho no final do dia, ao pôr do sol. No cardápio há algumas opções de lanches rápidos como hambúrguer com salada e batata frita por 16,00 euros. A área externa do bar tem uma vista panorâmica maravilhosa do Rio e da cidade do Porto. Quem quiser pode emendar com um jantar no restaurante do hotel que tem estrela Michelin. Para saber mais sobre o The Yeatman leia como foi nossa estadia lá clicando aqui.

 

 

  • 360 Terrace Lounge (Gaia) – esse bar fica no terraço da Cave Porto Cruz em Gaia e tem uma vista linda do Porto, do rio e da ponte. Lugar bacana para curtir o fim de tarde tomando um vinho. Para mais informações e reservas clique aqui.

 

  • Mercado Beira Rio (Gaia) – esse mercado tem várias opções de comidinhas rápidas. Fica em Vila Nova de Gaia bem em frente à estação de teleférico. Para saber horário de funcionamento clique aqui.

 

 

O que fazer

 

No Porto :

Passear na Ribeira

A região da Ribeira fica nas margens do Rio Douro, no centrinho histórico no Porto. A área é muito agradável para caminhar, há várias opções de bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre e vista para o rio e para a bela ponte D. Luís I.

Cruzeiro das Seis Pontes

Quando estiver na Ribeira aproveite para fazer um passeio de barco pelo Douro até a Foz do rio, passando por seis pontes. O passeio dura cerca de 1h e custa 15,00 euros por pessoa. Não precisa reservar com antecedência pois os barcos saem de hora em hora.

Palácio da Bolsa

A visita guiada custa 9,00 euros por pessoa e dura 45 minutos. É preciso reservar com antecedência pelo site oficial. Eu nunca visitei o palácio por dentro, mas para quem tiver tempo sobrando vale a pena.

Fundação Serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural que reúne um Museu de Arte Contemporânea desenhado por Álvaro Siza Vieira e uma Casa, exemplar único da arquitetura Art Déco, ambos integrados num Parque histórico com 18 hectares. O conjunto do património paisagístico e arquitetônico da Fundação foi classificado como Monumento Nacional em 2012.

A entrada no Museu inclui a entrada no Parque e custa 10,00 euros. Se você só quiser visitar os jardins como nós fizemos o ingresso custa 5,00 euros.

Catedral da Sé

Visite a Catedral da Sé e aproveite para caminhar pelas ruelas ao seu redor. Para conferir o horário de funcionamento da Catedral clique aqui.

Igreja de São Francisco de Assis

Coberta com mais de 300kg de ouro e conhecida por causa da obra “Arvore de Jessé”, essa igreja tem o interior muito bonito e é uma das mais importantes da cidade. A entrada custa 4,00 euros por pessoa. Há várias outras igrejas na cidade.

Jardins do Palácio de Cristal

Vale a pena visitar os jardins do Palácio de Cristal de onde se tem uma bela vista do Douro e da ponte Arrábida. Na primavera o jardim fica repleto de flores e magnólias. Entrada gratuita.

Compras na Rua de Santa Catarina

Bater perna e fazer comprinhas na Rua de Santa Catarina (só de pedestres) . Aproveite para conhecer o tradicional Café Majestic.

Livraria Lello & Irmão

Essa livraria é uma gracinha! Hoje em dia é cobrada uma entrada de 4,00 euros para visitá-la. Costuma haver fila na porta para entrar, mas depois que você compra o ticket na lojinha ao lado da livraria já entra direto.

Torre dos Clérigos

Fica ao lado da livraria Lello e a entrada custa 5,00 euros. São 200 degraus até o topo de onde se tem uma bela vista da cidade.

Ao lado da torre procure pela lojinha de Pastel de Bacalhau – ótima opção para lanche rápido.

Estação de trens São Bento

A estação fica a 5 minutos de caminhada da Torre dos Clérigos e vale a visita. Há murais de azulejos azuis dentro da estação que rendem boas fotos.

De lá caminhamos para a Catedral da Sé e cruzamos a ponte D. Luís I caminhando até Vila Nova de Gaia.

Foz do Douro

Se estiver de carro, vá até a Foz do Douro, onde o Rio Douro que nasce na Espanha  encontra com o Oceano Atlântico. Passeie  pelas praias, farol, parque Jardim do Passeio Alegre e Castelo de São João da Foz. Essa região é uma boa opção para ver o pôr do sol.

Em Gaia

Mosteiro Serra do Pilar

Do outro lado do rio Douro fica Vila Nova de Gaia. Atravesse a Ponte D. Luís I por cima caminhando até o Jardim do Morro de onde se tem uma vista linda do Porto. Aproveite para subir até o Mosteiro Serra do Pilar – a vista panorâmica da ponte e do rio compensa! Também é possível chegar nessa área de metrô – basta descer na estação Jardim do Morro.

Teleférico de Gaia

Se você cruzar a ponte D. Luís I da Ribeira até Gaia, pode subir até o Jardim do Morro de teleférico. O passeio é rápido, as cabines são fechadas e custa 6,00 euros por pessoa só ida e 9,00 euros ida e volta.

Mercado Beira Rio (Gaia)

Esse mercado tem várias opções de comidinhas rápidas. Fica em Vila Nova de Gaia bem em frente à estação de teleférico. Para saber horário de funcionamento clique aqui.

Caves de Vinho do Porto

São várias opções de caves em Gaia que oferecem visita guiada com degustação no final. As principais quintas são a Cálem, Sandeman, W&J Graham e Ferreira.

Compras

  • Rua de Santa Catarina – essa é uma rua de pedestres localizada no centro do porto com muuuitas opções de comércio, inclusive de marcas que nós brasileiros amamos como Zara, Mango, L`occitane etc. Aproveite para conhecer o Café Majestic, um dos mais tradicionais da cidade.

 

  • Corte Inglês (Gaia) – essa filial da loja espanhola Corte Inglês é enorme! São diversos andares onde você encontra de tudo – desde cosméticos, relógios, bolsas, acessórios, roupas até equipamentos fotográficos, papelaria e itens para casa. Há uma shuttle gratuita a cada dez minutos saindo do Jardim do Morro em Gaia (bem pertinho da ponte D. Luís I). Para maiores informações acesse o site oficial.

 

  • Shopping Arrábida (Gaia) – o melhor shopping da região é o Arrábida que fica em Gaia. Para maiores informações sobre lojas e horários clique aqui.

Segurança

Nos sentimos muito seguros em Portugal de uma forma geral! Você pode andar com câmeras profissionais e celular nas mãos, caminhar à noite pelas cidades etc.

No entanto, sempre convém observar procedimentos básicos de segurança, como não deixar nada dentro da mala do carro, muito menos bolsas e casacos no interior do veículo, usar pochetes internas para guardar passaportes e dinheiro. Isso vale para toda a Europa! Vale a pena ter certos cuidados que podem evitar um grande aborrecimento durante as férias, como aconteceu comigo em 2009 no Algarve (minha bolsa foi furtada dentro do nosso carro quando paramos por 5 minutos em um mirante na Praia da Marinha). E acreditem, isso acontece muito em Portugal e em toda a Europa.

Nas grandes cidades como Porto e Lisboa tenham muito cuidado com os “pickpockets” (carteiristas) – eles são oportunistas e conseguem bater carteiras, celulares, levar bolsas e abrir mochilas com muita facilidade em lugares com muita gente como em pontos turísticos (até mesmo dentro de museus, igrejas e restaurantes), transporte público e aeroportos. Ande sempre com a bolsa atravessada para frente.

Daqui pra onde

A partir do Porto vale a pena seguir até Peso da Régua para visitar a região do Vale do Douro que é belíssima! Recomendo ficar no mínimo 2/3 dias para curtir as quintas, os vinhos e os restaurantes com calma. O Douro oferece várias opções de programas bacanas aos turistas como almoços ao ar livre, piquenique no meio de vinhas, visitas guiadas interessantes, caminhadas pelos vinhedos, passeio de barco pelo Douro etc. Para ler a matéria completa com todas as dicas do Douro clique em Vale do Douro – Dicas e Roteiro.

 

Gostou das nossas dicas ? Então, aproveite para efetuar suas reservas pelos links indicados, ainda que você escolha outro hotel. Reserve o aluguel do carro, contrate o seu seguro saúde e o chip de internet usando os nossos links. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!

 

Matérias relacionadas

As matérias abaixo com link em azul já estão disponíveis para leitura. As demais vou publicar aos pouquinhos!

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
Deixe seu comentário: