Em setembro fizemos uma viagem incrível pela Suíça e aproveitamos o finalzinho do verão por lá para fazer muitas caminhadas (foram quase 100km!).
Uma delas foi até a famosa Trift Bridge, uma ponte pênsil que tem 170 m de comprimento e 100m de altura!
Leia também: Guia completo com todas as dicas de viagem para a Suíça
Como chegar
A Trift Bridge fica em Gadmen na região de Grimselwelt no cantão de Berna e está localizada a apenas 1h de carro de Lucerna e a cerca de 50 minutos de Interlaken.
Nessa mesma região há vários outros passeios muito bacanas : Gelmerbahn – o funicular mais inclinado da Europa e o Aare Gorge que fica próximo da cidade de Meiringen, além da rota panorâmica conhecida como GrimselPass.
Nós estávamos de carro e há um estacionamento gratuito no local, mas é possível chegar de transporte público: a partir de Lucerna ou Interlaken Ost de trem até Meiringen e, de lá, ônibus até “Nessental Triftbahn”.

Trift Bridge
Ingressos
O ingresso custa CHF 24 por pessoa para subir e descer a montanha de teleférico. Não há desconto para portadores do Swiss Travel Pass.
É possível comprar com antecedência pelo site oficial. Mas o chato é que é preciso marcar um horário específico para subir e descer no teleférico, pois só cabem 8 pessoas.
Nós preferimos comprar na bilheteria mesmo e pegar o primeiro horário disponível. Mas tivemos dificuldade com o horário da volta. Não tinha mais ingresso disponível para os últimos horários possíveis (16h), então, tivemos que voltar mais cedo e o passeio acabou sendo meio corrido (já que só de caminhada são 3h ida e volta).
Horário de funcionamento
Essa atração só funciona durante o período de verão: de junho a outubro. Para confirmar as datas clique aqui.
8h – 16h – junho, setembro e outubro
8h – 17h – julho e agosto








Como é o passeio
Compramos o ingresso na bilheteria na TriftBahn e recebemos um cartão com o nosso horário de volta no teleférico.
A cabine do teleférico é pequena, só comporta até 8 pessoas. O percurso para subir a montanha de teleférico é rápido, acho que levamos uns 15 minutos.
No topo, onde desembarcamos, além da estação do teleférico há um restaurante e banheiros. De lá descemos uma escadaria, atravessamos uma ponte e começamos a trilha até a ponte Trift.
A caminhada leva cerca de 1h30 (2,8km) por trecho. O caminho é bem demarcado e sinalizado, e não há necessidade de guia (aliás, nem existe essa opção).
Na ida o trecho é de subida, com alguns trechos mais planos e outros mais íngremes. Não é nada muito puxado para quem está acostumado a caminhar.
Depois de 1h30 de caminhada, chegamos na Trift Bridge, uma ponte suspensa com 170m de comprimento a 100m de altura! O visual do glaciar Trift ao fundo e do lago embaixo da ponte é lindo!
Quem me acompanha sabe que eu tenho medo de altura, embora com o passar do tempo e até mesmo por causa das viagens, eu já tenha melhorado bastante.
Consegui chegar até a metade da ponte, mas quando outras pessoas entraram, ela balançava tantooooo que eu dei meia volta (rs!).
Ainda assim valeu a pena a trilha para ver o lago e o glaciar. O lugar é lindo!⠀
Meu marido conseguiu atravessar a ponte até o outro lado, mas mesmo sendo bem mais aventureiro do que eu e sem ter medo de altura, ele sentiu um frio na barriga também! (rs!)
Vi muitas pessoas que tentaram atravessar e voltaram, outras nem tentaram e algumas atravessaram sem parecer ter medo.⠀
A ponte foi construída em 2004, mas em 2009 foi substituída por uma ponte mais segura e acessível. Hoje é considerada uma das maiores e mais altas pontes suspensas de pedestres dos Alpes e se tornou uma grande atração turística da Suíça.


























































O que levar
Não esqueça de levar água, lanche e um casaco porque lá em cima na ponte é mais frio. Fiz a trilha sem casaco e suando, mas ao chegar na ponte ventava e estava bem mais frio apesar o sol.
Outros passeios
No mesmo dia em que fizemos essa trilha até a ponte suspensa, conhecemos o Aare Gorge que fica a uns 20 minutos de distância. É uma passeio bem bonito também, diferente e que dura cerca de 1h30 no máximo.
Outro passeio lindo nessa região de Grimselwelt é subir no funicular mais inclinado da Europa – o Gelmerbahn até o lago Gelmersee.
Melhores bases
Pra fazer esse passeio você pode se hospedar em vários destinos como Berna, Lucerna, Interlaken , Brienz , Andermatt.