O lado oeste de Oahu não é muito explorado pelos turistas que se concentram mais no leste e no sul. Percebi que deste lado as praias são mais frequentadas por moradores, que podem apreciar um lindo pôr do sol.
Clique abaixo para ler os outros posts sobre Oahu:
WEST OAHU
Ko Olina: um local dominado por resorts, perfeito para crianças. São 4 enseadas, que chamam de lagoas, formadas pela colocação de areia e pedras que não deixam as ondas entrarem.
Os resorts cuidam dos jardins lindíssimos. Tem um estacionamento público e andar pelas praias e jardins entre as enseadas é livre para quem não é hóspede. Achei muito bonito, a água do mar fica calminha nas enseadas. Não tem estrutura para os não hóspedes, apenas chuveiros na parte aberta. Nessas lagoas vimos casamentos, há capelas na beira da praia.
Ewa Beach: chegamos já tarde aqui, acho que por isso não me atraiu muito esse local. É uma área bem residencial e conseguimos acesso público à praia bem no final de uma rua. Parece não ser lugar turístico, só de locais.
Nanakuli beach: acabamos nem ficando nessa praia, apenas estacionamos e passamos a tarde no canto onde tem um local informalmente chamado de mermaid caves.
Mermaid Caves: uma vez eu havia visto uma foto de uma galera tomando banho de mar sob umas pedras, uma espécie de caverna. Fiquei super na vontade de conhecer, mas eu só tinha a ideia pelo google earth onde mais ou menos ficava.
Estávamos andando de carro e fomos olhando e reconhecendo o caminho. Chegamos na praia de Nanakuli e caminhamos para a esquerda sobre as pedras. Fiquei procurando onde seria aquilo! E achei! Aqui é interessante você ir de chinelo ou aquela sandália tipo pepete.
Não havia ninguém! Fiquei com medo de entrar no buraco, mas sabia que o que veria embaixo seria lindo. Na verdade o medo é vir uma onda mais forte e alagar o buraco até o teto.
Enfim, entramos um ajudando o outro e tomamos um banho de mar na caverna iluminada por alguns buracos no teto. As ondas entram e saem e, portanto, tem que tomar cuidado para não se machucar nas pedras e ficar atento com elevação de nível, caso isso aconteça.
Upper Makua Cave: trilha curta que em menos de 1h dá pra subir e descer se for somente até a upper Makua Cave. A trilha estava bem escorregadia com areia solta. Deixe o carro estacionado onde tem a placa Kaneana State Point e ande um pouco adiante no acostamento. Verá placas Keep Out. Pois é… volte e vá embora. Ou suba sem que ninguém te veja.
Kaneana Cave: mesmo estacionamento na beira da estrada e a caverna Kaneana fica do outro lado da rua. Acesso super fácil, porém não é muito interessante.
Yokohama Beach: praia de areia branquinha e mar azul. Adorei passar um tempo aqui, pois não havia ninguém além de nós e dos guarda-vidas. É uma das últimas praias do lado oeste que tem bom acesso em estrada asfaltada.
CENTRAL OAHU
Não andei muito pela região central de Oahu, mas um dos principais pontos turísticos da ilha é aqui, Pearl Harbour. Certamente não é nesta região que você vai procurar por belas praias.
Pearl Harbour: é um complexo histórico, formado por alguns museus dentro de área militar. Faz parte do Pacific Historic Parks que conserva os sítios históricos do Pacífico e que incluem outras ilhas de importância histórica como Guam e Saipan.
Fomos de ônibus público desde Waikiki até o estacionamento do Memorial USS Arizona. Muito fácil e sem baldeação, mas demorou 1h. No controle de acesso da entrada não é permitido entrar com bolsas grandes e mochilas, as quais devem ser guardadas nos lockers mediante pagamento.
A visitação ao Memorial USS Arizona é aberta ao público e tem vários horários de visitação. Você pega uma senha, vai até o auditório enorme, assiste um vídeo lindíssimo sobre a história da segunda guerra mundial e depois de barquinho vai até o Memorial, que foi construído sobre a carcaça do navio afundado na guerra.
Há outros locais para visitar e que são pagos à parte como o Memorial USS Oklahoma, o submarino USS Bowfin, o Memorial USS Missouri. Devido a um temporal que caiu bem na hora que estávamos voltando do barquinho, não quisemos mais continuar.
Bom lugar de compras nessa região da ilha é o Waikele Outlet Premium, que fica em Waipahu, em torno de 20 km de Honolulu, na saída 7 da Highway H1. Dá pra ir de ônibus desde o Ala Moana Center.
Para informações completas do Hawaii, acesse os posts abaixo:
- Post 1 – Hawaii – Dicas Gerais
- Post 2 – Ilha de Kauai
- Post 3 – Ilha de Maui
- Post 4 – Ilha de Maui – Road to Hana
- Post 5 – Big Island
- Post 6 – Big Island – Volcanoes National Park
- Post 7 – Ilha de Oahu – South Oahu
- Post 8 – Ilha de Oahu – North Shore e East Oahu
- Post 9 – Ilha de Oahu – West e Central Oahu
Ola,muito legal o seu roteiro!
você poderia me dizer se fez tudo isso por região no mesmo dia? ou foram em dias diferentes?estou tentando programar o meu roteiro, mas está dificil pq parece muitas coisas em um mesmo dia, e tem muita coisa para visitar e tenho apenas 5 dias em oahu. Onde vcs ficaram hospedados? e as atrações fecham cedo, como funciona? mto obrigada!
Olá Fernanda,
não fiz todo o que está nesse post no mesmo dia.
Pearl Harbour você tai gastar metade de um dia se visitar os museus.
Com 5 dias dá para visitar muitos lugares em Oahu. Fiquei hospedada em Waikiki.
Separa cada dia para uma região e aproveite sem pressa. A única praia com hora para abrir e fechar é a Hanauma Bay.
Beijos, Juli
muito bom pra relaxar