Em abril/18 visitamos pela segunda vez Portofino, Santa Margherita Ligure, Camogli e Cinque Terre na Riviera Italiana.
Nossa primeira vez nessa região foi em outubro/11 e eu estava louca para voltar com mais calma.
Dessa vez nosso roteiro foi Portofino, Cinque Terre e a bela ilha de Elba, na costa da Toscana.
Como chegar
Elba fica na costa da Toscana e é a terceira maior ilha da Itália (atrás apenas da Sicília e da Sardenha). ⠀
É bem fácil chegar em Elba – basta Pegar um ferry em Piombino (cidade que fica a 1h de Pisa e a 1h30 de CinqueTerre) para Portoferraio – a travessia leva 1h, os ferries transportam carros e a frequência é muito grande (sai ferry praticamente a cada meia hora). Três cias fazem esse trajeto : Moby, BlueNavy e Toremar. Nós compramos os tickets na bilheteria do porto de Piombino, mas caso você prefira comprar com antecedência clique AQUI.
Os tickets de ida custaram 62 euros para 2 pessoas + 1 carro. Já na volta os mesmos tickets custaram 90 euros.
Existem 3 portos na ilha de Elba : Portoferraio, Cavo e Rio Marina.
Nós optamos pelo ferry que chega em Portoferraio, capital da ilha, pois é a melhor localização para se hospedar, além da cidade ser um charme.
Do mesmo porto em Piombino saem ferries para as ilhas vizinhas de Córsega (França) e Sardenha. ⠀
⠀
Elba é uma ótima pedida pra quem vai fazer os vilarejos da Toscana – depois emendar com uns dias de praia na ilha!
Nosso roteiro foi : chegamos e saímos da Itália pelo aeroporto de Pisa. Começamos pela Riviera Italiana (Portofino e arredores), depois Cinque Terre e por fim ilha de Elba.
Ah! Foi em Elba que Napoleão Bonaparte ficou exilado quando perdeu o poder . ⠀
⠀






Como se locomover
Nós alugamos um carro no aeroporto de Pisa, seguimos para Portofino e de lá para as Cinque Terre. Depois fomos para a ilha de Elba e finalizamos devolvendo o carro no aeroporto de Pisa.
Indicamos o site da RentCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.
Quanto tempo
Nós ficamos 6 noites/5 dias inteiros na ilha. Rodamos bastante e conhecemos muita coisa, mas daria para ficar mais.
Acho que o mínimo para aproveitar a ilha com calma e conhecer pelo menos as melhores praias são 4/5 dias inteiros.
Melhor época
Nós fizemos essa viagem na segunda quinzena de abril/18. Foram 13 dias de sol e calor – aproveitamos muito as praias e o mar. Pegamos dias com temperatura de 29 graus! Mas no penúltimo dia de viagem (já em maio), o tempo virou, choveu bastante e a temperatura caiu bem. Foram 2 dias de chuva.
A melhor época para visitar a ilha vai de final de maio a setembro. Mas evite o mês de agosto em qualquer ilha da Europa! Todos os destinos de praia ficam muito cheios e caros.
Elba é um destino muito procurado por alemães e pelos próprios italianos.
Onde se hospedar
Embora a ilha de Elba seja grande basta montar uma base para explorá-la.
Depois de fazer bastante pesquisa, vi que a melhor opção de base é em Portoferraio e arredores.
A nossa pousada ficava a 15 minutos de carro do centrinho histórico de Portoferraio.
A pousada Santo Stefano tem uma área externa charmosa com vista, quartos espaçosos e bem confortáveis, estacionamento, Wi-Fi e café da manhã incluídos nas diárias e tudo isso com bom custo x benefício. Para fazer coração e reservar clique em Hotel Santo Stefano.














A ilha não tem muitas opções de hotéis de luxo. O hotel mais bacana é o Il Termine Country & Sea.
Para ver outras opções de hotéis na ilha acesse AQUI.
Se você gosta das nossas dicas, faça suas reservas pelos links indicados, ainda que você escolha outro hotel. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! Só assim conseguimos manter o blog no ar!
Dicas de restaurantes
Abaixo algumas dicas de restaurantes na ilha de Elba. Lembrando que a gorjeta normalmente deve ser deixada em dinheiro na mesa para o garçom. É bom sempre ter um trocado. Além disso, saibam que na Itália é comum os restaurantes cobrarem o “coperto”, uma taxa obrigatória pela utilização dos talheres, guardanapos e pelo pão com manteiga/porção de azeitonas (varia em cada restaurante mas costuma custar entre 1,50 e 2 euros por pessoa).
- Emanuel – esse restaurante foi o meu preferido em Elba. Fica a uns 15 minutos de Portoferraio em Enfola. O lugar é um charme, a vista é linda para o mar e para o pôr do sol, comida é deliciosa! Preço: 2 entradas + 2 pratos principais + água + garrafa de vinho = 85,00 euros. Tem que reservar com antecedência – site oficial.


























- Le Viste – esse restaurante é um charme! Fica um pouco escondido e só é possível chegar a pé depois de descer desde o topo da cidade velha por uma escadaria (uns 5 minutos). O restaurante tem um ambiente delicioso, áreas interna e externa, com bela vista mar. Confesso que não ameiiii a comida. É ok, mas nada que tenha me marcado. E também não é muito barato, mas vale pelo lugar. É preciso fazer reserva com antecedência – site oficial. Preço : 2 entradas + 2 pratos principais + água + garrafa de vinho = 118,00 euros.




































- Trattoria il Garibaldino – localizado em frente à Marina no centro histórico de Portoferraio. Tem uma varanda agradável com vista para os barquinhos ancorados na Marina e a pizza é ótima (Preço : 2 pizzas + garrafa de vinho + garrafa de água = 45,00 euros). Não precisa reservar.








- Bitta 20 – localizado em frente à Marina de Portoferraio, esse restaurante tem um ambiente bacana e a comida é muito gostosa. Duas entradas + dois pratos principais + água + café + garrafa de vinho =76 euros.










- Da Luciano – esse restaurante fica próximo da praia Il Forno, a cerca de 20 minutos de carro de Portoferraio. Pratos deliciosos e com ótimo preço. Tem opções de pizzas, massas, peixes e frutos do mar. Preço : 2 entradas + 2 pratos principais + água + garrafa de vinho = 70,00 euros. O restaurante tem um ambiente interno é um terraço com vista mar, das montanhas e do entardecer (Página do Facebook).


















Gelaterias
- Zero Gradi – fica no Porto de Portoferraio – os sabores de pistacchio e nutella são maravilhosos.
- Nonna – localizada no centro histórico de Portoferraio – também amei essa gelateria. Costuma ter fila! Experimentamos vários sabores mas o de pistache foi meu preferido também.
- Ghibli – essa sorveteria já ganhou vários prêmios. O sorvete parece uma mousse. Fica em Campo Nell Elba.
- Gelateria La Torre – esse foi o meu sorvete preferido na ilha. Se você passar pelo vilarejo de Marciana Mariana não deixe de experimentar.
Dicas gerais
- Assim que você desembarcar no Porto de Portoferraio na ilha de Elba você verá um prédio alto. Embaixo desse prédio fica o centro de informações aos turistas. Passe lá, pegue um mapa e se informe sobre a Ilha em geral – eles são super prestativos e dão várias dicas de praias, trilhas e passeios. Funciona das 9h às 19h.
- Há muitas opções de trilhas na ilha para se fazer a pé ou de bike.
- Cuidado com os ciclistas nas estradas.
- A ilha é bem sinalizada mas é bom tem sempre um mapa em mãos.
- Há muitos campings espalhados pela ilha assim como campervan.
- Existem vários locais históricos que são visitados por causa de Napoleão Bonaparte. Mas nós fomos para Elba com intuito de curtir praia e aquele clima de Mediterrâneo maravilhoso que a Itália tem (e não para saber mais da história).
- Nos arredores de Portoferraio há vários supermercados bons como Coop e Conad cheios de delícias italianas e europeias – vinhos, queijos, frios, chocolates etc.
- Estacionamento em alguns lugares da ilha é um pouco estressante. Há poucas vagas e a maioria dos estacionamentos é pago – às vezes cobram por hora e às vezes pelo dia todo. Nos arredores do centro histórico de Portoferraio há vários estacionamentos pagos – após às 20h são gratuitos.
O que fazer e melhores praias
No próximo post vou contar para vocês o que fazer em Elba e as melhores praias da ilha.








































Daqui pra onde
Como falei no início dessa matéria, Elba fica na Costa da Toscana, a cerca de 2h30 de Cinque Terre (1h30 de carro + 1h de ferry), 3h de Florença (2h de carro + 1h de ferry), 2h de Pisa (1h de carro + 1h de ferry) e 2h30 (sendo 1h30 de carro) de Portofino.
Então, é possível conjugar Elba com :
- Cinque Terre
- Portofino
- Sardenha
- Toscana
Estarei visitando a Italia em agosto. Ficarei 5 dias na Toscana. Vale a pena um bate e volta até elba?
Oi marcia, não acho que vale a pena não! elba eh para ir e ficar uns dias bjs
Qual a temperatura da água das praias no mês de agosto?
Olá! Ótimo post. Muito útil para mim.
Vou em outubro, ficarei três dias. Quais são os pontos imperdíveis na ilha?
Amei as informações que vocês deram. E o site é bem prático. Facilita a vida de quem quer viajar. Obrigada.