Riviera Maya – um roteiro completo por Cancun, Playa del Carmen, Cozumel, Tulum, Chichén Itzá, Isla Mujeres e os famosos cenotes.

Em 19/08/2015 por Juliana Tolfo

Originalmente chamada de corredor Cancun-Tulum, a Riviera Maya é um trecho que abrange 120km de litoral caribenho na península de Yucatán, estado de Quintana Roo no México. A rodovia 307 é paralela ao litoral e repleta de hotéis, na maior parte grandes resorts que fizeram a fama da Riviera Maya.

As grandes atrações turísticas da região são os sítios arqueológicos, os eco parques e as atividades de praia e mergulho na segunda maior barreira de corais do mundo, o sistema Mesoamericano (também conhecido como a barreira de Belize) que começa próximo a Cancun e desce até Honduras, somando mais de 900 quilômetros de extensão.

Em outubro de 2009 decidimos passar a virada do ano em Cancun. Na correria, comprei as passagens e reservei os hotéis pelo booking.com ou se preferir pode utilizar Hoteis.com.

Como chegar

Voei pela cia aérea Aeromexico a partir de São Paulo, com conexão na Cidade do México e destino final Cancun. A volta foi a mesma coisa, sendo que a conexão na Cidade do México foi de 10h, o que nos permitiu conhecer a região central da cidade, graças a existência de metrô desde o aeroporto.

Melhor época

A temperatura média anual é de 26°C. No verão, entre junho e agosto, as temperaturas ficam mais elevadas, podendo atingir mais de 30°C. O alerta de temporada de furacões é sempre de junho a novembro, mas a maior probabilidade de chuvas e furacões é setembro e outubro. A época mais seca vai de dezembro a abril, que é o inverno do hemisfério Norte.

Moeda

É o peso mexicano. A conversão de hoje (jul/2015) está U$ 1 = 16 pesos mexicanos. Para checar o câmbio acesse o site do Banco Central .

Quanto tempo

Eu recomendo pelo menos uma semana, pois tem muitas atividades diferentes :  parques,  sítios arqueológicos, cenotes e diversas praias, além das ilhas próximas.

Onde ficar

Toda a região litorânea da Riviera Maya tem hotéis e pousadas. São mais procuradas as cidades de Cancun e Playa del Carmen. Quando fui, Playa del Carmen não era tão conhecida dos brasileiros e achei melhor que Cancun, pois está mais perto da maioria dos lugares que eu queria visitar e a atmosfera da pequena cidade me lembrou muito Búzios no Rio de Janeiro. Em Cancun sugiro se hospedar na zona hoteleira e em Playa del Carmen na redondeza da 5ª avenida.

Como chegamos na madrugada do dia 25/12, reservei o hotel Courtyard by Marriott  perto do aeroporto de Cancun apenas para passar aquela noite.

No dia seguinte pegamos o carro que estava reservado e partimos para Chichén Itzá.

Playa del Carmen tem uma enorme quantidade de hotéis bacanas, mas por economia acabei ficando num hostel que nem me atrevo a recomendar aqui, não era muito agradável… esse é mais um motivo para você planejar o final de ano com antecedência. Mas fica a dica da Vanessa que se hospedou no super bem localizado Boutique Illusion (o hotel não aceita crianças).

Em Cancun as dicas são  os chiquérrimos resorts Live Aqua Cancun e o Le Blanc. Nenhum dos dois aceita crianças.

Atualização 2017 : Outras dicas de hotéis incríveis na Riviera Maya : Banyan Tree Mayakoba (um dos hotéis mais românticos do mundo) e Andaz Mayakoba (o hotel mais moderninho e descolado do complexo Mayakoba)

Como circular

Alugamos um carro apenas por uma diária, o que nos deu liberdade para ir até Chichén Itzá sem os horários de excursões. Recomendo o site RentCars. Alerta : os policiais na Riviera Maya costumam ser bastante corruptos. Com frequência abordam os turistas que alugam carro e dão um jeito de dizer que estavam em alta velocidade e, assim, pedem uma grana para evitar a burocracia de multa e delegacia. A Fabi passou por isso e outras pessoas conhecidas também.

No outros dias andamos de van, ônibus, táxi e ferry boat. Alugue carro apenas para os passeios mais distantes: Tulum, parques temáticos, cenotes, sítios arqueológicos e outras praias da Riviera Maya. Mesmo assim, existem outros meios de transporte que dispensam a necessidade do carro.

Em Cancun, se você se hospedar na zona hoteleira (o que é indicado) você não precisará de carro para nada,  pois o ônibus  funciona muito bem e inclusive, quando fui, aceitava dólares (trocados). O ônibus R1 faz a avenida dos resorts, a Boulevard Kukulkan, super fácil e cômodo.

Os ônibus da empresa ADO fazem o trajeto entre Cancun (inclusive aeroporto) e Playa del Carmen diariamente em vários horários e o percurso leva 1h. Entre no site da empresa para averiguar quais destinos e horários estão disponíveis.

Em Playa del Carmen circula-se a pé. A 5ª avenida, principal da cidade, é só para pedestres e tudo está a sua volta. Inclusive um terminal da empresa ADO fica na 5ª avenida. O outro terminal ADO fica na avenida 20 esquina com rua 12.

Para a ilha de Cozumel, você pode escolher entre duas empresas de ferry boar : Ultramar e Mexico Water Jets , que saem do porto de Playa del Carmen, a uma quadra da 5ª avenida e duas do terminal da ADO.

De Cancun para o aeroporto, pegamos o bus até a rodoviária do centro de Cancun e de lá o bus ADO para o aeroporto. Super tranquilo!

O que fazer

Separei em dois itens:

1) passeios a partir de Playa del Carmen

2) passeios a partir de Cancun.

Foi a logística que eu fiz, usando como base essas duas cidades e deu muito certo.

1) Passeios a partir de PLAYA DEL CARMEN:

  • Praia de Playa del Carmen – A praia de Playa, na minha opinião, é melhor que a de Cancun. Aqui os resorts não tomaram conta da orla na forma e intensidade que acontece em Cancun e a noite em Playa é tão animada quanto. A boate mais famosa, Coco Bongo, tem uma filial em Playa. Caminhar pela 5ª avenida é uma delícia, muitos restaurantes, comércio, lojas de câmbio, artistas de rua, bares em festa.

FOTO 1

FOTO 2.1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5.1

FOTO 5

  • Tulum – é um sitio arqueológico de uma antiga cidade muralhada. A entrada é paga e fica cheio de turistas, muitas excursões que até assustam, mas logo que entramos esquecemos a lotação, pois o lugar é paradisíaco. Andamos pelas ruínas e pela praia, mas não ficamos nessa praia porque estava realmente cheio. Tem estacionamento para quem vai de carro e tem ônibus que deixa próximo a um centro comercial.

FOTO 6

FOTO 7

  • Praia Ana y Jose  – esse é só um, dos vários clubes de praia que existem na Riviera Maya. Não precisamos pagar entrada, mas sim consumir no restaurante/bar. Almoçamos um peixe delicioso, com bebidas ótimas e um atendimento exemplar. O garçom conversou bastante conosco e nos apresentou a família toda que trabalhava no restaurante. O azul do mar é um espetáculo.

FOTO 8

FOTO 9

FOTO 11

  • Sian Ka`an –  é uma reserva biológica que tem uma das biodiversidades mais singulares do mundo, fato que lhe confere o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Fica a cerca de 30 minutos por estrada de chão, ao final da Riviera Maya. Ali o mar e a lagoa se encontram, éramos os únicos na praia naquele momento. Aliás, nós e os mosquitos. Quantos mosquitos!!! Depois de muitas fotos, voltamos correndo pela trilha até onde deixamos o carro estacionado na beira da estrada pra fugir das picadas.

FOTO 12

FOTO 13

FOTO 14

FOTO 15

  • Akumal – é um lugar muito bucólico, cheio de casinhas, ruazinhas, decidimos estacionar e andar a pé. Sem querer, acabamos encontrando uma placa que dizia YAL-KU e entramos para fazer snorkel na linda lagoa. Pegamos o equipamento na entrada e caímos n’água até o sol se pôr. Que lugar bonito, pena que chegamos já tarde.

FOTO 16

FOTO 17

FOTO 19

  • Parques XEL –HÁ e XCARET – vendem ingressos antecipados pela internet com desconto. Fique de olho em promoções, como, por exemplo, compre um ingresso e ganhe  outro dia de visita. Para entender bem, há ingresso básico que é somente a entrada; all inclusive que é entrada + refeições; passaport xperience, que são combinados de mais de um parque. Há outro parque do grupo nesta região chamado XPLOR, que não consegui tempo para ir e que tem atividades de aventura. Em ambos os parques, Xcaret e Xel-Há, os restaurantes são muitos bons, enormes, bem decorados, bonitos, a comida farta e boa, tem ótimas bebidas e um atendimento que achei muito bom. Tem guarda volumes pra você deixar seus pertences, toalhas disponíveis, vestiários, cadeiras e redes para relaxar. Uma coisa que eles sempre estavam lembrando é que o protetor solar que pode ser usado dentro dos parques deve ser livre de produtos químicos. Por isso, são vendidos na entrada vários tipos de protetores solares específicos.
  • XEL-HÁ – é um parque espetacular! Que natureza! Que água maravilhosa! Que refeições deliciosas! Ou estava tudo perfeito ou eu estava mesmo empolgada. Dá para fazer snorkel o tempo que quiser, onde quiser, pois o lugar é enorme com vários pontos de entrada na água. Você vai caminhando pelas trilhas, vendo pequenos lagartos e cada ponto de mergulho conta com equipamento básico (máscara, snorkel, nadadeiras e colete) presos organizadamente nos cabides à beira d´água. Pode também fazer visitação no viveiro de borboletas, de leões marinhos etc. Pagando à parte, fizemos a caminhada submarina chamada sea trek, e pudemos tocar nas arraias e ver muitos peixes. Eu não queria ir embora do parque, ficamos o dia todo. Tem também os tanques dos golfinhos que pagando a parte você pode nadar com eles. Para acessar o site do parque clique aqui.  Como chegar em Xel-Há: fomos de ônibus ADO, terminal da 5ª avenida de Playa del Carmen, foi rápido e tranquilo.

FOTO 20

FOTO 21

FOTO 22

FOTO 23

FOTO 25

FOTO 26

FOTO 27

FOTO 28

FOTO 29

FOTO 30

  • XCARET –  também é lindo, mas é mais ‘fabricado’. Xel-Há é mais natural, eu gostei mais por isso, embora com menos atividades para ver e fazer. Ambos são para passar o dia inteiro. No Xcaret você pode fazer o snorkel pelo rio subterrâneo que é a atividade principal e muito bacana, mas aconselho fugir da hora pico, pois peguei um congestionamento de gente no rio que passa por diversos cenários bem interessantes. Leve uma câmera à prova d’água! Pode tomar banho de mar, passear pelas trilhas passando por aldeias preparadas para mostrar os costumes locais e à noite ainda tem um show teatral folclórico que fica lotado e as cadeiras não são numeradas. Como atividades adicionais, pagas à parte, o parque também tem show de golfinhos em tanques (eu deixei pra fazer isso em Isla Mujeres pois achei que a concorrência – de pessoas – seria menor). Para acessar o site do parque em português clique aqui.  Como chegar em Xcaret: fomos de van desde o centrinho de Playa del Carmen, que nos deixou na rodovia em frente ao parque. Dali, você espera um ônibus todo caracterizado chamado El Despeinado, que te leva até ldentro do parque. Na volta, à noite depois do show, fizemos o mesmo. Super tranquilo e seguro.

FOTO 31

FOTO 32

FOTO 33

FOTO 34

FOTO 35

FOTO 37

FOTO 38

FOTO 39

FOTO 40

FOTO 42

FOTO 43

FOTO 44

  • Cozumel –  passamos o dia na ilha, mas seria legal ter passado uma noite por lá.  O ferry sai do portinho de Playa del Carmen. Ali na praça perto do porto, entramos numa lojinha e contratamos um guia para nosso mergulho, combinamos de encontrá-lo lá na saída do ferry em Cozumel. O ferry boat é enorme e foi bem lotado. Chegando lá encontramos o guia e combinamos com ele o lugar do ponto de mergulho e já alugamos uma moto para depois darmos a volta na ilha (U$ 25,00 diária). Existem várias locadoras locais e vale a pena pechinchar. O mergulho foi ótimo e, recomendo a quem puder, que faça vários mergulhos diversificando os pontos. Depois, rodamos a ilha toda de moto. As praias são lindas e desertas! Fez um dia lindo, quente, mar azul, estrada livre. Paramos num beach club chamado Mr. Sancho’s, que achei muito bonito e bem organizadinho. Depois fomos ao outro lado da ilha e tomamos banho de mar quentinho em Playa Bonita, onde havia apenas meia dúzia de pessoas. Ao final do dia, de volta na vila de onde saem os ferry, compramos a volta e esperamos dar o horário andando pelas lojinhas, praça, bares etc. Só que começou a chover. E chover mais… e mais… e mais forte. Nem dava pra imaginar que havia feito um dia ensolarado e perfeito. Que mudança, o mar estava revolto agora! Balançou tanto que eu “mareada” nem consegui fotografar.

FOTO 45

FOTO 46

FOTO 47

FOTO 48

FOTO 49

FOTO 50

FOTO 52

FOTO 53

FOTO 54

  • Cenote Dos Ojos – a partir de Playa também é possível visitar esse cenote belíssimo (é possível entrar na água). Nós não visitamos, mas coloquei a sugestão sobre os cenotes ao final desse post em “outros locais”.

 

2) Passeios a partir de Cancun:

  • Praia de Cancun – Fomos de Playa del Carmen até Cancun com o bus da ADO, descemos na rodoviária do centro e pegamos outro bus, o R1, que faz a avenida dos resorts, a Boulevard Kukulkan. Como nosso hotel não era a beira-mar, andando na redondeza perguntamos pra o segurança de um grande resort onde havia entrada de pedestres para o mar. Ele informou que era longe, então nos permitiu atravessar por dentro do resort e saímos na praia. Uma praia linda! Pegamos nosso lado direito e andamos por 4km pela orla, passando por áreas de resorts lotadas de gente, pelo farol e mais praia. Para voltar ao centrinho da zona hoteleira, ao lado do Hard Rock Café tem uma passagem pública de pedestres para a praia. É ali que ficam concentradas muitas boates, lojas e restaurantes.

FOTO 55

FOTO 56

FOTO 57

FOTO 58

FOTO 59

FOTO 60

  • Isla Mujeres: Fomos de ônibus até o porto chamado El Embarcadero, de onde pegamos um barco para Isla Mujeres. O mar estava tranquilo e o dia lindo. Caminhamos muito pela cidade, adorei o lugar, as praias têm estrutura e estavam cheias. Depois fomos para o show dos golfinhos com a Dolphin Discovery (U$ 50,00), que compramos pela internet e tem vários tipos de pacotes. Foi incrível, tão dóceis, mas que pena que são presos… e que não permitem tirar fotos do show com nossa câmera… é o tipo de coisa que só faço uma vez na vida. Depois, pegamos um barco local e o marinheiro nos levou até um ponto para fazermos snorkel, muito bom! Éramos os únicos turistas do barco. Voltamos navegando ao pôr dol sol maravilhoso!

FOTO 62

FOTO 63

FOTO 64

FOTO 66

FOTO 67

FOTO 68

FOTO 69

  • La Isla:  é um shopping tipo o Downtown do Rio pra quem conhece, todo aberto cheio de lojas, restaurantes e brincadeiras para as crianças. Jantamos por lá e foi um bom passeio noturno. Fica na avenida Boulevard Kukulkan. Para acessar o site clique aqui. FOTO 70

 

  • Ruínas de  Chichén Itza –  é uma passeio de dia inteiro: são 200km de Cancun pela estrada pedagiada, que é ótima! Há outra opção por estrada vicinal, com lombadas e passando por povoados, ou seja, mais demorada. A estrada estava completamente vazia. Em Cancun na manhã do dia de Natal, as lojas estavam fechadas e as ruas vazias. Seguimos para Chichén Itza com auxílio da sinalização da estrada, sem GPS e foi fácil. O local é lindo, no meio do nada, da estrada não se vê ruina alguma, até entrar no parque. Caminhamos durante 3h pra todos os lados, perambulando entre as várias edificações em ruínas. Tem uma lancheria com uma deliciosa quesadilla, burritos e cerveja sol. Saímos de lá final da tarde e rumamos para Playa Del Carmen, passando por uma pitoresca cidadezinha chamada Valladolid. Queríamos parar nas ruínas de Cobá no caminho, mas quando chegamos lá já era noite. Para acessar o site do Chichen Itzá clique aqui. Se sobrar tempo, também vale a pena visitar os cenotes Ik-Kil, a 3km de distância de Chichen Itzá. A Fabi fez essa trip em dez/08 e visitou os incríveis cenotes Cenote Samula/Dzitnup, que também ficam bem pertinho de Chichén Itzá.

FOTO 72

FOTO 73

FOTO 74

FOTO 75

FOTO 76.1

FOTO 76

FOTO 77

  • Réveillon em Cancun: fomos andando até a região das boates, havia bastante movimento nas ruas, muita festa e animação. Depois das 22h, fomos para o Sr. Frogs! Pagamos 50,00 dólares pela festa com bebida incluída toda a noite (haja tequila!). O pessoal estava animadíssimo, o lugar é bonito, tem um deck de frente pra lagoa, animadores de festa, tudo decorado e bem animado mesmo. A virada foi demais! Chegamos sem conhecer ninguém e saímos com vários amigos, amigos de uma noite, rs!.

FOTO 78

FOTO 79

Outros locais que devem ser incluídos no roteiro:

  • Cobá: outro sitio arqueológico próximo a Tulum. Não tivemos tempo de ir, mas dizem que vale a pena.

 

  • Cenotes: são sistemas de cavernas alagadas e conectadas e que começaram a ser exploradas por mergulhadores na década de 80. Os cenotes formam rios subterrâneos que drenam a água da chuva até as saídas com o mar, como por exemplo em Xel-Há e Yal-Ku. Crê-se que existem mais de 1 mil cenotes no estado de Quintana Roo e são conhecidos mais de 180 sistemas de rios subterrâneos no México totalizando em torno de 800km de paisagens submersas. O maior sistema de cavernas encontra-se na região de Tulum e alguns são abertos à visitação turística e inclusive com mergulhos como em Dos Ojos (a 15 minutos de carro de Tulum), Ik-Kil (3km de Chichèn Itza), Cenote  Samula/Dzitnup (também próximo à Chichen Itzá), e Gran Cenote (3,5km de Tulum) entre outros. Lembre-se que são mergulhos algumas vezes em ambiente fechado, então avalie bem a empresa que fará o mergulho com você e sugiro não ser esse o primeiro mergulho da sua vida.

 

  • Rio Secreto: é um parque com infraestrutura cuja atração é fazer um percurso guiado dentro de cavernas alagadas observando a formação rochosa. Para acessar o site clique aqui.

 

  • Cidade do México: conhecemos só porque a conexão era longa, pois não fazia parte do meu roteiro. Em 10 horas, deu pra ver o movimento do feriado de 1º de janeiro no centro da capital mexicana. Pegamos o metrô do aeroporto até a estação Zócalo, que fica em frente à catedral. Dali, caminhamos passando pelo Palácio Nacional, Catedral, Palácio de Belas Artes, Parque Alameda. Estava tendo uma grande festa de  dia 1º dia do ano, muitas barraquinhas vendendo comidas e muitas brincadeiras para as crianças. O cheiro era forte e tudo muito colorido, imaginem as pimentas! Foi um passeio maravilhoso para uma conexão. Voltamos de metrô para o aeroporto à noite e super valeu a pena o passeio.

FOTO 80

FOTO 82

FOTO 83

 

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Posts relacionados:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Juliana Tolfo
Juliana Tolfo: nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora há dez anos no Rio. Adora desbravar lugares, principalmente aqueles que tenham belezas naturais e atividades ao ar livre. Ama fotografar e edita vídeos incríveis de viagens. No instagram compartilha suas belas fotos e ótimas dicas no perfil @julijourney.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Carol Trevelin

    Juli me teletransportou agora… Ai, que saudade! Mas adivinhem, meninas?! Estarei de volta em Cancun ainda esse ano!! \o/ \o/ \o/

    Responder
  2. renata

    Ola adorei as dicas, mas e hotel para ir com criança ,indicaria algum ?

    Responder
    • Juli

      Olá Renata, eu somente conheci aqueles hotéis que eu fiquei e realmente nenhum dos dois eu recomendaria para ir com crianças.
      Faça o seguinte, no Booking.com procure em Cancun, através do mapa, os hotéis que ficam na região da avenida Boulevard Kukulcan (região litorânia e turística), pois ali concentram-se os maiores resorts com infraestrutura enorme e provavelmente com entretenimento infantil. 😉 Beijos

      Responder
  3. Nossa! Roteiro bastante completo mesmo, facilitou muito a programação de viagem que estou fazendo. Obrigado.

    Responder
    • Juli

      Que bom Thiago! A intenção é essa mesmo, ajudar!
      Espero que você faça uma linda viagem e depois venha contar se você gostou. Abraços!

      Responder
  4. FERNANDO

    Bom dia. Vi que vc foi para cancun/playa no reveillon. Eu fui em lua de mel outubro/novembro 2015 e adorei aquela regiao, não ha como nao adorar :). Pois bem, estarei retornando sem sobra de duvidas ate 2018 e uma dessas possibilidades eu comecei a pesquisar sobre passar a virada de ano por la, o que vc acha? Vale apena, a noite da virada é especial por la? Como é o custo das locações e comidas nessa época, tudo encarece muito?

    Responder
    • Juli

      Oi Fernando, você tem razão, não tem como não adorar a região da Riviera Maya.
      A virada do ano que passei lá foi muito divertida, não achei nada de especial, mas havia festa em quase todos os bares e boates. Fui no Sr. Frogs porque era o que tinha valor mais em conta, sem o jantar ($50/pessoa). Optamos assim porque não tínhamos muita grana mesmo, então pagamos apenas a entrada com open bar a noite toda. Como não tínhamos mesa de jantar reservada, podíamos ficar pelo bar e passamos a maior parte do tempo na pista de dança, hehehe. Teve contagem regressiva e animação. Na madrugada voltamos a pé para o hotel e havia bastante gente pelas ruas se divertindo e pelos bares também.

      Responder
  5. Jéssica

    Olá, viajei recentemente e segui a maioria das suas dicas e nos foi muito útil. Principalmente sobre Playa del Carmen, o beach club que vocês indicaram tornaram nosso dia maravilhoso e inesquecível. Fomos no Sr. Frogs no primeiro dia e já nos deu uma ideia da maravilha que seria nossa viagem. Gostaria de agradecer muito, pois graças a vocês pudemos desfrutar e nos divertir mais ainda!

    Responder
    • Juli

      Oi Jéssica!
      Que maravilha! Fico super-hiper contente de ter sido útil e que vocês tenham aproveitado, gostado e se divertido! Isso é o que importa!
      Super beijo, Juli!!!

      Responder
  6. Raiane

    Oiiiii, estou planejando minha lua de mel para aquela região, a princípio seria Cancun mas estou muito tentada a ficar em Rivieira Maya e ir só a passeio a cancun , o que vc acha?

    aaaah, e não posso deixar de lhe dizer, adorei suas dicas e certamente elas me ajudarão em muito na viagem!

    Bjos

    Responder
    • Oi Raiane! Em breve a Juli te responde a opiniao dela, mas como conheço a região vou te dar a minha tb 🙂 . Tudo depende do estilo dos viajantes. Cancun é para quem quer hotel resort – enormes, pe na areia e com toda a estrutura necessária. Já Playa del Carmen é um charme! É mais o meu estilo! Pousadas e hotéis menores, ruas de comercio com restaurantes charmosos… uma praia bonita tb e uma localização mais central para quem vai fazer passeios pela região. Veja que estilo se encaixa mais no seu para decidir! beijos

      Responder
    • Juli

      Oi Raiana, é isso mesmo que a Fabi comentou.
      Acho que você quis dizer Playa del Carmen, porque Riviera Maya é o nome dado àquela região oceânica e caribenha do México.
      Cancun e Playa são diferentes. Cancun com mais resorts e Playa, apesar de também ter resorts, tem mais a cara de balneário com pousadas e restaurantes nas ruas.
      Playa está muito mais perto dos parques Xel-Há, Xcaret e da ilha Cozumel, caso planejem ir.
      Beijos!

      Responder
  7. Juli

    Wow, desculpe-me, Raiane!

    Responder
  8. viviane

    oii, por favor, essa é a minha viagem dos sonhos. Quando, mais ou menos voces gastaram neste roteiro? agradeço mtoo se puder compartilhar cmg. Meu email [email protected]

    Responder
    • Juli

      Olá Viviane, seguem valores gastos em 2009:
      Gastos para duas pessoas:
      Transporte (inclui pedágios, gasolina, aluguel do carro e moto): 3.837 pesos
      Hospedagens: 7.352 pesos
      Alimentação: 2.965 pesos
      Entradas (inclui mergulho, noite de réveillon): 8.810 pesos
      Total: 22.964 pesos para duas pessoas

      Responder
  9. Daniela

    Oi Juli, gostei muito das dicas… e fiquei com uma dúvida: como é a voltar de Tulum para Playa por exemplo… se vou de Ado até as Ruinas, fico em Paraiso e quero ver um Cenote vou precisar de taxi pra me locomover entre um e outro? e depois pra voltar preciso ir até o centrinho de Tulum? abraço

    Responder
    • Juli

      oi Daniela,
      o transporte pela ADO existe também na zona arqueológica de Tulum e pode sim voltar a Playa de Carmen. Usei ADO entre Cancun e Playa e para o parque Xel-Há. Para Xcaret fui de van, que peguei numa praça de Playa e nos deixou na rodovia em frente ao parque. Ali, esperei um ônibus do parque todo caracterizado, El Despeinado a cada 20 minutos, que leva até lá dentro. Na volta, à noite depois do show, faz o mesmo.
      Acho super válido alugar um carro pra conhecer as praias dessa região e ir nos cenotes, nem que seja por um dia.
      Beijos!

      Responder
  10. Jéssica

    Oi Juli,

    A minha dúvida é exatamente da Daniela que comentou acima.
    Pra poder aproveitar melhor os trechos de praia de Tulum e conhecer os cenotes, você indicaria alugar nesse dia o carro, ou o trasnporte atende (tem táxis por lá)?

    AMO o trabalho de vocês meninas, pra mim é o melhor blog. Cada viagem (inúmeros emotions com os corações nos olhos – kkkkk) e posts incríveis!!
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Um beijão

    Responder
    • Oi Jessica!! Que fofa! Muito obrigada pelo carinho! Foi a Juli quem escreveu esse post, mas como já estive na região, vou responder. Eu acho que alugar carro seria a melhor opção!Há tb alguns agencias que organizam os passeios, mas eh aquilo, vc fica presa ao roteiro deles, ne? Carro eh bem melhor. Eu não contaria com táxi… deve ser caro. bjs

      Responder
    • Juli

      Oi Jéssica,
      alugar carro é a melhor opção, pois você pode, além de ir a Tulum, ir nas praias da redondeza, assim como nos cenotes, tudo no seu tempo, parando quando quiser, durante o tempo que quiser.
      Não lembro de ter visto pontos de táxi nas praias, então acho que você teria que combinar com algum, esperar, ligar… e eu não confiaria nisso.
      Beijos

      Responder
  11. Jéssica

    Outra dúvida meninas, pretendo ir no período de 28/03 a 03/05, vocês acreditam que eu pegarei um tempo aberto?

    Responder
    • A melhor época para visitar essa região é justamente de dezembro a abril. Ate maio vc ainda pega tempo bom sim!!! beijos

      Responder
  12. Marcelo

    Sensacional obrigado pelas dicas vai me ajudar pakas com a viagem de 2018

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Que bom Marcelo!
      Aproveite muito essa paraíso!

      Responder
  13. Vaneide

    Olá,
    Parabéns pelo site, perfeito.
    Quero ir de lua de mel em setembro para Cancun, mais ou menos quando vou gastar em real?

    Outra dúvida não falo outro idioma, nos passeios e no hotel tem pessoas que falam português ou não?

    Obrigada.

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Vaneide,
      quanto vai gastar é muito relativo a quanto está disposta a gastar, tem vários níveis de preços de hotéis e de restaurantes.
      Pessoas que falem português nos locais é mais difícil, não conheci brasileiros trabalhando lá, mas pode encontrar.
      Beijos

      Responder
  14. Henrique Dias

    Buenas tchê, Estamos programando ida a Riviera Maya em Março de 2019, saindo de Porto Alegre dia 16.03.2019 ficando por 10/15 dias.
    Estou pesquisando ficar Airbnd para ficar em Playa del Carmen, fazendo nossa base e a partir dai conhecer os locais das tuas dicas…
    O que acha 15 dias é muito??se puderes indicar outros locais que possamos visitar.
    Um grande upa.
    Henrique

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Olá Henrique,
      15 dias é tempo mais que suficiente pra fazer muitas coisas na Riviera Maya e também relaxar na praia.
      Tem vários parques, você pode tirar um dia pra cada, tem as ilhas de Cozumel e isla mujeres. Tem vários cenotes, podes escolher alguns pra ir.
      Tem as ruínas de Tulum e Chichén-Itza. Tem Cancun e a reserva Sian´Kaan. E pra quem quiser tem também as noitadas de Cancun e de Playa.

      Responder
Deixe seu comentário: