Como montar um roteiro pelas Ilhas Jônicas na Grécia? Com o lançamento do ferry que interliga as ilhas, ficou bem mais fácil conhecer todas na mesma viagem!
Já fiz essa viagem duas vezes, sendo que em uma delas fiquei 22 dias e percorri Zakynthos, Kefalonia & Íthaca, Lefkada, Paxos & Antipaxos e Corfu.
Foi uma das viagens mais incríveis que já fiz na vida. É azul neon ridículo para todos os lados!
Roteiro
A nova linha de ferries que interliga as Ilhas Jônica e transporta somente passageiros, faz a rota Corfu, Paxos, Lefkada (porto de Vasiliki), Íthaca (porto de Pisaetos), Kefalonia (porto de Sami) e Zakynthos (Porto da cidade de Zakynthos e não do porto Agios Nikolaos no norte da ilha) às segundas, quartas e sextas-feiras.
A rota inversa que liga Zakynthos a Corfu funciona às terças, quintas e sábados. O ferry não opera aos domingos.
Desde 2018 as ilhas jônicas na Grécia passaram a ser conectadas por um serviço de ferries da empresa Joy Cruises/ Ilida Paxos Hydrofoil
Em uma viagem de pelo menos 20/22 dias é possível conhecer Zakynthos, Kefalonia (com bate e volta à Íthaca), Lefkada, Paxos & Antipaxos, Corfu .
Horário 2019 : são poucas as informações em inglês sobre essa nova rota mas para conferir os dias e horários de chegada e saída de cada ilha clique nesse site AQUI.
Resumindo o ferry faz a seguinte rota nos horários abaixo :
De 22/04/19 a 30/10/19
Segundas, quartas e sextas faz a rota a seguir :
- Corfu – sai de Corfu às 6h30
- Paxos – sai às 8h40
- Lefkada – sai 12h
- Meganisi – sai 12h45
- Íthaca – sai 13h30
- Kefalonia (porto de Sami) – sai 14h15
- Zakynthos (porto de Zakynthos) – chega às 16h30
Terças, quintas e sábados :
- Zakynthos (porto de Zakynthos)- parte às 6h30
- Kefalonia (Sami) – sai às 8h45
- Íthaca – sai às 9h30
- Meganisi – sai às 10h15
- Lefkada – sai às 11h15
- Paxos – sai às 14h45
- Corfu – chega às 17h
É bem difícil conseguir contato com a empresa que opera esse ferry, portanto a minha dica é deixar para comprar os tickets assim que chegar em cada ilha! Aí você já compra o ticket do ferry de saída daquela ilha.
E para chegar na primeira ilha, ou seja, Zakynthos, e para voltar da última ilha (Corfu), basta pegar um voo da cia aérea Aegean Airlines. Os voos são rápidos, duram cerca de 50 min/1h.
Compre com antecedência porque os preços são melhores.
A tarifa “Economy Golight” não dá direito a despachar bagagem (cada passageiro só pode levar uma bagagem de mão de até 8kg dentro das dimensões estipuladas), por isso, dê preferência pela tarifa “Economy Flex” na qual cada passageiro tem direito a despachar uma mala de até 23kg + uma mala de mão de 8kg. Para checar as regras sobre as dimensões permitidas para as bagagens de mão clique aqui .
Dica : tanto faz comprar a passagem pelo site da cia Aegean ou da Olympic Air – são os mesmos voos e os mesmos valores.
Mapa do arquipélago
Sobre as ilhas
Zakynthos
Já estivemos em Zakynthos duas vezes. A ilha Jônica ficou famosa graças a belíssima praia Navagio (aquele azul não tem igual!)
Além da Navagio, Zakynthos tem outras belas praias, hotéis bacanas, ótimos restaurantes e lugares para assistir ao pôr do sol. Vale a pena ficar pelo menos 4 dias na ilha.
Atenção: de acordo com o dono de um hotel em Zakynthos que é meu amigo o acesso a Navagio vai ser liberado a partir de 26/04/19. Para quem não sabe, a praia está fechada desde setembro/18 quando houve um grande deslizamento de pedras.
Para saber mais sobre Zakynthos:
- E-book com todas as dicas de Zakynthos
- Dicas de hotéis em Zakynthos para todos os bolsos
- Os melhores restaurantes de Zakynthos
- Roteiro em Zakynthos




































Kefalonia
Kefalonia é uma das ilhas mais lindas que eu conheço e a minha preferida na Grécia. Conheci esse pedacinho do paraíso em junho/12 quando ainda não era conhecida no Brasil e me apaixonei! Voltei em junho/17 e fiquei 7 dias explorando cada cantinho da ilha!
A ilha tem muitas praias lindas entre elas : a Myrthos Bay que é considerada uma das praias mais bonitas da Europa, Petani Bay e várias outras que tive a oportunidade de conhecer nesse ano.
Como conheço muito bem Kefalonia, escrevi um Ebook ilustrado super detalhado com todas as dicas e informações úteis da ilha, incluindo : como chegar a partir de Atenas, Zakynthos, Lefkada e Paxos, uma sugestão de roteiro de 7 dias com o que fazer day by day, dicas de hotéis, restaurantes, muuuitas sugestões de praias paradisíacas, incluindo algumas inéditas…
Para saber mais sobre o Ebook de Kefalonia & Íthaca clique AQUI.
Sugestão de hotéis românticos e charmosos em Kefalonia : Petani Bay e Emelisse Hotel.




































































Lefkada
Esse ano tivemos a oportunidade de conhecer a ilha mais azul neon da Grécia : Lefkada, que está localizada a cerca de 2h de ferry de Kefalonia.
Lefkada tem praias lindíssimas, bons hotéis e restaurantes, além de lugares deliciosos ao ar livre para assistir ao pôr do sol, programa imperdível na Grécia.
Vale a pena conjugar Zakynthos + Kefalonia + Lefkada. Como a ilha é grande, reserve pelo menos 4 dias inteiros para explorá-la com calma.
Para saber mais sobre Lefkada :


































Paxos & Antipaxos
A cereja do bolo com certeza ficou por conta das ilhas de Paxos & Antipaxos, onde encontramos praias paradisíacas, algumas inclusive de areia, bons hotéis e restaurantes. A base para explorá-las deve ser montada em Paxos. Antipaxos fica a 20 minutos de barco, mas por lá não há estrutura de hotéis. Apenas praias deslumbrantes e algumas tavernas.
Como há pouca informação na internet sobre essas ilhas, resolvi montar um Ebook – um guia de viagem digital com tudo explicadinho sobre esse destino. Para saber mais clique AQUI.
Reserve pelo menos 4 dias para explorar Paxos & Antipaxos.
Para dicas de hotéis em Paxos clique AQUI.














































Corfu
No final da viagem pelas Ilhas Jônicas, passamos apenas 2 noites na ilha de Corfu por causa do voo para Atenas.
Só tivemos um dia inteiro na ilha, o que é muito pouco já que Corfu é bem grande e tem muita opção de praia.
Nos hospedamos no hotel Corfu Mare Boutique, que fica fora da Old Town, mas não muito longe (estávamos de carro).
Aproveitamos para conhecer na primeira noite a Old Town que tem várias ruelas cheias de lojinhas e restaurantes, em um estilo bem Italiano. Me lembrou Otranto na Puglia e Valetta em Malta.
Dica : reserve o restaurante Anthos na Old Town. Um charme! Fica numa ruela escondida e lota. Chegamos lá usando o Google Maps. Depois prove o sorvete da gelateria Papagiorgis que fica na rua principal da Old Town e existe desde 1924. É maravilhoso! Experimente o de cheesecake, kinder bueno e nutella.
No nosso único dia inteiro em Corfu seguimos por uma hora de carro até o noroeste da ilha em Sidari e visitamos o Canal d’ amour, Cape Drastis, Loga Beach (sunset), voltamos cerca de 20 minutos até Porto Timoni (Praia afionas). Fizemos parte da trilha até a Double Bay pra ver a vista de cima.
Fizemos a trilha por cima, voltamos pegamos o carro e seguimos até a praia Agios Georgios. No canto direito sai um barquinho até a Double Bay/Afionas (o trajeto leva 10 minutos e custa 30 euros para duas pessoas ida e volta). O barqueiro te deixa na praia e volta no horário marcado para te pegar. Você chega de barco por uma praia, mas a que fica atrás é mais bonita. As duas praias não tem estrutura (levar água e barraca). Na segunda Praia, olhando para o mar, há uma trilha do lado esquerdo de onde se tem uma bela vista.
De lá pegamos, pegamos um caminho de carro beirando o mar quase o tempo todo até Palaiokastritsa, passando por um dos locais mais altos da ilha de onde se tem uma bela vista. Seguimos até o Mosteiro de Palaiokastritsa.
Depois passamos por algumas das enseadas e paramos no Porto de Alipa para tentar fazer um passeio de barco até a Paradise Beach, considerada a mais bonita de Corfu, mas estava tarde e acabamos não indo. Um barco com skipper para 2 pessoas para ficar lá 1h sai 60 euros. Também é possível alugar um barco e ir pilotando.
De lá voltamos para Cape Drastis e Loga beach. Almoçamos no restaurante Panorama, que tem uma bela vista do mar e do pôr do sol. O restaurante fica no alto de uma falésia. A cor do mar é bonita, mas a areia é escura.
O roteiro ideal seria : começar em Palaiokastritsa, ir de barco até a Paradise. De Palaiokastritsa seguir de carro até Agios Georgios – pegar o barco até a Double Bay/Afionas. Depois seguir para o Canal d’ Amour, Cape Drastis pra ver a vista e depois assistir ao pôr do sol na taverna Panorama na Loga Beach.
Há passeio de barco saindo de Cape Drastis até o Canal d’ Amour.
Nesse dia jantamos no restaurante do nosso Corfu Mare Boutique na beira da piscina, ao ar livre e com música ao vivo.
O restaurante é bom, local charmoso e barato – o jantar para duas pessoas saiu 40 euros sem vinho, mas com cerveja.
Muito cuidado com os ônibus de turismo na ilha. Há várias ruas/estradas mais estreitas e os ônibus vêm com tudo e ocupam as duas faixas. Levamos alguns sustos.
Outra dica : quando for devolver o carro no aeroporto de Corfu, tenta abastecer na cidade de Corfu mesmo, porque perto do aeroporto não tem. Tem um perto que não era no caminho, tivemos que dar a volta para abastecer.






































Dicas gerais
Chip de Internet
Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.
Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!
NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.
Seguro viagem
Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!
Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Parabéns por mais uma excelente matéria Fabi!
Vamos passar parte de nossa lua de mel em Kefalonia e Zaquintos graças às suas dicas!
Temos 5 e 4 dias respectivamente em cada.
Você trocaria um dia de Kefalonia para ir a Ithaka num bate e volta, considerando os 5 dias, ou pensa que seria desperdício?
Bate e volta para Lefkada apenas para conhecer Porto Katsiki é furada?
Obrigado mais uma vez pelas dicas!
Oi Murilo! Bate e volta para Lefkada eu não faria! Qto à ithaca, se vc fizer as principais atrações de kefalonia e sobrar tempo, acho que vale sim…. mas só se sobrar tempo mesmo! Qto a Fteri, eh uma praia muito bonita, mas sem nenhuma estrutura, sombra nada… então, 2h la são mais do que suficientes… não precisa de um dia inteiro. bjs
Fabi, suas dicas sao muito boas, moro na Bolivia e sigo muito as suas rotas, estamos armando um roteiro para a ultima semana de maio, vamos ter 6 días e 5 noites, tava pensando fazer Lefkada 1 día, Kefalonia 2 días e Zakynthos 2 días, o que vocé acha? a minha maior duvida é como passar de uma ilha a outra, qual sería sua dica?
Agradeco sua resposta 😀
Querido, logo no inicio dessa matéria eu coloquei os horários dos ferries que ligam essas ilhas. Eu acho muuuuito pouco 1 dia em lefkada e 2 em kefalonia! Na matéria especifica sobre cada ilha dessas tb tem outros opções de ferries ! entra em cada matéria para dar uma lida e ver os sites bjs
Olá Fabi,
Voltamos da tão sonhada viagem às ilhas Jônicas maravilhados com tudo o que vimos entre 08 de setembro e 08 de outubro. Era uma sonho antigo visitar aqueles lugares fantásticos que só tínhamos visto nas revistas de turismo e posteriormente no seu blog e nos seus e-books. As informações contidas neles foram super úteis e nos acompanharam todo o tempo. Infelizmente tivemos o contratempo de alteração de roteiro por conta do término antecipado do serviço de Ferry da Empresa Joy Cruises para 08.09.2019. Como fizemos nosso roteiro contando com este transporte, tivemos que fazer alterações no que tihamos planejado e pago. De Corfu pegamos um ferrie comum para Paxos. Em Paxos tivemos que sair um dia antes do esperado, perdendo o dinheiro de uma diária, para irmos de ferry até Igoumenitsa, para então pegar um ônibus para Lefkada que só possuía 2 horários semanais. Em Igoumenitsa reservamos um pernoite num hotel perto da estação de ônibus para seguirmos viagem no dia seguinte. De Lefkada em diante, conseguimos continuar a viagem para as outras ilhas, pegando os ferries das outras empresas que operam naquele arquipélago. Deu um pouco de trabalho e um certo stress, mas as paisagens fantásticas, a culinária maravilhosa e a acolhida do povo Grego compensou tudo. Caso você ache pertinente, faça esta ressalva nos seus e-books. Nem em Corfu e nem em Paxos, conseguimos contato com a Joy Cruises, confirmando o que você disse sobre a dificuldade de comunicação com a empresa. Nas agências de turismo que tinham propaganda deste roteiro, ninguém conseguiu explicar a razão da antecipação dos términos dos serviços de 30 de setembro para 08 de setembro, isto é 22 dias antes do divulgado. Para aumentar nossa decepção e espanto, vimos ancorados em Corfu e em Paxos os barcos da Joy Cruises. Enfim, muito obrigado por tudo. Loucos por Viagem viajaram conosco por lugares de sonho. Abraço agradecido!
Muito obrigada pelo seu feedback! os ferries nas jônicas são mesmo complicados ! mas hj em dia muito melhor do que nas vezes que eu fui! mas infelizmente sem garantias qto ao termino na operação das rotas em cada verão. mas pelo menos de junho a setembro é garantido. beijao
Fabi, tudo bem? Estou planejando o roteiro de 20 dias pelas ilhas jônicas + ciclades. Aparentemente é quase obrigatório alugar um carro, principalmente nas jônicas. Gostaria de saber se você alugou um carro diferente em cada ilha, ou foi com o mesmo em todas (usando ferrys)? Além disso, tendo em mente que minha viagem vai ser final de agosto/começo setembro, seria recomendável começar pelas jônicas para garantir o bom tempo ou vc acha que isso é indiferente? Eu to tentando evitar chegar por Atenas e procurando um voo de uma capital européia direto pra uma ilha, deixando Atenas pro meio da viagem quando sairemos de um arquipélago para outro, mas tá tão dificil encontrar a melhor escala (preço baixo com pontos + disponibilidade de voos para a ilha desejada) 🙁 Obrigado, abraços!!
Fabi, tudo bem? Estou planejando o roteiro de 20 dias pelas ilhas jônicas + ciclades. Aparentemente é quase obrigatório alugar um carro, principalmente nas jônicas. Gostaria de saber se você alugou um carro diferente em cada ilha, ou foi com o mesmo em todas (usando ferrys)? Além disso, tendo em mente que minha viagem vai ser final de agosto/começo setembro, seria recomendável começar pelas jônicas para garantir o bom tempo ou vc acha que isso é indiferente? Eu to tentando evitar chegar por Atenas e procurando um voo de uma capital européia direto pra uma ilha, deixando Atenas pro meio da viagem quando sairemos de um arquipélago para outro, mas tá tão dificil encontrar a melhor escala (preço baixo com pontos + disponibilidade de voos para a ilha desejada) 🙁 Obrigado, abraços!!