Um final de semana perfeito na Ilha Grande

Em 30/07/2018 por Fabi Gama

Em julho/18 passamos um delicioso final de semana na Ilha Grande em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro.

Eu só tinha visitado a ilha uma vez há 16 anos e meu marido nunca tinha ido. Um absurdo pensar que a gente viaja tanto para tão longe e não conhecia esse paraíso do lado de casa!

Como chegar

Para quem está vindo da cidade do Rio de Janeiro a melhor opção é seguir de carro ou ônibus até Conceição do Jacareí de onde sai a lancha rápida de hora em hora a partir das 8h até às 18h para a vila do Abraão na Ilha Grande. O percurso leva apenas 15 minutos e custa 60,00 reais por pessoa ida e volta – valores em julho/18! Na alta temporada e nos feriados pode custar mais caro!! Fora de temporada é possível comprar os bilhetes na hora em Conceição de Jacareí. Em períodos de alta temporada e feriados recomendo reservar com antecedência pelo site das empresas que operam essa travessia : Objetiva e Vila Nova Tour. As duas operadoras trabalham em conjunto e revezando os horários. Portanto, mesmo que você compre ida e volta por uma delas, poderá ir e/ou voltar na lancha rápida da outra.

Conceição de Jacareí fica a 130km/ 1h45 do centro do Rio (sem trânsito).

Há vários estacionamentos privados próximos ao cais de Conceição de Jacareí – deixamos no Costa Verde e pagamos 10,00 reais por dia de estacionamento (de sexta a segunda custou 40,00 reais).

Para voltar de Abraão a Conceição do Jacareí as lanchas rápidas saem de hora em hora das 8h às 18h30 (último horário pra regressar).

A agência Prime Tour também oferece transfer privado para quem sai da cidade do Rio de Janeiro (do aeroporto ou de outro local) até Ilha Grande. Uma opção bastante confortável e segura principalmente para quem vem de fora do Rio (que não conhece a cidade ou tem medo de se locomover por aqui).

A outra opção para chegar em Ilha Grande é a partir de Angra dos Reis – melhor opção para quem vem de São Paulo. Saindo de Angra há opção de lancha rápida (10 a 30 minutos/100,00 reais ida e volta) pelas empresas Objetiva e Acquaflex Água Viva.

Saindo de Angra também existe a opção de barca até a Vila do Abraão. O trajeto leva entre 1h10/1h30 e é operado pela CCR Barcas e custa 17,00 reais por trecho.

Em Angra há vários estacionamentos  para deixar o carro.

lancha rápida que liga Conceição a Abraão

Barca que liga Angra dos Reis a Abraão

Melhor época

A Ilha Grande pode ser visitada o ano inteiro. Mas por ser um destino turístico muito famoso e de fácil acesso evite viajar para a ilha nos feriados prolongados (quando todo mundo tem a mesma ideia) e também no pico da temporada de verão – final de dezembro até o carnaval. A ilha fica muito cheia, as praias ficam lotadas de lanchas, tudo fica mais caro, falta luz etc.

Sem falar que o verão é mais chuvoso nessa região da Costa Verde.

Estivemos na ilha em um final de semana ensolarado de inverno e foi ótimo! Por causa das férias de julho tinha bastante movimento de gente mas estava agradável!

Mesmo sendo inverno a temperatura da água do mar estava boa, não é quente (em todo o estado do Rio em regra o mar é frio), mas também não estava gelada! Deu para aproveitar bastante!

Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha

Quantos dias

Nós só tínhamos o final de semana – saímos do centro do Rio na sexta-feira à tarde e regressamos na segunda de manhã (na primeira lancha rápida que sai da Vila do Abraão às 8h).

Mas o ideal é ficar pelo menos 4/5 dias inteiros! E se você tiver a intenção de fazer trilhas (há muitas opções de caminhadas na Ilha) aí vale a pena ficar no mínimo uma semana.

São muitas as opções de praias acessíveis por trilhas e também várias opções de passeios de lancha.

Vila de Abraão

Como circular

Não há circulação de carro ou de ônibus na ilha.

A duas únicas formas de explorar a Ilha Grande são a pé ou de barco, por isso vale a pena se hospedar em Abraão, maior vila da ilha onde fica a maior concentração de pousadas, restaurantes e agências de passeios. Mas também existem algumas pousadas em regiões mais isoladas da ilha.

Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão
Vila de Abraão

Onde ficar

O ideal é ficar em uma pousada na Vila do Abraão, onde ficam os restaurantes, mercados, agências de turismo. Mas também existem pousadas em vilarejos menores e mais isolados da ilha. Tudo depende do que você está buscando.

Como eu fechei essa viagem muito em cima da hora (reservei o hotel um dia antes), não consegui as 3 noites na mesma pousada e por isso dividimos a estadia entre duas pousadas :

  • Riacho dos Cambucás – a pousada é charmosa, toda de madeira, cercada por verde e tem uma boa localização – fica a menos de 10 minutos a pé do píer onde chega a lancha rápida e do centrinho de Abraão e a 5 minutos da igrejinha que fica no coração da vila, em uma rua tranquila e silenciosa. O nosso quarto era simples, mas bem equipada com ar condicionado Split, TV, DVD (tem vários filmes na recepção à disposição dos hóspedes), varanda com rede, chuveiro elétrico, secador de cabelo. O café da manhã é bem gostoso e à 17h é servido um chá/café com alguns bolos. O wi-fi é pago (não usamos porque a nossa operadora Claro funcionou muito bem por lá). A pousada é super limpa e empresa máscara e snorkel aos hóspedes. Há ainda um pequeno spa com hidromassagem e alguns quartos com banheira. Achei que a pousada tem um bom custo x benefício. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Riacho dos Cambucás.

 

 

  • Tagomago – nós ficamos a última noite nessa pousada. Achei um pouco mais simples do que a Riacho dos Cambucás, mas a proprietária é uma portuguesa muito simpática e atenciosa chamada Cláudia. O nosso quarto era bem equipado com ar condicionado e frigobar, além de um deck de madeira com espreguiçadeiras e uma bela vista para o verde e para o mar. A pousada fica na praia do Canto a dez minutos caminhando do píer por onde chega a lancha rápida e a pousada fica ao  lado dos restaurantes Lua e Mar e Café do Mar. Como a pousada fica em uma área mais alta, é preciso subir uns 30 degraus para chegar (é bem tranquilo, mas depende do tamanho da sua mala). A pousada tem wi-fi e café da manhã incluídos na diária. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Tagomago.

 

 

  • Asalem – essa pousada é um verdadeiro refúgio para quem quer tranquilidade e fica a apenas 20 minutos de caminhada da Vila do Abraão (cerca de 1km). Os quartos são envidraçados e com vista para o verde e para o mar, além de serem bem equipados. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Asalem .

 

  • Sagu Mini Resort – uma das melhores pousadas da ilha, fica fora do burburinho da vila de Abraão (cerca de 1km/20 minutos de caminhada), mas tem barco ligando a pousada ao centro de Abraão. Os quartos têm ar condicionado, varanda e vista panorâmica. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Sagu Mini Resort.

 

  • Recreio da Praia – essa pousada fica bem em frente à Praia do Abraão, pertinho do píer e do comércio. Os quartos são bem equipados com ar-condicionado, TV LCD e frigobar.   E a pousada tem piscina cercada por um belo jardim. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Recreio da Praia.

 

  • Portal dos Borbas – essa pousada fica a 2 minutos a pé da Praia do Abraão e a 100m do píer. A pousada  dispõe de Wi-Fi gratuito, buffet de café da manhã e recepção 24 horas. Todos os quartos do Portal dos Borbas têm com ar-condicionado, vista das montanhas, varanda, TV, frigobar e banheiro. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Portal dos Borbas.

 

  • Pousada Caiçara – Essa pousada fica bem na areia da Praia do Canto, a 10 minutos de caminhada do centrinho de Abraão. Possui quartos confortáveis e bem equipados. O café da manhã e o chá da tarde estão incluídos nas diárias. Para saber mais sobre a pousada e reservar clique em Pousada Caiçara.

 

Para pesquisar mais hotéis na Ilha Grande clique em Booking.com.

 

Se você gosta das nossas dicas, faça suas reservas pelos links acima indicados, ainda que você escolha outro hotel. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!

 

Dicas de restaurantes

Tenham em mente que alimentação é algo caro na ilha! Claro que existem opções mais baratas (como os famosos “pfs”), mas se você quiser comer em algum restaurante melhorzinho vai gastar mais.

Abaixo algumas opções na Vila do Abraão :

  • Pé na Areia – esse restaurante é um charme! As mesinhas ficam na areia da praia e à noite eles colocam guarda-chuvas iluminados ao redor do restaurante. Fica lindíssima a decoração! Uma noite tomamos um vinho nesse restaurante, comemos uns petiscos porque não estávamos com fome e curtimos a lua cheia. Tem música ao vivo. Valores : garrafa de vinho a partir de 80,00 reais, porção de lula ou de isca de peixe 65,00 reais.

 

  • Rei da Moqueca – no nosso primeiro dia na ilha chegamos morrendo de fome (não tínhamos almoçado) e acabamos comendo uma moqueca de peixe nesse restaurante. O prato estava bom e bem servido (90,00 reais para 2 pessoas).

 

  • Creperia Tropicana – boa opção para quem não estiver com tanta fome ou não quiser gastar tanto. Há vários sabores salgados e doces e os crepes são bem gostosos (custam na faixa de 25,00 reais). A creperia fica bem perto do píer onde chega a lancha rápida e tem mesinhas ao ar livre na areia de embaixo de uma amendoeira com velas. Uma delícia!

 

  • Jorge Grego – restaurante charmoso com música ao vivo e mesinhas ao ar livre na areia. Fica ao lado da Creperia Tropicana.

 

  • Lonier Garoupa – esse restaurante foi muito bem recomendado pelo Rapha da PrimeTour. Abriu há pouco tempo e parece que a comida é muito boa.

 

  • Dom Mário – esse restaurante fica no final da rua da loja das Havaianas e foi muito indicado por amigos e alguns seguidores. Não tivemos tempo de ir mas fica a dica.

 

  • Lua e Mar – outro restaurante pé na areia super charmoso! Foi indicado por vários seguidores. Mas não é barato! Moqueca de peixe para 2 pessoas – 180,00 reais.

 

  • Café do Mar – esse bar/restaurante fica ao lado do Lua e Mar e também é pé na areia e super charmoso. O ambiente é bem romântico.

 

 

Passeios

Há diversas opções de trilhas para chegar nas praias, mas a maioria é puxada – 2h a 3h (ou mais) por trecho. Para quem não tem tempo nem disposição as opções são passeios de lancha ou de escuna.

Os passeio de escuna são mais baratos (na faixa de 60,00 reais por pessoa), mas além de visitarem poucos lugares, as escunas saem com muuuuita gente!

O ideal é fazer os passeios de lancha – regulares ou privados.

Nós fizemos os dois com a agência PrimeTour e adoramos!

Passeios de lancha privado

Você pode contratar uma lancha privada por um dia e fazer o seu próprio roteiro – você tem mais liberdade para ficar quanto tempo quiser em cada praia e ainda conhecer lugares paradisíacos fora da rota dos passeios regulares. Fizemos um tour privado com o Rapha da PrimeTour que foi maravilhoso! Visitamos a Lagoa Azul antes de lotar, paramos na belíssima praia de Grumixama, fomos nas famosas Ilhas Botinas, na Praia do Dentista e em uma outra praia paradisíaca que ninguém vai (só tinha a gente!). Por fim, almoçamos uma moqueca divina no restaurante Refúgio das Caravelas no Saco do Céu. Fizemos tudo no nosso tempo! Bom demais!

Outra opção que a PrimeTour disponibiliza caso você se interesse por um passeio de lancha privado é te pegar em Conceição de Jacareí, passar o dia nas praias lindas da região e depois te deixar novamente em Conceição. Nesse caso você pode juntar um grupo e apenas passar o dia nessa região (nem precisa se hospedar na Ilha Grande). Achei uma opção muito legal para quem é do Rio – juntar um grupo de amigos num sábado e passar o dia fazendo esse passeio de lancha privado. É uma boa opção também para turistas que estão no Rio e não tem muito tempo disponível.

Os tours privados custam de R$ 1.400,00 a R$ 2.000,00 dependendo do roteiro e da quantidade de pessoas (de 2 a 14 pessoas).

Lagoa Azul
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Ilhas Botinas
Ilhas Botinas
Ilhas Botinas
Ilhas Botinas
Grumixama
Grumixama
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Almoço no Saco do Céu
Almoço no Saco do Céu
Almoço no Saco do Céu
Almoço no Saco do Céu
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Grumixama
Ilhas Botinas
Ilhas Botinas
Grumixama
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia secreta que conhecemos no passeio privado de lancha
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Praia do Dentista
Almoço no Saco do Céu
Almoço no Saco do Céu

Passeios de lancha regulares

Todas as agências da ilha oferecem os mesmos passeios de lancha. São 4 opções e custam entre R$ 100/R$ 150 por pessoa dependendo do roteiro (preços fora da alta temporada) :

1) Volta a Ilha

Esse passeio dá a volta completa na ilha mas pára mesmo só em algumas praias do Sul. São 5 paradas : Caxadaço, Parnaoica, Aventureiros, Meros e almoço na praia Maguariquessaba onde vimos um belo pôr do sol. Ficamos 40/50 minutos em cada praia. Cada lancha leva cerca de 15 pessoas, o passeio custa 150,00 reais por pessoa, sai às 9h30 de Abraão e retorna por volta das 17h30/18h. Todas as praias são lindíssimas! Mas a dos Meros foi a minha preferida.

Algumas dicas sobre esse passeio de lancha que é o mais procurado de Ilha Grande :

  • O passeio é bem longo (começa às 9h30 e vai até às 18h). A parada para almoço acontece por volta das 16h30/17h, eu já estava roxa de fome! Portanto, levem algum lanchinho pois não há nada para comprar durante o passeio.⠀

 

  • Cada um pode levar a bebida que quiser na lancha e deixar na geladeira.⠀

 

  • O passeio acaba tarde e no retorno sentimos frio por causa do vento. Levem um casaquinho porque eu tive que me enrolar na canga molhada mesmo (delícia #sqn ). ⠀

 

Parnaoica
Parnaoica
Caxadaço
Caxadaço
Caxadaço
Caxadaço
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Maguariquessaba
Maguariquessaba
Maguariquessaba
Maguariquessaba
Parnaoica
Caxadaço
Caxadaço
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Parnaoica
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Aventureiros
Meros
Meros
Meros
Meros
Meros
Maguariquessaba
Maguariquessaba

 

2) Meia Volta

Esse passeio é um pouco mais curto (das 10h30 às 16h30) e passa na Lagoa Azul, Lagoa Verde, Saco do Céu, Praia do Amor e Praia da Feiticeira.

3) Ilhas Paradisíacas

Esse passeio dura o dia todo e passa por várias ilhas paradisíacas da região de Angra dos Reis : Ilha de Cataguás, Praia do Dentista, Piedade, Flechas e faz uma parada para almoço.

4) Super Sul

Esse passeio pelo extremo sul da ilha passa em Jorge Grego, Lopes Mendes, Caxadaço e Dois Rios.

 

Principais trilhas

  • Lopes Mendes – É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil (infelizmente não tive tempo de ir). É acessível por trilha – são 6km desde Abraão pela T10 – o percurso leva entre 2h/2h30 por trecho – ou por barco. Você pode contratar um táxi boat em Abraão para te levar até a praia do Pouso e de lá é preciso fazer uma trilha de 1 km (cerca de 20 minutos) até a praia. Há também alguns barcos que saem de Abraão entre 9h/12h e retornam entre 13h/17h e custam 30,00 reais por pessoa ida e volta (esse valor pode variar de acordo com a temporada). A praia é repleta de amendoeiras com sombra, então, não é necessário levar barraca. Leve água e lanche.

 

  • Dois Rios – outra praia maravilhosa que tem um rio em cada extremidade e onde ficava o antigo presídio da ilha. É acessível pela trilha T14 (cerca de 2h de caminhada por trecho/ 9kms) ou de lancha no passeio “Super Sul”. A partir da praia Dois Rios começa a trilha T16 que leva a praia da Parnaóica.

 

  • Praia da Feiticeira e Cachoeira da Feiticeira – há uma trilha que sai da Vila do Abraão até a Cachoeira da Feiticeira (T2 – cerca de 2h30/3h de caminhada). No caminho, a 30 minutos da cachoeira, fica a Praia da Feiticeira com água esmeralda. Você também pode pegar um táxi boat no Abraão até a praia e de lá caminhar meia hora até a cachoeira.

 

  • Existem outras praias  boas mais próximas da vila do Abraão como a Praia Preta (1km) e Abraãozinho (1,2km).

 

Agência

Todas as agências oferecem os mesmos passeios de lancha (os 4 que citei acima) e cobram os mesmos preços.

Nós usamos a Prime Tour para fazer os passeios de lancha tanto privado quanto o regular e adoramos o serviço! Procurem pelo Raphael que é o dono da empresa, mora na Ilha e conhece tudo de lá. A agência fica ao lado da loja das Havaianas bem no centrinho de Abraão, a 2 minutos do píer.

Instagram : @PrimeTourIlha

Whatsapp : +55 (24) 99903-7644 ou +55 (21) 97010-1431.

Contato : Raphael Ambrósio

Email: raphael_876@hotmail.com

Dicas Gerais

  • Não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela antes de viajar para Ilha Grande.

 

  • Leve boné, protetor solar, óculos de sol, sapato baixo e confortável. As ruas da vila do Abraão são de terra e areia então você não vai precisar de salto alto! À noite a temperatura pode cair bastante então leve um casaquinho.

 

  • Embora a ilha não tenha taaaaantos mosquitos como eu imaginei que fosse ter, não deixe de carregar repelente na bolsa sempre.

 

  • A maior parte dos estabelecimentos aceita cartão de crédito (pousadas, restaurantes e agências de turismo), mas é bom levar dinheiro em espécie já que não há banco nem caixa eletrônico na ilha.

 

  • Há alguns mercadinhos e farmácias na Vila do Abraão, mas tudo custa mais caro (por exemplo, uma garrafa 1,5l de água custa 5,00 reais).

 

  • Na Vila de Abraão e no passeio pelas Ilhas Paradisíacas e Lagoa Azul o sinal de celular funciona perfeitamente (minha operadora é a Claro), mas no sul da ilha (passeio “Volta à ilha”), não há sinal de celular de nenhuma operadora.

 

  • Todos os valores mencionados nessa matéria referem-se ao período de julho/18 (baixa temporada). Lembre-se que durante os feriados prolongados e alta temporada (verão) os valores podem mudar.

 

  • Se você gosta de mergulhar de snorkel, Ilha Grande é o lugar! A vida marinha é impressionante! A praia dos Meros é uma das melhores para snorkel.

 

  • Quando você desembarcar no píer de Abraão vai ver vários carregadores de mala com carrinhos. Nós tínhamos pouca bagagem e levamos a nossa mala sem precisar de carregadores para as pousadas Riacho dos Cambucás e Tagomago. Nossas malas tinham rodinha e mesmo nas ruas de terra batida foi tranquilo de carregar.

 


 

Gostaram dessa matéria? Se sim, não esqueçam de usar os links abaixo indicados quando forem fazer as suas reservas. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog no ar! Obrigada!!! Bjs, Fabi

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem frete grátis  com o cupom "LoucosPorViagem".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Lais

    Amei! Obrigada por compartilhar suas experiências. Sempre estou atenta com suas dicas no Instagram, amo viajar! Beijos

    Responder
  2. Amei as dicas, Fabi! <3

    Responder
Deixe seu comentário: