Roteiro no PETAR – Núcleo Ouro Grosso – Post 3

Em 22/02/2016 por Juliana Tolfo

Esse post é continuação dos outros dois: Post 1 – Dicas de Como Explorar o PETAR e Post 2 –  Roteiro no PETAR – Núcleo Santana.

No terceiro dia de PETAR, visitei o núcleo Ouro Grosso e fiz boiacross. Durante o período da manhã, visitamos as cavernas Ouro Grosso e Alambari de Baixo. À tarde fiz boiacross no rio Betari.
Até essa parte do parque fomos andando desde a pousada, pois fica bem próximo ao bairro de Serra de Iporanga, como já mencionei nos outros posts.

  • Núcleo Ouro Grosso: aqui fomos o guia Rodrigo e eu andando e uma cachorrada nos seguindo, ou seja, fomos muito bem acompanhados. Paguei o acesso ao parque, fizemos o registro da entrada na primeira caverna e seguimos a trilha.

_MG_9294.1

_MG_9326.1

_MG_9334.1

Nessa manhã, fomos acompanhados em todos os percursos pelo melhor amigo do homem, sem dúvidas! O cãozinho chamado Pitoco, que pertence ao guia e que nos seguiu desde a Pousada.

_MG_9323.1

_MG_9338.1Foto de Rodrigo Diniz

Caverna Ouro Grosso: a trilha até o início é bem curta, rápida e fácil. A entrada dessa caverna foi a menor de todas as outras, mas em seguida abre-se um ambiente maior e já completamente escuro. Aqui dentro passa um rio e há diversas cascatas, mas como apenas 200m podem ser visitados, chega-se até uma pequena queda d’água ótima para um banho na escuridão.

2016 - Caverna Ouro Grosso (2).1

Foto de Rodrigo Diniz

2016 - Caverna Ouro Grosso (8).1

2016 - Caverna Ouro Grosso (9).1

Essa caverna é considerada uma das mais difíceis de explorar e seguir o rio implica em trechos profundos e necessidade de cordas.
Difícil é fazer o foco numa escuridão e iluminação bem restrita… mas aí vai uma ideia das pequenas corredeiras de dentro da caverna mais “aventura” do PETAR:

2016 - Caverna Ouro Grosso (11).1

2016 - Caverna Ouro Grosso (14).1

2016 - Caverna Ouro Grosso (15).1

2016 - Caverna Ouro Grosso (17).1

Pitoco aqui não quis entrar, mas prontamente se deitou numa pedra, que mais parecia ser seu banco cativo e esperou no mesmo lugar até a nossa saída e latia como se estivesse comemorando o nosso retorno. Feliz da vida! E eu também!

2016 - Caverna Ouro Grosso (6).1

Caverna Alambari de Baixo: acabaram-se os adjetivos do meu tão vasto vocabulário (rs!), para descrever em uma única palavra quanto bela é cada caverna. Essa não fica atrás das outras. Alambari de Baixo é magnífica (opa, achei um adjetivo ainda não usado no texto). Sua entrada é enorme e talvez seja o maior salão da caverna toda. Dá para sentar ali e ficar apreciando a entrada, a descida que vem logo em seguida e a subida em frente.

A trilha até a caverna não é difícil e leva em torno de 30 minutos.

_MG_9344.1

_MG_9343.1

Foi a caverna mais escorregadia de todas e a com mais obstáculos, por isso não consegui fotografar o tanto quanto gostaria, estava bastante atenta na trilha escura. Você sobe e desce pedras, passa por baixo, se arrasta, escorrega e se joga (rs!). Aventura na certa, muito gostoso! Foi aqui que fiquei mais suja, embarrada até o pescoço, mas saí lavada (de corpo e alma, literalmente!) pois já quase no final do percurso, você entra com tudo na água. Eu só não molhei a cabeça e o capacete, mas o resto do corpo estava todo debaixo d’água. Geladinha, mas eu estava adorando! A bolsa estanque aqui foi fundamental.

2016 - Caverna Alambari de Baixo (5).1

2016 - Caverna Alambari de Baixo (8).1

2016 - Caverna Alambari de Baixo (18).1

2016 - Caverna Alambari de Baixo (32).1

2016 - Caverna Alambari de Baixo (23).1

2016 - Caverna Alambari de Baixo (24).1

Pitoco foi bravo na exploração da caverna e sempre estava atento por nós. Impressionante! A cada dia aprecio mais esses bichos. Subiu e desceu pedra, andou no colo nos momentos mais difíceis e naqueles em que tivemos que nos molhar por inteiro, pois ele cansaria de nadar numa água tão gelada.

2016 - Caverna Alambari de Baixo (10).1

2016 - Caverna Alambari de Baixo (13).1

Boia cross: o passeio também foi guiado pelo Rodrigo e foi super divertido. Fomos eu e meu pai, descendo um trecho curto do rio Betari.

IMG_0967.1

Captura de Tela .1

IMG_0973.1

Veja também os outros posts sobre o parque PETAR:

 

Você também pode gostar de ler:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Juliana Tolfo
Juliana Tolfo: nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora há dez anos no Rio. Adora desbravar lugares, principalmente aqueles que tenham belezas naturais e atividades ao ar livre. Ama fotografar e edita vídeos incríveis de viagens. No instagram compartilha suas belas fotos e ótimas dicas no perfil @julijourney.
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário: