Tortola, Ilhas Virgens Britânicas/Caribe

Em 22/07/2015 por Vanessa

Em nossa viagem para as Ilhas Virgens (Caribe) em junho de 2015 fizemos 2 bases: uma em St. John, Ilha Virgem Americana sobre a qual eu contei tudo aqui, e a outra base foi na Ilha Virgem Britânica Tortola. Passamos 4 noites em Tortola e de lá fizemos um bate e volta para outra ilha britânica: Virgin Gorda.

Para saber como foi nosso roteiro completo pelas Ilhas Virgens e Miami clique em Introdução às Ilhas Virgens – Post1. Nesse post vocês vão encontrar  as informações gerais pertinentes a todas as ilhas (como chegar, melhor época etc) e nosso roteiro completo.

COMO CHEGAR

Nós estavámos em St. John e fomos de ferry até Tortola. O ferry transporta somente passageiros.

Entregamos nosso carro alugado em St. John na locadora Courtsey Car Rentals e um dos funcionários nos deu carona até o porto. Essa gentileza é costume por lá. O porto em St. John que leva às Ilhas Virgens Britânica fica à esquerda do porto de Cruz Bay. Basta contornar o estacionamento público. Como estávamos saindo de território americano e indo para uma Ilha Britânica foi necessário chegar no porto com 30 minutos de antecedência para procedimento de check-in na bilheteria. É preciso estar com passaporte em mãos e preencher documento de alfândega. Embarcamos no ferry das 11h30 que para no porto de West End, em Tortola. Para ver os horários clique aqui: vinow.com .

O trajeto dura cerca de 30 minutos.

Chegando no porto de West End, em Tortola, passamos pelo procedimento de imigração. O agente alfandegário, muito educadamente, revistou nossas malas, fez algumas perguntas e nos liberou.

COMO CIRCULAR

Carro é essencial para rodar pela ilha e explorar as praias. Em Tortola a mão é inglesa mas os volantes ficam à esquerda do veículo.

Alugamos um carro pelo site Rental Cars (cia Avis). Aqui tenho que esclarecer um erro no site: Há dois portos em Tortola, em West End, a oeste, e em Road Town, no centro da ilha. Nós selecionamos como ponto de retirada e devolução a loja da Avis em West End. Quando desembarcamos em West End fomos avisados por funcionários do porto que a loja da Avis não funcionava ali já há algum tempo. Assim, pegamos um taxi(U$ 30,00 o casal), tipo jardineira, até Road Town. De West End até Road Town são uns 30 minutos de trajeto. O motorista nos deixou na porta da loja da Avis. A funcionária da agência confirmou a informação de que a loja deles em West End está desativada. No entanto, mesmo com esse contratempo, nossa reserva constava no sistema, sem problemas. Alugamos um Hyunday Tucson, bem espaçoso e confortável. Uma locadora muito bem recomendada pelos viajantes no site Trip Advisor é a Jerry´s Car Rental .Nós vimos essa agência e é perto do porto de West End.

Obs.: Como íamos embora de Tortola também pelo porto de West End a funcionária da Avis disse que podíamos deixar as chaves do carro alugado com a funcionária do guichê da empresa de ferry com a qual compramos os bilhetes para St. Thomas (lembrando que em St. Thomas pegamos o nosso voo de volta a Miami, nosso ponto de entrada para as Ilhas Virgens. Leia o post de introdução do roteiro aqui). Pelo visto essa prática é comum por lá.

Nosso mapa no GPS incluía somente as Ilhas Virgens Americanas, portanto utilizamos o aplicativo do Google Mapas no celular para baixar o mapa da ilha e circular por lá. Uma vez baixado o mapa você pode utilizá-lo sem estar conectado à internet.

ONDE SE HOSPEDAR

Após pesquisa no site Trip Advisor  optamos por nos hospedar na pousada Myett´s Cane Garden Bay , muito bem avaliada pelos viajantes. Fechei a reserva diretamente com eles. A pousada é simples, mas tem bom custo benefício e é pé na areia. Ela fica localizada na praia de Cane Garden Bay, nossa preferida na ilha. Assistir ao pôr do sol nessa praia é imperdível!! O quarto em que ficamos era muito espaçoso e contava com cama enorme, uma pequena cozinha, mesa com 2 cadeiras, sofá, ar condicionado split e ventilador. O quarto não possui TV mas confesso que não sentimos falta. A pousada tem serviço de limpeza de quarto mas não oferece café da manhã gratuito. Aliás, adoramos o restaurante da pousada!!

Apesar de ter uma decoração meio “Caribe nos anos 1980”, a comida é saborosa e farta. O restaurante é aberto a não hóspedes e muitos vem para tomar o café da manhã ou jantar por lá. Se estiver na praia e quiser petiscar, há várias opções. Provamos o hamburguer e os nachos e ambos estavam deliciosos! Um drink que recomendo é o Banana Foster, que leva rum e banana. Mais caribenho impossível!! O bar de praia do Myett´s funciona aos finais de semana e o funcionário atende os pedidos na areia mesmo. Em dias de semana,o hóspede tem que ir até o outro bar que funciona dentro da pousada.

O staff é simpático e prestativo. Há WIFI gratuito tanto no quarto como nas áreas comuns e a conexão alcança até a areia!

DCIM101GOPROG1212438.

Foto 17-07-15 16 52 19

Foto 17-07-15 16 48 55

PRAIAS

Em um dia rodamos as principais praias da ilha:

  • Smuggler´s Cove: essa praia é bem bonita,de mar calmo e fica perto de onde estávamos hospedados.

DCIM101GOPROG1212663.

Foto 17-07-15 16 49 14

  • Long Bay: praia extensa, com algumas construções. Só paramos para tirar fotos.

20150614_133024

  • Brewer´s Bay: bonita praia,com muito verde. Só havia um casal quando a visitamos.
  • Josiah Bay: praia bonita também com muita vegetação. Tem um quiosque que oferece serviço de espreguiçadeiras, comidas e bebidas.

Foto 17-07-15 16 50 07

Foto 17-07-15 16 50 10

  • Little Bay: essa praia estava deserta quando fomos!!só havia a gente e 2 gaivotas! Esticamos nossa canga por lá e comemos nosso lanche ao barulho do mar. Há um estacionamento no acesso a praia. A caminhada é curta.
  • Long Bay: outra praia chamada Long Bay mas esta fica perto do aeroporto. A cor do mar é bem bonita, é mais frequentada por locais.

DCIM101GOPROG1132246.

DCIM101GOPROG1132251.

DCIM101GOPROG1132255.

      • Cane Garden Bay: era a praia da nossa pousada. Extensa, mar calminho,vários coqueiros para compor a paisagem. Fizemos snorkel nessa praia e vimos um cardume gigante de peixe passar por nós. O pôr do sol visto dessa praia é imperdível!

DCIM101GOPROG1202425.

DCIM101GOPROG1212483.

DCIM101GOPROG1212438.

Foto 17-07-15 16 52 27

DCIM101GOPROG1493722.

Foto 17-07-15 16 53 01

Os estacionamentos das praias são gratuitos.

Dica: levamos nossa bolsa térmica do Brasil e comprávamos lanches e bebidas para levar pra praia. A pousada fornecia gelo. O mercado mais próximo a pousada chama-se Bobby´s Market.

BATE E VOLTA

A partir de Tortola, fizemos um bate e volta até a ilha Britânica de Virgin Gorda. O trajeto de Tortola até lá dura cerca de 30 minutos de ferry. Para acessar o relato completo clique em Virgin Gorda.

RESTAURANTES

  • Myett´s Garden & Grill: jantamos 2 noites no restaurante da pousada.Comida saborosa e com bom preço. Marido adorou as costelas e eu recomendo o prato com camarão. Aceita não hóspedes e é bom reservar.
  • Sugar Mill: ambiente aconchegante e atendimento excelente. O melhor da refeição foi a sobremesa de chocolate! Deliciosa!
  • Banana Keet: adoramos esse restaurante! Vale a pena reservar para o horário do por do sol!! O restaurante fica no alto e funciona dentro de um hotel com um visual bem bonito para o mar. As entradas são ótimas e, depois que o sol se põe, são oferecidos shots de bebida de graça.

Foto 15-06-15 19 36 26

Foto 15-06-15 20 02 17

Foto 17-07-15 16 51 42

Há 2 outros restaurantes que eu havia pesquisado mas, por serem afastados de onde estávamos hospedados, desanimamos de sair à noite para jantar neles. São o The Dove e o Brandwine Estate .

NOSSO RETORNO

De Tortola pegamos um ferry até St. Thomas. Chegamos no porto de West End, com 30 minutos de antecedência e compramos o bilhete. O ferry para em St. John,todos os passageiros desembarcam com suas malas para fazer imigração, afinal estamos adentrando em território americano, e depois reembarcam para seguir até St. Thomas. Tenha seu passaporte em mãos!

Para ver os horários dos ferries de Tortola até St. Thomas clique aqui vinow.com .

Em St. Thomas desembarcamos no porto de Red Hook e pegamos uma van até o aeroporto(U$ 30,00 o casal). No aeroporto fizemos o check-in no totem da American Airlines. O despacho das malas foi feito depois de passarmos pela imigração. Às 15h20 nosso voo partiu rumo a Miami, onde ficamos por 3 noites. Para ler sobre Miami clique aqui.

 

Posts relacionados ao roteiro das Ilhas Virgens:

Post 1 -Introdução ao roteiro das Ilhas Virgens e Miami
Post 2 – St. John
Post 3 – Jost Van Dyke
Post 4 – St. Thomas
Post 5 – Tortola
Post 6 – Virgin Gorda
Post 7 – Miami

Você também pode gostar:

Curaçao, Aruba, San Blas, San Andrés, Cartagena

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Vanessa
Vanessa: 37 anos, carioca, amiga da autora há mais de 20 anos, adora viajar, especialmente para destinos de praias paradisíacas e, com frequência, compartilha suas dicas e fotos de viagens no instagram @LoucosPorViagem. É a revisora oficial do blog!
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Olá! Buenas!
    Estou no Carine e gostaria de saber se como Brasileiro preciso de visto para as ilhas virgens britânicas?

    Gracias y Obrigado

    Responder
    • Vanessa

      Olá Tiago!
      Não eh necessário visto não
      Basta o passaporte
      Abraços !

      Responder
      • Ola Vanessa, Gracias por sua ajuda!

        Estou Viajando por 10 meses e curti muito seu site!

        E nós podemos permanecer 90 dias?

        Voce conhece algum veleiro/ catamaran, que faz charter por essa região do Caribe?

        Muito Obrigado

        Responder
        • Vanessa

          Oi Tiago!!

          Isso mesmo.No momento da Imigração na Ilha de Tortola eu tive que informar quanto tempo eu iria permanecer na ilha.Foi tranquilo.
          Não se esqueça que para visitar as Ilhas Virgens Americanas você precisa do visto dos EUA,ok?

          Poxa,vou ficar te devendo essa dica do charter mas com certeza há muitas opções por lá

          bjs

          Responder
      • Wilton Leonard Gabriel

        Um haitiano que moram Brasil precisa visto pra visitar

        Responder
        • Vanessa

          Olá Wilton!
          O seu passaporte é do Haiti,certo ? Se sim ,vc precisa de visto para as ilhas britânicas sim pelo que pesquisei na internet . E caso vc faça conexão nos eua ou passe por alguma ilha Virgem americana vc também precisará de visto
          Espero teen ajudado !

          Responder
  2. Fabiana elias

    Olá! Gostaria de saber se é fácil sair do Porto e ir para as praias.

    Responder
    • Vanessa

      Oi Fabiana!

      É fácil circular pela ilha mas pra explorar as praias vc precisa alugar carro.Saimos do Porto e fomos para o centrinho de taxi para pegar o carro alugado.
      Para circular usamos o Google maps pois nosso gps não tinha o mapa da ilhas viagens britânicas
      Qq dúvidas avisa aqui no blog!
      Bjs

      Responder
      • Fabiana elias

        Vanessa,
        obrigada pela informação.
        Se eu quiser só uma praia não rola ir de táxi?
        Não sei se tenho coragem de pegar um carro.

        Responder
        • Vanessa

          Lá os táxis são tipo vans ,levam vários passageiros
          Acredito que se vc combinar de te levar a uma determinada Praia e depois te buscar em determinado horário eles façam isso
          Nesse caso melhor perguntar no hotel em que vc ficara se indicam algum motorista !

          Responder
  3. Nader bernard

    Eu quero pedir um visto por tortola… será que é facil?

    Responder
    • Vanessa

      Oi Nader!
      Desculpa mas não entendi sua pergunta ….como assim pedir visto ?

      Responder
  4. oi bom dia vanessa.. gostei muito das suas dicas muito bacana parabens.. estou pretendendo fazer 1 viagem em setembro ja estou ate olhando alguns hoteis etc.. e gostei muito da ilha de tortola.so que estou com duvida sobre o desembargue na ilha.. apos o furacão irma. voce sabe mim dizer se ja esta tudo normal por la se ja estao resebendo turistas normalmente.

    Responder
  5. ypolito

    Boa tarde garela
    Tô precisando saber
    Brasileiro precisa visto para visita a ilha tortolas ?

    Responder
Deixe seu comentário: