HAWAII – Road to Hana – Ilha de Maui

Em 18/11/2016 por Juliana Tolfo

Escrevendo o post sobre Maui, resolvi que a famosa estrada que leva até Hana valeria um texto exclusivo.

Para ler o texto com as dicas gerais sobre o Havaí, clique aqui.

Road to Hana é a estrada de número 360 (Hana Highway), a mais famosa de Maui e com lindas vistas do mar, de florestas e cascatas. A estrada asfaltada vai contornando a montanha e o mar, tem muitas curvas até a pequena cidade de Hana, que fica na costa leste. Eu não contei, mas dizem que essa estrada tem mais de 600 curvas, então pra quem precisa, prepara o remedinho (rs!).

Acho interessante antes de você pegar a estrada, saber onde quer parar, pra ter uma noção de quanto tempo terá para aproveitar, pois um dia realmente é pouco para parar em todas as belezas do caminho. Eu não fiz isso (xiii!) peguei o mapa no aeroporto e fui parando nos lugares assinalados nesse mapa e acho que perdi muita coisa, embora tenha preenchido o dia todo.

Dicas importantes:

  • Comece a Hana Highway com combustível suficiente, não lembro de ter visto postos de gasolina até o final dela. De Kahului (aeroporto) até Hana são 80 km;
  • Preste atenção onde vai estacionar, pois algumas cachoeiras com acesso por trilha desde a estrada não tem lugar para deixar o carro e no acostamento é proibido;
  • Geralmente as pessoas fazem ida e volta pela mesma estrada. Há um outro caminho, uma estrada precária chamada Piilani Highway que contorna a ilha pelo sul, porém as seguradoras dos veículos não cobrem danos ou acidentes causados durante esse percurso, pois tem pavimento danificado em boa parte, a estrada é bastante estreita em vários trechos, sem sinalização e com risco de deslizamento de pedras dos paredões.

Dentre tantos lugares lindos da Road to Hana, os locais que parei pra conhecer nessa estrada foram:

Honomanu Bay: uma pequena enseada de mar com ondas e areia de pedrinhas escuras. Acesso por estrada de terra, com lugar para estacionar, mas não há qualquer infraestrutura.

DCIM100GOPROGOPR0334.

DCIM100GOPROGOPR0337.

Upper Waikani Falls também chamada de Three Bear Falls: essa linda cascata fica bem na beira da estrada, você a enxerga quando faz uma curva sobre uma ponte. Não tinha como deixar o carro em local abrigado, então não conseguimos tempo de descer até ela.

DCIM100GOPROGOPR0340.

maui-276-waikamoi-falls-edit-editado

Kopiliula Falls: é uma cachoeira bem bonita mas não se consegue ver da estrada, tampouco tem alguma placa indicando sua existência. A trilha começa numa ponte e tem que passar por cima de uma casinha esquisita (foi o melhor jeito que encontrei, rs!). Só a descobrimos porque havia um carro estacionado e por curiosidade fomos desbravar.

DCIM100GOPROGOPR0360.

Waianapanapa State Park: aqui tem trilhas curtas, tem uma Black Sand Beach, tem túnel de lava e um poço de água azul cristalina (Wai’anapanapa Cave – lembra um cenote). Tem estacionamento e você deve sair da Hana Highway na Honokalani Road, que chega até o parque.

A Black Sand Beach estava interditada nesse dia por causa das fortes ondas.

DCIM100GOPROGOPR0389.

maui-335-waianapanapa-edit-editado

maui-323-waianapanapa-edit-editado

Red Sand Beach: foi fácil de chegar porque fui perguntando às pessoas. Fica após contornar a pequena cidade de Hana e depois de passar por uma quadra esportiva onde estacionamos o carro. Andamos até um camping, entramos e seguimos as pessoas que estavam ali entrando no mato. Só assim achamos a trilha, porque não havia qualquer indicação por placas para chegar até ela.

maui-475-red-sand-bech-edit-editado

maui-477-red-sand-bech-edit-editado

DCIM100GOPROG0060438.

maui-473-red-sand-bech-edit-editado

maui-507-red-sand-bech-edit-editado

Koki Beach Park: paramos aqui para comer alguma coisa, havia um restaurante com uma fila de gente sedenta e faminta (rs!).

DCIM100GOPROGOPR0596.

maui-392-3-road-to-hana-edit-editado

Kipahulu Park: aqui foi o último ponto que paramos para visitar e já na entrada da Piilani Highway. Achei que já era tarde, deve ser muito bonito ver essas cachoeiras com mais sol. Aqui ficam as famosas Sacred Pools e as suas 7 piscinas, que neste dia estavam interditadas devido à grande vazão de água (havia chovido muito) e inclusive o mar estava bem “mexido”.

A entrada custou us$ 15 pelo carro e vale também para entrar lá no Haleakala, já que fazem parte do mesmo parque. Tem estacionamento e banheiros.

maui-591-kipahulu-park-edit-editado

DCIM100GOPROGOPR0733.

maui-623-kipahulu-park-edit-editado

maui-632-kipahulu-park-edit-editado

Aqui fizemos a trilha Pipiwai Trail de 3,2km (ida) chegando até a cachoeira Waimoku. A trilha não é difícil e passa por locais bacanas, como uma enorme cascata chamada Makahiku, uma árvore gigantesca e uma floresta de bambu que fazia sons bem legais. Levamos quase 1h para chegar no ponto final e valeu muito a pena.

maui-638-pipi-trail-edit-editado

No caminho, vista para a Makahiku Falls:

maui-644-pipi-trail-makahiku-falls-edit-editado

DCIM100GOPROG0110612.

DCIM100GOPROGOPR0630.

maui-687-pipi-trail-edit-editado

Waimoku Falls: tem 400m de altura e é maravilhosa. Não é permitido chegar próximo a ela pelo risco de tromba d’água, mas estavam todos ignorando a placa e havia inclusive gente dentro do poço.

DCIM100GOPROGOPR0662.

DCIM100GOPROGOPR0688.

Estávamos em dúvida se daria tempo de fazer tudo e voltar até o hotel em Kihei pela mesma Hana Highway. Quando terminamos o passeio até Kipahulu, decidimos continuar pela temida Piilani Highway, que contorna o Haleakala bem no sul da ilha, mesmo com os avisos de que a estrada não era boa e que o seguro do carro da locadora não cobriria quaisquer danos ocorridos por ali. Deu mesmo foi muita preguiça voltar toda a Hana Highway e suas centenas de curvas no escuro.

Então seguimos pela Piilani que de fato tem trechos perigosos, mas fomos bem cautelosos e no final das contas, achamos tranquilo. Veja abaixo algumas fotos do percurso:

maui-still001-editado

maui-761-pillani-hwy-edit-editado

Achei bem diferente voltar por aqui. Vimos pessoas vivendo completamente afastadas das regiões urbanizadas de Maui, em sítios silenciosos na encosta do vulcão. Passamos por trechos de florestas, trechos de desertos de lava, regiões montanhosas e com temperaturas mais baixas e depois começamos a descer com uma magnífica vista para o mar.

O inconveniente foi que essa estrada não tem ligação com Wailea ou Kihei, as estradas que há são todas particulares fechadas com portões. Eu que havia visto pelo google achei que íamos cortar caminho por elas, mas não. Tivemos mesmo que ir até Kahului novamente e depois descer para o hotel em Kihei. Nem preciso dizer que chegamos bem tarde. A vantagem foi conhecer um novo caminho e ver um lindo pôr do sol na encosta do vulcão.

maui-still002-editado

Para informações completas do Hawaii, acesse os posts abaixo: 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Juliana Tolfo
Juliana Tolfo: nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora há dez anos no Rio. Adora desbravar lugares, principalmente aqueles que tenham belezas naturais e atividades ao ar livre. Ama fotografar e edita vídeos incríveis de viagens. No instagram compartilha suas belas fotos e ótimas dicas no perfil @julijourney.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. […] to Hana com um amigo na noite anterior. Então, peguei algumas dicas do roteiro da July no Blog Loucos por Viagem para me basear e saber mais ou menos onde iríamos parar. Acredito que foi bem interessante, pois […]

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Larissa,
      que bom que as informações aqui te ajudaram! Obrigada por citar!
      Super beijo 😉

      Responder
  2. Fernanda

    Oi Ju. Muito legal seu blog, dicas ótimas!! A única pena é que não dá para copiar e colar, pois seria muito útil para mim, para conseguir colocar na ordem e imprimir! Teria algum jeito? Uma coisa que ia te perguntar é quais hotéis vc ficou hospedada nas 4 ilhas e se valeu a pena, e também se é possível fazer a Road to Hana pelo caminho inverso, ou seja começar pela piilani e terminar pela hana? Pois se fosse assim iríamos economizar tempo, e não pegaríamos a estrada pillani de noite. Mto obrigada

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Fernanda,
      não tem aí um ícone de impressão no cantinho da página?
      Pode fazer a road to Hana ao contrário que eu fiz sim!
      Os hoteis que fiquei foram:
      Wyndham Vacation Resorts Royal Garden
      Days Inn by Wyndham Maui Oceanfront
      Holiday Inn Express & Suites Kailua-Kona
      Alii Kane Cottage with Loft
      Kauai Shores Hotel

      Beijos

      Responder
Deixe seu comentário: