No final de outubro/16 fizemos uma viagem de 10 dias pela Áustria e Alemanha que começou com 4 dias em Salzburg.
Foi a minha segunda vez em Salzburg, cidade de Mozart, que fica ainda mais encantadora durante o outono.
Salzburg é uma cidade pequena e seus pontos turísticos podem ser tranquilamente visitados em dois dias. Muita gente faz em um dia apenas, mas particularmente eu acho muito pouco. Claro que isso também depende de quais atrações você quer efetivamente conhecer. Para ler o post com todas as dicas de Salzburg clique aqui.
Mas eu reservei quatro noites em Salzburg porque a cidade é uma ótima base para fazer alguns passeios de bate e volta, que compartilho aqui com vocês:
- Lago Konigssee em Berchtesgaden – esse lugar maravilhoso, na verdade, fica na Alemanha fronteira com a Áustria, a cerca de 30 minutos de carro de Salzburg ou 45 minutos de ônibus. A primeira vez que estive lá foi em out/11 e me apaixonei, por isso resolvemos voltar dessa vez. Vale a pena fazer o passeio de barco até a igrejinha de São Bartolomeu e depois subir o teleférico Jennerbahn, de onde se tem uma belíssima vista da região. Preparei um post completo sobre esse lugar (como chegar, o que fazer etc). Para ler clique aqui.
- Ninho de Águia – Nas duas vezes que estive em Berchtesgaden quis fazer esse passeio, que é o mais famoso da região, mas não deu tempo. Fica perto do lago Konigssee mas só dá tempo de fazer no mesmo dia se não subir o teleférico Jennerbahn. Mas a vista do topo do Jennerbahn é tãaao linda que não consigo! Então, o ideal seria fazer o passeio para o Ninho de Águia em outro dia. Como essa região fica muito perto de Salzburg (30 minutos) dá tranquilo para fazer dois dias de bate e volta. O Ninho de Águia está localizado a 1.834 metros de altitude no topo da montanha Kehlsteinhause e foi construído em 1939. A casa refúgio foi um presente que o partido nazista deu a Adolf Hitler por seu aniversário de 50 anos. Essa atração turística foi reaberta ao público em forma de restaurante e hoje recebe muitos visitantes interessados em visitar o refúgio do Führer e também em apreciar as belas vistas panorâmicas da região. O restaurante tem um amplo terraço com vista espetacular dos Alpes Bávaros. Para chegar lá é preciso pegar um ônibus em Obersalzberg, em Berchtesgaden (há um estacionamento no local). A estrada é super estreita e tem 6,5 km de extensão e 700 metros de desnível. O trajeto leva cerca de 20 minutos. O acesso com carro particular não é permitido.O ônibus custa 16,00 euros por pessoa (ida e volta) e esse valor já inclui a entrada para o Ninho de Águia. A saída do bus é frequente (a cada 20 minutos). Essa atração só funciona de meados maio até o final de outubro das 8h às 17h.
- Hallstatt – esse vilarejo encantador mais parece uma cena de conto de fadas. Estive lá da primeira vez em outubro/11, também durante o outono, época que as folhas amareladas e avermelhadas das árvores deixam tudo ainda mais romântico. A cidade é bem pequena e pode ser visitada em poucas horas. Por isso recomendo conjugar a visita com o lago Gosausee (item abaixo) que fica a apenas 15 minutos de carro de Hallstatt. Para ler o post com todas as dicas de Hallstatt clique aqui.
- Gosausee – descobri esse belíssimo lago quando estava pesquisando sobre Hallstatt. Eu procuro sempre tentar fugir do óbvio. Já tinha visitado Hallstatt em out/11 quando não era um local tão divulgado e dessa vez quis tentar conhecer alguma coisa nova na minha passagem por lá. Pois bem, descobri o lago Gosausee nas minhas pesquisas e já me apaixonei! O lago de águas cristalinas esverdeadas é cercado por belas montanhas. Há várias opções de trilhas ao redor do lago, possibilidade de nadar e andar de barquinho durante o verão, subir o teleférico e até fazer mergulho de cilindro. Fiquei louca para fazer a trilha que leva até outro lago o Hinterer Gousausee. Gostei tanto desse lugar que preparei um post super completinho com todas as informações. Para ler clique aqui.
- Daschstein Gletscher – esse teleférico leva até o Glaciar Daschstein e eu fiquei com muita vontade de conhecer, pena que não deu tempo. Precisaria de mais um dia para fazer esse passeio que fica a cerca de 1h30 de carro de Salzburg ou de Hallstatt, na cidade de Ramsau am Dachstein (que parece ser uma gracinha, cercada por montanhas nevadas). Lá no topo há várias atrações e restaurantes. Para mais informações clique acesse o site oficial aqui. Atenção para não confundir com o Daschstein West, que é uma outra opção de teleférico nessa região, mas pelo que entendi vale mais a pena para quem for esquiar.
Fotos do site oficial
- Munique, Alemanha – apesar da proximidade com Salzburg, eu não recomendo o bate e volta, embora muita gente faça. Apenas 115k separam as duas cidades, sendo que tanto a viagem de trem quanto a de carro levam menos de 2h. Mas Munique merece mais tempo, pois há muitos passeios bacanas para se fazer nas proximidades da cidade, como, por exemplo, Castelo Neuschwastein em Fussen, Campo de concentração de Dachau e o lago Tegernsee.
Onde se hospedar
Nós fizemos base em Salzburg. Inclusive já fiz um post indicando vários hotéis bacanas na cidade de Salzburg que vão desde opções econômicas com conforto até de luxo. Para ler clique em Dicas de Hotéis em Salzburg.
(*) Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
Abaixo uma listinha com os posts relacionados à essa viagem:
- Post 1 – Roteiro Áustria e Alemanha
- Post 2 – Salzburg – dicas e roteiro
- Post 3 – Dicas de Restaurantes em Salzburg
- Post 4 – Dicas de hotéis em Salzburg
- Post 5 – Como funciona o Salzburg Card
- Post 6 – Passeios bate e volta a partir de Salzburg
- Post 7 – A encantadora Hallstatt
- Post 8 – O lago Gosausee, pertinho de Hallstatt
- Post 9 – O lago Konigssee em Berchtesgaden
- Post 10 – Hotel Althoff Seehotel Uberfahrt no lago Tegernsee
- Post 11 – Castelo Neuschwastein em Fussen
- Post 12 – O que fazer em Munique
- Post 13 – Dicas de restaurantes em Munique
- Post 14 – Hotel Bayerischer Hof em Munique
Fabi, primeiro quero dizer que te sigo em todas as redes sociais e sou super fã dos seus posts.
Em junho vou com meu marido para Alemanha, República Tcheca e Áustria. A minha dúvida é, ficaremos hospedados em Salzburg porque tô APAIXONADA por Hallstatt e quero visitar o Highline 179 e os castelos Neuschwanstein e Marienbrucke. Fica melhor eu me hospedar em Munique para visitar os castelos e o Highline?
Oi querida, obrigada! Os castelos ficam mais perto de Munique mas dá uma olhada no site http://www.viamichelin.com para ver qual é a distancia e o tempo de deslocamento a partir de Salzburg. O melhor seria fazer duas bases. beijocas
Oi Fabi, tudo bem?! Embora vc não recomende fazer um bate-volta entre Munique e Salzburso eu farei, pois terei mais dias em Munique. Então gostaria de saber de vc se é possível fazer Salzburdo, o lago Gosausee eHallstatt no mesmo dia. Irei no verão, mas será muito corrido? Vale a pena tentar fazer?
Obrigada.
Bjs
Carol
Vou estar em Munique numa Convenção entre 27/09 e 02/10
Pretendo voltar dia 06/10 para Brasil.
Portanto tenho 4 dias , pensei em Salzburgo.
Vc acha que devo ficar os 4 dias em Salzburgo só e fazer passeios , ou dividir e ficar em outra cidade TB ?
Quais passeios devo fazer desde Salzburgo