12 trilhas imperdíveis na Suíça

Em 03/02/2019 por Fabi Gama

Pensando em curtir o verão na Suíça? Que tal fazer uma caminhada pelas montanhas e dar um mergulho em um lago?

Fiz uma listinha com as dicas de algumas das trilhas mais bonitas da Suíça, divididas por nível de dificuldade – fácil, intermediário e difícil.

Todas as trilhas na Suíça são bem demarcadas e sinalizadas, não há necessidade de guia!

Leia também :

 

Trilhas na Suíça

 

Nível : Fácil

As trilhas de nível fácil são perfeitas para quem não gosta de caminhar muito, não tem tempo, disposição ou para quem está com crianças.

Lago Blausee

O acesso ao famoso lago Blausee é muito fácil! A partir do estacionamento ou do ponto de ônibus para quem vai de transporte público leva-se menos de 10 minutos caminhando até às margens do lago. Programa ideal para quem tem crianças. A trilha ao redor do lago também é curta e fácil, além de ser praticamente plana com pequenos desníveis. A entrada custa CHF 8 por pessoa, mas hóspedes de hotéis da região de Kandersteg pagam só a metade (CHF 4). No local há uma lojinha, um restaurante e o Hotel Blausee. Para conhecer essa região você pode se hospedar em Kandersteg ou na vizinha Adelboden.

Leia também:

 

Blausee
Blausee
final de set no Blausee
final de set no Blausee
Blausee
final de set no Blausee

 

Lago Oeschinensee

Para chegar no lago Oeschinensee, um dos mais bonitos da Suíça e que também fica na região de Kandersteg, você precisa pegar o teleférico  Gondelbahn, que custa CHF 28 ida e volta por pessoa (portadores do Swiss Travel Pass tem 50% de desconto). Chegando no topo da montanha basta caminhar cerca de 20/25 minutos até o lago Oeschinensee, que está a 1600m de altitude. Nas margens do lago fica o Berghotel que também tem restaurante! Essa trilha é fácil, tem um desnível leve e não exige condicionamento físico. Vale a pena!  ⠀

Mas para quem quiser fazer uma caminhada um pouco mais pesada a partir do lago, recomendo a trilha Oeschinensee – Oberbargli – Heuberg que tem bastante subida e muitos trechos estreitos. Além disso, cruzamos alguns rios ao longo da trilha. São 4h de trilha com visuais incríveis.  O início dessa trilha está sinalizado nas margens do lago Oeschinensee.⠀

Leia também:

 

Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)
Oeschinensee (final de set)

 

Lago Gelmersee

O acesso ao lago Gelmer é bem fácil e divertido! É preciso pegar um funicular que chega a 106% de inclinação! O passeio é lindo e com direito à muita adrenalina! Ao chegar no topo da montanha você já vai sair praticamente no lago. A trilha para dar a volta completa no lago leva cerca de 2h, mas não é preciso fazê-la! Nós não tínhamos tempo suficiente para a trilha (que inclusive estava fechada por causa de um deslizamento), então caminhamos só uns 15/20 minutos por uma trilha plana e fácil. O Gelmersee fica na região de Grimselwelt, a cerca de 1h de Lucerna e de Interlaken e é acessível de carro ou de transporte público. Ali perto fica outra trilha bem bacana que leva até a Trift Bridge (mas essa é uma trilha nível intermediário e com bastante subida). Ah! no mesmo dia é possível fazer Gelmersee e Aare Gorge (veja abaixo).

Leia tambémO funicular Gelmerbahn e o lago Gelmersee

 

Gelmerbahn
Gelmerbahn
Gelmersee
Gelmersee
Gelmerbahn
Gelmerbahn
Gelmerbahn
Gelmersee
Gelmerbahn

 

Aare Gorge

Também na região de Grimselwelt fica o desfiladeiro Aare Gorge perto de Meiringen. A trilha de 1,4 km por dentro do cânion é feita sobre uma passarela de madeira. A caminhada leva cerca de 40 minutos/1h,  é fácil e bem demarcada, passa por pontes e túneis com poucos desníveis.  É um bom passeio para se fazer com crianças. A entrada custa CHF 9 para adultos, CHF 5 para crianças entre 6 e 16 anos e é gratuita até 5 anos. O desfiladeiro fecha durante o inverno. Em 2019 o Aare Gorge funcionará de 6/04 até 3/11 (pela entrada de Meiringen). Já a entrada de Innertkirchen só abre no dia 11/5/19. Site oficial AQUI.

Bannalpsee

O Bannalpsee é um lago lindo que fica no Vale de Engelberg. É bem fácil chegar a partir de Lucerna usando o transporte público. Suba pelo teleférico Fellboden- Bannalpsee e você já vai sair no lago. O lago é lindo, cercado por montanhas, a água é bem verdinha e a trilha ao redor do lago é fácil e agradável (dura cerca de 40min/1h, às vezes mais porque você vai querer parar para tirar muitas fotos!). O local é frequentado pelos próprios suíços, sendo uma boa opção para fugir do roteiro mais turístico. Havia muitas famílias com crianças. O teleférico custa CHF 21.

Leia mais :

 

Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee

Caumasee

O Caumasee é um lago muito bonito que fica no charmoso vilarejo alpino de Flims, a cerca de 1h30 de Zurique. O acesso ao lago a partir do centrinho de Flims é bem fácil, basta caminhar cerca de 10 minutos e descer um elevador gratuito até o lago. A trilha ao redor do lago é fácil e praticamente toda plana. O trajeto leva aproximadamente de 1h, mas não é preciso dar a volta completa se não quiser. Nos dias quentes é possível entrar no lago – as duas vezes que visitamos essa região foram no mês de setembro e pegamos dias quentes e ensolarados, por isso foi super tranquilo entrar no lago. A temperatura da água é fria, mas nada insuportável. Há um restaurante no local e pedalinhos.

Leia mais : Caumasee em Flims

mergulho no lago caumasee
mergulho no lago caumasee
verão em Flims
verão em Flims
mergulho no lago caumasee
verão em Flims

 

Nível : Intermediário

As trilhas com nível intermediário são um pouco mais longas e com mais desnível (subidas e descidas), mas ainda assim são trilhas tranquilas de serem feitas e valem muito a pena!

 

Falensee

Essa foi uma das trilhas mais lindas que já fiz na Suíça, localizada na região de Appenzell, Há diversas opções de trilhas para se chegar até o lago Falensee. Nós seguimos de carro até Frümsen pegamos o teleférico até Staubern, onde começamos a trilha. De lá foram 2h de caminhada até o lago, passando por paisagens belíssimas. Ao longo do caminho há bastante subida e descida, mas a trilha é bem demarcada. O tempo total de caminhada (ida e volta) foi de aproximadamente 4h.

Leia também  :

 

Falensee
Falensee
Falensee
Falensee
Falensee
Falensee

 

Seealpsee

Esse lago também fica na região de Appenzell. A melhor forma de chegar até o Seealpsee é subir o teleférico Ebenalp e descer a montanha caminhando até o lago. No caminho faça uma parada no incrível refúgio de montanha e restaurante Aescher, que fica encravado na pedra (da estação do teleférico até o Aescher são 15 minutos de caminhada). Depois de tomar uma cerveja e comer uma batata rostie continue descendo pela trilha por cerca de 1h30 até o lago Seealpsee. Curta bastante esse lugar lindo e depois caminhe por mais 30 minutos em descida até o estacionamento/ estação de trem. Tempo total de caminhada : aproximadamente 3h (só descida!). Passeio imperdível!

Leia também : Lago Seealpsee e Ebenalp em Appenzell

 

Trift Bridge

A Trift Bridge fica na região de Grimselwelt no cantão de Berna e está localizada a apenas 1h de carro de Lucerna e a cerca de 50 minutos de Interlaken. Nessa mesma região há vários outros passeios muito bacanas : Gelmersee e o Aare Gorge, além da rota panorâmica conhecida como GrimselPass. Nós estávamos de carro e há um estacionamento gratuito no local, mas é possível chegar de transporte público: a partir de Lucerna ou Interlaken Ost de trem até Meiringen e, de lá, ônibus até “Nessental Triftbahn”.

Compramos o ingresso do teleférico na bilheteria e recebemos um cartão com o nosso horário de volta. A cabine do teleférico é pequena, só comporta até 8 pessoas. O percurso para subir a montanha de teleférico é rápido, leva cerca de 15 minutos.

No topo, além da estação do teleférico há um restaurante e banheiros. De lá descemos uma escadaria, atravessamos uma ponte e começamos a trilha até a ponte Trift. A caminhada leva cerca de 1h30 (2,8km) por trecho. O caminho é bem demarcado e sinalizado. Na ida o trecho é em subida, com alguns trechos mais planos e outros mais íngremes. Não é nada muito puxado para quem está acostumado a caminhar, mas às vezes era preciso parar para respirar (rs!).

Depois de 1h30 de caminhada, chegamos na Trift Bridge, uma ponte suspensa com 170m de comprimento a 100m de altura! O visual do glaciar Trift ao fundo e do lago embaixo da ponte é lindo!

 

Bachalpsee

Para chegar nesse lago fizemos o passeio de teleférico Grindelwald-First na região de Interlaken. Ao chegar no topo da montanha First caminha-se por 1h até o lago Bachalpsee (2h ida e volta). A caminhada é fácil, mas tem um pouco de desnível (subidas e descidas). O  lugar é muito bonito, pena que o tempo não ajudou muito. Bom para fazer um piquenique.

Leia a matéria completa : Grindelwald – First em Interlaken.

Bachalpsee
Bachalpsee
Bachalpsee
Bachalpsee
Bachalpsee
Bachalpsee
verão em Interlaken
verão em Interlaken
Bachalpsee
Bachalpsee
Bachalpsee
verão em Interlaken

Stoos

Um novo passeio imperdível na Suíça : a partir de Schwyz (que fica nas margens do lago Lucerna) subir no funicular mais inclinado do mundo até o vilarejo de montanha Stoos e de lá pegar um teleférico até o topo da montanha Fronalpstock de onde se tem um visual INCRÍVEL do lago Lucerna (até aqui o passeio é apenas panorâmico, sem caminhadas). Pra quem quiser caminhar existe uma trilha de 2h30 entre as montanhas Klingenstock e Fronalpstock com descidas e subidas no percurso (desnível de 400m)  – nesse caso, você sobe de teleférico até o cume Klingenstock, caminha 2h30 até o Fronalpstock e de lá desce de teleférico. Esse passeio fica a apenas 1h de Zurique e a 30 minutos da cidade de Lucerna. É possível chegar de carro ou de transporte público. O passe que inclui o funicular e os teleféricos custa CHF 44 e tem desconto de 50% com o Swiss Travel Pass.⠀

Nível : Difícil

Trilha com grau de esforço maior, tendo em vista a distância a ser percorrida e o desnível.

 

Cinco lagos do Pizol

A famosa trilha dos “Cinco Lagos do Pizol” está localizada a no cantão de St. Gallen a cerca de 1h de carro ou de trem de Zurique (90 km) e a 50 minutos de Appenzell. Durante o verão essa trilha é muito procurada, por isso chegue cedo no teleférico. A trilha é um circuito que tem um total de 11km passando por 5 lagos (e muuuuitas subidas e descidas). Valeu super a pena o esforço, mas não é para qualquer um porque durante o percurso há 4 momentos com subidas longas e bastante íngremes (na segunda eu já pensei “meu Deus, mais uma subida enorme dessas?” e mal sabia que ainda haveria outras pela frente! rs!). As paisagens durante essa trilha são indescritíveis! Fizemos tudo em 5h30. É preciso levar água e lanche.

Para ler a matéria completa clique em Cinco Lagos do Pizol.

 

verão no Pizol
verão no Pizol
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schwarzesee
Schwarzesee
Schwarzesee
Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee
verão no Pizol
Schottensee
Schottensee
Schottensee
Schwarzesee
Schwarzesee
caminho para o Schwarzesee

Seguro de Viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais). Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

Leia também :

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  1. Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
Deixe seu comentário: