Nossa primeira parada na viagem que fizemos em julho/16 pela região da Puglia no sul da Itália foi em Matera.
Para acessar o primeiro post com o roteiro completo dessa viagem clique em Post 1 – Dicas e roteiro completo da Puglia.
Esse é o post 2 do roteiro pela Puglia (no final desse texto há todos os posts relacionados à essa viagem).
Matera na verdade fica na região de Basilicata, mas bem na fronteira com a Puglia, por isso a colocamos no nosso roteiro (foi a única cidade fora da Puglia que visitamos).
Como chegar
Alugamos um carro no aeroporto de Bari na locadora Europcar. Nós fizemos a reserva usando o site RentCars. Nós fazemos muitas road trips e esse site é ótimo!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta que pertence ao mesmo grupo do Booking.com.
A melhor forma de explorar a Puglia é de carro. Para fazer sua cotação sem custo adicional clique em RentCars.
(*) Atenção : na hora de efetuar sua reserva pelo site da RentCars, não optar pelo seguro. Deixe para contratar o seguro oferecido diretamente pela locadora escolhida no dia da retirada do carro.
A partir de Bari (onde precisamos pernoitar por uma noite), seguimos por cerca de 1h (70km) de carro até Matera.
Outra ferramenta essencial em uma road trip é o site ViaMichelin. Lá você insere o local de partida e o de chegada e o site te aponta as melhores rotas e o tempo e distância do trajeto desejado.
Onde se hospedar
Em Matera nos hospedamos apenas uma noite no hotel Residence San Giovanni Vecchio. O quarto era todo novinho, o hotel fica bem no centrinho da cidade antiga e tem um bom café da manhã. Usamos o serviço de um valet indicado pelo hotel para estacionar o carro. Pegaram e devolveram no hotel (custa 20,00 euros por noite). Outros dois hotéis muito bons em Matera são : Corte San Pietro e Locana di San Martino (esse tem uma piscina super legal). Em todos esses hotéis os quartos ficam em sassis (casas típicas de pedra de Matera).
* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
Como o nosso hotel e todos esses acima indicados ficam bem no centrinho histórico de Matera, nós pagamos 20,00 euros por um estacionamento com valet. Foi o próprio hotel que ligou para lá e pediu para pegar o nosso carro. Na hora de ir embora eles levaram o carro para a gente. O nome do “parcheggio” é Damasco. Achei super prático! Melhor do que ficar correndo atrás de um lugar permitido para estacionar fora da old town.
O que fazer
Matera é considerada Patrimônio da Unesco, onde foi filmado “Paixão de Cristo”. Seu centro histórico fica escavado em rochas. As casinhas de pedras se chamam Sassi.
Pegamos um mapa da old town na recepção do hotel e demos uma volta a pé ao redor da cidade, passando por vários pontos turísticos, igrejas, praças, lugares com vista e ainda pelo Parco della Murgia Materana, onde é possível fazer algumas trilhas (não fizemos).
É possível explorar a cidade em algumas horas (meio dia), mas nós ficamos um dia inteiro e uma noite.
Ao longo da nossa caminhada passamos pelos seguintes pontos :
- Monastério de Sant`Agostino (vista)
- Parque della Murgia Materana
- Chiesa dei Santi Pietro Caveoso e Piazza San Pietro Caveoso de onde se tem uma bela vista
- Chiesa della Madonna de Idris
- Palazzo Lanfranchi e Piazzeta Pascoli (vista)
- Catedral e Piazza Duomo (vista)
- Palombaro Lungo – visita guiada em horários pré-determinados a uma enorme cisterna. Para mais informações clique aqui.
Vídeo
Para sentir um pouquinho mais do clima de Matera, a Juli (@viagem_etc) que viajou conosco editou um vídeozinho bem legal!
Restaurantes
- Soul Kitchen – jantamos muito bem nesse restaurante. Com entrada, prato principal e uma garrafa de vinho saiu por 23,00 euros por pessoa. A comida é muito boa e o ambiente é super charmoso.
- Voglia – há diversas gelaterias em Matera. Adoramos o Voglia.
De Matera seguimos por 1h de carro até nossa próxima base : Monopoli, a partir de onde também visitamos as cidades de Polignano a Mare, Alberobello, Locorotondo e Ostuni.
Roteiros Personalizados
Preparamos roteiros personalizados na medida para você.
Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?
Solicite sua cotação pelo email [email protected]
Seguro Viagem
O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Passagens aéreas
Eu já falei sobre esse excelente site que tanto facilita a vida dos viajantes por aqui! O KAYAK é um buscador de viagens gratuito que apresenta ao usuário as melhores ofertas, compara preços e funciona como assistente de viagens. É o “Google” de viagens 😃
Duas das funcionalidades do KAYAK que eu mais gosto são a de “Previsão de Preços” (que recomenda você a comprar a passagem ou esperar um pouco mais) e a de Alerta de Preços!! Uso sempre!
Além disso, achei fantástico o app!! Baixem o aplicativo (gratuito) antes da próxima viagem e usem a função “trips” para deixar tudo organizadinho! Basta enviar todas as suas reservas de voos e hotéis para o e-mail [email protected]. Depois de um tempinho vai aparecer toda a sua viagem em ordem cronológica no app e com os dados importantes (horários dos voos, endereços dos hotéis etc). Achei sensacional porque o aplicativo informa se o voo estiver atrasado, o portão de embarque e suas alterações e ainda a esteira em que estarão disponíveis as bagagens no momento do desembarque. Não viajo mais sem!!!
Aqui no blog na página “Dicas úteis” eu contei mais sobre o KAYAK. Aproveitem também para acompanhar várias dicas e promoções bacanas no instagram @kayak_br e façam simulação de passagens aéreas no site www.kayak.com.br/.
Posts relacionados ao roteiro da Puglia :
- Post 1 – Dicas e roteiro completo (introdução)
- Post 2 – Matera
- Post 3 – Monopoli e Polignano a Mare
- Post 4 – Otranto
- Post 5 – Gallipoli
- Post 6 – Termoli e Isole Tremiti (*em breve)
Outros roteiros pela Itália :
- Sardenha – Dicas e roteiro Completo
- Sicília – Dicas e roteiro Completo
- Tropea, Calábria
- Costa Amalfitana
- Lampedusa, Sicília
- Arquipélago de Maddalena
- Favignana e Levanzo, Sicília
Mais roteiros para curtir o verão europeu:
- Cassis e as calanques, França
- Milos, Grécia
- Zakynthos, Grécia
- Kefalonia, Grécia
- Gorges du Verdon, Provence
- Provence – roteiro completo
- Ilha de Porquerroles, sul da França
- Andaluzia, Espanha
Oii Fabi,
Estou organizando uma viagem de 14 dias pelo sul da Italia, e estou em duvida se vale a pena parar em Matera.
Vamos sair de roma de carro, passar dois dias pela costa amalfitana e depois queremos ir para Otranto ou Tropea.
O que voce acha?
Beijos e amo seu blog, instagram e todos seus posts!
Oi querida! Muito obrigada! A cidade é bonita, mas tb não eh nada imperdível! A região de otranto eh incrível! adoramos! tem tudo na matéria aqui no blog! tb amei Tropea (tb tem tudo aqui no blog) bjks