Nossa primeira parada na viagem pela Puglia, no sul da Itália, foi em Matera, que fica na região de Basilicata, fronteira com a Puglia. De lá, seguimos para Monopoli e conhecemos outros vilarejos próximos : Polignano a Mare, Alberobello, Ostuni e Locorotondo. A parada seguinte foi na belíssima Otranto, nossa preferida!
Para ler o primeiro post com o roteiro completo da nossa viagem pela Puglia clique aqui.
De Otranto seguimos por cerca de 1h de carro até nossa próxima base : Gallipoli.
Onde se hospedar
Nós ficamos apenas duas noites em Gallipoli no novíssimo B&B Anxa, localizado a 5 minutos de carro do centrinho histórico e a apenas uma quadra da praia. O dono era muito simpático e o quarto espaçoso, confortável e super novinho e bem equipado. O café da manhã também era muito bom. Ótimo Wi-Fi. Não tinha estacionamento, mas conseguíamos vaga na rua do hotel com tranquilidade.
Dá para ficar de 3 a 5 noites tranquilamente, já que a região tem várias praias bem bonitas. Duas noites foi muito corrido.
* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
O que fazer
- Centro histórico de Gallipoli – achei um charme!! A cidade é cercada por muralhas e é possível caminhar ao seu redor, de onde se tem belas vistas do mar e de prainhas. As ruelas são repletas de lojinhas, restaurantes e gelaterias. O pôr do sol visto a partir das muralhas da old town é maravilhoso!!! À noite tivemos bastante dificuldade para estacionar próximo ao centro histórico. Há um estacionamento enorme, mas estava lotado.
- Baía Verde – praia urbana, bem pertinho do nosso hotel. A água do mar é azulzinho!!! Há vários lidos ao longo dessa praia.
- Punta Proscuitto em Porto Cesáreo – a cerca de 50 minutos ao norte de Gallipoli fica essa praia de areia e mar cristalino! A spiaggia é bem grande, tem uma longa faixa de areia com muitas opções de lidos (beach clubs com estrutura paga de espreguiçadeira, barraca, bar etc). Há áreas gratuitas, onde tem placas escrito “spiaggia libera”. Depois de alguns mergulhos seguimos para a spiaggia Torre Castiglione e Torre Lapillo (onde também fizemos uma parada para banho).
- Santa Maria al Bano – uma enseada muito bonita, com mar azulzinho. Vale um tibum!
- Leuca – seguimos para Leuca, localizada a cerca de 40 minutos de Gallipoli. Visitamos a Basílica Santa Maria di Leuca no Capo – último pedaço de terra da Itália continental – cidade mais ao sul da Itália. Reza a lenda que os romanos pensavam que era onde o mundo acabava. A entrada da Basílica é gratuita, mas é preciso cobrir os ombros para entrar e não é permitido fotografar. Do Capo se tem uma bela vista do centrinho histórico e do portinho de Leuca. O Capo de um lado é banhado pelo mar Adriático e do outro lado pelo mar Jônico. Há opção de passeio de barco para as grutas, que me pareceu bem legal, mas não tínhamos tempo para fazer. Custa 15,00 euros por pessoa com duração de 1h30 – tem um percurso para o lado do mar Adriático e outro para o mar Jônico. Por isso acho que valeria a pena separar um dia inteiro para Leuca e incluir os passeios de barco às grutas.
- Gagliano del Capo – a partir de Leuca seguimos apenas 7km de carro até outro lugar muito bonito : il Ponte Ciolo em Gagliano del Capo. Parece uma calanque francesa. Dá para fazer umas caminhadas com visual bacana e dar um tibum. A ponte dá um charme ao local.
- Lecce – essa cidade super charmosa fica a cerca de 40km distância de Gallipoli e vale uma parada. Nós passamos por lá no caminho entre Gallipoli e Termoli, nossa parada seguinte. Mas dá para fazer como bate e volta a partir de Gallipoli. Percorremos as ruas do vilarejo sem nos preocupar em bater ponto em praças, igrejas etc. Simplesmente fomos caminhando ao acaso. Tivemos a sorte de presenciar um casamento. Estava muito quente nesse dia e a cidade estava movimentada, muito gostoso!
Restaurantes em Gallipoli
Infelizmente não demos muita sorte com restaurantes em Gallipoli. Sentamos para jantar no il bastione em Gallipoli, que estava bem cheio, mas a comida demorou tanto a chegar que resolvemos ir embora. Nunca tinha acontecido isso comigo. Depois resolvemos jantar um gelato mesmo, pois já estávamos super cansadas e perdemos o apetite com o estresse.
Na outra noite jantamos em uma pizzaria na Rua Roma, principal rua de comércio da cidade. Há varias opções de restaurantes nessa rua e ficava bem perto do nosso hotel.
Outras informações
Percebemos que Gallipoli é a “Ibiza” do sul da Itália. Por lá, durante o verão, há uma programação intensa de festas e shows. Mas a gente não estava nem um pouco interessadas nisso e só curtimos as praias e os vilarejos mesmo.
Como contei, ao deixarmos Gallipoli seguimos cerca de 4h de carro até Termoli por uma excelente auto estrada pedagiada e no caminho fizemos uma parada na charmosa Lecce.
Roteiros Personalizados
Preparamos roteiros personalizados na medida para você.
Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?
Solicite sua cotação pelo email [email protected]
Seguro Viagem
O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Passagens aéreas
Eu já falei sobre esse excelente site que tanto facilita a vida dos viajantes por aqui! O KAYAK é um buscador de viagens gratuito que apresenta ao usuário as melhores ofertas, compara preços e funciona como assistente de viagens. É o “Google” de viagens 😃
Duas das funcionalidades do KAYAK que eu mais gosto são a de “Previsão de Preços” (que recomenda você a comprar a passagem ou esperar um pouco mais) e a de Alerta de Preços!! Uso sempre!
Além disso, achei fantástico o app!! Baixem o aplicativo (gratuito) antes da próxima viagem e usem a função “trips” para deixar tudo organizadinho! Basta enviar todas as suas reservas de voos e hotéis para o e-mail [email protected]. Depois de um tempinho vai aparecer toda a sua viagem em ordem cronológica no app e com os dados importantes (horários dos voos, endereços dos hotéis etc). Achei sensacional porque o aplicativo informa se o voo estiver atrasado, o portão de embarque e suas alterações e ainda a mala em que estarão disponíveis as bagagens no momento do desembarque. Não viajo mais sem!!!
Aqui no blog na página “Dicas úteis” eu contei mais sobre o KAYAK. Aproveitem também para acompanhar várias dicas e promoções bacanas no instagram @kayak_br e façam simulação de passagens aéreas no site www.kayak.com.br/.
Posts relacionados ao roteiro da Puglia :
- Post 1 – Dicas e roteiro completo (introdução)
- Post 2 – Matera
- Post 3 – Monopoli
- Post 4 – Otranto
- Post 5 – Gallipoli
- Post 6 – Termoli e Isole Tremiti (*em breve)
Outros roteiros pela Itália :
- Sardenha – Dicas e roteiro Completo
- Sicília – Dicas e roteiro Completo
- Tropea, Calábria
- Costa Amalfitana
- Lampedusa, Sicília
- Arquipélago de Maddalena
- Favignana e Levanzo, Sicília
Mais roteiros para curtir o verão europeu:
O que tenho observado nos seus relatos é que você sempre fala dos estacionamentos. Poucos sites/blogs dão essas informações e são muito úteis! Muito obrigada mesmo, excelentes relatos!
😉